sexta-feira, 21 de junho de 2013

Integração Nacional vai implantar Centro de Referência do Projeto São Francisco


O Ministério da Integração Nacional e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) assinaram, nesta quinta-feira, acordo de cooperação técnica para criação do Centro de Referência Cultural e Ambiental (CRCA) do Projeto São Francisco. O espaço vai abrigar projetos e exposições de bens arqueológicos, além de vestígios da fauna e da flora encontrados na área do empreendimento.

Com sede no município de Salgueiro (PE), em função da localização do sítio mais representativo encontrado, o objetivo principal do Centro de Referência é apresentar o Projeto de Integração do Rio São Francisco e sua relevância econômico-social, reunindo e exibindo os patrimônios resgatados representativos da cultura e da paisagem da região. “Todos os achados arqueológicos e paleontológicos, toda a cultura da região será valorizada e disseminada neste centro de referência”, garantiu José Machado, assessor especial responsável pelo projeto no Ministério da Integração Nacional. Segundo Machado, a expectativa é de que o centro também contribua com o debate sobre os benefícios da obra e as relações com o desenvolvimento regional.

No CRCA do Projeto São Francisco, o visitante será convidado a conhecer a paisagem, a história da ocupação e o patrimônio cultural do território. Nesse espaço interativo, também serão apresentadas as pesquisas realizadas na região e os trabalhos desenvolvidos pelos programas ambientais do Projeto São Francisco, universidades e centros de pesquisas.

Está prevista também a criação de uma rede cooperativa com as 17 cidades da área de influência do Projeto São Francisco, além de parcerias com instituições de ensino e circuito turístico regional. O objetivo é explorar os espaços culturais destinados a receber as exposições itinerantes da sede do CRCA, que poderão agregar suas culturas locais. “A ideia é que o Centro de Referencia Cultural e Ambiental se torne a cabeça de uma rede de outros pequenos centros. Devemos fortalecer a cultura do sertão brasileiro”, disse a diretora do Departamento do Patrimônio Imaterial do Iphan, Célia Corsino.

A partir de agora, Ministério da Integração e Iphan vão definir um cronograma de trabalho para elaboração do termo de referência do projeto básico de arquitetura do Centro. Até o final deste ano, deverá ser lançado o edital de licitação para contratação do projeto arquitetônico-urbanístico do empreendimento.

Projeto São Francisco – Atualmente, as frentes de trabalho do Projeto de Integração do Rio São Francisco mobilizam 5,3 mil trabalhadores e mais de 1,5 mil equipamentos. Considerada a maior obra de infraestrutura hídrica do país, o empreendimento vai beneficiar mais de 12 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

CASA DE APOIO DE SALOÁ É INAUGURADA EM RECIFE

Casa de Apoio no Recife
Mais uma ótima notícia para todos os saloaenses e principalmente para aqueles que fazem tratamento médico na cidade do Recife e, que por muitas vezes não eram assistidos pelo poder público. Pensando nisso o atual gestor municipal, Sr. Ricardo Alves, entregou à população nesta quinta-feira (20) a tão esperada a "Casa de Apoio" na capital do estado, esta que foi equipada com camas, geladeira, fogão, microondas e outros utensílios e eletrodomésticos necessários para um residência.



É uma estrutura muito boa que servirá muito para todos os saloaenses que estejam no Recife fazendo tratamentos de saúde. Esta é mais uma ação do governo do prefeito Ricardo que inclusive, foi promessa de campanha e que está sendo concretizada nesta quinta-feira (20). Anteriormente, a nossa população não tinha este serviço e por várias vezes nosso povo era acolhido pelas casas de apoio de municípios vizinhos.

