quarta-feira, 16 de outubro de 2013

OPINIÃO DO LEITOR: Festivais de Garanhuns


Na minha modesta opinião

A Prefeitura através da Secretaria de cultura e turismo, precisa fortalecer um evento no mês de Junho. Incluindo a cidade de vez no circuito do turísmo do forró do estado.

Ou realiza uma grande festa do padroeiro Santo Antônio. Ou cria-se um novo evento, que poderia ser uma grande homenagem, um "Arraial do Mestre Dominguinhos", apenas com atrações regionais e forró pé de serra, barracas com comidas típicas, quadrilhas juninas.... Seria mais autêntico e faria jus ao grande sanfoneiro.

A FEMUARTE, deveria substituir o festival da jovem guarda, (EM OUTUBRO), as atrações dos anos 60, deveriam apresentar-se todas em apenas um único dia, dentro da FEMUARTE, e com isso abrir oportunidade para nos demais dias trazer outros novos artistas que estejam na mídia,que possam atrair mais turístas e movimentar todos os setores econômicos da cidade.

Lembrando é apenas um opnião, sugestão!. 

Carlos Silva - Leitor do Blog do Ronaldo Cesar

PROGRAMA RÁDIO NA ESCOLA: A História de Garanhuns



O programa Rádio na Escola, apresentado por Fernandinho DJ e produzido por Jakson Fitipaldi na FM 7 Colinas, nesta noite de quarta-feira, aprensenta de seu estúdio um debate com membros do Instituto de Garanhuns, recém criada instituição que pretende resgatar a história de Garanhuns. Clique no link acima e ouça o programa. 


Do Blog do Anchieta Barros
http://anchietabarros.blogspot.com.br/

CRIANÇA BRINCANDO E APRENDENDO FEITO CRIANÇA No Colégio Sta. Joana D'Arc










O colégio Santa Joana D´Arc comemora a semana da criança, com uma vasta programação. Incluindo diversas atividades lúdicas, recreativas, dentre elas passeio extra classe, banho de piscina, brinquelândia, show de talentos, piquenique,desfile de fantasias, cinema e parque infantil.

Dentro da programação da semana da criança, nossos alunos desenvolveram habilidades recreativas as quais levam a criança a conhecer a realidade que a cerca, explorando, criando e recriando, desenvolvendo e exercitando. Dentro do projeto também foi trabalhado a solidariedade onde cada criança trouxe um brinquedo para doar as crianças das creches de nossa comunidade. Também houve gincanas promovendo a inserção da criança dentro do mundo atual e globalizado, visando autonomia desde cedo.

No CSJD além de uma ótima infraestrutura, dispomos de professores capacitados e uma proposta pedagógica solidificada em conhecimentos, valores e desenvolvimento integral do aluno. Faça o diferencial seja aluno do CSJD.

Em novembro aguardamos o XIII Momento Cultural, esse ano com grandes mudanças. Participe!

Garanhuns terá stand em Shopping de Natal-RN



A Secretaria de Turismo, estará realizando entre os dias 22 e 29 deste mês a ação “Agreste Visita Nordeste”. Durante o período, Garanhuns terá espaço no Natal Shopping, em Natal (RN), para divulgar os potenciais turísticos e seus serviços. A iniciativa tem a parceria da Unidade de Negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Agreste Meridional.

Os empresários de Garanhuns, interessados em divulgar seu empreendimento, devem encaminhar a sua folhetearia até a próxima segunda-feira (21), para a sede da secretaria.

Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste ajuda a mudar realidade de empresas pernambucanas

O empresário de Cachoeirinha (PE), Joanã da Silva Ferreira, começou a sua empresa de confecção de pijamas infantis há três anos. Na época, a ‘Pan Fux’ era tocada por apenas seis funcionários. Hoje, graças aos recursos obtidos por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) - financiados pelo Banco do Nordeste -, a empresa de Joanã dobrou o número de empregados e o faturamento também. “Posso garantir que essa foi a solução de todos os meus problemas”, afirma o empresário.

Ele conheceu a linha de crédito por meio de seu gerente bancário, em 2011. Joanã conta que investiu o dinheiro na aquisição de novas máquinas e na contratação de pessoal. “Agora, eu atendo consumidores de Sergipe ao Rio Grande do Norte e já estou precisando ampliar novamente o meu espaço físico e o maquinário”, conta o empresário, que obteve o recurso do FNE em novembro do ano passado.

