terça-feira, 24 de setembro de 2013

EMPREGO: AESGA abre inscrições para Concurso Público



A Presidente da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns - AESGA, GIANE MARIA DE LIRA OLIVEIRA, TORNA PÚBLICO a abertura de inscrições relativas à realização de Concurso Público de provas e títulos, destinado à seleção de candidatos para o cargo de Professor de Ensino Superior, tendo em vista as necessidades apresentadas pelas Unidades Acadêmicas que fazem parte da Autarquia.

Ao todo, estão sendo disponibilizadas 24 vagas, e as inscrições seguem até 20 de outubro de 2013.

Informações referentes ao Concurso Público, tais como: normas, editais de retificação e/ou aditivos, validação de inscrições, bancas, resultados de julgamentos de recursos, listas de pontos, resultados das provas, homologação de resultados, ou ainda data, horário e local de realização das provas, constituindo-se em um cronograma, serão amplamente divulgadas no endereço www.cespa.com.br

Para conferir o edital, clique aqui.

Sindicato dos Bancários faz visitas a municípios da região


A greve dos bancários continua por tempo indeterminado em todo o país. Nesta segunda-feira (23/09), a diretoria do SEEB Garanhuns e Região visitou as agências de Bom Conselho e Brejão, onde houve palestras de conscientização, convencimento dos funcionários e fechamento das agências Banco do Brasil naquelas cidades.

Na manhã de hoje (24), diretores e associados do sindicato visitam as agências de São João, Canhotinho, Quipapá, Jurema e Lajedo, com o objetivo de aumentar ainda mais a adesão ao movimento, além de esclarecer a população sobre o movimento grevista e seus objetivos.

Saiba mais

Os bancários cruzaram os braços desde quinta-feira (19/09) e só retornarão às atividades quando os patrões apresentarem uma proposta decente.

Os trabalhadores votaram pela paralisação depois que a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) se recusou a atender as principais reivindicações da categoria, tais como: reajuste de 11,93%, contratação de mais bancários, combate ao assédio moral, saúde, segurança, dentre outras.

Outro fator que fez os trabalhadores radicalizarem o movimento foi o reajuste de 6,1% oferecido. O índice é muito baixo, principalmente diante do lucro do setor, que beira os R$30 bilhões, somente no primeiro semestre deste ano.

Jorge Côrte Real diz que o PTB fica ainda mais forte com novas adesões ao partido‏


Jorge Côrte Real diz que o PTB fica ainda mais forte com novas adesões ao partido

O deputado federal Jorge Côrte Real (PTB-PE) se diz satisfeito em ver o PTB de Pernambuco crescendo. A chegada de novos quadros ao partido com a filiação do prefeito de Limoeiro, Ricardo Teobaldo, e do ex-deputado estadual Romário Dias entusiasma a todos que fazem a legenda.

De acordo com Côrte Real, o Partido Trabalhista só tem a ganhar e os nomes vêm reforçar, não só a legenda, mas também, um grande projeto político de mudança para Pernambuco, com novas e arrojadas propostas, para fazer ainda mais pelo estado.

Também se filiam ao PTB ex-prefeitos de Aliança Azoka Gouveia e de Timbaúba Gilson Muniz, além da pré-candidata a deputada federal Márcia Muniz, Joglie Uchoa (ex-prefeito de Araçoiaba), Antônio de Abreu (ex-prefeito de Abreu e Lima), Chardel Mouron e José Arthur (ex-prefeito de Limoeiro).

As filiações estão acontecendo no escritório político do senador Armando Monteiro, na Iha do Leite. Outras novas adesões ainda serão anunciadas.

PT não entrega os cargos em Pernambuco para deixar a porta aberta ao PSB

Aconselhado pelo ex-presidente Lula através do PT nacional e seu presidente Rui Falcão, o partido em Pernambuco reconsiderou a vontade de entregar os cargos que ocupa no governo estadual, em uma espécie de represália ou caminho natural depois que os socialistas devolveram a Dilma Roussef os cargos que tinham no governo federal.

O Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra (PSB), atendeu o pedido de Dilma e continua no cargo até sua volta dos Estados Unidos. Sua agenda continua normal, com as atividades programadas. Dizem da possibilidade do PMDB de Michel Temer lhe oferecer a legenda em Pernambuco, com a candidatura ao senado, fechando a chapa com Armando Monteiro (PTB) e João Paulo (PT) para governador e vice, respectivamente.

A estratégia em continuar próximo ao PSB de Eduardo em Pernambuco é justamente deixar a porta aberta para o retorno do governador pernambucano à base do governo federal, além de diminuir o discurso do rompimento, jogando a responsabilidade do afastamento a Eduardo Campos, se este resolver em dar as contas aos representantes petistas que ocupam postos importantes em seu governo.

Quanto a Fernando Bezerra, parece preferir apostar em Eduardo, pois embora goste da ideia do senado, o que o move realmente é o Palácio do Campo das Princesas, e espera representar a sigla socialista na campanha. A seu favor, conta ser o mais político dos possíveis candidatos do PSB, principalmente se Eduardo, em campanha federal, tiver pouco tempo para o estado. Algumas lideranças preferem alguém de "dentro", mais próximo ao governador, e outros, ainda, apostam na continuidade caso o vice-governador assuma o governo e tiver boa aprovação popular. 

Resta aguardar.

Ponto facultativo na chegada de Dominguinhos a Garanhuns - A partir do meio-dia.

PONTO FACULTATIVO

O Governo Municipal de Garanhuns, por meio do Decreto nº 056/2013, informa que o expediente interno das Autarquias e Secretarias ligadas à Prefeitura, na próxima quinta-feira (26), será facultativo a partir das 12h. 

Secretaria de Comunicação Social - SECOM

Governo do Estado cria Fórum de Gestores em Direitos Humanos



A área de defesa dos direitos em Pernambuco recebeu um reforço, nessa segunda-feira, 23, com a criação do Fórum de Gestores em Direitos Humanos.O anúncio foi feito durante o Seminário Regional, que marcou o encerramento das Semanas de Direitos Humanos no estado.

Para implantação do fórum, foi assinada a Carta de Princípios pelo Secretário Executivo de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Moraes e por gestores das cidades de Recife, Jaboatão, Olinda, Igarassu, Itapissuma, Itamaracá, Paulista, São Lourenço, Moreno e Ipojuca. Nesta primeira etapa com a RMR, e em seguida com as cidades do interior.

Criado pela Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, SEJUDH e Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, SEDSDH, o Fórum de Gestores é um espaço voltado para os titulares das pastas que atuam com o tema, na esfera estadual e municipal. Visa aprofundar a reflexão acerca da implementação desses direitos no estado, para o debate democrático de ideias, a formulação de propostas, a troca de experiências e a articulação para ações eficazes em prol da promoção e defesa dos direitos humanos. 

O fórum poderá manter relações com representantes da sociedade civil organizada, movimentos e redes, como forma de favorecer a interlocução entre estes e os membros da gestão.

Ademais, o Fórum irá favorecer a implementação de ações conjuntas entre os municípios e o Governo do Estado, através da replicação de programas da SEJUDH no âmbito dos municípios, a exemplo dos núcleos de mediação de conflitos e ações de documentação, dentre outras.

Para o secretário executivo, Paulo Moraes, a integração dos gestores vai fortalecer as ações na área dos direitos humanos, com a proposta de atuação em forma de consórcio entre cidades limítrofes e no contexto das regiões, e poderá promover também articulação com órgãos federais. Em especial com aqueles que têm atribuições para a implementação do Programa Nacional de Direitos Humanos III.

Os encontros do Fórum de Gestores poderão ser convocados pela SEDSDH e SEJUDH ou pela representação de qualquer um de seus membros, que serão representados pelos 184 municípios pernambucanos.

