sexta-feira, 26 de julho de 2013

Eduardo Campos anuncia que Festival de Inverno em 2014 fará homenagem a Ivo Amaral

FIG 2014 é de Ivo Amaral: Alegria do ex-prefeito diz tudo.

A inauguração da UpaE Garanhuns foi muito além da solenidade de abertura da unidade de atendimento especializado para o Agreste Meridional. Além do anúncio do novo Hospital Regional, e o presente do Dom Moura para o município, o governador confirmou que já está em estudos o aumento de vagas para o curso de medicina da UPE Garanhuns, com novos investimentos e concurso para professores. Diante da manifestação pacífica pela FAMEG, prometeu reforçar a luta por sua reabertura.

E foi além, mostrando um conhecimento invejável do município, em um discurso técnico e emocionado, pediu aos novos servidores da UpaE, uma atenção especial no atendimento às pessoas que precisarão dos serviços. "Ponham-se nos lugares destas pessoas, que estarão fragilizadas por doenças e acompanhando entes familiares em momentos difíceis da vida. Atendam como se estivessem atendendo a mãe de vocês" - pediu com carinho, o governador do estado, que foi várias vezes exaltado pelos resultados das pesquisas que o mostram como o que tem a melhor aprovação do país.

Pra finalizar e arrancar aplausos de todos os presentes, dirigindo-se ao ex-prefeito Ivo Amaral, criador do Festival de Inverno, afirmou que o próximo FIG será em sua homenagem, marcando a passagem dos seus 80 anos. Ivo se emocionou, pois não sabia que teria este momento especial no evento.

É a primeira vez que um homenageado é anunciado com um ano de antecedência, o que gera uma situação em que todos os eventos e menções relativas ao grande festival do próximo ano já contem com a presença do homenageado. 

Justa, justíssima. Demonstra-se que o Governo do Estado ouviu a sociedade de Garanhuns.

Não deveria citar, mas tem uma pessoa dos bastidores que ouviu a sociedade de Garanhuns, por alguns representantes e meios de comunicação, e trabalhou por isto: Tadeu Alencar.

Melhor do Brasil: Eduardo Campos fala sobre resultado da pesquisa

O governador Eduardo Campos concedeu entrevista nesta quinta-feira (25/07) ao programa Frente a Frente, do jornalista Magno Martins, na qual tratou da recente pesquisa CNI/Ibope. Durante a entrevista, Eduardo comentou os índices recebidos por sua gestão, e creditou os bons resultados ao trabalho de equipe.

"Nós temos tido uma avaliação, ao longo do primeiro e também do segundo mandato, que tem nos abastecidos de responsabilidade. É claro que eu compartilho esse resultado com toda a sociedade pernambucana, que tem confiado, estimulado, cobrado e nos apoiado; com todos os servidores públicos, que cumprem o seu dever nas mais diversas áreas; com a equipe de dirigentes do Estado; e ao ambiente de sinergia positiva que se criou em Pernambuco, em torno de um projeto e um planejamento. Todos unidos para colocar Pernambuco no rumo certo. Na direção de melhorar o serviço público, enfrentar os problemas, de buscar soluções para velhos e novos problemas", destacou o governador. 

Indagado sobre os números, Eduardo afirmou que eles servem como estímulo para continuar governando Pernambuco. "Nós estamos com o mesmo ânimo como se fosse o primeiro dia de mandato. Com a mesma dedicação e com a mesma energia, buscando a ajuda de onde ela pode vir. Temos tido a preocupação também que o Governo não fique só nos gabinetes e monitore suas obras e ações. Que possamos melhorar e mais a performance do Governo. Esse é que é o foco. Quanto a eleição, deixa ela ser discutida em 2014. Imagine quanto tempo se perdeu discutindo eleições no inicio deste ano, quando se tinha um cenário completamente diferente do atual. É melhor a gente cuidar do trabalho e deixar a eleição para tempo que estiver mais próximo efetivamente", afirmou.

FILHA DE DOMINGUINHOS: Liv Moraes faz hoje em Garanhuns primeiro show após morte do pai


A noite desta sexta-feira no palco do forró promete fortes emoções. Já na madrugada, acontece o show "Mulheres Cantam Dominguinhos" com Liv Moraes, Cristina Amaral, Terezinha do Acordeon, Valkyria Nunes e Andrezza Formiga. O show tem a produção da Sociedade dos Forrozeiros Pé-de-Serra e Ai!

