quinta-feira, 5 de setembro de 2013

POLICIAIS FEDERAIS ANTECIPAM MANIFESTAÇÃO EM PERNAMBUCO

Do SINDICATO DOS POLICIAIS FEDERAIS DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Policiais Federais de Pernambuco antecipam manifestação e estarão reunidos nesta sexta-feira, 06 de setembro, em protesto, na Sede da Superintendência da PF, no Bairro do Recife. A intenção é denunciar à sociedade brasileira as retaliações por que passam os Policiais Federais das categorias e Agentes, Escrivães e Papiloscopistas, em decorrência das negociações de Carreira e Salarial, com o Governo Federal. A manifestação acontecerá às 9horas. Os policiais estarão vestidos de preto, com a camisa “SOS Polícia Federal”, distribuirão panfletos aos transeuntes e faixas com frases de protestos serão exibidas.

A instituição vem sofrendo abalos em seu funcionamento diante de cortes de recursos para a manutenção de suas atividades, especialmente as operacionais, como é o caso de helicópteros e aeronaves que vem sendo doados, sob alegação de falta de verbas para manutenção, valores esses que o próprio governo não faz o repasse.

Além dessas questões, o reduzido efetivo da Instituição Policial, a sobrecarga de horas de serviço e o assédio moral imposto aos Policiais Federais, Escrivães, Papiloscopistas e Agentes, tem resultado em grande número de afastamentos para tratamento de saúde por problemas psicológicos e psiquiátricos, que tem elevado a evasão de policiais, os quais vêm deixando a Polícia Federal todos os anos, 105 somente no ano de 2012. Esta semana a Revista Isto É publicou os índices de suicídio na instituição: nos últimos 40 anos houve mais mortes através de suicídio do que em operações policiais. Em 2012, 11 mortes foram contabilizadas e no período de um ano, entre 2012 e 2013, foram registrados o maior índice de suicídios.

Diante do descaso do Governo, o efetivo dos Policiais Federais reivindica ainda o reconhecimento dos cargos de Escrivães, Papiloscopistas e Agentes, que envolvem a inclusão em lei das atribuições desses cargos, uma vez que constam em uma portaria considerada inconstitucional; o reconhecimento do nível superior dos cargos que há 16 anos se encontra na Lei nº 9266/96, mas que ainda é ignorado pelo Governo Federal; e as Reestruturações de Carreira e Salarial, condizentes com os demais cargos de nível superior das Carreiras Típicas de Estado

Com o melhor resultado do País, Pernambuco é reconhecido livre da Febre Aftosa com Vacinação


Ganhar mercado na produção pecuária, gerando emprego e renda para os pernambucanos, sobretudo para aqueles que moram no campo. É o que representa, na prática, ser um Estado livre da febre aftosa com vacinação, status conferido nesta quinta-feira (05/09) para Pernambuco. Em solenidade na Sede Provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções, o governador Eduardo Campos e o ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Antônio Andrade, assinaram a Instrução Normativa que permitiu ao Estado a mudança do status sanitário.

"Para poder transitar com o nosso gado, existia um limitador, que era a exigência da quarentena para o animal que saísse do Nordeste na direção dos grandes centros consumidores. Ou seja, nossa pecuária praticamente tinha que ser vendida aqui mesmo. Na medida em que quebramos essa barreira, valorizamos a produção animal pernambucana e nordestina também. E o que é ainda mais relevante: no pós-estiagem, quando estamos precisando reconstruir a base produtiva da região", explicou Eduardo.

Pernambuco obteve a melhor pontuação atribuída pelo Mapa nos 27 itens estabelecidos, somando 89 pontos. O governador ressaltou os esforços para alcançar tal resultado. "Construímos agências para cuidar da sanidade animal e o Estado colocou de graça, todos os anos, a vacinação para os pequenos produtores, fazendo a barreira sanitária em mais de 87 escritórios. Ganhamos, inclusive, do Ministério da Agricultura, o prêmio de melhor agência de controle nesse esforço", citou Eduardo. O último caso de febre aftosa registrado em Pernambuco foi há 15 anos, em Itaíba, no Agreste Meridional.

