sexta-feira, 26 de abril de 2013

Armando Monteiro tem intensa agenda neste final de semana no Agreste

Armando com prefeitos pernambucanos em recente encontro do PTB


Neste sábado, o prefeito Izaías Régis é convidado de Armando Monteiro para um café da manhã na Colônia do SESC. O senador que retoma agenda de reuniões de trabalho pelo interior do estado, concederá entrevista coletiva às 08h30min. 

Na verdade, Armando está neste final de semana visitando municípios do Agreste: Caruaru, Agrestina, Altinho, Garanhuns, Brejão, Bom Conselho, Iati, Caetés, Venturosa e Alagoinha. O propósito é ouvir as demandas locais e colocar-se à disposição para encaminhá-las no Congresso Nacional e órgãos federais, em Brasília.

Na última viagem, por exemplo, o senador esteve com a prefeita de Arcoverde, Madalena Brito (PTB), para conversar sobre os riscos de colapso no abastecimento de água do município. Cinco dias depois, Armando participou de audiência com a prefeita no ministério da Integração Nacional, onde o ministro Fernando Bezerra se comprometeu a imediatamente concluir a perfuração de poços na Bacia do Jatobá e a construção de uma adutora para garantir a água em Arcoverde.

O senador também está articulando junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) – vinculada ao ministério da Agricultura -, a instalação de uma estação de distribuição de milho em Sertânia, demanda apresentada pelo prefeito Guga Lins (PSDB) durante visita de Armando ao município.

A agenda de trabalho continua com a realização de encontros com os gestores, visitas a obras e reunião com os prefeitos da Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional (CODEAM). O roteiro teve início nesta sexta-feira, em Caruaru, onde Armando encontrou-se com o prefeito José Queiroz (PDT). Em seguida, Agrestina, para reunião com o prefeito Thiago Nunes (PDT). 

Ainda nesta sexta, o senador encontrou-se com o prefeito de Altinho, José Ailson (PSD), e visitou o terreno onde será instalado o distrito industrial do município. Na agenda, visita aos ex-prefeitos de Altinho, Zeca Omena e Savio Omena, ambos do PSB. 

Esta noite, Armando já estará em Garanhuns, no encontro com os prefeitos da CODEAM, entidade que reúne cerca de 50 municípios do Agreste.

No sábado (27), Armando começa o dia em Garanhuns tomando café da manhã com o prefeito Izaias Regis (PTB) e lideranças da sociedade civil. Outro compromisso é a ida a Brejão para encontro com o prefeito Ronaldo Ferreira (PTB). A próxima atividade é em Bom Conselho, onde almoça com o prefeito Danillo Godoy (PSDB).

As agendas seguintes contemplam reuniões com os prefeito de Iati, Padre Jorge (PTB), e de Caetés, Armando Duarte (PTB), em seus respectivos municípios. As duas últimas reuniões de trabalho acontecem em Venturosa, cidade administrada pelo prefeito Ernandes Albuquerque (PR) e Alagoinha, onde Armando conversa com o prefeito Maurílio Almeida (PTB). 

Seca no Agreste – Nas conversas que realiza com os gestores dos municípios, Armando Monteiro tem tratado sobretudo dos efeitos da seca em Pernambuco. O senador defende que os governos federal e estadual, além de bancos públicos e entidades de classe, iniciem imediatamente uma discussão sobre medidas que precisam ser adotadas no pós-seca. O senador chama a atenção para o drama do Agreste, que por possuir maior densidade populacional, amarga um alto déficit hídrico. Para ele, uma medida fundamental é a aceleração das obras da adutora do Agreste. O empreendimento irá universalizar o abastecimento de água para mais de dois milhões de habitantes, em 70 municípios.

Corrida do Trabalhador acontece em Garanhuns

As inscrições para a Corrida do Trabalhador, que acontecerá no dia 1° de maio, estão abertas. Os interessados devem ir até o Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti (de 8h às 17h) ou na biblioteca do Parque Euclides Dourado (8h às 19h), e preencher a ficha de inscrição.

Os 100 primeiros colocados receberão medalhas de participação, e o primeiro lugar das categorias infanto-juvenil (de 14 a 17 anos), aberto (de 18 a 39 anos) e master (acima de 40 anos), ganharão prêmios. Os kits com boné e camisa do evento só serão entregues no dia da corrida.

PERCURSO - Os participantes sairão do Parque Euclides Dourado e seguirão pela rua XV de Novembro; Avenida Dantas Barreto; Avenida Rio Branco; Avenida Santo Antônio; Rua Dr. José Mariano; Avenida Rui Barbosa, passando pelo Relógio das Flores e retornando pela Avenida Júlio Brasileiro.

