quinta-feira, 22 de agosto de 2013

TEMPOS DE ARRAES: Canhotinho faz homenagem a um filho ilustre


Quem vê o Antônio Marinho, aquele jovem poeta do Pajeú que faz as campanhas de Eduardo Campos e a publicidade do estado, talvez não saiba um pouco mais de sua história. Ele é filho de Zeto, outro poeta popular que marcou época nas campanhas de Miguel Arraes. Zeto faleceu já há alguns anos, era casado com Bia Marinho, e a história com a poesia volta aos antepassados da família em São José do Egito. Mas Zeto era de Canhotinho, e agora recebe esta justa homenagem.

Um espaço na antiga estação rodoviária de sua cidade para abrigar os poetas, e vai receber o nome do poeta!

Justo, justíssimo!

SAIBA MAIS...

A memória de Zeto do Pajeú
Por Ítalo Rocha Leitão, no Jornal do Commercio
Há dez anos morria o poeta José Antônio do Nascimento Filho, o Zeto do Pajeú, que ganhou fama quando, depois do golpe de 64, Miguel Arraes voltou ao Brasil e venceu as eleições para governador de Pernambuco, em 1986. O protesto contra os militares que destituíram e exilaram Arraes ecoou na voz e na viola de Zeto: "Volta Arraes ao Palácio das Princesas, vai entrar pela porta que saiu". Esses versos foram repetidos inúmeras vezes do Sertão ao cais e se tornaram o símbolo do retorno de Arraes à cadeira de governador. 

FAMEG: Fernando Ferro teve reunião com representantes do Ministério da Educação


A reunião do deputado Fernando Ferro com o Secretário de Ensino Superior do Mec, Dr. Paim, acabou há poucos minutos. Participou da reunião também a secretária de Regulação de Ensino Superior do Ministério, Marta Abramo. Durante o encontro, Fernando Ferro pediu informações a respeito do processo de reconhecimento do curso e da possibilidade de incluir a faculdade no programa Mais Médicos. Além disso, o deputado Fernando Ferro solicitou um histórico completo a respeito da tramitação do processo da Fameg no Ministério da Educação. 

O parlamentar explica que o grupo que está à frente da Faculdade propõe instalar um Instituto de Medicina Legal em Garanhuns, o que seria de grande importância para toda a região. "Estou convencido de que Garanhuns precisa e merece este curso e todo o desenvolvimento que virá com ele", declarou Ferro.

Tão logo receba o documento com o histórico completo da tramitação da faculdade no MEC, Fernando Ferro vai solicitar audiência com o Ministro. "Estamos desde o início do processo lutando por mais essa conquista para Garanhuns e não vamos nem pensar em abandonar esta batalha", finaliza Ferro.

Prefeitura de Saloá aumenta salário dos professores

Prefeito Ricardo Alves com a Secretária de Educação Josevalda Cavalcanti


A Prefeitura de Saloá, através da Secretaria de Municipal de Educação, reajustou o salário dos professores. O Projeto de Lei (PL 007/2013) aprovado pela câmara municipal garante um reajuste de 8% sobre o valor da hora/aula. Com a medida, um professor das séries iniciais do Ensino Fundamental com Magistério e 5 anos de tempo de serviço, deverá receber em torno de R$ 1.176,00. Já um professor com graduação e com 200 horas/aula receberá R$ 1.944,00.

Segundo a secretária de Educação, Josevalda Cavalcanti de Albuquerque existe uma variação salarial por conta de três fatores: o tempo de serviço, a quantidade de aulas e o nível de formação do professor. Ela adiantou ainda que o reajuste tem efeito retroativo a janeiro de 2013. "O valor é retroativo de janeiro a junho será pago em três parcelas mensais. Contudo o prefeito Ricardo Alves pretende pagar todo em única parcela, dependendo do fechamento da folha", disse a secretária.

"O aumento garante uma injeção de animo no servidor público. O professor é um dos profissionais que precisa ser bem valorizado. Quando melhoramos as condições de trabalho e o salário, ele trabalha satisfeito, e quem ganha é a população, principalmente o estudante", destacou o prefeito Ricardo Alves.

Estudo comprova que Bolsa-Família reduz mortalidade infantil


Os números divulgados pelo Relatório Mundial da Saúde 2013 sobre a redução da mortalidade infantil no Brasil foram o tema do discurso do senador Humberto Costa, hoje, no Senado. O documento elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que, de 2004 e 2009, o Bolsa Família reduziu em até 17% a morte de crianças de até cinco anos de idade nas 2.853 cidades pesquisadas.

“É fundamental registrar esses dados para podermos aqui fazer justiça ao alcance da visão político-estratégica do Presidente Lula, que criou o Programa Bolsa Família. É importante salientar a adesão da sociedade brasileira ao programa e também a falha daqueles que previam que esse programa não teria sucesso e a dos que acham que tem um caráter assistencialista”, afirmou o senador.

