terça-feira, 30 de julho de 2013

CEAGA será ampliada, recebe comerciantes do Mercado 18 de Agosto e PopShop Acaba


A CEAGA - Centro de Abastecimento de Garanhuns, a principal feira de cidade, e que tem também a venda atacadista de frutas e legumes, será ampliada. Ganhará estrutura de mais dois mil metros quadrados e receberá os comerciantes de carnes e estivas do Mercado 18 de Agosto. Estas informações foram dadas pelo Secretário de Planejamento da Prefeitura de Garanhuns, Fernando Nunes, nesta terça-feira, 30, na Câmara de Vereadores.

Segundo Nunes, o Mercado 18 de Agosto é um exemplo de como não se deve tratar a venda de produtos alimentícios, principalmente carne. Na verdade, aquele lugar há muito passou de ser interditado.

O Mercado Público passará por uma transformação que o deixará com características turísticas. O PopShop acaba e os comerciantes serão relocados para o Mercado, que terá a parte de confecções, de produtos importados, e um novo andar, que será construído, somente para alimentos. "A culinária de Garanhuns estará no novo Mercado Público, será de fato um shopping popular" - afirmou Nunes.

A Rua Santos Dumont, que abriga o PopShop voltará a receber os pontos de ônibus que deixam de circular pela Av. Santo Antônio. 

Disse ainda o secretário: "A nossa principal avenida será transformada. Precisamos resgatar seu charme e glamour. A Av. Santo Antônio terá sua beleza mostrada para as pessoas contemplarem. Deve diminuir o tráfego de veículos no centro da cidade. Vamos fazer cortes nas vias dos bairros, teremos os binários. Na UPE, novos acessos melhorarão o trânsito. Na Rua do Corrente, que será mão única, cortaremos o tráfego que vem ao centro com o asfalto que liga ao Bairro de Heliópolis." - Nunes falou sobre muitas ações e deve em breve convocar a imprensa para mostrar os investimentos a serem feitos.

Aliás, Fernando Nunes retornou à Câmara nesta terça-feira, pois na segunda, 29, fez uma explanação sobre a LDO e o planejamento do município para 2014. O presidente da Casa Raimundo de Morais, vereador Audálio Filho, fez bela apresentação do secretário e se mostrou impressionado.

Vai haver queixa de comerciantes do PopShop, já estabelecidos. Fernando Nunes prometeu que todos passarão por requalificação com acompanhamento do SEBRAE.

É caminho sem volta. 

Secretaria Estadual da Mulher divulga nota sobre o Caso Ortinho no FIG 2013


O Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria da Mulher, órgão que tem como missão precípua defender os direitos das mulheres, vem a público manifestar seu reconhecimento quanto à gravidade e à necessidade de repudiar, diante da sociedade, o episódio provocado pelo senhor Wharton Gonçalves Coelho Filho, conhecido como Ortinho, de incitar a violência sexual contra as mulheres, durante o 23º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), quando da apresentação da Banda Querosene Jacaré, no Palco Pop do Parque Euclides Dourado, no dia 20 de julho de 2013. A atuação pública do cantor constitui um crime previsto no Código Penal, em seu artigo 286.

É de conhecimento público, que com a instituição do Pacto pela Vida, em 2007, o Governo de Pernambuco integrou ao seu Plano de Segurança Pública ações de prevenção, proteção e punição aos crimes contra as mulheres. Dentre as ações de prevenção passou a realizar, anualmente, também, durante o FIG, campanhas de enfrentamento da violência contra as mulheres, que contaram com a adesão de artistas que se apresentavam nos diferentes palcos do festival, a exemplo de Nando Cordel.

Por fim, reiteramos a compreensão do Governo de Pernambuco de que o ambiente de produção e difusão da cultura é fundamental para criação e reprodução de valores democráticos, não sendo tolerável, sob qualquer pretexto, manifestações que representem discriminação, preconceito, desvalorização ou qualquer outro tipo de violência contra as mulheres. 

Recife, 30 de julho de 2013

Cristina Buarque
Secretária da Mulher

Governo de Pernambuco

Pop Shop de Garanhuns vai acabar. Mercado Público será ampliado!

Izaías, na época deputado, comendo uma coxinha no Pop Shop

Aconteceu hoje na Câmara de Vereadores de Garanhuns uma audiência para debater a Mobilidade Urbana de nossa cidade. Com bom público, que cada vez mais participa das reuniões da Casa, alguns secretários municipais participaram do encontro, como Pedro Passos, de Direitos Humanos. O Secretário de Governo, Wanderley Lopes, fez uma rápida introdução, e Fernando Nunes, de planejamento, fez uma apresentação de uma série de ações que devem melhorar o trânsito. Ações estas, com forte impacto social e econômico na cidade.

