segunda-feira, 13 de maio de 2013

A REDE Sustentabilidade de Marina Silva em Garanhuns




‘SONHÁTICOS’ é um movimento suprapartidário, ou apartidário, que discute política via internet com o objetivo de, através de fóruns, contribuir com a boa política sem intervir nas posições partidárias e ideológicas de seus integrantes.

Com o ingresso de Marina Silva nesse movimento, passou-se a discutir uma alternativa partidária que possibilitasse uma candidatura em 2014, chegando a ideia de criação da REDE como ferramenta legal para participar das eleições.

“Estamos sempre atrás de respostas e não vemos o que temos de melhor para encontra-las: a diversidade étnico-cultural de nosso povo, o domínio sobre parte considerável da biodiversidade e da água doce do planeta, um território de extensão continental com uma rica variedade de biomas cujo papel é fundamental no equilíbrio climático e no desenvolvimento científico, tecnológico e econômico de nosso país e do mundo.”
Mesmo sendo da natureza dos partidos políticos o confronto de posições e projetos e a disputa legítima pelo poder de Estado para realizá-los, o objetivo de permanecer no poder a qualquer custo os esvazia de suas premissas fundantes que são corresponder aos clamores e urgências da população e expressar as demandas da sociedade, de forma democrática, competente, ética e justa.

Acreditamos que as redes, como forma de agregação e organização, são uma invenção do presente que faz a ponte para um futuro melhor. A concepção de rede baseia-se numa operação democrática e igualitária, que procura convergências na diversidade. É um instrumento contra o poder das hierarquias que capturam as instituições democráticas e, ironicamente, fazem delas seu instrumento de dominação. Pois é em rede com a sociedade que queremos construir uma nova força política, com alianças alicerçadas por uma Ética da Urgência, tendo como horizonte a construção de um novo modelo de desenvolvimento: sustentável, inclusivo, igualitário e diverso.

A REDE pretende contribuir com o impulso de mudanças políticas, culturais, sociais, éticas e humanas que estão em ebulição na sociedade brasileira. Não pretendemos ser mais um participante do assalto ao Estado, mas um abrigo para forças de dentro e de fora do sistema partidário, na luta para colocar a política a serviço do bem comum. (trechos extraídos do manifesto).

A REDE em Garanhuns está sendo liderada por Genaldo Barros, ex-militante do PT e do PSOL e conta com a colaboração de algumas pessoas na coleta de assinaturas para sua formação. Além das coletas individuais, em abordagens a amigos e conhecidos, foram realizadas atividades na UPE e na FAGA com uma grande receptividade por parte da comunidade acadêmica. As assinaturas continuam sendo coletadas com foco no público em geral, quando em breve, será instalada uma tenda no centro de Garanhuns com esse objetivo.

Quem desejar colaborar na formação da REDE, fica claro que não significa filiação partidária e sim, uma assinatura de apoio que permita chegar ao número de 500 mil em todo o Brasil e ter autorizada a sua organização pelo Tribunal Superior Eleitoral; entre no site www.brasilemrede.com.br imprima a ficha, assine e siga as orientações contidas; ou entre em contato com Genaldo, pelo e-mail genaldobarros@hotmail.com, ou pelos telefones: (87) 9615-8519, 9124-6066 e 8104-8335.

*Texto enviado pelos representantes da REDE Sustentabilidade em Garanhuns

Teve início o Encontro Internacional de Linguística e Literatura da UPE Garanhuns

Conferencista da noite, Prof. Drº Carlos Reis  (Coimbra-PORT) com o Pró-Reitor da UPE, Pedro Falcão


O Campus da Universidade de Pernambuco (UPE) em Garanhuns promove, desta segunda até a quinta-feira,  13 a 16 de maio, o II Encontro Nacional e o I Internacional de Linguística e Literatura. As atividades acontecem no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante e na própria unidade de ensino.

A abertura, presidida pelo prof. Pedro Falcão, contou com a assessora da reitoria da UPE, Dra. Tercina Lustosa prestigiando o evento. Na mesa, os futuros diretor e vice da UPE Garanhuns, Clóvis Gomes e Fábio Formiga. O Encontro tem coordenação geral da Profª Drª Silvânia Núbia.

Antes da palestra da noite, os músicos Audejan e André Filho fizeram uma apresentação com repertório clássico, com músicas que remetiam à palavra, à história e ao amor, aspectos da canção romântica latino-americana.

Iniciando brilhantemente o encontro, aconteceu uma conferência do professor doutor da Universidade de Coimbra, Carlos Reis, sobre "A poesia como canto ou o canto na poesia", além da apresentação de grupos de teatro. Carlos Reis é ex-reitor da Universidade de Coimbra e veio especialmente ao Brasil participar do evento na UPE Garanhuns.

A programação do evento segue nesta terça-feira com palestras, mesas-redondas, minicursos, dentre outras atividades.

