terça-feira, 30 de abril de 2013

DIAGNOSTICARE: Exames de ultrassonografia em 4D em Garanhuns

GARANHUNS CONTA COM A DIAGNOSTICARE
DR. MÁRCIO CUNHA
ULTRASSONOGRAFIA EM 3D E 4D
TAMBÉM COM DOPLERFLUXOMETRIA EM CORES
ULTRASSONOGRAFIA EM ALTA RESOLUÇÃO

CENTRO MÉDICO LAGAM 2
RUA JOAQUIM TÁVORA, 180
LIGUE 3762.2099

Pernambuco comemora um dia inteiro sem nenhum homicídio no estado


Pela primeira vez na história, Pernambuco celebrou um dia inteiro sem que fosse registrado uma única morte violenta. O fato aconteceu na última segunda-feira (29/04), quando os 184 municípios do Estado zeraram os índices contabilizados pelo Pacto pela Vida. A confirmação do fato se deu em entrevista coletiva, realizada na sede da Secretaria de Planejamento e Gestão, nesta terça-feira (30/04), com a presença do governador Eduardo Campos e do secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, e dos comandantes da Polícia Militar e da Polícia Civil.

"É algo muito importante. Pernambuco conquista um resultado histórico no enfrentamento à violência. Essa é uma vitoria da sociedade pernambucana, que deve nos estimular. Sabemos que tem muitas desafios pela frente ainda, mas estamos motivados a continuar, e vamos seguir em frente buscando repetir essa marca", disse o governador.

Atualmente, 43 municípios estão com a contagem zero desde o início do ano, entre eles, Limoeiro, Triunfo e São José do Egito. Já o Recife, nos primeiros quatro meses de 2013, registrou 52 dias com zero homicídio. Para Eduardo, uma série de ações se soma para a conquista deste resultado, como o Programa Patrulha nos Bairros, o trabalho integrado com o Poder Judiciário, a Defensoria Pública, artistas, entre outros.

"O fundamental aqui é a articulação, é não deixar germinar aquela política de todo mundo achar que o responsável é o outro e ninguém se sentir responsável. É importante ter um bom diagnóstico, uma ação articulada, fazer um mix de varias ações, ter governança sobre isso e ação articulada do aparelho de estado. É apostar na transparência da gestão", explicou o governador.

O Pacto pela Vida celebra seis anos no dia 08 de maio, quando o Governo deve realizar um balanço das ações e próximos passos para continuidade da redução dos índices de violência. Vale ressaltar que a estatística oficial vem sendo registrada desde janeiro de 2004.

Uma historinha para relembrar Zé Cardoso

Zé Cardoso assinando a Constituição Estadual (acervo da família)


Eu era presidente do Diretório Acadêmico da UPE (ou seria no ano seguinte, não lembro) e apresentei o debate envolvendo todos os candidatos, o único que não compareceu foi Ivo Amaral, que viria a ganhar a eleição. Era um tempo romântico de movimento estudantil na FFPG, o diretor era Prof. Petrônio Fernandes e depois Luiz Tenório, ambos de saudosa memória e com os quais fiz amizades.

Lembro de alguns momentos interessantes do debate, com o auditório cheio, torcidas organizadas, gritos, etc. Eu tinha 18 anos.O Brasil reaprendia a democracia eleitoral, e o fervor dos jovens era maior. Havia grandes oradores, comícios e debates. José Cardoso da Silva, era um daqueles capaz de fazer uma multidão fazer silêncio para ouvir sua oratória que fazia o povo chorar e sorrir.

No debate da faculdade, em um desses momentos quando candidato perguntava a candidato, Zito Santos (MDB) interpelou o ex-deputado Zé Cardoso sobre o que ele, enquanto deputado, havia conseguido para Garanhuns.

Zé Cardoso começou a dizer,
-"O calçamento da tal rua, o semáforo de não sei onde, a ambulância pro distrito tal, etc".

Na réplica, Zito disparou,
- "Deputado, calçamento, semáforo, ambulância,... isso é coisa pra vereador."

E Zé na tréplica:
-Pois é, Zito, votei em você cinco vezes pra vereador, você não fez, eu tive que fazer!".