Liv Moraes, que sepultou ontem o Mestre Dominguinhos, confirmou presença no Festival de Inverno de Garanhuns e traz a emoção à flor da pele para o primeiro show depois da morte do seu pai.

O show está marcado para às 2h30 da madrugada, após a Banda de Pau e Corda!

Devido a tudo que aconteceu, era show para os organizadores levarem para a ESPLANADA CULTURAL MESTRE DOMINGUINHOS, antecedendo o show de Fagner!

ASSISTA AO VIVO: Daniela Mercury e Fagner no Festival de Inverno de Garanhuns

Daniela Mercury se apresenta no Festival de Inverno de Garanhuns. (Foto: Raul Zito/G1)


O G1 transmite ao vivo os shows do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) nesta sexta (26) e no sábado (27), direto do Agreste do estado. Entre as atrações do último fim de semana do FIG estão artistas da música pernambucana e brasileira como Fagner, Banda Eddie, Daniela Mercury, Zé Brown e Arlindo Cruz. Representando a cena internacional, o DJ Afrika Bambaataa também sobe aos palcos.

O site também levará aos internautas os detalhes dos dois dias do evento, através de notícias, fotos e vídeos. Não é preciso instalar nenhum programa específico no computador para acompanhar os shows, bastando acessar o G1 PE durante as apresentações. Confira a ordem dos shows:

Sexta-feira, 26 de julho
Palco Guadalajara 
21h - Maestro João Carlos Martins e Orquestra Jovem de Pernambuco 
22h20 - Kiara Ribeiro 
23h30 - Fagner 
0h50 - Banda Eddie (Show Original Olinda Style) / Participação de Isaar e Karina Buhr 
2h10 - Daniela Mercury 

Sábado, 27 de julho
Palco Guadalajara 
21h – Karla Rafaela 
22h10 – Zé Brown e convidados 
23h30 – Afrika Bambaataa (EUA) 
0h50 – Mart’nália 
2h10 – Arlindo Cruz 

Garanhuns terá MUSEU DE DOMINGUINHOS ainda este ano!


O prefeito de Garanhuns Izaías Regis, no Agreste do estado, terra do sanfoneiro Dominguinhos, anunciou nesta quinta-feira (25) que a cidade construirá um museu em homenagem ao músico ainda este ano. "Dominguinhos foi um grande mestre e merece esta homenagem. Vamos preparar tudo. Assim que o Festival de Inverno terminar, vou sentar para conversar com os amigos e familiares do cantor", disse, em entrevista ao Viver.

O gestor esteve no velório na manhã desta quinta. Ainda segundo ele, o cemitério da cidade estava todo preparado à espera do corpo do músico. Em vida, Dominguinhos manifestou o desejo de ser enterrado na cidade natal.

"Pela manhã, liguei para Liv (filha) e Guadalupe (ex-esposa) e disse que tudo estava preparado. Não sei o porquê não quiseram enterrá-lo aqui. Como amigo deles, respeitei a opinião", revelou o prefeito.

Izaías também falou que a Praça Souto Filho (a do chafariz), no centro de Garanhuns, também vai receber um monumento de corpo inteiro do músico, que será preparado por cinco artistas do munícipio.


.
AGORA COMIGO: Grande iniciativa do prefeito Izaías Régis, que tem investido no resgate da memória. Izaías já fez a concessão da Casa que vai funcionar o Instituto Histórico de Garanhuns, e agora o anúncio do Museu do Mestre, onde poderemos contar sua história e receber seus fãs de todo o Brasil, em um local adequado, com fotografias, peças de vestuário, discos, vídeos, etc.

Dominguinhos merece, e Garanhuns também, a sua história contada com dignidade! Também merece elogios a determinação do prefeito de trazer Dominguinhos para nossa cidade, conforme seu pedido, amplamente divulgado em entrevista de rádio.

Porém, como dito na reportagem, Izaías pretende colocar uma estátua de Dominguinhos na Praça da Fonte Luminosa. Acredito que não seja o local ideal, pois ali já tem sua beleza e identidade com a fonte, que aliás recebeu música e luzes neste festival, coisa linda! 

Dominguinhos deve ir para a Praça Guadalajara, que tem a amplidão de sua importância, onde cantou muitas vezes no Festival de Inverno e foi homenageado outras tantas, em vida, e agora in memoriam.