Confesso que impressiona ouvir o Fernando Nunes falar. Em pouco tempo de Garanhuns tem desenvoltura. Apresentou vários investimentos que serão feitos com conteúdo, conhecimento dos bairros e ruas.

Voltando ao centro da cidade. O Secretário afirmou que o Pop Shop em seu modelo atual vai acabar, passando os comerciantes para o Mercado Público 18 de Agosto. A Rua Santos Dumont receberá investimentos e o retorno do ponto dos ônibus, que deixarão de circular pela Avenida Santo Antônio.

Os comerciantes do Pop Shop vão passar por uma requalificação, com acompanhamento do SEBRAE. "Existem três grandes segmentos no Pop Shop. Confecção, artigos do Paraguai e alimentação. Estas pessoas serão acompanhadas e terão espaço no novo Mercado Público, que será reformado e ampliado, ganhando mais um andar." - disse Fernando.

Se o secretário disse para quando seriam estas mudanças, não peguei, mas acredito que não passa de 2014, pois existe urgência em algumas ações e o prefeito admitiu contar com R$ 15 milhões em caixa.

Ainda hoje conto como será o Novo Mercado, pois lá também terá comerciante relocado! 

Governo Municipal convida para Coletiva de Imprensa sobre o FIG 2013

A Secretaria de Comunicação de Garanhuns informa que este ano o Governo Municipal esteve diretamente envolvido na formatação e produção do Festival de Inverno. Neste contexto, muitas secretarias trabalharam diretamente com o evento e outras coordenaram ações durante o evento. É para falar sobre o balanço desses trabalhos que o Governo Municipal convida para uma coletiva de imprensa sobre as ações destas secretarias. 

Para este momento também foram convidados Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. 

A coletiva vai acontecer nesta quarta-feira (31), no Palácio Celso Galvão, no Gabinete do Prefeito, a partir das 15h.

Eduardo Campos no canteiro de obras da UPE Campus Arcoverde‏



Na última segunda-feira, 22, o governador Eduardo Campos visitou as obras das futuras instalações da UPE Campus Arcoverde, sendo recebido pelos professores Clovis Gomes e Fabio Rocha, diretor e vice da UPE Garanhuns, que tem a gestão administrativa da unidade do sertão.

Eduardo Campos acompanhou atentamente a descrição do planejamento no canteiro das obras. As instalações terão dois blocos em H, um com três andares com salas de aulas e um com dois andares para laboratórios. Tais blocos sediarão os cursos de Direito e Odontologia que já estão em funcionamento na cidade de Arcoverde. O governador acompanhou pessoalmente os serviços de fundação realizados até o momento. Clovis Gomes confirmou que a previsão da entrega da obra é para outubro de 2014.

A visita foi acompanhada por várias lideranças políticas regionais, além de servidores da UPE, estudantes e trabalhadores da construção.

Em sua próxima vinda a Garanhuns, o governador deve visitar os investimentos que estão sendo feitos na UPE - Universidade de Pernambuco: O segundo bloco de salas de aula para o Curso de Medicina, o Centro de Psicologia e o novo auditório. 

É cada uma no Facebook!!!! Olha só a receita de Frango com Whisky.


Côrte Real vai trabalhar para derrubar veto da Presidente Dilma à multa de 10% do FGTS


O presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco e deputado federal Jorge Côrte Real (PTB-PE) classificou como “um retrocesso” o veto da presidente Dilma Rousseff (PT) à proposta que extinguiria a multa de 10% do FGTS. O parlamentar acredita que no retorno do período de recesso legislativo os congressistas derrubarão o veto da presidente.

Para Côrte Real, haverá uma mobilização grande do Congresso para derrubar o veto da presidente e ele trabalhará efetivamente para sensibilizar seus pares a isso. “Na hora em que o país precisa melhorar a condição de empregabilidade, da produção e da competitividade, nós que tanto lutamos em comissão para extinguir esta multa, os deputados cumpriram a sua missão, e para decepção e surpresa nossa, a presidente 
veta a proposta”, lembra ele, que faz parte da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (Ctasp).

Côrte Real lembra que o fim da multa de 10% do FGTS não prejudica em nada o trabalhador brasileiro. “Pelo contrário, o fim da multa iria desonerar o emprego e criar mais postos de trabalho”, alerta.

A multa de 10% sobre o FGTS foi criada para cobrir um passivo do Fundo de Garantia em 2001, em caráter temporário, deixado em decorrência dos expurgos inflacionários dos planos econômicos antes do Real. Hoje, os congressistas alegam que o fortalecimento da economia brasileira na última década tornou possível a estabilidade do fundo, permitindo a extinção da contribuição sem ônus.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.