sábado, 3 de agosto de 2013

Senador do Tocantins busca informações oficiais do MEC pela FAMEG - Confira o requerimento!

A POSTAGEM ABAIXO É DE 30/09/2011, ou seja, praticamente dois anos, e de lá pra cá continuamos sem resposta. Porque o MEC não autoriza o funcionamento da FAMEG???

Nem mesmo o Senado Federal conseguiu que o MEC desse explicações convincentes!




O senador Vicentinho Alves (PR-TO) em Reunião Ordinária da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, conseguiu a aprovação por unanimidade de requerimento que interpela o Ministério da Educação sobre o edital Nº 1, publicado pelo próprio MEC, e no qual se baseia a instituição de ensino para reiniciar suas atividades na Faculdade de Medicina de Garanhuns. Confira o teor do requerimento.


SENADO FEDERAL
SECRETARIA-GERAL DA MESA
SECRETARIA DE COMISSÕES
1ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 54ª LEGISLATURA
Em 27 de setembro de 2011

REQUERIMENTO Nº 59/2011 – CE

“Requeiro, nos termos do art. 50, § 2º da Constituição Federal, combinado com o art. 90, incisos IX e X, e o art. 216, inciso I, do Regimento Interno do Senado Federal, sejam prestadas, pelo Ministro da Educação, as seguintes informações:

a) Qual a finalidade e a quem se destina o Edital SERES nº 01/2011?

b) Quais Instituições de Educação Superior – IES, mantidas e/ou geridas pela iniciativa privada, atualmente sob o poder regulatório dos sistemas estaduais de ensino, já ingressaram no MEC com solicitação objetivando a migração para o sistema federal, conforme Edital SERES nº 01/2011, publicado em 12 de agosto de 2011?

c) O Edital nº 01/2011 condiciona a suspensão das atividades das IES enquanto tramita o processo de migração do sistema estadual de ensino para o sistema federal?

d) Qual a razão de o MEC ter ingressado da justiça com pedido de liminar para a suspensão do vestibular do ITPAC – Instituto Presidente Antônio Carlos – Faculdade de Medicina de Garanhuns/PE, uma vez que o item 2.2.1 do Edital nº 01/2011 assegura a continuidade e a regularidade das atividades desenvolvidas pelas Instituições de Educação Superior, até a deliberação do órgão federal quanto à migração do sistema estadual para o sistema federal?

e) Existe alguma outra IES que tenha sido credenciada pelo sistema estadual de ensino, tenha requerido o recredenciamento pelo sistema federal e esteja com as atividades suspensa por iniciativa da SERES/MEC?

f) Uma vez que o Parecer nº 407, de 2011, da AGU/CGEPD/MEC, confere ao ITPAC igualdade de condições com as demais Instituições de Educação Superior pertencentes aos sistemas estaduais de ensino que tenham requerido a migração para o sistema federal, por que apenas o ITPAC - pelo que se tem notícia - teve as suas atividades suspensas, quando o próprio MEC realizou 5 vistorias na referida IES e avaliou com nota 4 (numa escala que vai de 1 a 5) as condições de funcionamento da instituição?

g) Como o MEC pretende sanar o prejuízo causado aos mais de 1.000 alunos que se inscreveram no Vestibular do ITPAC de Garanhuns/PE, realizaram as provas e agora estão impedidos de conhecer o resultado das mesmas em razão de decisão judicial provocada pelo MEC?”

Autoria: Senador Vicentinho Alves

Resultado: Aprovado

Endereço na Internet: http://www.senado.gov.br/sf/atividade/comissoes/default.asp?origem=SF
Informações: Secretaria-Geral da Mesa - Secretaria de Comissões
.

MARTEKING MULTINÍVEL: Presos, donos da Priples têm bens, estimados em R$ 70 milhões, bloqueados

Carros de luxo foram encontrados na casa do casal

Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem



Os donos da empresa Priples, que foram presos neste sábado (3), no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife, acusados de crime contra e economia popular e contra as relações de consumo, terão os bens bloqueados pela justiça. Segundo o delegado responsável pelo caso, Carlos Couto, o patrimônio de Henrique Maciel, 26 anos, e Mirele Pacheco, de 22, chega a R$ 70 milhões.

