quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Luzia da Saúde participa de evento para as mulheres em Recife


A vereadora garanhuense Luzia Cordeiro, conhecida como Luzia da Saúde, tem feito do seu mandato uma luta constante de melhoria para as condições de vida das mulheres do município.

Na última segunda-feira, 23, participou na capital pernambucana do lançamento do PROGRAMA JUSTIÇA PARA AS MULHERES. AGORA E SEMPRE! 

O evento teve a participação do primeiro time do governo estadual, e Luzia aproveitou para mostrar que esteve ao lado do Secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, do governador Eduardo Campos e da deputada federal Luciana Santos, ex-prefeita de Olinda.

Izaías no Programa Combate


Em entrevista a Pereira Filho, no programa Combate, um dos líderes de audiência em Garanhuns, na 87FM, principalmente nas camadas mais populares, o prefeito Izaías Régis desviou das acusações do vereador Sivaldo Albino, que chamou de farra com o dinheiro público, as gratificações de até 100% dadas pelo chefe do executivo a secretários e assessores próximos. Izaías citou apenas a presidente da AMTT, Ana Rossine, dizendo que era uma forma de cobrir o seu salário do estado, não tocando no nome dos demais servidores beneficiados. Também não registrou que, segundo o diário oficial, nomeou duas gestoras para órgãos que não existem mais, o Hospital Santa Terezinha e a Escola Técnica Municipal. A informação que temos é que a servidora com a gratificação do hospital trabalha na secretaria de saúde do município.

Estas foram, principalmente, as denúncias, pois Sivaldo revela que secretários poderão ganhar R$ 13 mil com o acréscimo de 50%, conforme mostra o Diário Oficial, amplamente divulgado nesta terça-feira.

Em sua defesa, Izaías chegou a dizer que esta questão das gratificações por produtividade extra vêm desde a época de Ivo Amaral, portanto é antigo e normal, e que não precisa, ele e sua família, fazer farra com o dinheiro público, a exemplo do vereador, quando insinuou que Sivaldo empregou os irmãos. Izaías aproveitou para afirmar que Sivaldo é despreparado e disse que pode levar o vereador à justiça para que ele prove as acusações.

Com discurso de candidato, Izaías chegou a dizer que espera que o povo lhe dê esta oportunidade,  mas foi lembrado por Pereira Filho que ele já tem, já é o prefeito. Aliás, o radialista fez um pedido a Izaías, que veja com sua assessoria de marketing o fato de seus pronunciamentos, pois quando fala de improviso, muito entusiasmado, acaba gerando expectativas na população. Pereira Filho chegou a afirmar que Izaías seria um grande comunicador pela sua forma de se expressar: "Um novo Sílvio Santos".

Izaías fez anúncios de obras, principalmente o complexo binário da UPE, que vai calçar e sanear diversas ruas do entorno da universidade, melhorando o tráfego da região. Pereira Filho afirmou que o Bairro da Brasília tem sido esquecido pelos prefeitos, e pediu uma atenção especial de Izaías.

Blog´s

Izaías afirmou que os blogs que publicaram as denúncias são blogs "exclusivos" do vereador Sivaldo Albino. O apresentador Pereira Filho interrompeu o prefeito e lembrou que seu blog do Programa Combate também havia publicado, e que ele não presta nenhum tipo de serviço ao vereador, e questionou, segundo o jornalista Carlos Eugênio: E os blogs que não publicaram a matéria, é por que estão do seu lado? - Respondeu Izaías: É porque não acreditam (nas acusações do vereador).

