domingo, 11 de agosto de 2013

Secretário de Saúde faz visita técnica ao Hospital Dom Moura e tem reunião com representantes do Curso de Medicina da UPE-Garanhuns‏


Luís R. Melo e engenheiros repassam informações ao secretário

Prof. Fábio Formiga (UPE) em reunião com o secretário Antônio Figueira

Na última quinta-feira, 08, Dr. Antônio Figueira, Secretário de Saúde estadual, esteve visitando o Hospital Regional Dom Moura, verificando o andamento das reformas nos vários setores que recebem ampliações e outras melhorias. Acompanhado de Luís R. Melo, gestor da unidade de saúde e com orientações dos engenheiros responsáveis pelos serviços, Dr. Figueira aprovou as novas estruturas. A previsão é que a nova emergência de adultos e o bloco cirúrgico sejam entregues à população nos prazo de 90 dias.

Segundo Luís R. Melo, as obras estão dentro dos prazos estabelecidos, o que deixou o secretário satisfeito. "A própria gestora da V GERES, Dra. Ricarda Samara, tem pessoalmente verificado este andamento, fortalecendo esta parceria do hospital com a Gerência Regional de Saúde" - Afirmou o gestor interino do HRDM.

Após a visita às instalações, Dr. Figueira recebeu representantes da UPE, com o professor Fábio Formiga, vice-diretor da instituição de ensino em Garanhuns, responsável pelo Curso de Medicina, e que terá seus estudantes utilizando o Hospital Regional Dom Moura para suas residências médicas. Prof. Formiga esteve acompanhando de representantes dos estudantes e dos professores do curso, onde trataram com o secretário os encaminhamentos e os investimentos que estão sendo feitos pelo estado no hospital de referência regional.

Pró-Reitoria de Administração implanta novas agendas com servidores e unidades da Universidade de Pernambuco - UPE‏

Pró-Reitor Pedro Falcão em reunião com sindicato (foto: SINDUPE)

Há pouco mais de dois meses à frente da Pró-Reitoria de Administração da UPE-Universidade de Pernambuco, o Prof. Pedro Henrique Falcão tem criado uma nova dinâmica de atenção aos servidores e unidades de ensino da instituição. "Recebemos a missão do nosso Reitor Carlos Calado, e buscamos atender às necessidades da Comunidade Acadêmica. É bom saber que já podemos contabilizar resultados positivos" - afirma Prof. Falcão.

Já em algumas reuniões, o Pró-Reitor esteve com o governador Eduardo Campos, representando a Universidade, e mostrando os investimentos e as necessidades da UPE. Além disso, Falcão formatou uma nova agenda com as instituições que representam os servidores da universidade, principalmente sindicato e associação. Desde o mês passado, a Pró-Reitoria tem agendado uma reunião mensal com os servidores para discutir as reivindicações das categorias. Para José Rosa, do SINDUPE, em matéria no site do sindicato, referindo-se à reunião de julho, o encontro foi proveitoso e a pauta tende a ser atendida em sua maior parte. "Ficamos satisfeitos com esta primeira conversa e esperançosos, diante da postura do pró-reitor, que é uma pessoa séria, em conseguir nossas reivindicações. Nosso objetivo, enquanto sindicato, é lutar por melhorias para o servidor e estas promessas são um grande avanço para a categoria", afirmou Rosa.

A Pró-Reitoria de Administração iniciou também uma série de visitas às Unidades da Universidade, com o objetivo de acompanhar a situação dos Convênios Federais e as ações administrativas. Prof. Pedro Falcão já esteve em Petrolina e na próxima semana estará no Campus Santo Amaro, na capital pernambucana, que conta com as unidades de Ciências Médicas, Instituto de Ciências Biológicas, Faculdade de Educação Física e a Faculdade de Enfermagem.

Dia Nacional dos Direitos Humanos

Acontece na manhã desta segunda-feira, dia 12 de agosto a comemoração ao Dia Nacional dos Direitos Humanos, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. O evento, promovido pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, será realizado às 9h, em formato mesa-redonda, com a temática: “Direitos Humanos na Era dos Direitos”.

Voltado a estudantes, e aberto ao público em geral, este dia objetiva discutir assuntos pertinentes à referida comemoração, trabalhando junto aos presentes a conscientização dos direitos humanos, que irão contemplar etnias, jovens, mulheres, crianças e idosos, através de abordagens específicas de palestras como a “Reconstrução Histórica dos Direitos Humanos no Mundo e no Brasil; Direitos e Deveres, você precisa conhecê-los; e Violência histórica contra a mulher”.