Ainda de acordo com o delegado, o montante será usado para devolver, ao menos, o valor inicial investido pelos sócios.

Carlos Couto disse que o casal alega não proemter lucros altos. "Eles dizem que a empresa não alega retorno financeiro. Se o investimento não for pago em dinheiro, eles se reservam no direito de fazê-lo através de anúncios no site da Priples", explica.

O casal ainda está na delegacia. Henrique deve seguir, ainda neste sábado (3), para o Cotel, em Abreu e Lima, e Mirele para a Colônia Penal Feminina do Recife.

HISTÓRICO - A empresa Priples diz trabalhar no sistema de marketing multinível, onde os divulgadores do produto (no caso da Priples são anúncios na internet) recebem ganhos de 60% mensais em cima do valor investido.

Em julho, dezenas de divulgadores da empresa fizeram fila na sede da Priples, localizada no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, por não terem recebido os pagamentos.


BASTA DE VIOLÊNCIA: Passeata emociona e clama por justiça em Garanhuns

Do Blog do Carlos Eugênio

Um número expressivo de populares tomou as ruas de Garanhuns na manhã deste sábado, dia 3, para dizer “Basta” a violência. Autoridades políticas, líderes religiosos, representantes de entidades de classe, policiais, homens, mulheres e crianças enfrentaram o sol para, com faixas, cartazes, músicas e palavras de ordem, protestar contra os recentes casos de violência registrados na Cidade.

A Mobilização teve inicio após o assassinato da adolescente Joana Beatriz de Lima Silva, de 13 anos, morta barbaramente na última semana no Loteamento Arco-Íris, próximo a Vila Lacerdópolis, aqui em Garanhuns. O corpo da vítima apresentava marcas de enforcamento, provavelmente feitos pelo cordão da chave que usava no momento do crime.

O Bispo Diocesano, Dom Fernando, acompanhado pelo Padre Francisco; o pastor Inaldo Cordeiro, líder da Igreja Presbiteriana; os vereadores Sivaldo Albino, Carla Vilaço, Luzia da Saúde, Gil PM e Nelma Rodrigues, além do secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Pedro Passos; a chefe da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres de Garanhuns, Eliane Vilar e a advogada Claudiomira Andrade, estas duas últimas que viabilizaram o Movimento, foram algumas das autoridades presentes.

A Movimentação teve inicio no Relógio das Flores, com destino ao centro da Cidade. Defronte ao Fórum, houve uma parada estratégica. A Movimentação chegou a avenida Santo Antônio por volta do meio-dia, quando depois de se posicionarem em frente a Prefeitura, houve a dispersão dos participantes.


“Hora de agradecer, primeiro a Deus, por confortar os corações dos que perderam seus amados, de forma brutal e covarde. Aos amigos que compareceram ao Tributo a Joana: Nosso Bispo Dom Fernando, suas palavras confortadoras; aos pastores evangélicos, representados na fala do nosso Pastor Inaldo e sua mensagem de paz; a Polícia Militar pela proteção na passeata, a Autarquia de Trânsito; nossas vereadoras guerreiras, Luzia, Nelma e Carla. Aos Vereadores Sivaldo e Gil, aos nossos amigos radialistas, blogueiros, que ajudaram a convocar a população”, registrou Eliane Vilar, chefe da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres de Garanhuns, em trecho de publicação no facebook.

Imagens da Vereadora Luzia da Saúde

JOSÉ ALDO VENCE LUTA CONTRA O ZUMBI COREANO POR NOCAUTE - VEJA O VÍDEO UFC 162 - !




PROGRAME-SE para a Conferência Municipal de Cultura em Garanhuns


A 2ª Conferência Municipal de Cultura de Garanhuns-PE, em consonância com as Conferências Estadual e Nacional de Cultura, será realizada no próximo dia 10 de agosto de 2013, na AESGA – Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns, das 8h às 17h30, e terá como tema central “UMA POLÍTICA DE ESTADO PARA A CULTURA: DESAFIOS DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA”.