Após a conferência nacional, o desafio de Pernambuco será receber a chancela para comercializar fora do País. "O Brasil será um país estratégico para ajudar no provimento de alimentos, e sobretudo de proteínas, nesse cenário de crescimento populacional no Mundo. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o País terá que triplicar a sua capacidade de produção, e Pernambuco quer fazer parte dessa missão humanística, que vai ajudar na diminuição de desigualdades que tanto nos agride ainda", colocou o governador. "Em maio, receberemos o aval internacional para comercializar nosso produto", garantiu a presidente da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro/PE), Edivânia Camelo.

De acordo com o ministro Antônio Andrade, a meta é declarar todo o Brasil livre de Febre Aftosa até 2015. "Pernambuco tem feito esse trabalho muito bem, e não terá nenhuma dificuldade de colocar na prática o que está no papel (sobre a normativa internacional). Pernambuco mostrou que está fazendo o dever de casa, e está fazendo muito bem", reconheceu o ministro.

Para a erradicação da doença, foram investidos anualmente cerca de R$ 5 milhões. Outros R$ 68 milhões foram disponibilizados para a área do custeio, legando à vigilância sanitária do setor uma nova infraestrutura. Foram abertos 88 escritórios, que estão presentes em 143 municípios pernambucanos, possibilitando o uso de sistemas informatizados e dando maior confiabilidade aos dados repassados para o Mapa e às outras agências do País.

Sabendo mais sobre o Programa GOVERNO CLIENTE



Garanhuns foi contemplada com a apresentação do Programa Governo Cliente, na manhã desta quarta-feira (04/09), no auditório do SEBRAE. A iniciativa é do Governo do Estado, que além da divulgação, busca o aumento da participação das Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Microempreendedores Individuais (MEI), nas compras do poder público estadual, contribuindo assim para o desenvolvimento socioeconômico local e da região. O programa é para todos, e foi discutido nos eixos: Licitações acessíveis, Fornecedor qualificado e Crédito facilitado.

A ideia é tornar conhecido e acessível, as informações voltadas a ações de desenvolvimento econômico, como por exemplo, os editais, para o referido público, e assim, aconteça o fomento deste setor no Estado. A intenção é que os pequenos também participem das licitações, pois quanto mais as políticas de compra governamentais forem adotadas pelos Municípios, mais forte Pernambuco irá se tornar no setor econômico. Para se ter uma ideia disto, 16% do total de processos licitatórios realizados em 2012, tiveram como vencedores a Média Empresa, Empresas de Pequeno Porte e Micro Empreendedor Individual, segundo o Governo do Estado.

“Vender para o Governo é uma grande oportunidade para ampliação de mercado, pois ele é controlado por diversas ações”, declarou a Secretária Executiva de Fomento ao Empreendedorismo de Pernambuco, Ana Dias, reforçando que ao se qualificarem, estes empreendedores investem em produtos e serviços, e ampliam o mercado. O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns, Geandré Nogueira, afirmou que este programa servirá de modelo para o município, “através da desburocratização das informações o programa incentiva e promove a geração de emprego e renda, e faz com que os recursos financeiros permaneçam no Município.”

O evento de divulgação sobre o “Governo Cliente” contou com representantes da CDL local, do Sindicato dos Contadores de Garanhuns, das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Planejamento, Direitos Humanos, bem como da Controladoria Municipal, do SEBRAE Garanhuns, da Agência de Fomento do Estado de Pernambuco - AGEFEPE, da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, bem como da Secretaria de Administração do Estado de Pernambuco.

SEGUNDA DIVISÃO PERNAMBUCANA 2013: Resultados, classificação atualizada e tabela da próxima rodada


Panorama Esportivo
Blog do Tiago Valença

MAIS MÉDICOS: CONFIRA A LISTA DOS MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS QUE RECEBERÃO MÉDICOS CUBANOS


O Ministério da Saúde divulgou uma lista dos municípios pernambucanos que irão receber médicos cubanos para o atendimento à população, através do Programa “Mais Médicos”, que tem gerado muito debate, mas que conta com o apoio dos que mais precisam. 

Neste primeiro momento, 21 municípios pernambucanos contarão com os médicos cubanos da Organização Pan-americana de Saúde (Opas). Ao todo, serão 34 profissionais que estarão atuando nos 22 municípios contemplados.