Além do senso crítico, este evento pretende despertar as responsabilidades quanto aos direitos humanos e disseminar a necessidade de conhecimento sobre a importância deles para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Promovendo o respeito ao próximo e favorecer o fortalecimento da luta pela justiça e igualdade dos direitos básicos da humanidade. 

A comemoração do evento contará com as presenças do Conselho Tutelar, Delegacia da Mulher e da Escola de Referência do Ensino Médio - EREM/Garanhuns, na condução das palestras, bem como com a apresentação de grupos culturais.

FDG-AESGA comemora mais ex-alunos ingressando na OAB



Alunos, familiares, professores e coordenadores da Faculdade de Direito de Garanhuns (FDG), que tem como instituição mantenedora a Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) vivenciaram na tarde desta quinta-feira, 8 de agosto, mais um importante momento de conquista profissional.

A convite dos coordenadores do curso de Direito da AESGA, Dr. Márcio Bastos Sá Barreto e Dra. Adriana Carvalho, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/Pernambuco – Subseccional Garanhuns, Dr. Paulo Couto, esteve realizando, nas dependências da Autarquia, o juramento dos aprovados no último Exame da Ordem. 

Dos dez novos advogados que prestaram juramento, nove são ex-alunos da FDG. “Esse resultado, a chegada da FDG na 5ª coloção no ranking das melhores faculdades de direito do Estado e o número cada vez maior de alunos que tem se destacado na área, só vem a comprovar a qualidade do ensino, dos professores e como esta Autarquia vem crescendo na Região”, declarou o Presidente da OAB - Subseccional Garanhuns, Dr. Paulo Couto.

Para o coordenador da FDG, o juiz Márcio Bastos Sá Barreto, o momento foi de orgulho e satisfação. “É com uma alegria imensa que vejo meus alunos chegarem a tão importante fase da sua vida. Ontem, compartilhamos os ensinamentos e agora somos colegas de profissão, isso me deixa muito feliz”, afirmou.

Na oportunidade, os novos advogados foram contemplados com uma edição da Revista Advogados, o Código Civil e a CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas.

FBC e Eduardo têm agenda juntos neste domingo



O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, vai vistoriar o primeiro trecho das obras de engorda das praias de Jaboatão dos Guararapes (PE). A visita ocorrerá neste domingo (11), às 11h, na sede do canteiro de obras, em Candeias. Estarão presentes também o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o prefeito da cidade, Elias Gomes. 

O Ministério da Integração Nacional investe cerca de R$ 41 milhões na obra de contenção do avanço do mar. O empreendimento está recuperando para a população cerca de 40 metros de faixa de areia em Barra de Jangada, Candeias e Piedade. A expectativa é de que a intervenção seja concluída até o final deste ano.

Serviço

Vistoria da obra de contenção em Jaboatão dos Guararapes (PE) 
Data: 11 de agosto de 2013
Local: Sede do canteiro de obras – Candeias 
Horário: 11h

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SOBRE REPORTAGEM VEICULADA ONTEM NO GLOBO REPÓRTER

O Governo Municipal de Garanhuns tem ciência do problema de trabalho infantil, existente nas feiras livres do município. A Secretaria de Assistência Social vem atuando de maneira direta na prevenção da situação. Servidores ligados ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (PETI) elaborou um Plano de Ação Emergencial. Cerca de 20 pessoas vêm se empenhando, neste segundo semestre, na divulgação de materiais educativos para a conscientização da população e das próprias crianças feiras livres da cidade. O trabalho foi iniciado em duas feiras, sendo elas a Central de Abastecinento de Garanhuns, a Ceaga, e a das avenidas Djalma Dutra e Oliveira Lima, no bairro Heliópolis. Faixas foram colocadas nas principais vias, panfletos distribuídos e carros de som passaram pelos locais de atuação e trabalho continua de forma intensa. Na semana passada, foi elaborado um Plano de Trabalho, junto a Procuradoria, Secretaria de Agricultura, Conselho Tutelar, Secretaria de Cultura, Secretaria de Turismo, Secretaria de Educação, Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, Diretoria de Esportes e Secretaria de Comunicação Social.

A Secretaria de Assistência Social esclarece ainda que o problema não é pontual, mas sim antigo e regional. Foi identificado que existem muitas crianças, trabalhando nas feiras, de outros municípios vizinhos, juntamente com os próprios feirantes.

Para conseguir obter sucesso nas campanhas e projetos sociais, é necessário o apoio de toda a sociedade para prevenir o trabalho infantil em Garanhuns. 

Atenciosamente,

Informações para a imprensa:

Cloves Teodorico Neto  
Assessor de Comunicação Social e Imprensa da Secretaria de Assistência Social

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.