BARRAQUEIROS E GASOSEIROS: Somente os cadastrados na Secretaria de Turismo, e interessados em participar da Festa do Trabalhador 2013, em 1º de maio, no Parque Euclides Dourado, devem procurar a Secretaria de Turismo, localizada no Centro Administrativo, na Avenida Caruaru, das 8h às 15h, hoje e segunda-feira (29).

Vereadores apresentam diversos projetos na reunião desta quinta-feira. Confira.


Acontece nesta quinta-feira, 25, às 10h, a 13ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Garanhuns. Na pauta (em anexo) vários pareceres de comissões, projetos e requerimentos que serão apresentados pelos vereadores da Cidade das Flores.

Destaque-se para a segunda votação do projeto de autoria do presidente da Casa Raimundo de Morais, Audálio Ramos Filho, que veda a reeleição aos cargos da mesa diretora. Também na pauta, de autoria de Audálio Filho, o projeto que considera o Instituto Garanhuns (Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns) como entidade de Utilidade Pública.

Ao todo, somente em requerimentos, os vereadores apresentam nesta reunião 25 pedidos às mais diversas autoridades, sendo a maioria delas ao Chefe do Poder Executivo, prefeito Izaías Régis.

O vereador Alcindo Correia pede calçamento com drenagem para ruas da Liberdade (30 de Março) e do Indiano (R. João da Silva Souto). Carla de Zé de Vilaço pede também para as Ruas Paraguai, na Cohab II e o complemento da Rua Euclides Laurindo, no bairro da Boa Vista. O vereador Gersinho Filho pede igual tratamento para a Rua Manuel Luiz de França, no Indiano. Zaqueu Lins requer calçamento ou asfalto com drenagem para a Rua Escritor Mário Quintana e o complemento da Rua Coelho Neto, no Jardim Petrópolis, pede ainda para as ruas Luiz Gonzaga e Lucas Bival, ambas na Cohab II. Haroldo Vicente requer o mesmo serviço para as ruas Henrique dos Santos Mota e Cícero Mota, ambas no Magano. Paulo Leal requer o complemento do calçamento da Rua Galdino Nunes (antiga Rua da Lagoa) e Prefeito José Ferreira Filho (Zi Ferreira), ambas no Distrito de São Pedro.

Audálio Filho pede a criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia. O presidente da Casa requer também a implantação em parceria com o Governo Federal, de um TeleCentro Digital, para atender as comunidades do Parque Fênix e Jardim Petrópolis.

O Vereador Gil PM pede a construção de uma quadra poliesportiva no Bairro José Maria Dourado (Brahma).

Haroldo Vicente requer à Secretaria de Educação de Garanhuns, a colocação de depósitos para coleta seletiva nas escolas do município.

Cláudio Taveira pede ao Chefe do Poder Executivo a construção de um Centro de Capacitação Profissional e a aquisição de máquinas de costura profissionais, no Distrito de Miracica. O vereador pede também o retorno do convênio do município com a Clínica dos Olhos.

A vereadora Luzia Cordeiro (Luzia da Saúde) requer o estudo para implantação de uma Policlínica para o Bairro D. Hélder Câmara (Cohab III). Igual pedido foi formulado pelo vereador Paulo Leal para o Distrito de São Pedro. Luzia da Saúde pede que a municipalidade instale recipientes para recolhimentos de pilhas e baterias, inclusive de celulares em vários pontos da cidade.

Nelma Carvalho requer ao prefeito, a construção de um PSF na comunidade da Liberdade, e explica seu pedido devido o atual funcionar em casa alugada e inadequada.

O vereador Sílvio Sabino requer a instalação de câmeras de monitoramento nas escolas da Rede Municipal de Educação. O líder do governo pede também ao presidente da AMTT, que formule moções junto ao DETRAN-PE, através da Unidade de Integração com a Rede de Ensino (DUEI), no sentido de executar o Programa de Educação de Trânsito (PET) nas escolas públicas de nosso município.

Sivaldo Albino requer a abertura da Rua Brás, no Bairro de Heliópolis, e o calçamento da Rua Nilo Coelho, na Vila Lacerdópolis. O vereador pede também a construção de duas escolas municipais, uma na área do Centro Administrativo, e outra no Bairro do Magano.

Alcindo Correia pede que a administração municipal realize uma ampla reforma no Mercado 18 de Agosto e no Largo do Colunata.

Carla de Zé de Vilaço requer do Governo do Estado de Pernambuco a transferência da Funase, no bairro da Boa Vista, para outro prédio a ser construído nos arredores da cidade.