A primeira edição do encontro, realizado no ano passado, reuniu um público de aproximadamente 400 pessoas. O evento oportuniza aos alunos ampliarem o conhecimento e dialogarem com pesquisadores da própria Universidade e de outras instituições convidadas.

Veja a programação completa e outras informações sobre o encontro no blog:

Eduardo Campos nomeia Ranílson Ramos para o TCE e Aldo Santos para a Secretaria de Agricultura‏

Foto: Eduardo Braga/SEI

O governador Eduardo Campos assinou, na tarde desta segunda-feira (13/05), a saída de Ranilson Ramos da Secretaria Estadual de Agricultura e Reforma Agrária e seu ingresso como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). 

Ranilson foi eleito por unanimidade pela Assembleia Legislativa de Pernambuco para a vaga de conselheiro deixada por Romário Dias, que se aposentou da corte em abril. O agora ex-secretário deixa o cargo que ocupava desde o início da atual gestão, em 2007. Para a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, foi nomeado Aldo Santos. Os atos serão publicados no Diário Oficial desta terça-feira (14/05).

PERFIL - José Aldo dos Santos é natural da cidade de Altinho, no Agreste pernambucano. Formado em Agronomia e mestre em Administração Rural pela UFRPE, coordenou o Centro de Desenvolvimento Agroecologico Sabiá e foi membro da coordenação estadual da ASA-PE, da coordenação executiva da ASA-Brasil e da coordenação nacional da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). Faz parte do Comitê Integrado de Combate à Estiagem. É o atual presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Pernambuco (CDRMS). Ingressou na atual gestão em janeiro de 2011, quando assumiu a Secretaria-Executiva de Agricultura Familiar. Em junho de 2012, acumulou a gerência-geral do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável de Pernambuco (Prorural).

Eduardo recebe prefeitos e garante diminuição da burocracia no Estado

Fotos: Eduardo Braga / SEI


Na tarde desta segunda-feira (13/05), o governador Eduardo Campos recebeu os diretores da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), no prédio da Secretaria de Planejamento de Gestão (Seplag), em Santo Amaro, no Recife. Os gestores, sob o comando do presidente José Patriota, entregaram ao governador um documento batizado de “O Grito do Nordeste” - uma reivindicação destinadada ao Governo Federal. No texto, a instituição cobra mais rapidez na aplicação das políticas públicas que visam minimizar os efeitos da estiagem nos municípios do semiárido pernambucano. Da reunião, participaram mais de 100 prefeitos de todo o Estado.

“Nós entendemos que essa pauta expressa a legitimidade dos mandatos”, disse o governador. Durante a reunião, Eduardo explicou que o Governo de Pernambuco está sempre em busca de mecanismos para colaborar com a administração municipal. Na ocasião, o governador pediu para que esse debate seja feito "com responsabilidade e com rapidez", pois "é necessário recompor urgentemente a base econômica dos municípios mais prejudicados nesses últimos anos".

“Nós reconhecemos que muitas ações estão sendo executadas, mas os municípios precisam de mais autonomia para agir com rapidez”, afirmou Patriota, que também é prefeito de Afogados da Ingazeira, no Sertão. “Além de liberar recursos imediatos, é importante injetar dinheiro público nos municípios para animar outros setores da economia”, completou Eduardo Campos, sugerindo ações mais enfáticas em determinadas regiões.

DESCENTRALIZAÇÃO – A burocracia é um dos fatores que contribui para a falta de agilidade na federação. Para facilitar, Pernambuco tem implantado uma forma de descentralizar os recursos. “Estamos dispostos a descentralizar os recursos disponibilizados pelo Governo Federal para os municípios, mas temos que encontrar um caminho legal”, garantiu Eduardo, ressaltando que esse processo de desburocratização não resolve o problema da escassez de recursos.

Para Eduardo, as prefeituras estão com cada vez mais responsabilidades e menos dinheiro para trabalhar. “Temos que agir, pois esse é um processo que pode levar à descrença da população na política brasileira”, ponderou o governador, reforçando que a crise na economia tirou autonomia dos prefeitos.

Em reunião com ministro, Izaías quer saber motivo de indeferimento de um dos processos da FAMEG


A FAMEG / ITPAC tinha dois processos no Ministério da Educação pedindo o funcionamento regular do curso de medicina em Garanhuns. Há cerca de um mês um deles foi indeferido. Trata-se do pedido originário, ou seja, era um requerimento direto pedindo a autorização de funcionamento. O MEC resolveu indeferir, mas não expôs o motivo da decisão. 

O outro processo, mais adiantado, é da Migração do Sistema Estadual para o Federal, como foi publicada pelo próprio MEC no ano passado, para que as autorizações dos Conselhos Estaduais de Educação fossem válidas. Por isto, por já contar com esta autorização estadual, o ITPAC ingressou pedindo a transferência e a consequente autorização do Ministério. Este processo está sendo lento para a FAMEG, enquanto que outras instituições na mesma situação já estão funcionando regularmente.