A inauguração da casa de apoio foi feita de forma simples com a presença do prefeito e alguns secretários. Segundo as informações dados pelo próprio gestor, essa é mais uma promessa de campanha que está sendo cumprida na seu governo, que está sempre preocupado no bem estar da nossa população. Ainda segundo Ricardo, nos próximos dias estará divulgando mais ações importantes para o povo. Mais uma vez, PARABÉNS, prefeito pela grande administração que vem fazendo em apenas 6 meses de gestão e por ter realizado mais um sonho de população que agora tem onde ficar com seus doentes.

BOM SENSO: Projeto do Código Sanitário fica para o segundo semestre


Na tarde de ontem, quinta-feira, o prefeito Izaías Régis entrou em contato com a Câmara de Vereadores, através do seu presidente Audálio Filho, e pediu que o projeto que institui o novo Código Sanitário para Garanhuns fosse retirado da pauta para que pudesse ter mais tempo de ser debatido com a sociedade. 

Audálio, em comum acordo com as comissões da casa, atenderam a solicitação do prefeito, e até sua sugestão de que fosse chamada uma Audiência Pública para debater a Vigilância Sanitária de Garanhuns e a necessidade de implementar uma fiscalização mais eficaz. Segundo Audálio, esta discussão será somente no segundo semestre, quando a sociedade poderá participar do debate.

Nesta sexta-feira tem reunião ordinária da Câmara de Vereadores, e o projeto já não estará em discussão.

A polêmica maior está na criação de taxas para documentos e autorizações por parte da Vigilância Sanitária, e o maior tempo para que os vereadores e a população possam ter conhecimento do projeto é necessário para dirimir todas as dúvidas.

A repercussão negativa na imprensa e na manifestação deve ter influenciado na decisão do executivo municipal.

DIARIO DE PERNAMBUCO: Garanhuns e Petrolina registraram protestos pacíficos nesta quinta-feira

FOTO: Amigos de Garanhuns no facebook

Não foi apenas o Recife que viveu seu dia de protestos. Manifestantes de cidades do interior do estado também foram as ruas expressar indignação sobre temas nacionais e regionais. Os protestos foram pacíficos e não registraram episódios de vandalismo, comuns nas manifestações das capitais.

Em Garanhuns, estima-se que cerca de 5 mil manifestantes se dirigiram do parque Euclides Dourado até a Praça Guadalajara. A Ação foi denominada "Luta Nacional Contra o Aumento das Passagens e Valorização da Democracia", e contou coma participação, em especial, de estudantes das universidades públicas. O comércio do centro da cidade fechou as portas mas não foram registradas manifestações violentas. Na última quarta-feira (19) o prefeito Izaias Regis anunciou a redução de 10 centavos na tarifa de ônibus.

A estudante de psicologia Danila Cristiny esteve no protesto e falou de algumas bandeiras levantadas pelo movimento. “Vários grupos estiveram presentes. Os estudantes e a população em geral estiveram na rua. Fizemos o recolhimento de assinaturas para um abaixo-assinado reivindicando melhores condições para a UTI do Hospital Regional Dom Moura. Outra reivindicação foi para a melhoria da Universidade de Pernambuco em Garanhuns. O governo do estado interiorizou a universidade mas não dá condições para os estudantes se manterem nela. Foi nossa ação que fez com que a passagem de ônibus baixasse”, disse.

No Sertão, a onda de protestos uniu pernambucanos e baianos. As cidades de Juazeiro, na Bahia, e Petrolina protestaram em conjunto no ato intitulado “O Vale Acordou”. A manifestação também foi pacífica e contou com cerca de 10 mil pessoas, de acordo com os organizadores. A caminhada começou na Praça da Bandeira, em Juazeiro, e seguiu para a Prefeitura de Petrolina.

Um dos temas que mais mobilizaram os manifestantes foi a saída do Exercito da Ilha do Fogo. A ilha fluvial, pertencente a Juazeiro, foi ocupada pelos militares em setembro do ano passado sob a alegação de que o território favorecia a prática de crimes e prostituição. Apesar disso, o local também era utilizado como espaço de lazer de famílias de Petrolina e Caruaru. "A ilha era muito utilizada para o turismo. A população costumava passar os fins de semana lá e hoje nem sequer os pescadores têm acesso ao local", protestou a jornalista Clêilma Souza, participante da manifestação.