Gersinho Filho requer ao Chefe do Poder Executivo que estude a possibilidade de alargamento da Rua Vital Brasil, na Vila Lacerdópolis, nas imediações da curva, assim como a interligação da referida com a Rua Palmeirina, na Vila do Quartel, mediante a retirada do muro que separa ambas, e mediante as desapropriações necessárias.

Gil PM pede que o Governo Municipal agilize o tombamento do Centro Cultural Alfredo leite Cavalcante.

Como pode ser visto, mais uma reunião com intensa movimentação em benefício da comunidade municipal. Onde vários projetos são apresentados para várias áreas da administração pública da Suíça Pernambucana.

Micro e pequenos empresários se mobilizam contra substituição tributária‏



A Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas no Congresso Nacional recebeu, nesta quinta-feira (25), uma carta assinada por várias entidades representativas do setor cobrando medidas contra a substituição tributária do ICMS imposta pelos governos dos estados. Segundo o documento, a prática de cobrança do imposto antes de o produto ou serviço entrar em circulação vem causando muitos prejuízos para o setor. 

A carta foi entregue durante o seminário organizado pela Frente para discutir o problema. Os empresários expuseram a insatisfação da categoria e a necessidade de uma reforma na lei para garantir os benefícios do Super Simples, que oferece tratamento diferenciado para os pequenos. A substituição tributária, no entanto, vem resultando no aumento do ICMS dos optantes pelo Simples Nacional. 

Segundo explicou o vice-presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis de Goiás, Francisco Canindé Lopes, além de pagamento antecipado e aumento no imposto em torno de 6%, a substituição tributária provoca descapitalização das empresas, aumento do preço ao consumidor, inflação, burocracia contábil e demandas judiciais. 

O presidente da Frente, deputado federal Pedro Eugênio (PT-PE), explicou que a substituição tributária é um dos pontos principais do Projeto de Lei Complementar (PLP 237/2012), que trata da quinta revisão do Simples Nacional. Ele informou que será instalada uma comissão especial na Câmara dos Deputados para analisar o assunto. 

O PLP 237/2012 foi protocolado pelo presidente da Frente Parlamentar no fim do ano passado. Em 2013, a Mesa Diretora da Casa o distribuiu para mais de três comissões permanentes, por isso foi designada uma comissão especial. 

“Já incluímos artigos que falam em diminuição de margem e proibição na hora de generalizar a substituição tributária. Existe outra proposta, que não está no projeto, mas que o relator pode indicar para que seja proibida a substituição tributária para micro e pequenas empresa”, frisou Pedro Eugênio. 

O deputado prometeu realizar outros seminários e audiências públicas para aprofundar as discussões, e pediu que os empresários continuem participando e mobilizando as bases não só de Goiás, mas de todo o Brasil. 

O deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ), integrante da Frente Parlamentar, também participou do seminário. Ele reiterou que a luta das micro e pequenas empresas é apartidária e unanimidade entre todas as legendas. 

A carta ao Congresso foi entregue pelo presidente da Federação da Micro e Pequena Empresa de Goiás (Fempeg), Hélio Rodrigues. Também assinaram o documento Conampe, Comicro, Fenacon, Monampe, Sescon-Goiás, Sonselho Regional de Contabilidade de Goiás a AGPE. 

O segmento das micro e pequenas empresas desempenha função social de grande relevância no País, empregando cerca de 15 milhões de trabalhadores e mais 7,2 milhões de contribuintes inscritos, incluindo microempreendedores individuais (MEI).

Confira os perfis de Clóvis Gomes e Fábio Formiga. Novos diretores da UPE Garanhuns.

Jovens doutores, Clovis e Fábio agora assumem a responsabilidade de dirigir a UPE Garanhuns

A Chapa 1, apoiada pelo atual diretor, Pedro Falcão, composta por Clóvis Gomes e Fábio Formiga, para diretor e vice, respectivamente, venceu a eleição na UPE Garanhuns, com larga vantagem, vencendo entre os estudantes, professores e funcionários. O resultado mostra a liderança inconteste do Pró-Reitor de interiorização da universidade que acumulava a função com a direção da unidade. Pedro Falcão sai fortalecido do processo, e mostra que pode ser um nome lembrado na eleição da reitoria da Universidade de Pernambuco que acontece no próximo ano.

A escolha dos nomes que disputaram a eleição veio de dentro do próprio corpo docente, daqueles mais próximos ao diretor. Esta escolha se deu pelo carisma e competência dos jovens doutores, e segundo Falcão, atendem a este novo perfil de gestores que o governo estadual tem empreendido na administração pública.

Quem são os novos diretores da UPE Garanhuns?