Serão realizadas as discussões sobre os eixos temáticos, elaboração de propostas e a plenária final. A Conferência é uma oportunidade para debater com gestores públicos, representantes da sociedade civil e artistas as diretrizes para a política cultural do município de Garanhuns-PE.

ARTIGO: Ivo Amaral e o Festival de Inverno de Garanhuns - Por Ivan Rodrigues

Ivan Rodrigues e Ivo Amaral, em imagem de arquivo do blog

Caros amigos,

Há dias atrás em texto de defesa da FAMEG que distribuí com os blogues e alguns amigos, referi-me à estreiteza da visão que sempre predomina em nossa terra, quando se esquecem as grandes questões para nos determos em detalhes menores que não nos engrandecem. Tive ocasião de falar sobre “a necessidade de criar-se um grande debate sobre as falhas e omissões do 23º Festival de Inverno de Garanhuns para que não se repitam no próximo ano. Basta dizer que sua programação só foi concluída e anunciada 15 (quinze) dias antes da abertura. Ao invés disso, formou-se uma grande discussão mesquinha e ridícula em torno da escolha dos apresentadores do Festival que, apesar de suas reconhecidas qualificações pessoais, não concorre em nada para a grandeza do festival, nem soluciona as deficiências apresentadas Que coisa pequena!.”

Logo depois transcrevi, a propósito de um agradecimento à AESGA por um título que me foi concedido que: “Assisto, entristecido, essa crescente omissão de nossas lideranças que, sem qualquer iniciativa consistente, limitam-se a aguardar as sobras dos banquetes, para aí então se engalfinharem pela paternidade dos eventuais benefícios que aqui aportam. Querem arrebatar o mérito dos benefícios, sem que para nada tivessem contribuído. Nesse caso a disputa é séria, pois todo mundo quer ser pai de crianças lindas, louras e de olhos azuis.”

Não adiantaram as observações! De repente, o mesmo espírito “mesquinho e ridículo” aflorou em discussão estéril que está se montando acerca da paternidade do Festival de Inverno de Garanhuns em que, à falta de
argumentos consistentes, arremete-se a questão para um debate semântico idiota entre “CRIADOR” e “IDEALIZADOR” do Festival. Falo com absoluta isenção, pois a despeito de adversário político de Ivo Amaral durante trinta anos, sempre reconheci de público e em linguagem clara, que IVO AMARAL, na condição de Prefeito do Município foi o CRIADOR DO FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS. Duvido quem possa negar esse fato em sã consciência e com argumento válido.

Apesar disso e vinte e três anos após a sua CRIAÇÃO, bastou que o Governador do Estado Eduardo Campos, por decisão de Governo em ato de justo reconhecimento, declarasse publicamente que Ivo Amaral seria o homenageado do próximo Festival de Inverno de 2014, para que se detonasse uma outra “discussão mesquinha e ridícula”, em que de forma subreptícia, pretende-se minimizar a grandeza da homenagem prestada pelo Governador, refletindo o sentimento das ruas.Duvido que o mestre Marcílio Reinaux, brilhante artista, escritor e um dos orgulhos de nossa Garanhuns, que vi garoto percorrendo as ladeiras circunscritas pelas sete colinas sob o olhar atento do velho Antonio Reinaux de quem guardo as melhores lembranças, concorde com a estreiteza que cerca esse debate pequeno e pouco edificante para a auto-estima de nossa gente.

Chegará a vez do Idealizador, tenho certeza, basta considerar que decorreram vinte e três anos para a reparação da injustiça que se cometia contra Ivo Amaral. 

Grande abraço de Ivan Rodrigues

Continuam doações para a Campanha do Agasalho do ROTARACT


"SABENDO A NECESSIDADE NA NOSSA CIDADE NESTA ÉPOCA DO ANO, O ROTARACT CLUB DE GARANHUNS CONTINUA COM A CAMPANHA DO AGASALHO 2013. PARTICIPE DESTA AÇÃO. COMPARTILHE SEU CALOR COM O PRÓXIMO E CURTA GARANHUNS MAIS QUENTE NESTE INVERNO."

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.