Com sua estátua e dando nome ao espaço, Dominguinhos teria a plenitude que merece e tomaria conta de uma área nobre, que atualmente sofre com o vazio durante o ano todo, pois a Esplanada Cultural não tem um equipamento turístico, sendo sub-utilizada por Garanhuns 350 dias por ano. Dominguinhos, por si só, preencherá aquele vácuo. Creio que a estátua deva ser próximo à escadaria, que possa ser vista por quem chega à praça pela Nilo Peçanha, de costas para o Centro Cultural, pois os turistas que tirarem fotos vão levar junto outro cartão postal de nossa cidade, e as pessoas que chegarem à praça terão o perfil do sanfoneiro, dedilhando sua companheira inseparável.

A Fonte Luminosa já tem sua beleza e não tem identidade com Dominguinhos, aliás já tem o nome de Souto Filho. Acho até que, se não for uma questão de uma ou outra, pode sim ter a referência a Dominguinhos na Praça Souto Filho, mas porque não do próprio Souto Filho? Já disse aqui que precisamos resgatar essas importantes figuras de nossa cidade. Seria interessante a estátua do Toinho Alves no Pau-Pombo, tocando seu violoncelo, e com Quinteto Violado na inauguração. Ronildo Maia Leite ao lado de seu verso imortal. Augusto Calheiros e seu violão. 

Com o cuidado com as praças e as decisões que investem na história de nossa cidade, dá pra sentir que Izaías quer marcar seu governo com a beleza de Garanhuns e a valorização de nossa história. É por aí. Tem o dedo de Socorro Régis, que esta semana, em pleno festival, foi vista cuidando de canteiros na COHAB II. 

RÁDIO JORNAL: Geraldo Freire desmente filha de Dominguinhos


O radialista Geraldo Freire, uma das vozes mais ouvidas do estado, se não a mais, dono das manhãs da Rádio Jornal, líder de audiência no estado, voltou a falar sobre o sepultamento de Dominguinhos, desta vez para desmentir a filha do sanfoneiro, que disse que a entrevista em que seu pai pediu para ser enterrado em Garanhuns tinha 10 ou 15 anos, e que depois disso ele havia pedido para ser enterrado em Recife ou Fortaleza.

Geraldo Freire se arretou, passou de novo a gravação e mostrou que a entrevista concedida por Dominguinhos só tinha dois anos, e foi quando ele começou a ver a doença se alastrar, sabendo que a situação tendia a complicar. Era como se soubesse que o fim se aproximava, aí fez o pedido para ser sepultado em sua terra. Geraldo chegou a falar em mentira de Liv Moraes.

É um direito da família sepultar seu ente querido onde quiser, e isto acontece onde geralmente já tem o jazigo da família. Porém, há uma declaração ainda em vida, uma espécie de pedido, onde Dominguinhos depois de rodar o mundo com sua sanfona, quer voltar às suas raízes, voltar pra casa, pro seu aconchego, onde imagina que vai receber de seus conterrâneos o tratamento que fez por merecer, e não esquecido em um cemitério qualquer, onde somente seus familiares acabam tendo acesso. Pode-se dizer que é um codicilo, não tem força de testamento, mas de última vontade, e está devidamente registrada em gravação.

Como eu disse, Guadalupe e Liv têm todo o direito, e não precisam dar explicações. Aliás, não precisam nem falar, se for para dar explicações equivocadas como esta sobre a gravação. Mas o Nordeste queria ele em Garanhuns. Quem sabe, no futuro, quando a tristeza encontrar consolo e diminuírem intransigências familiares, pode ser que a decisão seja reconsiderada, esperamos por isto!

Devemos respeitar este momento de dor. E agora, deixar isto pra depois.

Luzinette Laporte lança livro no SESC Garanhuns


Olha o convite do evento de lançamento do livro A menina que falava com as coisas, de Luzinette Laporte, no SESC Garanhuns amanhã dia 26/07 às 16h.

Aluno do curso de Medicina do Campus Garanhuns foi selecionado para estudar nos Estados Unidos‏

No próximo dia 04 de agosto, o estudante do curso de medicina do campus da Universidade de Pernambuco (UPE) em Garanhuns, Daniel Siqueira, segue viagem para os Estados Unidos. Ele foi selecionado pelo Programa Ciência sem Fronteiras para cursar um ano na Faculdade de Medicina da Universidade da Flórida (EUA).