Os médicos desta primeira etapa começaram a se apresentar na última segunda (02) e têm de comparecer até o dia 12 de setembro. Ao todo são 400 médicos cubanos que serão distribuídos por 219 localidades no Brasil. A maioria destes profissionais vai trabalhar nas regiões Norte e Nordeste, o que representa cerca de 91%.

Os médicos cubanos, que foram selecionados pelo programa Mais Médicos, têm especialização em Medicina da Família. Segundo o Ministério da Saúde, 84% destes profissionais têm mais de 16 anos de experiência na área.

Confira abaixo a lista dos municípios pernambucanos que receberão os médicos cubanos.

Afogados da Ingazeira: 02
Bom Conselho: 02
Brejo da Madre de Deus: 02
Cabrobó: 02
Condado: 02
Custódia: 02
Floresta:02
Frei Miguelinho: 01
Ibimirim: 01
Ingazeira: 01
Machados: 02
Maraial: 01
Mirandiba: 01 
Passira: 03
Quixaba: 01
Salgadinho: 01
Saloá: 01
Santa Maria do Cambucá: 01
Santa Terezinha: 01
São Joaquim do Monte: 01
Tupanatinga: 02
Xexéu: 02


Com informações do blog do Tiago Padilha

Tudo sobre a nova viagem de Izaías a Brasília

O prefeito Izaías Régis passou toda a terça-feira (03), no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e no Ministério da Educação (MEC) para acompanhar os convênios e projetos para a educação de Garanhuns. Entre eles, os processos das construções de novas escolas, em que o município deve ser contemplado a partir de 2014, bem como os pedidos de mais ônibus para o transporte escolar, que estão em fase de análise. 

Nesta quarta (04), os compromissos foram no Ministério da Saúde (MS) e no Ministério da Justiça (MJ). Nesse último, o chefe do Poder Executivo foi recebido pela coordenadora geral de Ações de Prevenção em Segurança Pública, Beatriz Cruz. O prefeito solicitou informações sobre os programas Mulheres da Paz e Valorização Profissional e Promoção à Saúde do Guarda Municipal. A intenção do gestor é que o Governo Municipal, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) e a Coordenadoria da Mulher, possam aderir aos programas – ambas as instituições estão em fase de preparação de projeto para envio ao Governo Federal.

No MS, Izaías Régis fez o acompanhamento dos projetos que estão em andamento – Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Academias da Saúde, ampliação de 7 Unidades Básicas de Saúde, bem como das construções de 3 novas unidades (uma delas tripla). O prefeito ainda conseguiu a liberação da primeira parcela para a construção da UPA. 

Secretaria de Comunicação Social

Unidades do Expresso Cidadão arrecadam donativos para as vítimas da seca



Visando promover a solidariedade e sensibilizar a sociedade de maneira ampla, a Secretaria de Administração em parceria com o Comitê da Ação da Cidadania Pernambuco Solidário – Contra a Fome, Miséria e Pela Vida distribuiu postos de arrecadação de alimentos não perecíveis, água mineral e ração animal nas oito unidades do Expresso Cidadão. Os donativos serão encaminhados para os atingidos pela seca do Estado.

Para o secretário Executivo de Pessoal e Relações Institucionais da Secretaria de Administração, Bruno Ferraz, esta é uma grande parceria. “Estamos muito satisfeitos com a integração porque é muito importante ajudar os nossos irmãos que estão sendo atingidos pela seca. O Estado precisa se unir para isso”, destaca.

O objetivo da ação é aumentar o quantitativo de doações, uma vez que o programa tem grande adesão por parte da população – cerca de 220 mil atendimentos mensais – e abrangência em todas as regiões de Pernambuco através das cinco unidades localizadas na Região Metropolitana do Recife (RMR), duas no Agreste (Caruaru e Garanhuns) e uma no Sertão (Petrolina). É importante ressaltar que a arrecadação acontece até o final de dezembro.

“Há 15 anos, o Programa Expresso Cidadão tem formado parcerias com órgãos públicos e entes privados para oferecer serviços de atendimento de boa qualidade com agilidade, otimização de tempo e comodidade para os cidadãos. Esta iniciativa é mais um reflexo desse empenho. Neste momento não disponibilizamos apenas o espaço físico, mas também entendemos que é importante estimular a população a doar. Afinal, a solidariedade deve ser exercida por todos”, destaca a gerente de Atendimento ao Cidadão, Cristiane Guedes.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.