quinta-feira, 15 de agosto de 2013

FBC e Eduardo Campos visitam juntos Mata Norte do estado

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, vistoriam, nesta sexta-feira (16/08), às 8h30, as obras do Sistema Adutor de Siriji. Em seguida, o ministro assinará ordem de serviço do sistema de abastecimento de água de Caueiras, em Aliança, além de firmar convênio para a restauração da PE-062. No início da tarde, Fernando Bezerra Coelho visita as obras da segunda etapa do sistema de esgotamento sanitário de Nazaré da Mata. Depois, o ministro participa da inauguração da Barragem de Morojozinho.

Serviço

Data: 16/08 (Sexta-feira)

8h30 – Visita às obras do Sistema Adutor de Siriji.
Local: Murupé / Vicência

10h30 – Assinatura de ordem de serviço do sistema de abastecimento de água do Distrito de Caueiras e convênio para restauração da PE-062
Local: Aliança

14h40 – Visita às obras do sistema de esgotamento sanitário de Nazaré
Local: Canteiro de obras de Nazaré da Mata

15h20 – Inauguração da Barragem de Morojozinho
Local: Barragem de Morojozinho

ABERTURA DA FAMEG: Confira o ofício de Armando Monteiro ao Ministro da Educação


Inscrições para Processo Seletivo de Bolsas do PROGUS seguem até amanhã‏



Os alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) já estão fazendo suas inscrições para participar do processo seletivo do Programa Garanhuns Universitário – PROGUS, que dispõe da concessão de 160 bolsas de estudo integrais e parciais para alunos das faculdades mantidas pela AESGA. 

A ação é uma iniciativa do Governo Municipal e o Programa, que é pioneiro no segmento, segue os mesmos moldes do PROUNI e PROUPE, criados pelos governos Federal e Estadual. Os benefícios correspondem aos valores de R$ 260,00 (duzentos e sessenta reais) para as bolsas integrais e R$ 130,00 (cento e trinta reais) para bolsas parciais.

As inscrições para o Processo Seletivo de Bolsas do PROGUS acontecem até amanhã, 16 de agosto, e estão sendo realizadas no Protocolo da AESGA, no horário das 8 às 22 horas. O Edital, bem como a documentação e informações necessárias para participação estão disponíveis também no Protocolo, murais da AESGA e no site www.aesga.edu.br

O PROGUS: A Lei que instituiu a criação do Programa Garanhuns Universitário – PROGUS foi assinada pelo prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, no dia 20 de junho, em seu Gabinete e contou com a presença da presidente da Autarquia, professora Giane Lira, da coordenadora de Projetos Sociais, Maria Eugênia Alcântara e de um grupo de alunos representantes dos cursos da Instituição.

EREM Garanhuns é 3º colocada em Pernambuco no Prêmio Gestão Escolar

A Secretaria de Educação do Estado divulgou ontem (14) o resultado final do Prêmio Gestão Escolar (PGE) em Pernambuco. De acordo com análise do Conselho Nacional dos Secretários de Educação – CONSED, a Escola de Referência em Ensino Médio de Garanhuns (EREMG) foi destaque no Estado e conquistou o 3º lugar entre todas as escolas inscritas.

A escola já havia sido Destaque Regional no mês de julho, ocupando o 1º lugar no Agreste Meridional. De acordo com o Comitê Regional que conduziu esta etapa, foram classificadas, dentre quarenta e cinco escolas inscritas, seis finalistas. Em seguida, foi feita uma visita às seis escolas selecionadas para averiguar o processo de inscrição a partir das evidências apresentadas que comprovassem a gradação indicada na autoavaliação.

Organização, inovação nas práticas pedagógicas e melhoria nos índices educacionais foram alguns dos critérios do processo de seleção, que culminou na etapa estadual. O comitê formado para esta etapa analisou e comparou o resultado de todos os destaques regionais e elaborou o ranking de Pernambuco.

Governador Eduardo Campos e a Gestora do EREM Garanhuns, Profª Perpétua Teles
Para o Prof. Paulo Lins, gestor da GRE Agreste Meridional e Presidente do Comitê Regional do PGE, o desempenho da EREM Garanhuns na competição revela o compromisso da equipe Gestora em oferecer uma educação de qualidade para a comunidade escolar do município. “A EREM Garanhuns pode ser considerada como exemplo de escola pública que caminha para a excelência. Ela tem alcançado resultados satisfatórios, com foco na Pedagogia da Presença, vivenciando todas as dimensões planejadas com resultados que repercutem positivamente na sociedade em que está inserida”, destaca Paulo Lins.