AGORA COMIGO: Passamos dos quatro anos do blog, em uma crescente, de uma forma que estamos no auge de acessos, sendo um dos mais procurados do interior do estado. O blog está profissionalizado, liderando, incentivando e trabalhando de forma solidária aos demais blogs da região. Segundo o Alexa.com, em Garanhuns perdemos apenas para o Agreste Violento, mesmo assim estamos próximos. Carlos Eugênio teve um crescimento incrível e Roberto Almeida tem acessos semelhantes ao nosso, com a gente se alternando. Em blog não há concorrência, pois uma blogosfera forte é bom para todos, pela troca de acessos e informações. Temos em nosso rol 65 blogs parceiros. Os radialistas de Garanhuns são blogueiros. Marcos Cardoso, Pereira Filho e Eduardo Peixoto estão na net, entre outros.

Paralelamente, investimos nas redes sociais e estamos impulsionando nosso trabalho com assessoria de imprensa. Não vamos e nem podemos colocar este momento que vivemos profissionalmente à serviço de interesses políticos pessoais. Por isto, qualquer desqualificação do blog será refutada, inclusive a tentativa de vinculação. 

O blog continua publicando aquilo que achar interessante e relevante aos seus leitores. E, claro, abrindo espaço para todos que acharem necessário esclarecimentos.

Garanhuns recebe serviço de abordagem social



Por determinação de Laura Gomes, secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, uma equipe de abordagem Social do Serviço Especializado em População de Rua do Programa Vida Nova, junto com a equipe do CREAS municipal de Garanhuns, estará realizando, hoje, a partir das 22h, ações de abordagem social às pessoas em situação de rua e/ou que também fazem uso de álcool, crack e outras drogas.

Esta atividade faz parte das ações que estão sendo realizadas pelo Programa Vida Nova, visando o atendimento às pessoas em situação de rua e usuários de drogas, orientação aos serviços de abordagem e, principalmente, possibilitar o levantamento de quantas pessoas se encontram nestas situações em todo o Estado.

Esquema especial de segurança será executado no translado de Dominguinhos



O cortejo que trará os restos mortais de José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, para Garanhuns (PE), amanhã (23), terá uma operação integrada de segurança e trânsito, planejada e executada em conjunto pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros Militar (CBM). Serão, aproximadamente, 78 homens trabalhando em 16 motos e 11 viaturas.

Seguindo pela BR 232 e BR 423, batedores da PRF acompanharão o percurso, que está previsto para chegar no município às 13h. A ação terá um efetivo de 15 agentes de trânsito, 20 guardas municipais, 30 policiais militares, cinco bombeiros militares e oito agentes da PRF.

A AMTT operacionalizará a retenção do fluxo de veículos nas vias de acesso ao itinerário do cortejo, que passará pela avenida Rui Barbosa, rua XV de Novembro, avenida Dantas Barreto, avenida Barão do Rio Branco, rua Melo Peixoto e na rua Luiz Burgos. No cemitério São Miguel, os guardas municipais e mais seis homens da cavalaria da PM estarão fazendo a segurança interna.

Homenagens – Durante toda a manhã, haverá uma programação com apresentações artísticas em homenagem ao conterrâneo garanhuense. Orquestras, cantores, reisados, escolas e convidados do Agreste Meridional e de todo o estado de Pernambuco participam do momento. O bispo de Garanhuns, Dom Fernando Guimarães, fará a oração de encomendação de corpo e a benção do túmulo.

AESGA suspende aulas e torna ponto facultativo para a chegada do corpo de Dominguinhos



A presidente da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), Giane Maria de Lira Oliveira, por meio do Decreto Municipal 056/2013 e da portaria 368/2013, de 25 de setembro de 2013, informa que, considerando o translado do corpo do cantor garanhuense Dominguinhos para Garanhuns, o expediente interno nesta quinta-feira, 26, será facultativo a partir das 12 horas, não havendo, portanto, aulas em nenhuma das Unidades Acadêmicas da IES.

A Presidente informa ainda que a AESGA voltará às suas atividades normais na sexta-feira, dia 27 de setembro.