Disputaram também aquela eleição Ivo Amaral (que foi eleito prefeito), Carlos Moraes e Givaldo Calado.


Com esta simples história, que mostra a perspicácia de um dos mais inteligentes e populares políticos da história de Garanhuns, homenageamos Zé Cardoso, o Homem do Povo, na passagem dos 21 anos do seu falecimento!

Notícias de Lajedo



Numa parceria com o Governo Federal, a Prefeitura de Lajedo, através da Secretaria de Educação, recebeu hoje (30), mais 4 ônibus para o transporte escolar, do programa Caminhos da Escola. Dois deles são com elevadores para estudantes cadeirantes. Até o ano passado os alunos, da rede municipal de ensino, da zona rural, eram transportados em carros “pau de arara”, o que colocava a vida das crianças em perigo. 

Ao todo a prefeitura de Lajedo tem 9 ônibus "Caminhos da Escola", próprios para o transporte de estudantes.

O Secretário de Planejamento e Gestão Estratégica, e sua assessoria, participam do Curso de Gestão Pública, promovido pela Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Pernambuco, no período de 22 a 26 de abril de 2013, orientado pelo coordenador geral do Instituto de Gestão-PE, Mauricio Cruz.

A Prefeitura está fazendo o cadastro de ambulantes para organização de seus eventos. Segundo, Erasmo Coentro, Diretor de Cultura de Lajedo o cadastro se faz necessário para tornar os próximos eventos na cidade mais organizados tanto para o público como também para os ambulantes.

Hospital Regional Dom Moura começa a passar por ampla reforma


Vários setores do Hospital Regional Dom Moura começam a passar por reformas. As Emergências Geral e Pediátrica, Bloco Cirúrgico, Central de Material e Esterilização (CME), Farmácia, Laboratório, Almoxarifado e o SAME (Serviço de Arquivo Médico) estarão recebendo melhorias, pela empresa PROJETEC Engenharia, que venceu a licitação efetuada pela Secretaria de Saúde de Pernambuco, orçada em quase R$ 3 milhões. 

Os serviços estão sendo planejados desde o ano passado, mas a licitação só aconteceu no mês de março deste ano. A primeira etapa da reforma deve ficar pronta em 60 dias, e o serviço completo, próximo ao final do ano. 

A diretora do HRDM, Karla Freitas, afirma que os atendimentos continuarão a ser feitos, pois os setores que passarão por reformas serão relocados dentro da mesma estrutura do hospital, não deixando de funcionar nenhuma área, podendo ainda, em acordo feito com o município, ocupar o antigo Hospital Municipal temporariamente, para utilizar como emergência, mas existe a possibilidade de não ser preciso. 

"É grande a procura diária pelos serviços do hospital, e não poderíamos deixar de oferecê-los a esta população, principalmente a mais carente, que é a grande demanda e quem mais precisa. Estamos relocando os serviços e o pessoal para dar continuidade, e mesmo diante de uma reforma interna, o hospital continua prestando seu serviço à comunidade do Agreste Meridional" - Afirmou a gestora da Unidade de Saúde, que completa: "Ao final dos serviços da reforma, teremos um hospital ainda mais completo, com melhor estrutura, com mais condições de responder aos anseios da população. Este é o pensamento da Secretaria de Saúde e do Governo do Estado" - finaliza Karla Freitas. 

Mais informações sobre o Congresso EDUCA GARANHUNS


Clique para ampliar

Governo Municipal adquire 11 novos veículos para Secretaria de Educação



Por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), a Secretaria Municipal de Educação financiou 11 novos veículos (sendo oito micro-ônibus e três ônibus) para Garanhuns. Quatro deles possuem acessibilidade – com elevadores e cadeiras de rodas.

Os veículos irão servir para realizar o deslocamento dos alunos da zona rural para as escolas mais distantes. Três já chegaram e devem começar a transportar os alunos a partir do dia 2 de maio. Dos 11, sete são de transporte escolar e quatro são urbanos – que servirão para outras demandas das secretarias e autarquias do Governo Municipal na cidade. 

 A previsão é de que nos próximos 30 dias, os outros oito ônibus estejam circulando.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.