O período de concessão da bolsa é de 15/08/2013 a 31/08/2014. O semestre (Fall) na instituição americana começa oficialmente dia 21 de agosto. Antes do início das aulas, os estudantes passarão por orientação, adaptação e terão as matrículas efetivadas. “Nesse período, passarei por três temporadas (Fall, Spring e Summer), sendo o Summer destinado a estágio ou pesquisa, que pode ser em outra instituição. Vou estar como graduando intercambista, afirmou o aluno. Daniel teve o professor Fabio Formiga como tutor do CsF na UPE. Formiga é também vice-diretor da UPE Garanhuns.

Leia abaixo o que destacou o aluno sobre a conquista.

“A oportunidade de estar participando do programa e estudar medicina em uma universidade de referência nos Estados Unidos é sem dúvida extremamente enriquecedora. Pessoalmente, posso dizer que estou realizando um grande sonho e que essa experiência vai ser benéfica e engrandecedora em todos os aspectos da minha formação, sejam eles pessoais, acadêmicos e profissionais. Devo agradecer aos meus professores e demais mestres envolvidos no processo, que me ajudaram a alcançar o objetivo e se tornaram meus tutores nessa jornada. Tenho certeza que voltarei ao Brasil com mais conhecimento e experiência para aplicar na minha universidade, a UPE. Além disso, estarei mais capaz para ajudar a melhorar o ambiente e comunidade acadêmicos que faço parte.” finalizou Daniel Vicente de Siqueira

Prof. Fábio Formiga registra que a conquista do aluno é compartilhada por todos que fazem a UPE Garanhuns, pois demonstra que o curso de Medicina tem alcançado excelentes resultados, com os investimentos feitos pelo Governo do Estado.

Governador Eduardo Campos inaugura UpaE de Garanhuns nesta sexta-feira‏

Governador, em recente visita, confere pessoalmente os equipamentos da UpaE Garanhuns

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, retorna a Garanhuns neste final de semana com agenda administrativa, onde se destaca a inauguração da UpaE - Unidade Pernambucana de Atenção Especializada. A solenidade acontece nesta sexta-feira, 26, às 17h, e contará com a presença de diversas autoridades, como o Secretário de Saúde, Dr. Antônio Figueira, a gestora da V GERES, Dra. Ricarda Samara, e os prefeitos dos 21 municípios da área de abrangência regional, além de deputados e outras lideranças políticas e gestores regionais.

A Secretária Executiva de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde, Dra. Adelaide Caldas, informa que a partir da segunda-feira, a UpaE estará funcionando regularmente, com as especialidades e exames à disposição, sob a gestão do IMIP, que venceu o processo seletivo. "É importante ressaltar que os pacientes serão encaminhados pelos PSF´s dos municípios atendidos pela UpaE, portanto não há atendimento espontâneo. Obrigatoriamente a marcação das consultas será feita nos PSF´s, de forma on-line, através do SISREG. O paciente será encaminhado diretamente para o especialista, que precisando de exames fará o encaminhamento dentro da própria Unidade." - afirma a gestora.

Este controle de atendimento será feito pela Central Regional de Regulação, que também será inaugurada na sexta-feira e funcionará em Garanhuns. No início, a UpaE ainda não contará com algumas especialidades, exames e cirurgias, ampliando o atendimento de forma gradual.

A gestora da V GERES - Gerência Regional de Saúde, Dra. Ricarda Samara afirma que a unidade deve desafogar aos poucos os hospitais municipais e principalmente o Hospital Regional Dom Moura, à medida que para conseguir consultas na UpaE, o paciente deve passar pelo PSF, deixando de buscar o primeiro atendimento no hospital de referência regional.

 Os números impressionam. A UpaE, quando estiver com todas as especialidades atendendo regularmente, estará disponibilizando mais de nove mil consultas por mês, 24 mil exames e com capacidade para realizar mais de 500 cirurgias eletivas, daquelas que o paciente não precisa ficar internado por dias em observação ou recuperação.

Dra. Adelaide Caldas informa que a UpaE contará com as seguintes especialidades: Alergologia, Cardiologia, Dermatologia,  Endocrinologia, Gastroenterologia, Infectologia, Nefrologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Urologia, entre outras. "Trata-se de uma grande conquista para a saúde regional, que abrirá suas portas para a população com a inauguração do Governador Eduardo Campos." - Finaliza a secretária.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.