GIANE MARIA DE LIRA OLIVEIRA
Presidente da AESGA

Projeto CURTA AGRESTE AESGA apresenta três produções



A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) realiza nesta quarta-feira, 25 de setembro, a partir das 19h e 30mim, no auditório Manoel Elpídio Melo, mais uma edição do Projeto Curta Agreste – AESGA, desenvolvido por meio da coordenação de Projetos Sociais da Instituição e quem têm como objetivo principal divulgar o cinema produzido na Região, investindo na contribuição para a formação de um universo disciplinar.

A iniciativa, voltada para a apresentação de filmes e debates em torno de questões sociais nas diversas regiões do Agreste Meridional, apresenta nesta semana os vídeos Drogas Não; A Botija de Ouro e Clara dos Anjos.

Confira as sinopses dos curtas:

DROGAS NÃO – Vídeo experimental, produzido a partir de um projeto pedagógico do Colégio Municipal José Soares de Almeida, em Capoeiras, enfocando o tráfico de drogas em sua cidade, registra o depoimento de autoridade policial e a preocupação das famílias com seus jovens com relação a essa ameaça.
Coordenação: Agostinho Jessé

A BOTIJA DE OURO – Vídeo-reportagem experimental, realizado por estudantes do ensino médio da Escola Augusto Lúcio da Silva, mostra por que não se deve revelar o segredo de uma botija, fazendo se encantar e não dispor o tesouro anunciado. A história partiu de sonho de um senhor que ganhou um tesouro, entretanto, teria que dividi-lo com 12 irmãos, a história é vivida por 17 (dezessete) pessoas durante 60 noites.
Coordenação: Bárbara Michele - Correntes

CLARA DOS ANJOS - Último romance de Lima Barreto, conta a história da filha do carteiro Joaquim dos Anjos, que um dia se apaixona pelo malandro Cassi Jones e é abandonada após ficar grávida. É maltratada pela mãe do rapaz, levantando a questão do preconceito racial. Projeto da Escola Ismênia Lemos.
Direção: Manoel Pedro - Brejão

Obras de contenção do mar vão proteger forte histórico em Pernambuco



Construído por colonizadores holandeses no século XVIII, o Forte de Pau Amarelo é um dos principais cartões postais do município pernambucano de Paulista. Diante do fenômeno do avanço do mar no litoral brasileiro, a conservação do monumento - tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) - passou a ser uma preocupação das autoridades públicas.

Porém, o risco de deterioração da estrutura será controlado por meio de obras de contenção, iniciadas há um mês na Praia de Pau Amarelo. O Ministério da Integração Nacional investiu R$ 14,3 milhões na construção, que terá como um dos principais legados a preservação do forte histórico. Com 200 metros de faixa de areia já beneficiados, a intervenção vai proteger outros imóveis situados ao longo de 2 km de extensão do litoral da cidade.

Para enfrentar o avanço do mar, o projeto - executado pela prefeitura do município - emprega uma técnica inédita em Pernambuco, o bagwall. O método, já realizado com sucesso em praias de Alagoas, da Bahia e do Ceará, utiliza sacos de concreto em formato de arquibancada para dissipar o impacto da maré. “Essa obra é a possibilidade de garantir a preservação do Forte de Pau Amarelo e recuperar economicamente essa região com a ampliação do turismo e do comércio”, explica o secretário de Meio Ambiente de Paulista, Fábio Barros.

Proprietário de um bar próximo ao local da contenção, o comerciante Francisco Fagundes, já projeta aumento nos lucros. “A cada ano que passava a situação piorava e essa área estava muito desvalorizada. A gente acredita que, depois das obras, mais pessoas virão à praia e, com o aumento do movimento, pretendo investir na ampliação de meu negócio”, planeja ele.

A expectativa é de que o projeto esteja concluído até janeiro do próximo ano. Paulista será o segundo município pernambucano beneficiado por ações do Ministério da Integração Nacional para combater a erosão marinha. Em Jaboatão dos Guararapes, cerca de 5 km das praias de Barra de Jangada, Candeias e Piedade serão recuperados até o final deste ano, com investimentos do governo federal em torno de R$ 41 milhões.