O Prêmio Gestão Escolar é uma alavanca na mobilização das comunidades escolares para que realizem a autoavaliação e tornem visíveis suas boas ações, valorizando as melhores práticas de gestão que estão sendo colocadas em prática. A primeira colocação em Pernambuco ficou com a Escola de Jatobá Ensino Fundamental e Médio, do município de Petrolândia.

SEGUNDONA PERNAMBUCANA 2013: Resultados, tabela e classificação. Sete de Setembro sai na frente!

Do blog do Tiago Valença

Ontem foi dado o pontapé inicial na Série A2 do Pernambucano 2013, e jogando no Gigante do Agreste, o SETE DE SETEMBRO, jogando muito bem e dando show de bola no primeiro tempo, venceu o Flamengo de Arcoverde por 2x0 e convenceu a sua torcida que esteve em pequeno número no Gigante do Agreste .

Os gols do SETE foram marcados por Alcimar e Renteria ainda no primeiro tempo. No segundo tempo, o Flamengo se fechou um pouco, mas não ofereceu tanto perigo, o SETE soube se segurar e manteve o placar. Com o resultado e a vitória do Araripina por 2x1 em cima do Altinho, o SETE lidera o seu grupo.

DEMAIS RESULTADOS:

AMÉRICA 2 X 0 JAGUAR
OLINDA 0 X 0 IBIS
ARARIPINA 2 X 1 ALTINHO
VITORIA 1 X 2 CENTRO LIMOEIRENSE
CABENSE 0 X 2 TIMBAUBA

PROXIMA RODADA: TODOS OS JOGOS DOMINGO:

15HR - BUIQUE - FLAMENGO DE ARCOVERDE X SERRANO
15HR - ALTINHO - ALTINHO X SETE
16HR - TIMBAUBA - TIMBAUBA X VERA CRUZ
15HR - LIMOEIRO - CENTRO LIMOEIRENSE X CABENSE
15HR - VITORIA DE SANTO ANTÃO - IBIS X FERROVIÁRIO DO CABO
14H30 - OLINDA - JAGUAR X OLINDA

Obs: Nesta rodada 2, folgarão Araripina, Vitória e América.

Sivaldo Albino divulga Nota de Repúdio à atuação do prefeito Izaías Régis

NOTA DE REPÚDIO

Caros membros da Imprensa e cidadãos de Garanhuns. Uma das atribuições do Poder Legislativo Municipal e, sobretudo, do Vereador, é fiscalizar as ações do Poder Executivo. Essa prerrogativa é garantida pela Constituição Federal. Como é de conhecimento de muitos, desde o último mês de maio deste ano, passamos a adotar uma postura contrária aos ideais políticos do Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis Neto.

Desde então, vimos tomando conhecimento de uma série de ações adotadas pelo Senhor Prefeito de Garanhuns, que ensejam em possíveis irregularidades quanto ao uso do dinheiro público. Para apurar a veracidade das informações e tomar as providências cabíveis, efetuamos uma série de pedidos de informação ao Chefe do Poder Executivo. Tais pedidos, não foram atendidos, e até o momento, algumas dessas solicitações já extrapolam o prazo de 100 (cem) dias, sem qualquer tipo de resposta. Já acionamos o Ministério Público e o Tribunal de Contas para fazer valer o nosso papel de Vereador. O fato é que, apesar do Prefeito Izaías Régis divulgar através da Imprensa que exerce um mandato transparente, ele falta com a verdade e faz uma Gestão marcada pelo sigilo nas informações, descumprindo a Lei nº 12.527/2011, conhecida como a Lei de Acesso as Informações. 

Agora, num ato de represália e numa ação de clara intimidação aos vereadores que compõem a Câmara Municipal, Izaías Régis Neto, na qualidade de cidadão de Garanhuns e não no cargo de Prefeito que ora exerce, envia oficio ao Poder Legislativo Municipal solicitando informações sobre as contas do nosso mandato de Presidente da Casa Raimundo de Moraes, referentes aos anos de 2003, 2004, 2005 e 2006.

É uma forma de intimidar a atual composição da Câmara, que tem os vereadores Zaqueu Lins e Sílvio Sabino, que exerceram a função de Presidente; assim como a vereadora Carla Albuquerque, que é filha do ex-presidente Zé de Vilaço e do vereador Cláudio Taveira, filho do também ex-presidente Luiz Taveira, como também o atual presidente do Legislativo Municipal, o vereador Audálio Ramos Machado Filho. Vou além e acredito que com essa atitude, o Prefeito Izaías Régis mostra que qualquer Vereador que não siga as suas orientações e nem seja subserviente a sua total falta de transparência com a coisa pública, poderá ter suas contas examinadas, mesmo que passados vários anos. 

