quarta-feira, 15 de maio de 2013

ASCENSO FERREIRA: Projeto mostra filme e debate vida e obra do escritor



Numa realização do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Fundarpe, Funcultura e Secretaria de Educação, Garanhuns recebe nesta quinta-feira (16), a partir das 19 horas, nas dependências da Escola Estadual Professor Jerônimo Gueiros, o Projeto “Incenso na Escola”. O evento conta com o apoio do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação.

A iniciativa tem como objetivo promover o reconhecimento da literatura pernambucana, através do filme de Marcos Hanois, cineasta que registrou a poesia de Ascenso Ferreira no curta-metragem “Incenso”, o qual será exibido na ocasião. Além da cidade das flores, outras cidades do Estado de Pernambuco também serão contempladas pelo Projeto.

A programação conta com uma palestra de abertura e debate, proferida pelo professor e pesquisador Moisés Neto, logo após a exibição do filme. Também serão discutidas as performances dos atores Adriano Cabral e Daniela Câmara, baseadas na poesia de Ascenso Ferreira. Os participantes terão ainda a oportunidade de participar do Concurso de Redação Incenso na Escola - com tema: “Vida e Obra de Ascenso Ferreira”.

A expectativa é de que mais de 2,5 mil (duas mil e quinhentas) pessoas em todo o Estado participem das apresentações, além de outras 30 mil através do acesso aos cordéis, livros e cópias do filme em DVD, contribuindo para o resgate histórico e o estudo sobre a literatura e poesia do Nordeste, especialmente a de Ascenso Ferreira, valorizando a arte e a cultura de sua região.

Acontece em Garanhuns reunião preparatória para Congresso Estadual de Engenharia e Agronomia



A presidenta da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), Giane Maria de Lira Oliveira, estará participando nesta quinta-feira, 16 de maio, do Encontro Preparatório para o 8º Congresso Estadual de Profissionais de Engenharia e Agronomia (CEP).

O Encontro é uma realização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE) e contará com a presença do seu presidente, o engenheiro civil José Mário de Araújo Cavalcanti e engenheiros de todos os municípios do Estado.

A Ação será realizada no Hotel Tavares Correia, das 18 horas e 30 minutos às 21 horas.

O CEP acontecerá nos dia 12 e 13 de julho, no Recife, e representa a etapa preparatória para o 8º Congresso Nacional de Profissionais (CNP) do Sistema Confea/Crea. O CNP será de 9 a 14 de setembro, como Evento paralelo à 70ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), na cidade Gramado, no Rio Grande do Sul, que terá como tema central: “Marco Legal: competência profissional para o desenvolvimento nacional”.

Garanhuns recebe 1º Festival das Flores de Holambra



A partir desta quinta-feira (16), até o dia 26 de maio, será realizada na Praça Guadalajara, a primeira edição do Festival das Flores de Holambra. O evento é uma realização do Instituto Madeira da Terra (IMT), que existe há nove anos e tem o objetivo de incentivar a educação ecológica.

O Governo Municipal apoia o evento por meio da Secretaria de Turismo. De acordo com o organizador Hermes Gonçalves, do Instituto Madeira da Terra, serão expostas 300 espécies de flores e plantas ornamentais para apreciação e venda. “Todas essas espécies são oriundas de Holambra, município do interior de São Paulo (SP), onde existe uma das maiores cooperativas de flores do país,” afirmou o organizador. 

A abertura oficial será amanhã, às 9h, na Praça Guadalajara.

Acontece em Garanhuns Encontro de Enfermagem do Agreste Meridional


Clique para ampliar

Desde a segunda-feira até sexta, 17 de maio, Garanhuns está recebendo os profissionais que atuam na saúde para o I Encontro de Enfermagem do Agreste Meridional e a VI Jornada de Enfermagem do Hospital Regional Dom Moura., com atividades no auditório da FAMEG e no Centro de Convenções do Hotel Tavares Correia.

Na programação há muitas atividades, e as inscrições são gratuitas, porém limitadas. Entre em contato com a coordenação e participe! O encontro conta com várias palestras, mini-cursos e debates com diversos temas.

Confira a programação, que encerra com show da Tropicana, sexta-feira, no Hotel Tavares Correia.

IMPOSTO SOBRE SERVIÇO: Secretaria da Fazenda de Garanhuns prorroga vencimentos de abril

A Secretaria da Fazenda informa que prorrogou a data de vencimento de recolhimento do Imposto Sobre Serviço (ISSQN) relativo à competência do mês de abril deste ano, para o dia 31/05/2013, com o objetivo de não causar transtorno para os contribuintes. A prorrogação foi feita por meio do Decreto nº 26.

Colégio Mons. Adelmar comemora Dia de Nsa. Sra. de Fátima com carreata e solidariedade



O Colégio Mons. Adelmar da Mota Valença (CMA) realizou na manhã da última segunda-feira, 13 de maio, uma carreata em homenagem ao Dia de Nossa Senhora de Fátima. Saindo do Colégio e seguindo as principais ruas da Cidade, a Carreata foi marcada pela presença expressiva de funcionários, alunos e os pais dos alunos, que aderiram à mensagem de oração da Escola.