Sivaldo mostra documentos e diz que Izaías faz farra com dinheiro público

O vereador Sivaldo Albino trouxe mais uma vez no facebook, e enviou por e-mail para os meios de comunicação, denúncias contra o governo municipal. No texto, o vereador acusa o prefeito Izaías Régis de fazer farra com o dinheiro público, concedendo gratificação de até 100% para alguns secretários e assessores, que podem fazer um auxiliar ganhar mais de R$ 13 mil reais, a título de Produtividade Extra, como sendo um valor recebido para trabalhar fora do horário do expediente.

E chama a atenção a nomeação de pessoas para cargos que não existem, como a gerência do Hospital Santa Terezinha, que foi fechado em janeiro, em uma das primeiras atitudes do governo municipal. Todos os documentos estão no facebook do vereador.

Vejam o texto enviado por Sivaldo Albino, com suas indagações.



Venho cobrando uma maior transparência nas ações do Prefeito Izaías Régis Neto, já fiz dois pedidos de informações com relação a contratos e folhas de pagamento e até agora não obtive respostas. Ao observar o Diário Oficial do Município, no site da AMUPE (http://www.diariomunicipal.com.br/amupe ), descobrimos que o Prefeito de Garanhuns vem fazendo uma verdadeira farra com o dinheiro público e concedeu (conforme PORTARIA Nº 237/2013-GP) gratificações com o pretexto de PRODUTIVIDADE EXTRA para antigos correligionários, que foram nomeados Secretários Adjunto, que recebem mensalmente R$ 7.200,00.

O Prefeito também concedeu PRODUTIVIDADE EXTRA a alguns Secretários e Presidente de Autarquia que recebem mensalmente R$ 13.500,00, 50% a mais que os seus companheiros de Prefeitura, como pode ser constatado na PORTARIA nº 237/2013-GP.

Outros auxiliares do Prefeito de Garanhuns, que trabalharam na área de comunicação, almoxarifado e Procuradoria recebem 100% de gratificação em cima dos seus salários. Alguns deles chegam a receber salários de até R$ 7.200,00 por mês.

Alguns fatos vem me chamando atenção e de forma até mais escandalosa promovido pelo Prefeito Izaías Régis: A exemplo a senhora MARIA EDNA DA SILVA RODRIGUES foi nomeada (PORTARIA Nº 084/2013-GP) Gerente do Hospital Santa Terezinha, ganhando R$ 2.800,00 para executar uma função que não existe, já que o Hospital Municipal Santa Terezinha foi fechado pelo Prefeito no dia 2 de janeiro de 2013. Já a Senhora MARIA DE FATIMA DE FARIAS, foi nomeada para ocupar o Cargo de Diretora da Escola Técnica Municipal, recebendo mensalmente R$ 1.800,00, conforme PORTARIA Nº 072/2013-GP, só que essa escola está sem atividades desde o inicio do Governo Izaías Régis Neto e em seu lugar funciona o almoxarifado e a garagem da Prefeitura

AGORA EU PERGUNTO: Você acha que ai não existe irregularidade? isso não é imoral ?

Será que o Prefeito Izaías Régis está certo em fazer farra com o dinheiro público, que é seu Dinheiro?.

É bom dizer que PRODUTIVIDADE EXTRA, conforme prevê a Art. 160 Inciso IX da Lei 6.123 de 20.07.68, do ESTATUTO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DO ESTADO DE PERNAMBUCO, adotado pelo Município através da Lei Municipal nº. 2.836 de 2.07.97 e Decreto 06/2013 é paga apenas para trabalhos realizados além do expediente e muitos desses gratificados sequer cumprem o expediente normal, quanto mais cumprem horários extras.

Quero informar aos amigos da Imprensa de Garanhuns e a população do modo geral que essas foram apenas algumas irregularidades que nós encontramos até o presente momento, mas o que até a próxima semana traremos novos fatos para informar a todos vocês, cumprindo o nosso real papel de Vereador de legislar e fiscalizar.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.