Seminário Regional: Pernambuco pelos Direitos Humanos: O Seminário marcou o encerramento das Semanas de Direitos Humanos, que percorreu as 12 Regiões de Desenvolvimento, com ações de cidadania e defesa dos direitos do idoso, da criança e do adolescente, da população LGBT, contemplando 25.532 pessoas, até a última região. O objetivo foi dar visibilidade as ações da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, interiorizando essas ações. 

Outras informações sobre o Fórum de Gestores em Direitos Humanos, através da SEJUDH, pelo telefone 3187-3152.

Após 10 mandatos de Deputado Federal, Inocêncio Oliveira sai de cena!


O Deputado Federal Inocêncio Oliveira reuniu correligionários, amigos e convidados nesta segunda-feira na sede do Partido da República (PR), do qual é presidente estadual, para comunicar que deixa a política ao final do seu mandato, que aliás, é o décimo consecutivo.

O sertanejo afirma que seu estado de saúde, complicado ultimamente, em nada tem a ver com sua decisão, mas para amigos próximos, revelou que as constantes viagens têm dificultado sua presença em Brasília e nos municípios que representa.

Seu primo, Sebastião Oliveira, deputado estadual, deve herdar a maior parte de suas bases, e sai candidato a federal em 2014.

Inocêncio atravessou vários governos, estaduais e federais, e conseguiu ser situação em quase todos eles, sempre buscando estar próximo do poder para beneficiar suas regiões. Foi um parlamentar federal de uma região pobre, e conseguiu marcas impressionantes na mesa diretora da Câmara dos Deputados, onde ainda hoje faz parte, inclusive presidia a sessão que recepcionou a comissão FAMEG JÁ!

Foi praticamente o primeiro parlamentar de centro-direita a apoiar o projeto de Eduardo Campos, abrindo caminhos para outros apoios.

Em sua própria definição, tornou-se um parlamentar que buscou a interiorização do desenvolvimento em Pernambuco.

Muitas vezes criticado justamente por seu apoio aos governos, Inocêncio é sempre enaltecido por ser um aliado fiel e sempre próximo dos prefeitos que fazem parte da sua base de sustentação. Sempre teve uma liderança incontestável em Brasília.

O próprio governador revelou que Inocêncio Oliveira fará falta à vida pública.

Palestra em Garanhuns apresenta oportunidade de negócio em Vendas Diretas



O mercado de Vendas Diretas no Brasil cresceu 30% de 2001 a 2011, e somente em 2012 o volume de negócios chegou a R$ 70 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD). No mundo, o Brasil ocupa a 5ª posição no ranking, atrás apenas dos EUA, Japão, China e Coreia. E esse aquecimento do setor tem atraído grandes empresas que tradicionalmente atuavam com lojas físicas a ingressarem no modelo de Vendas Diretas.

Saiba o resultado da Caravana do CREMEPE em Caetés e Bom Conselho



Com a presença do presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto dÁvila, as entidades médicas de Pernambuco – Conselho Regional e Sindicato dos Médicos – divulgaram o resultado da Caravana, realizada entre os dias 16 e 20 de setembro, nas nove cidades mais atingidas pelo processo da seca deste ano no Agreste e Sertão.

A água, o foco da Caravana da Seca, é um problema grave nos municípios, segundo os médicos. A maioria da população só recebe água a cada quinze dias ou mensalmente, embora mantenha o pagamento da conta em dia. Muitos deles precisam comprar baldes e tonéis, que custam R$ 5 e R$ 10, respectivamente, ou pagar o valor de R$ 120 por um carro pipa. Essa realidade atinge cerca de 60% dos entrevistados. "Isso sem falar na qualidade da água, que teremos o resultado do material coletado nos hospitais e escolas públicas na próxima semana", disse a presidente do Cremepe, Helena Carneiro Leão. Os médicos aguardam o resultado das análises bacteriológicas das amostras da água e, assim, poderão saber se há presença de bacilos ou coliformes fecais.