Comandada pela gestora da Instituição, Irmã Joelma Pinto, a Ação ganhou repercussão junto à população local. “É tão importante a gente parar alguns minutos para refletir e rezar. Muito bonita esta iniciativa do Colégio, chego a ficar emocionada”, declarou Josefa Souto, caminhante que parou para ver a passagem da Carreata e admirar a imagem de Nossa Senhora de Fátima.

Além desta, o CMA vem realizando uma série de atividades em comemoração ao mês de Maria. Celebrações, homenagens às mães, assim como ações sociais vem marcando as atividades institucionais.

Desta forma, o Colégio já está em Campanha de Donativos para a Comunidade do Sítio Muniz. As colaborações devem ser realizadas até amanhã, dia 15 de maio, no Colégio. 

Os interessados em fazer suas doações devem deixar os produtos na Secretaria do Colégio.

Armando: reformulação do ISS reduzirá dependência dos municípios

Armando Monteiro em recente encontro com o prefeito de Iati, Padre Jorge


Relator do Projeto de Lei do Senado (PLS 386/2012), que altera a legislação do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), o senador Armando Monteiro (PTB-PE), defendeu a regularização do tributo para que se criem instrumentos que evitem a guerra fiscal entre os municípios. Foi durante uma audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, na noite desta segunda-feira (13), realizada a partir de proposta do próprio Armando.

Por mais de duas horas, Armando ouviu as exposições de representantes da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf); da Frente Nacional de Prefeitos (FNP); da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) e da Associação Brasileira da Indústria Gráfica Nacional (Abigraf) sobre a necessidade de atualizar a lei do ISS, de 2003.

Para o representante da Abrasf, Ricardo Almeida, apesar das virtudes da atual legislação, ela precisa se modernizar para acompanhar os avanços do mercado. Presidente da Abigraf, Fabio Arruda Mortara, entregou à Comissão manifesto de apoio à aprovação do PLS. A justificativa é de que trará a segurança jurídica necessária para a indústria gráfica brasileira, penalizada há décadas, segundo Mortara, pela duplicidade de exigência tributária estadual e municipal.

Edmundo Machado, diretor de Relações Institucionais da Brasscom, afirmou que o projeto deve deixar bem clara a questão da origem do produto para a tributação. Já a Frente Nacional de Prefeitos esteve representada pelo secretário de Finanças da prefeitura de Porto Alegre, Roberto Bertoncini, que elogiou a atual legislação sobre o ISS, mas defendeu a necessidade de atualizá-la.

Para Armando, as discussões foram elucidativas. “Reconheço que o projeto atende à demanda concreta de atualizar a Lei 116, que está defasada. É importante fazermos a atualização dessa lista de serviços”, disse, acrescentando que o projeto é oportuno por propor acabar com a guerra fiscal e corrigir distorções, especialmente com relação à subtributação do setor gráfico.

Autor do projeto, o senador Romero Jucá, reconhece que será preciso diálogo para enfrentar algumas questões mais resistentes. “No entanto, o relator Armando Monteiro se debruçará sobre o assunto e dará o encaminhamento necessário a questão. Estando nas mãos do senador, ele saberá construir e trabalhar o assunto”, complementou Jucá.

Armando se comprometeu em dar celeridade às discussões no Congresso, por entender que a regulação do tributo dará maior competitividade às empresas, bem como é uma forma de acabar com a guerra fiscal entre os municípios. Ele ressaltou que seu projeto busca diminuir a dependência dos municípios em relação às transferências constitucionais.

Saiba mais - A proposta de reformulação da Lei Complementar nº 116/2003, que trata do ISS, foi convertida no PLS nº 386/2012 – Complementar em 30/10/2012, e está agora na CAE, onde aguarda parecer do relator, senador Armando Monteiro. A Lei Complementar nº 116 é de 31 de julho de 2003 e, apesar de estar completando quase uma década, não sofreu qualquer alteração desde a sua aprovação. O presente projeto de lei visa diminuir a dependência dos Municípios em relação às transferências constitucionais, em especial, o Fundo de Participação dos Municípios e as transferências relativas ao ICMS e ao IPVA.

Eduardo apoia Marina na criação da Rede Sustentabilidade


O governador Eduardo Campos recebeu, na tarde desta terça-feira (14/05), a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. A conversa ocorreu no gabinete do chefe do Executivo pernambucano, na Sede Provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções. Na ocasião, Eduardo e o líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Waldemar Borges, assinaram a ficha declarando apoio à criação da Rede Sustentabilidade, sigla partidária a ser fundada por Marina. 

Ao final do encontro, que durou cerca de uma hora, o governador presenteou a ex-ministra com um bolo de rolo, doce reconhecido como patrimônio imaterial de Pernambuco.

Foto: Eduardo Braga/SEI

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.