Saliento não estar preocupado com o envio das informações solicitadas pelo cidadão Izaías Régis Neto, já que as quatro contas (2003, 2004, 2005 e 2006) foram devidamente aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Também fico tranquilo, pois nos anos 2005 e 2006, conseguimos economizar cerca de um milhão de reais para que fosse construída a sede da nova Câmara de Garanhuns. Mas, não posso deixar de repudiar essa ação do Prefeito Izaías Régis, bem como da atual Presidência da Câmara, que apesar de ter recebido o citado oficio na última segunda-feira, dia 12, não me concedeu a oportunidade de tomar ciência do seu teor, nem tampouco obter cópia do documento, já que o assunto é de meu interesse principal, tendo sido informado apenas por terceiros e, posteriormente, pelo líder do Governo e o Presidente da Casa. 

Por fim, reitero estar tranquilo quanto às informações a serem prestadas, o mesmo não posso afirmar quanto ao atual Prefeito, que em 2009, foi incluído entre os possíveis envolvidos no caso de indícios de irregularidades com recursos dos Governos Federal e Estadual para realização de shows artísticos através da ACIAGAM, entidade presidida pelo então deputado Estadual Izaías Régis, no caso denominado de “Showgate”, que se encontra atualmente em segredo de justiça, ainda sob investigação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal. Também não posso afirmar que o Prefeito esteja tranquilo, pois em pouco mais de sete meses de Governo, já vem sendo alvo de denúncias, ainda não comprovadas, quanto a possíveis casos de superfaturamento de obras e ações públicas e beneficiamento de empresas em processos de licitação. Estas denúncias só serão elucidadas caso recebamos as informações, que o Prefeito, não se sabe por qual motivo, vem negando a este Vereador. 


SIVALDO RODRIGUES ALBINO
Vereador do Município de Garanhuns

Estado dá as boas-vindas para a primeira turma de Medicina da UPE em Serra Talhada




Uma nova realidade teve início para os estudantes de Medicina. Nesta quarta-feira (14/08), foi realizada a aula inaugural do curso oferecido pela Universidade de Pernambuco (UPE) no município de Serra Talhada, no Sertão Central. Coube ao governador Eduardo Campos dar as boas-vindas aos 20 calouros da primeira turma de Medicina da região, em solenidade realizada na UAST/UFRPE. Esse é o segundo curso de medicina da UPE oferecido fora da Capital - se juntando ao campus de Garanhuns, inaugurado em 2011. 

Para Eduardo, a expansão da UPE para o Interior do Estado é parte essencial para um crescimento mais igualitário. "Quando a turma que entra hoje estiver no sexto ano, teremos aqui cerca de 500 jovens estudando Medicina. O que vai ajudar a transformar a cidade, uma vez que ela precisará se preparar para recebê-los, seja na construção civil ou nos serviços. Enfim, Serra Talhada e todo o entorno vão ganhar filhos desta região, que são, na grande maioria, sertanejos tendo a oportunidade de ficar perto dos seus parentes, fazendo um curso de Medicina no padrão UPE e sendo médicos comprometidos com a interiorização da educação", afirmou.

Nascida em Serra Talhada, Maria de Lourdes, 19, se disse "orgulhosa" de fazer parte da primeira turma de medicina do novo campus da UPE. "Vislumbro um ganho pessoal, mas, principalmente, para toda a população. Tenho orgulho de estar recebendo uma universidade pública de tanto prestígio, como a UPE, que nos oferece logo no primeiro período do curso um entendimento do SUS. Quero poder retribuir essa oportunidade, atendendo, depois de formada, aos meus conterrâneos", comprometeu-se a futura médica.

Egresso de escola pública, Ednael Frazão, 20, também conquistou uma vaga no curso de medicina. "É um sonho para a região ter esse curso pertinho de casa. Jamais teria condições de estudar Medicina, tendo que me manter longe da casa dos meus pais", argumentou o jovem, que mora em São José do Belmonte, a 50 quilômetros de distância de Serra Talhada. 