Também foram encontrados diversos problemas nas unidades de saúde e hospitais, assim como na merenda escolar. "Em Serra Talhada, por exemplo, a merenda escolar é só angu e leite e ainda é divida com o presídio. Precisamos saber da prefeitura o porquê disso. Por outro lado, em Caetés e Bom Conselho, as crianças comem arroz, feijão, carne, macarrão e frutas", questionou dÁvila. Cerca de 27% dos professores, por sua vez, apresentaram pressão alta acima da média. "Esse número pode estar relacionado ao estresse do ambiente de trabalho", afirmou dÁvila.

PESQUISA PARA PRESIDENTE: Pela primeira vez, Eduardo bate Dilma em Pernambuco


Pela primeira vez, faltando um ano para as eleições, o governador Eduardo Campos (PSB) bate a presidente Dilma na corrida presidencial. Segundo pesquisa do Instituto Opinião, contratada com exclusividade pelo Blog do jornalista Magno Martins, Eduardo aparece na frente com 37.4%, cinco pontos de vantagem em relação à Dilma, que vem em segundo com 32.3%.

Ainda sem partido definido, a ex-senadora Marina Silva desponta em terceiro lugar com 11.9%, enquanto o tucano Aécio Neves tem apenas 2,5%. Brancos e nulos somam 8.2%. Na espontânea, entretanto, Dilma aparece na frente com 17.9% e Eduardo tem 6.6%, enquanto Lula aparece com 7.3%.

A pesquisa foi a campo entre os dias 13 e 18 deste mês, em 80 municípios do Estado, sendo aplicados dois mil questionários, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais para baixo ou para cima.

Eduardo bate Dilma na Região Metropolitana e na Zona da Mata, mas perde nos sertões e nos agrestes. No Grande Recife aparece com 38,1% e Dilma 23,7. Na Zona da Mata a diferença é de 45,3% para 33,3%. Nas demais regiões, a vantagem passa a ser da presidente.

No Agreste, Dilma tem 39,1% contra 33,4% de Eduardo. No Alto Sertão, a presidente desponta com 42,5% contra 34,5% de Eduardo, enquanto no São Francisco Dilma tem 40,5% e Eduardo 35.8%. Já a candidata Marina Silva tem seu maior percentual na Região Metropolitana - 15,6%.

Nas demais regiões, Marina aparece com 10% na Zona da Mata, 10,3% no Agreste, 8,4% no Alto Sertão e 4,6% no Sertão do São Francisco. O tucano Aécio Neves aparece com 3,1% no Grande, 2% na Zona da Mata, 2% no Agreste, 1,8% no Alto Sertão e 3,1% no São Francisco.

ESTRATIFICAÇÃO:

Os maiores percentuais da indicação de voto para Eduardo na corrida ao Planalto se encontram entre os eleitores com renda familiar de três a cinco salários (41,7%), entre os eleitores jovens na faixa etária de 16 a 24 anos (39,5%) e entre os eleitores com grau de instrução até a 4ª série (38,3%).

Seus menores índices aparecem entre os eleitores com renda familiar acima de 10 salários (32,2%), entre os eleitores na faixa etária acima de 60 anos (35.1%) e entre os eleitores com grau de instrução superior (35.4%). Quanto ao sexo, a maioria dos seus eleitores é homem - 39,2% contra 36,1% das mulheres.

A presidente Dilma tem seus maiores percentuais entre os eleitores com grau de instrução até a 4ª série (42,1%), entre os eleitores com renda familiar até um salário mínimo (40,9%) e entre os eleitores na faixa etária acima de 60 anos (36,8%). Entre os homens, tem 31,9% e entre as mulheres 32,5%.

Os menores percentuais de Dilma aparecem entre os eleitores com renda familiar acima de 10 salários (21%), entre os eleitores com grau de instrução superior (22,2%) e entre os eleitores na faixa etária de 25 a 34 anos (30,2%). 

PARA SABER MAIS: Blog do Magno Martins

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.