O relatório, apresentado pela OMS na semana passada, também afirma que o programa foi responsável direto pela diminuição de 65% das mortes causadas por desnutrição e de 53% dos óbitos causados por diarreia em crianças menores de cinco anos de idade. “Nos faltava um estudo científico que mostrasse repercussão direta do Bolsa Família nos indicadores de saúde. E esse documento faz isso”, assegurou Humberto.

“Todos nós sabemos o quanto Brasil sofria com essa verdadeira chaga, que é a mortalidade infantil, e que isso acontecia devido a um somatório de causas: desnutrição, doenças infectocontagiosas adquiridas nesse período, má atenção à saúde da gestante e à do recém-nascido. Mas o que vemos agora é que a taxa de mortalidade infantil saiu em 2004 de 26,1 óbitos para 15,7 óbitos em 2011. Isso significa que em quatro anos o Brasil conseguiu atingir uma das mais importantes metas de Desenvolvimento do Milênio”, completou o senador.

FIEPE INAUGURA UNIDADE REGIONAL DO AGRESTE NESTA SEXTA-FEIRA

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Jorge Côrte Real, inaugura às 19h30 desta sexta-feira (23) a Unidade Regional Agreste (URA) da entidade, que atenderá diretamente empresas de 19 municípios da região. O local escolhido para receber a Unidade é o térreo do prédio onde funcionava a filial da FIEPE em Caruaru. 

Com a nova estrutura, a Fiepe passa a ofertar novos serviços voltados à melhoria do setor. Entre as iniciativas, a realização de estudos de inteligência comercial, promoção comercial e desenvolvimento de projetos de sustentabilidade ambiental, além de cursos de qualificação para empresários e outros profissionais, com especialistas nacionais e internacionais.

Serviço:
O que: Inauguração da Fiepe Agreste/Caruaru
OndeRua Padre Félix Barreto, 79, bairro de Maurício de Nassau
Horário: 19h30

Conselho da Sudene se reúne nesta sexta-feira em Maceió

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, presidirá, nesta sexta-feira (23), às 10h, mais uma reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Condel/Sudene). O encontro vai ocorrer no Radisson Maceió, na capital Alagoana.

Além de deliberações técnicas, estão na pauta balanços do programa ‘Água para Todos’ e da ‘Operação Carrro-Pipa’, ambos coordenados pela Integração Nacional com o objetivo de garantir a segurança hídrica à população do semiárido. Será lançado ainda o projeto piloto de unidades móveis de tratamento de água a serem instaladas nos estados do Nordeste, além de Minas Gerais e Espírito Santo. Durante o evento, o ministro também assinará o contrato da Meta 3L do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que corresponde ao último lote dos trechos licitados.

Após a reunião, ocorrerá uma coletiva de imprensa no local.

Serviço: 
Reunião do Conselho Deliberativo da Sudene

Quando: sexta-feira, 23, às 10h

Local: Hotel Radisson Maceió - Av. Dr. Antônio Gouveia, 925 – Pajuçara

Garanhuns, Bom Conselho, São Bento do Una e Belo Jardim recebem Caravana Nissin Miojo



De 26 a 30 de agosto, a Nissin Miojo traz ações de entretenimento, bem-estar e gastronomia para as cidades de Bom Conselho e Garanhuns, no agreste de Pernambuco. Intitulada Caravana Nissin Miojo, serão quatro tendas temáticas voltadas para todos os integrantes da família: Na cozinha com você, No espelho com você, Com a criança para você e Na Cidade com Você. 

Em cada espaço, o visitante poderá participar de atividades gratuitas como palestras, oficinas e aulas práticas de culinária. A ideia é ensinar receitas com as diversas linhas de produtos da marca. Ao todo, 34 municípios vão receber o projeto e as cidades escolhidas abrangem todo o estado, do litoral ao sertão. 

As atividades acontecerão das 10h às 18h e são gratuitas. Depois, a Caravana Nissin Miojo vai para as cidades de São Bento do Una e Belo Jardim.

Para dar mais interatividade, a Nissin-Ajinomoto criou uma fanpage especialmente para a ação. O endereço é https://pt-br.facebook.com/CaravanaNissinMiojo Lá, o público poderá acompanhar as cidades que vão receber a Caravana Nissin Miojo e deixar comentários.

AGOSTO
26 e 27 – Bom Conselho;
28 a 30 – Garanhuns.