Para esta sexta-feira (21) estão previstos protestos em Petrolândia e Serra Talhada no sertão. Mais de sete mil pessoas pessoas confirmaram presença, pelas redes sociais, em Caruaru. Na internet o protesto foi denominado de “Não é só pelos centavos”.


BOM SENSO: Não é hora de criar novos tributos

A Câmara de Vereadores de Garanhuns analisa hoje o projeto do Poder Executivo que cria o Código Sanitário Municipal. O projeto estabelece uma série de regras sanitárias que melhorem as condições de trabalho e higiene em estabelecimentos comerciais do município. De clínicas, escolas, academias, lanchonetes, restaurantes, etc. Até os informais como manicures e feirantes.

A questão é que junto do código estão sendo criadas taxas para expedição de documentos e autorizações relativos à Vigilância Sanitária do município, que variam de R$ 30,00 a R$ 120,00.

Mais uma vez os vereadores têm um abacaxi nas mãos enviado pela prefeitura. Não é de bom senso neste momento de manifestação nacional em que os jovens estão nas ruas gritando por diminuição de impostos e oferta de melhores serviços públicos, a prefeitura colocar na pauta da cidade a criação de novas taxas.

Na passeata desta quinta-feira em Garanhuns, já foram vistos sinais contra o governo municipal, e possivelmente novo desgaste pode acontecer com a aprovação deste projeto.

A coordenadora da Vigilância Sanitária, Khatarina Almeida, afirma que a criação do Código é uma exigência do Ministério da Saúde, que as taxas "simbólicas" vão possibilitar melhores alimentos e serviços, com a eficácia da fiscalização.

Podemos até discutir esta questão, mas continuo achando que o momento não é oportuno.

AVENTURA: Garanhuns sedia o XXI Festival do Jeep em julho


Entre os dias 5, 6 e 7 de Julho, Garanhuns sediará o XXI Festival do Jeep. Esse ano, mais de 200 jeeps invadem a cidade. O evento, que faz parte do calendário festivo de Garanhuns, é considerado um dos maiores encontros de jeeps do país. Na sexta-feira, 5 de julho, os participantes começam a chegar na cidade e fazem a inscrição para a prova, no Bar e Restaurante Alforria, que fica localizado na avenida Rui Barbosa, no bairro de Heliópolis. Cada jipeiro escrito recebe um kit brinde e todo o cronograma do festival.

No sábado, por volta das 10h, todos os participantes se encontram novamente no Bar e Restaurante Alforria, onde terá início a concentração para a Trilha do Lobisomem. Cada competidor recebe um roteiro e tem início um passeio off road por estradas que envolvem o município de Garanhuns. O caminho, que possui aproximadamente 50 quilômetros, toma a tarde e um pedaço da noite. Alguns competidores chegam a virar a madrugada no meio da lama.

A competição em circuito fechado é programada para acontecer no domingo, em um autódromo montado por trás da casa de Eventos Metroplaza. No local, Jipeiros inscritos no Campeonato Pernambucano de Jeep Cross disputam mais uma etapa do certame estadual. Competidores de outros estados também participam dos duelos que são feitos em duas pistas, cheias de obstáculos, onde os pilotos correm contra o cronômetro. 

Programação

05.07 (Sexta-feira) a partir das 20h – inscrições dos jipeiros no Bar e Restaurante Alforria
06.07 (Sábado) a partir das 10h – concentração para a Trilha do Lobisomem no Bar e Restaurante Alforria
07.07 (Domingo) a partir das 10h – competição em circuito fechado. A pista é localizada no parque industrial de Garanhuns, por trás da casa de show Metroplaza.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.