Com relação ao indeferimento do processo que pedia a autorização do curso, o prefeito Izaías Régis, que está em Brasília, está de audiência marcada com o Ministro Aluízio Mercadante, para esta terça-feira, e colocará em pauta a Faculdade de Medicina. Um dos pontos é pedir que seja explicado o motivo do indeferimento, e o outro pedir agilidade na autorização via a Migração Estadual.

Izaías falou sobre este encontro na abertura do Encontro dos Secretários Municipais de Saúde do estado de Pernambuco, na última quinta-feira.

Vamos aguardar.

Conferência Municipal da Cidade é realizada em Garanhuns



Foi realizada, em Garanhuns, a primeira edição da Conferência Municipal da Cidade. O evento, que aconteceu na última sexta-feira (10), na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), formatado pela Secretaria de Articulações Políticas e de Governo, contou com a presença do prefeito Izaías Régis e teve como objetivo apresentar novas propostas de desenvolvimento urbano para a cidade, bem como sensibilizar e mobilizar a sociedade para o estabelecimento de metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes em Garanhuns.

Durante o encontro, os secretários Fernando Nunes, de Planejamento e Evilson Rodrigues Rêgo, de Finanças, ministraram palestras que abordaram os temas: Apresentação das propostas de desenvolvimento urbano para o Município de Garanhuns e a Importância da participação popular na formulação e fiscalização das políticas urbanas, respectivamente.

Segundo Evilson Rêgo, a sociedade é quem sabe de suas necessidades, sendo imprescindível uma comunicação para que haja um planejamento a altura. “Nem sempre a sociedade pode refletir a própria necessidade. Nós temos que ter um discernimento a luz de todo o conjunto de ideias, propostas e queixas sobre aquilo que é necessário. O que ela precisa é organizar-se, através de ONGs, associações de bairros e comunidades, para que possam ser trazidas as contribuições para a gestão. Portanto, a sociedade chegando junto às possibilidades de reduzir os erros ou equívocos são bem maiores. O dever de cada cidadão é fiscalizar. Ele fazendo o seu papel de forma ordeira e educada, trará uma grande contribuição” declarou.

Na conferência, houve formação de grupos de trabalho e a posterior aprovação das propostas prioritárias e da adequação do conselho consultivo e deliberativo de urbanização. Além disso, foi realizada a eleição dos delegados que participarão da V Conferência Estadual das Cidades, a qual será realizada no mês de setembro na cidade do Recife.

Vereador quer implantar albergue em Garanhuns para abrigar moradores de rua



Na última terça feira, o vereador Alcindo Correia , em mais uma Reunião Ordinária na Câmara de Vereadores de Garanhuns, apresentou requerimento solicitando ao Chefe do Poder Executivo a implantação de um albergue em nossa cidade.

Justificando o pedido, o parlamentar salienta a necessidade de resgatar a cidadania dessas pessoas, que vivem nas ruas, muitas vezes provocadas por problemas de famílias, drogas, desemprego. O albergue deveria existir, primeiramente, para acolher, fornecendo abrigo temporário, comida, roupa limpa, higiene pessoal, banho e pernoite. E, posteriormente, seria responsável, então, por encaminhar a atendimento a serviços essenciais de saúde, de emissão de documentos e de assistência social, buscando o restabelecimento de contato familiar.

Grande iniciativa de cunho social de Alcindo Correia.

CONCURSO: Inscrições para professor da UPE seguem até 06 de junho‏

Os interessados em ingressar como professor auxiliar, assistente e adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE), têm até o dia 06 de junho para fazer suas inscrições e participar do Concurso Público de Provas e Títulos para Docentes do quadro efetivo, para atuar nos cursos de Educação Superior, em níveis de graduação e pós-graduação.

A inscrição deve ser feita de forma presencial (pelo candidato ou procurador legalmente constituído) ou por via postal. A taxa custa R$ 180,00 e o pagamento deverá ser efetuado na Caixa Econômica Federal.

Ao todo, são oferecidas 30 vagas para cargos de professor universitário, sendo: cinco para auxiliar-I/a; 20 para assistente-I/a; e cinco para adjunto-I/a, diplomados em curso de nível superior, com formação de pós-graduação com nível de especialização/residência, mestrado e doutorado, respectivamente, de acordo com o quantitativo de vagas distribuídas entre as unidades da UPE no interior do Estado e no Recife.

Para Garanhuns há vagas para docência no curso de Medicina. 

"Estamos convocando os profissionais da região para participar deste processo. É mais uma oportunidade e a UPE tem sido um grande campo profissional, investindo no aprimoramento docente, por isto, acreditamos em uma grande procura pelo concurso" - ressalta o prof. Pedro Falcão, Pró-Reitor de Interiorização da Insituição, que está deixando a direção da UPE Garanhuns no final do mês, dando posse ao novo gestor, o professor Clóvis Gomes.

GUARDAS MUNICIPAIS: Acontece em Garanhuns a Marcha Azul Marinho de Pernambuco.



RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.