SETEMBRO
02 e 03 – São Bento do Una;
04 e 05 – Belo Jardim;

RÁDIO JORNAL: Izaías e Liv Moraes participam de debate sobre Dominguinhos com Geraldo Freire



Neste momento, a Rádio Jornal Garanhuns retransmite o debate, realizado pelo radialista Geraldo Freire, na emissora-sede, em Recife, sobre o translado dos restos mortais do artista José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, para Garanhuns. O prefeito Izaías Régis é convidado e participará do momento junto com a filha do cantor, Liv Moraes. 

O Governo Municipal se prontificou desde o falecimento do sanfoneiro, em 23 de julho deste ano, para dar o suporte necessário para a realização do enterro de Dominguinhos em Garanhuns. Após dois encontros entre os familiares de Dominguinhos e o prefeito de Garanhuns, a Secretaria de Saúde do Estado, por meio da Vigilância Sanitária, explicou que a saída do corpo precisará atender exigências sanitárias - podendo, assim, ficar para o mês de fevereiro do ano que vem. 

Izaías Régis ressalta o trabalho que vem sendo realizado na construção do túmulo. "Visitamos o espaço no Cemitério São Miguel na semana passada. Queremos construir um espaço bonito para o nosso eterno mestre. E assim, realizar o desejo que era dele", comenta. 

Monumento - O mestre artesão de Garanhuns José Veríssimo já foi contactado para produzir um monumento que deverá ser entregue até o final deste ano, reproduzindo a imagem de Dominguinhos.

Igreja Adventista realiza Projeto Quebrando Silêncio



A Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) de Garanhuns estará realizando no próximo sábado (24), a partir das 15h, no Parque Euclides Dourado, o Projeto “Quebrando o Silêncio”. O objetivo da ação é prevenir o abuso e a violência doméstica contra crianças e adolescentes. O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Comunicação Social, apoia a iniciativa.

O projeto existe há mais de 10 anos. Quem participa tem a oportunidade de passar por atendimentos psicológicos, jurídicos e atividades educacionais – com um espaço voltado às crianças. De acordo com a Rede Adventista, a ênfase é a superação dos traumas da violência, para que mulheres, adolescentes, crianças e idosos consigam viver bem com familiares e amigos.

Jornalista da Rede Globo se interessa pela causa da FAMEG

Magno Martins e Sidney Rezende, jornalistas pela FAMEG

Ao final do evento ALEPE DIGITAL, Sidney Rezende, jornalista da Globo News e da Rede Globo que apresenta o Brasil TV e tem seu próprio portal de notícias, SRZD.com, em debate com blogueiros, ouviu de Magno Martins a situação da FAMEG, que está fechada aguardando a autorização do MEC.

Magno falava da importância regional dos blogueiros, que transcende a informação, citando como exemplo os blogs de Roberto Almeida e deste blogueiro, quando falou da nossa luta pela reabertura da Faculdade de Medicina. Sidney se interessou pela causa, pediu mais informações e Magno pediu seu apoio. Fiquei de enviar mais informações ao jornalista do Rio de Janeiro que prometeu dar atenção e se for o caso, até levar o caso à TV Globo, pois não se explica uma faculdade de medicina fechada, com todas as condições de funcionamento, em um momento que o país importa médicos, principalmente para o interior.

Se for o caso, levaremos em mãos para Sidney, pois é mais um passo da campanha pela reabertura da FAMEG, e pode render mídia nacional.

SETE perde em casa para o Araripina e Altinho goleia Serrano em Serra Talhada. Grupo vai embolar.



Os visitantes fizeram a festa na terceira rodada do Grupo A da Série A2 do Campeonato Pernambucano. Nesta quarta-feira (21), o Araripina ganhou do Sete de Setembro, em Garanhuns e o Altinho venceu o Serrano, em Serra Talhada.

O Araripina roubou a liderança do Sete de Setembro no Estádio Gigante do Agreste. Com a vitória por 2×0, com gols de Augusto, aos três, e Alenílson aos oito minutos do segundo tempo, o Bode chegou ao seis pontos e assumiu a ponta. O time de Garanhuns tem a mesma pontuação, mas tem uma partida a mais e leva desvantagem no saldo de gols (3×2). Na próxima rodada, o Araripina recebe o Serrano e o Sete de Setembro folga.

O Altinho surpreendeu o Serrano fora de casa, no Estádio Nildo Pereira, e goleou por 4×1. Os gols do visitante foram marcados por Altermar, duas vezes, aos 18 e 37 minutos do primeiro tempo, Baiano, aos 12, e Marquinhos, aos 14 da segunda etapa. Edinho, aos 26 do segundo fez o gol de honra dos sertanejos.

Com a primeira vitória na Série A2, o Altinho subiu para o terceiro lugar, com três pontos. Na próxima rodada, o time recebe o Flamengo de Arcoverde, que está na quinta posição. Já o Serrano (4º, com três pontos) visita o Araripina.

http://www.fpf-pe.com.br/

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.