Assim como Joanã Ferreira, o empresário Mário Freitas Filho - que atua na área de locação de guindastes e transportes especiais, em Caruaru (PE) - também recorreu ao Fundo e teve o faturamento e o RH de seu negócio dobrados. Atualmente, a sua empresa, a ‘CODEQUIP’, possui um quadro de 50 funcionários e existe há cerca de 20 anos no mercado.
Mário revela que, com a aquisição do financiamento, pôde investir mais R$ 10 milhões na renovação da frota e aquisição de novos veículos para ampliar a sua área de atuação. “Pude modernizar a minha empresa e, consequentemente, gerar empregos na região. Sem dúvidas, indicaria aos empresários a recorrerem a esta linha de crédito, pois as condições de pagamento e taxa de juros facilitam muito o nosso caminho”, garante ele. 

Caravana FNE - Nesta terça-feira (15), representantes do Ministério da Integração Nacional – órgão que administra o Fundo -, do Banco do Nordeste e da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) estarão apresentando a outros pequenos empreendedores na Câmara dos Vereadores do município de Cachoeirinha (PE) as facilidades e os benefícios das linhas de crédito. 

A Caravana tem o objetivo de aproximar Micros e Pequenas Empresas (MPEs) dos recursos do FNE e, assim, aumentar o número de empreendedores e as aplicações do Fundo. A ação faz parte de uma série de eventos que serão promovidos pelo interior dos estados da área de atuação do banco, considerados com economia estagnada.

“A meta do governo federal, de promover maior distribuição dos recursos, foi alcançada em 2012, quando todos os municípios da área de atuação dos fundos regionais foram contemplados com, ao menos, um financiamento. Agora, em 2013, a meta é dar continuidade e intensificar esse trabalho, promovendo uma maior inclusão social e a democratização do acesso ao crédito, ampliando os financiamentos para os pequenos e médios empreendedores, rurais e urbanos, sobretudo nas regiões menos assistidas pela rede bancária”, garantiu o secretario de Fundos e Incentivos Fiscais do Ministério da Integração Nacional, Jenner Rêgo.

UPE GARANHUNS: Estudantes da Escola de Aplicação se envolvem com arte educação circense‏

 


A Escola de Aplicação Profª Ivonita Alves Guerra da UPE-Garanhuns, realizou na última quinta-feira, 10, uma oficina de arte circense para seus alunos, que movimentou com muita alegria o dia na escola.

A iniciativa da direção da Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns, foi proporcionar o contato dos estudantes com a arte viva do circo, fazendo os próprios jovens interagirem com os artistas populares. Assim, teve oficina de maquiagem artística, pirofagia (com acompanhamento profissional), malabarismo e pernas-de-pau.

O diretor da UPE-Campus Garanhuns, prof. Clóvis Gomes, afirma que a experiência superou a expectativa da unidade e dos alunos, e que deve dar continuidade com outros segmentos artísticos como teatro e música, culminando com o projeto Arte na Escola.

"Queremos um final de ano com música e participação dos alunos. Já estamos conversando com a diretora, profª Vânia Duarte, para investirmos ainda mais nestes projetos de arte educação" - afirmou o gestor Clovis Gomes.

Vereadora Luzia Cordeiro participa de Conferência Estadual de Assistência Social‏



A Presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal de Garanhuns, Vereadora Luzia Cordeiro participou da X Conferência Estadual de Assistência Social de Pernambuco, ocorrida nos dias 07, 08 e 09 de outubro, na capital pernambucana.

Durante a conferência foram debatidos e analisados os órgãos gestores da assistência social municipais sob a perspectiva de seis eixos em termos qualitativos.

Luzia Cordeiro participou ativamente das discussões, contribuindo com as propostas identificadas na Gestão dos Benefícios do Sistema Único de Assistência Social- SUAS, que serão apresentadas na Conferência Nacional.

Uma das principais deliberações foi que, através do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, seja realizado uma ampla mobilização nacional, em articulação com parlamentares, para que o valor do Benefício de Prestação Continuada – BPC, não conte como cálculo da renda per capta para inclusão da família no Programa Bolsa Família – PBF, alterando para tanto o decreto de lei 6.564 de 12/09/2008.

FOTO HISTÓRICA: Dominguinhos com os pais, a primeira esposa e os sogros


Com cara de menino e de felicidade, Dominguinhos registra para a eternidade um momento, provavelmente da época de seu casamento com Janete (que viria a ser mãe de Mauro Moraes, filho de Dominguinhos). 

Na foto, além da esposa, aparecem de um lado os pais do noivo, Chicão e Mariinha, e do outro, seus sogros.

A foto estava com Valdomiro, irmão de Dominguinhos, em Garanhuns, no dia de seu enterro, e o professor Antônio Vilela, historiador, aproveitou para fazer esta cópia, publicada agora em primeira mão por nosso blog.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.