Na ocasião, o governador também anunciou a doação do IPA para a construção do prédio-sede da UPE de Serra Talhada, que irá funcionar na Autarquia Municipal enquanto a UPE não instala seu próprio campus. "Havia um compromisso do governo federal de liberar uma Emenda Constitucional, e não pode fazê-la. Então estamos assumindo esse compromisso para o estado fazer o repasse do dinheiro para construir a sede, como fizemos em Garanhuns no primeiro ano. Hoje, eles já estão no prédio próprio, com os laboratórios específicos. Assim, a gente vai vencendo a inércia, porque o que não dá é para ficar sem escola", afirmou Eduardo. 

"Precisamos de 100 anos para termos duas universidades de Medicina, ambas em Recife. Em pouco mais de cinco anos, o governador já abriu dois novos campus", ressaltou o secretário de Saúde, Antônio Carlos Figueira, lembrando que, ao lado da UPE, também está sendo construída no município uma Unidade de Pronto Atendimento Especializado (UpaE), para que os estudantes possam fazer as residências.
.
AGORA COMIGO: Estivemos em Serra Talhada nesta quarta-feira, acompanhando a Aula Magna do Curso de Medicina da UPE no Sertão Central.

Estaremos trazendo uma série de informações sobre a importante iniciativa do Governo do Estado, que vai levar mais desenvolvimento e oportunizar aos jovens novas possibilidades de formação profissional, em uma área que o país está tendo dificuldades em espalhar médicos pelo interior do país. 

PROCESSO ELETRÔNICO: Justiça Federal realiza treinamento do PJe em Garanhuns - Saiba mais.

Com o objetivo de orientar advogados e procuradores quanto ao uso do Processo Judicial Eletrônico (PJe), a Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) realiza mais um treinamento sobre a utilização do sistema. A partir das 13h desta quinta-feira (15), profissionais da área jurídica da cidade de Garanhuns, no Agreste do estado, poderão entender os mecanismos do PJe, sistema que veio a ser adotado na JFPE com o intuito de dar celeridade no julgamento de processos.

Realizado pela Direção do Foro da Seção Judiciária de Pernambuco, o treinamento será ministrado pela diretora do Núcleo Judiciário, Geórgia Paixão, que já realizou o curso em Petrolina, no dia 1 deste mês. “Faz parte do compromisso da JFPE orientar os usuários quanto à utilização do sistema e sanar dúvidas. A expectativa é que tenhamos boa adesão e que o curso atenda as expectativas dos participantes”, destacou. O curso será realizado no auditório da 23ª Vara, que fica na Rua Vital Brasil, nº 44 no bairro de Heliópolis, em Garanhuns.

O curso será transmitido por videoconferência para as subseções de Arcoverde e Ouricuri. Dentro da programação, estão inclusos o cadastramento e consulta ao PJe, o recebimento e intimações de petições, o cadastro de assistentes, entre outros itens. A partir do dia 27 deste mês, a utilização do sistema será obrigatória em Garanhuns, seguindo determinação da Direção do Foro, expedida por meio da Portaria nº 80/2013.

Para o treinamento desta quinta (15), as inscrições foram encerradas. Caso algum procurador ou advogado queira participar do próximo treinamento - que será realizado de acordo com a demanda de pré-inscritos - deve entrar em contato com a Seccional da OAB em Garanhuns, que fica no 1º andar do Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite, no bairro de Heliópolis.

Filha de Dominguinhos diz que não sabia que ele queria ser enterrado em Garanhuns


Imagem: TV Jornal
         
A filha do cantor Dominguinhos, Liv Moraes, esclareceu todas as polêmicas que envolveram a morte e o sepultamento do pai. A cantora deu entrevista a Aldo Vilela, na madrugada desta quarta-feira (14), no programa Ponto Final, e comentou os atritos envolvendo a família, além de falar sobre sua a carreira musical. Liv declarou que não sabia que o pai tinha o desejo de ser enterrado em Garanhuns, onde nasceu. "Ele nunca disse isso pra mim. O desejo do meu pai era viver, não era ser enterrado em nenhum lugar. Ele não falava de morte", afirmou a cantora.

Quinze dias depois da morte do sanfoneiro, o irmão de Liv, Mauro Moraes, entrou na Justiça para conseguir levar o corpo do pai para Garanhuns. Ele se baseou numa entrevista do pai a Geraldo Freire, na Rádio Jornal, na qual Dominguinhos diz que queria ser enterrado na cidade em que nasceu. Segundo Mauro, a irmã e a ex-mulher do cantor não respeitaram esse desejo e o sepultaram no cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife.

Durante a entrevista, Liv também garantiu que o show beneficente que ela fez foi para arrecadar dinheiro e pagar os gastos de saúde com Dominguinhos.
 
 

 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.