quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Fernando Lyra está internado em estado grave


3fe7f988b3fdc3bf88271c392a7fed97.jpg

Do Portal NE10

O ex-ministro da Justiça Fernando Lyra permanece internado na unidade de terapia intensiva do Instituto do Coração (InCor), na capital paulista. Ele está em coma, respirando mecanicamente e sem perspectivas de melhora, com o quadro piorando a cada dia. As informações foram dadas pelo chefe de gabinete do vice-governador de Pernambuco, Rubens Júnior. O vice-governador, João Soares Lyra Neto, é irmão do ex-ministro.

Fernando Lyra está no InCor desde o último dia 5, quando foi transferido do Hospital Português, no Recife. Ele apresenta insuficiência cardíaca congestiva grave, associada a infecção sistêmica e insuficiência renal aguda. O quadro se desenvolveu a partir de uma infecção urinária agravada pela doença no coração, que o acomete há 20 anos.

Ele foi ministro da Justiça do governo Sarney, de março de 1985 a fevereiro de 1986. Foi deputado federal por sete mandatos seguidos, entre os anos de 1971 e 1999. O último cargo público ocupado por ele foi o de presidente da Fundação Joaquim Nabuco, de 2003 a 2011. Antes de ser hospitalizado, Fernando Lyra escrevia artigos para a revista Carta Capital.

Fonte: Agência Brasil


VEJA A REPORTAGEM DA TV JORNAL: Por mais um ano Festival do Jazz de Garanhuns foi sucesso



fonte: Portal NE10

A AMEAÇA COMUNISTA EM GARANHUNS - Artigo de Paulo Camelo



Não conheço o conteúdo do livro, mas quero lembrar que a história política da esquerda em Garanhuns, não se resume ao curto período de 1958 a 1964, passando por alguns aspectos até pelo menos 1970.
Senão vejamos:


1 - A disputa existente entre integralistas e comunistas;

2 - O domínio político da família Branco;

3 - O domínio político e econômico do maior líder burguês de Garanhuns, o ex-prefeito e ex-deputado estadual, Coronel Figueira, grande produtor e exportador de café, época em que Garanhuns era a cidade que mais crescia no Nordeste;

4 - O movimento estudantil, especialmente na época da greve dos estudantes contra o aumento dos valores dos ingressos nos cinemas;

5 - A história do maior líder político de Garanhuns, Souto Filho;

6 - A Hecatombe;

7 - A história do movimento estudantil na época da Ditadura Militar, a última eleição para a UEG (União dos Estudantes de Garanhuns), em 1969, e a nossa participação no Congresso da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas);

8 - A instalação do Quartel do Exército 71º BI, motivado por localização geográfica e pela ascensão da esquerda. Observe que são poucas as fábricas que se instalaram em Garanhuns, mas o exército veio para se consolidar;

9 - A influência do líder burguês Vavá Moraes, na época da Ditadura Militar;

10 - A tentativa do Pelotão Comunista que planejava tomar Maceió;

11 - A erradicação dos pés de café;

12 - O Trem e as produções de café, algodão e flores;

13 - O que fizeram por Garanhuns, os nossos deputados estaduais e federais, incluindo Souto Filho;

CONSIDERANDO O PERÍODO A PARTIR DE 1970, PODEMOS CONSIDERAR:

14 - A destruição em curso da cidade, especialmente do meio-ambiente;

15 - Os Prefeitos inabilitados para o exercício do cargo;

16 - A influência, na política, da Legião Estrangeira;

17 - O que fizeram por Garanhuns, os nossos deputados estaduais e federais. Além de outros sem mandato, como é o caso de Ivan Rodrigues, homem de confiança do ex-governador Miguel Arraes;

18 - Finalizando com uma pergunta de bolso para os leigos e para o cientista político e conterrâneo Michel Zaidan: PORQUÊ CERCA DE 23 MIL PESSOAS VOTAM EM UM CANDIDATO QUE SEQUER RESIDE EM GARANHUNS, O ZÉ DA LUZ? QUAL A EXPLICAÇÃO DESSA CARÊNCIA POPULAR? A POPULAÇÃO PERDEU SUA IDENTIFICAÇÃO COM A SUA CIDADE? SERÁ QUE ZÉ DA LUZ É UM POP STAR? PORQUÊ ZÉ DA LUZ EVITA FALAR NO RÁDIO E NA TV?;

19 - A derrota do governador Eduardo Campos, ao tentar desmoralizar o nosso povo, EM 2012, batendo em retirada com o Importado do Lajedo, o Antônio João Dourado. Afinal o ditador de Pernambuco é bem avaliado no Estado e no Brasil, mas foi derrotado em Garanhuns;

20 – Os Ciclos de Dominação, os quais foram iniciados pelos ex-prefeitos Ivo Amaral e Bartolomeu Quidute e o novo Ciclo, ora iniciado, em 01.01.2013, pelo prefeito Izaías Régis.
Observe que de algumas décadas perdemos nossa história, pois a população nativa foi embora e a cidade foi repovoada por pessoas de outras cidades, especialmente na periferia, as quais não vestiram a nossa camisa.