Prof. Dr. Clovis Gomes da Silva Junior

Doutor em Ciências da Educação pela Université Lumière Lyon 2 (França). 
Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). 
Especialista em Educação Matemática. 
Licenciado em Matemática. 
Professor da Universidade de Pernambuco (UPE) concursado desde 2006. 
Professor temporário da UPE concursado no período 2000-2002. 
Professor Concursado da rede Pública Estadual no ensino fundamental no período 1998-2006. 
Professor e pesquisador da área de Ensino de Ciências e Matemática com publicação de artigos em capítulos de livros, revistas cientificas e anais de congressos nacionais e internacionais. 
Membro Associado da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). 
Coordenador Setorial de Graduação da UPE MultiCampi Garanhuns, Caruaru, Salgueiro e Arcoverde (2010-2012). 
Coordenador do Curso de Ciências Biológicas (Garanhuns, 2010-2012). 
Coordenador administrativo dos Campi Salgueiro e Arcoverde. 
Membro da Câmara de Graduação da UPE desde 2010. 
Membro da Comissão organizadora da I Conferência de Graduação da UPE (2010). 
Membro do Grupo PRODOCÊNCIA da UPE desde 2010. 
Assessor da direção da UPE Campus Garanhuns e coordenador administrativo da UPE Campi Salgueiro e Arcoverde.

Prof. Dr. Fábio Rocha Formiga

Doutor em Farmacologia pela Universidad de Navarra (Espanha) em colaboração com a Université catholique de Louvain (Bélgica). 
Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 
Graduado em Farmácia e Bioquímica (UFRN). 
Professor da Universidade de Pernambuco concursado desde 2007. 
Professor e pesquisador das áreas de Farmacologia e Biotecnologia com publicações de livros, capítulos de livros, artigos em revistas cientificas e anais de congressos nacionais e internacionais. 
Vencedor do Prêmio Nacional de Investigação da Sociedade da Indústria Farmacêutica da Espanha (2013). 
Membro Associado da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE) e da Sociedade Internacional de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa (TERMIS). 
Líder do Grupo de Pesquisa Biotecnologia e Inovação Terapêutica da UPE/Campus Garanhuns. 
Tutor acadêmico do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET “Saúde Mental/Crack, álcool e outras” e Coordenador do PET Vigilância em Saúde (Ministério da Saúde/UPE-Campus Garanhuns). 
Coordenador do Projeto de Extensão “UPE no combate a dengue”. 
Assessor da Direção da UPE/Campus Garanhuns. 
Vice-Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. 
Vice-Coordenador do Comitê de Ética em Uso de Animais (CEUA-UPE).


MOBILIDADE ACADÊMICA: Professores da rede estadual vão concorrer a bolsas de estudo na Inglaterra



Assim como os estudantes, os professores da rede estadual também vão ganhar o mundo. Nesta quinta-feira (25/04), o governador Eduardo Campos assinou um protocolo de intenções para a concessão de bolsas de estudo para professores de inglês em instituições de ensino britânicas.

O memorando foi celebrado em parceria com o Conselho Britânico e o banco HSBC. Pernambuco foi o Estado escolhido para o projeto piloto. O evento aconteceu  no Centro de Convenções, Sede Provisória do Governo de Pernambuco, com a presença do ministro britânico de negócios, Vince Cable.

A previsão é que sejam oferecidas aproximadamente 30 bolsas para docentes que desejem aperfeiçoar o idioma, e estima-se um investimento de 100 mil libras. O curso de especialização terá duração de um mês no Reino Unido e o embarque dos selecionados está previsto para janeiro de 2014. Todas as despesas - passagens, curso e acomodação - serão custeadas pelo programa.

O processo seletivo será realizado pela Secretaria de Educação do Estado. O edital com todos os detalhes da seleção será publicado em agosto.

MOBILIDADE ACADÊMICA

Denominado de Programa de Mobilidade Acadêmica, o projeto piloto vai selecionar 25 docentes para curso de 30 dias de qualificação de inglês em instituições de ensino britânicas. O edital será lançado em agosto, e os professores selecionados viajarão em janeiro de 2014, tendo como destino mais provável a cidade de Londres.

Para Eduardo, o Mobilidade Acadêmica complementa o Programa Ganhe o Mundo, que, este ano, vai enviar 1.600 alunos para ensino de língua no exterior. “Com essa parceria, temos a possibilidade de dar sequência a um programa objetivo de nosso governo, que é propiciar uma segunda língua aos nossos estudantes. É algo estratégico, vai ajudar nosso professorado no ensino, torná-lo mais ágil e melhor”, disse o governador.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.