TENHO DITO.

Paulo Camelo (PSOL) é engenheiro e ex-candidato em diversas oportunidades a prefeito de Garanhuns

Músicos dos Garanhuns Jazz fazem grande homenagem a Dominguinhos


Garanhuns homenageia um dos seus filhos mais ilustres. Dominguinhos completou 72 anos e todos estes artistas cantaram e tocaram juntos "XODÓ". O público ficou emocionado!

O texto acima é do facebook da Prefeitura de Garanhuns.


FRATERNIDADE E JUVENTUDE: Confira o cartaz da Campanha da Fraternidade 2013


Relembrando o CarnaJazz 2010 - Karl Dixon e Celso Blues Boy





Um dos momentos mais felizes nas produções de eventos alternativos culturais foi o CarnaJazz em 2010, quando realizamos no Bar Escritório as Jams Sessions do Garanhuns Jazz Festival. Além de estarmos ladeado de amigos e grandes músicos, pudemos receber os grandes nomes do evento principal que sempre davam uma canja pra gente.

Este momento que revivo com vocês foi gravado em um celular, mas é demais! Duas guitarras, com Joanathan e o inglês Neil Arnold, depois o saudoso Celso Blues Boy pegou emprestado a do caruaruense para também fazer parte da brincadeira. Joanathan foi fazer back junto a Lucas Notaro e Alexandre Revoredo.

No vocal o maravilhoso Karl Dixon, americano de formação bluesística que deixou saudades e amizades por aqui. Simpático e dono de um vozeirão, esteve duas noites com a gente e subia e descia do palco a hora que queria, muito à vontade com nosso evento alternativo. Como poderão ver, ninguém conseguia ficar nas mesas, ia para perto do palco e curtia essa apresentação maravilhosa.

Tico Santa Cruz, vocalista do Detonautas e que também participou do GJF, estava sempre por lá e também deu várias canjas, tanto soltando a voz como na guitarra, aliás, fez até uma performance na pedaleira. Mas este depois trago pra vocês!

Sugeri a Geovanni Papaléo, um novo evento, quem sabe o Medieval Blues, no Castelo de João Capão!

Fiquem com o revival do Karl Dixon, o som começa meio ruim mas depois melhora. Imagem idem.

SEMI-UTI: Guadalupe, em depoimento emocionado, explica como está a situação de Dominguinhos em seu aniversário

Do facebook de Guadalupe, que acompanha Dominguinhos na UTI em São Paulo


Hoje (12/02) é o aniversário de Dominguinhos, são quase quatro décadas de uma vida muito rica em experiências e aprendizado mútuo, uma história fantástica de amor incondicional e infinito! 

Construímos uma familia e uma relação de amizade cumplicidade e confiança. Sou a escolhida para estar ao seu lado sempre, ainda que alguns que talvez, por se preocuparem com o que não lhes diz respeito, insistam em querer entender...ao invés de tentar suas próprias conquistas.

Momento delicado, que peço muita compreensão, pois minha energia está voltada para sua recuperação total. 

Foi divulgado na imprensa, e se as pessoas a quem cabe divulgar notícias, não se preocupam em procurar saber, nada posso fazer. Estou a disposição para responder sobre qualquer coisa. .. 

Ele está clinicamente ok, pulmão, coração e rim, funcionado perfeitamente, acho que uma coisa que o deprime é estar traqueostomizado e nao poder falar... Há de se entender... No mais, estamos fazendo todo um trabalho de resgate de sua memória, tendo em seu quarto, agora na semi UTI, um som tocando suas músicas e fotos nossas de momentos felizes. Ali fazemos de tudo como cantar, falar coisas que o incentive, enfim estimulá-lo o máximo que pudermos. 

Nada tem sido fácil, e encaro bravamente a depressão, pânico, agora fobia e tento não me incomodar com picuinhas, pois é a única coisa que não vai ajudá-lo no momento!!! As visitas sociais também não estão liberadas. Só psicólogos neurologistas, padres, pessoas que possam confortá-lo emocionalmente.

Agradeço a todos que ligam ou deixam mensagens positivas de incentivo para nos fortalecer e continuarmos firme nessa luta. 

Devo aproveitar para dizer que Domingos me deu uma vida de princesa, e sempre fez com que me sentisse muito amada e querida por ele, claro!!! Depois que perdi meu pai, falou: Se você quizer, agora serei seu pai, e foi e será sempre o melhor pai que já tive!!! 

Obrigada por tudo, Domingos!!! 

Parabéns pelos seus 73 anos!!! Deus continuará lhe abençoando até sua cura total, você merece todas as chances!!! 

Obrigada sempre, te amo,bj !!! Guadalupe

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.