sexta-feira, 8 de novembro de 2013

CSJD: Colégio debate Lei Maria da Penha e políticas públicas para as mulheres







Dentro da programação do XIII Momento Cultural, nossos alunos foram agraciados com a presença da assessora direta de Maria da Penha, Srª. Ana Maria Guedes, e também a presença da coordenadora da secretaria da mulher, Drª Eliane Simões Vilar e seus assessores diretos. Após a palestra os alunos puderam compor a mesa redonda onde trocaram experiências, interagindo e adquirindo novas aprendizagens para a sua formação cidadã, percebendo o verdadeiro valor da mulher e sua interferência na sociedade.

Foi tratado pelas palestrantes a importância da fundamentação da Lei Maria da Penha, que contempla sete anos de regulamentação. Drª Ana Maria Guedes deixou várias mensagens para os alunos, dentre elas: o empoderamento passa pela fala e nos proporciona a liberdade.

O momento contou com a imprensa falada e escrita de Garanhuns.

Dom Fernando Guimarães e padre Marcelo Protázio no Vaticano e em Roma, na Itália



 O Bruno Rodrigo é mineiro de Belo Horizonte e foi acolhido pela Diocese de Garanhuns, onde renovou a paixão pelo sacerdócio. Atualmente mora em Roma, onde estuda e lá sempre recebe com sua simpatia os religiosos que vão ao Vaticano.

Há pouco, Bruno Rodrigo publicou algumas destas imagens em seu facebook, sempre com mensagens otimistas, de crença na Igreja Católica e em um país melhor! 

Há um ano ele me acolheu em sua casa na 
Diocese de Garanhuns , hoje o recebo em Roma. Visita ilustre! 
Obrigado Pe Thiago Fellipe, seu sacerdócio me inspira! Volte sempre.

Para ver mais:
https://www.facebook.com/bruno.rodrigo.5494

TEARTE - VIVA O COLETIVO: Neander, Revoredo e Rogério apresentam shows nesta sexta


Hoje Sexta-feira (08.11) o "Tearte - VIva o coletivo!" apresenta três grandes bandas da cidade de Garanhuns que farão Pocket Show de seus trabalhos autorais. As apresentações serão realizadas no ESPAÇO TEARTE que está localizado na Av Rui Barbosa, 605 (Em frente ao Palace Hotel) 

IMPORTANTEEE: Hoje serão entregues pulseirinhas para a entrada pois, será acesso Limitado.

Fátima e Desportistas prestam homenagem a Heleno nesta sexta-feira

O Planeta Bola nesta noite de sexta-feira viverá uma noite especial. Desportistas de Garanhuns, das mais variadas associações, em sua maioria companheiros e contemporâneos dos campos de futebol, vão prestar uma homenagem a Heleno, um grande amigo que faleceu há poucos dias.

Sua esposa Fátima, demonstrando o amor maior, é quem está organizando, junto a tantos amigos e sua filha Isabelle.

Compareçam, às 19h.


Silenciosamente a saudade hoje chegou nos primeiros minutos do dia.
Com o olhar percorri todos os cantos de nossa casa e mais uma vez não foi possível te encontrar...
Te olhei nas fotografias que retratam parte dos nossos momentos de alegria e de felicidade, e tive a certeza de que juntos vivemos uma linda história de amor e de superação.
Impossível segurar a emoção que tomou conta de mim...
Em pensamentos, senti tua presença e até o teu cheiro.
Pois eu não preciso te tocar para te ter em meu mundo, porque aonde quer que eu vá você estará sempre comigo.
Saudade do teu abraço.
Saudade do teu beijo.
Saudade de você.
“Nêgo” hoje você faria aniversário,com toda certeza seria um dia especial para nós,juntos comemoraríamos esta data,quis os propósitos de Deus que hoje estivéssemos separados fisicamente,daqui rogo a Sua misericórdia para que possas estar feliz e em paz .
Que a tua serenidade permaneça comigo.
Sinto sua falta,espero um dia nos encontrarmos outra vez.
Em algum lugar do tempo nós ainda estamos juntos, juntos para sempre!

Fátima Carvalho

ARTIGO: Dilma - Liderança e popularidade que não se alteram - Por Maurício Costa Romão



A avaliação positiva da gestão da presidente Dilma Rousseff, mensurada pela soma dos conceitos de ótimo e bom, era de 65% em março e caiu abruptamente para 30% no fim de junho (Datafolha), reflexo dos protestos de rua daquele período. 

Logo após a publicação daquela pesquisa de junho o marqueteiro da presidente, João Santana, desdenhando do potencial de corrosão eleitoral dos movimentos populares de então, tratando-os como episódicos e sem maiores conseqüências, vaticinou que em quatro meses a sua cliente recuperaria a popularidade perdida.

    AVALIAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO (%) DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF                                                                  VÁRIAS PESQUISAS NACIONAIS                                                                                                                                                                                                                                (agosto a novembro de 2013)
Conceito
agosto
setembro
outubro
novembro
Média
Ótimo + Bom
37
37
38
39
38
Fonte: elaboração própria com base em oito pesquisas nacionais

Esgotado o tempo prognosticado, o que se observa é uma recuperação apenas parcial da popularidade de Dilma em cerca de oito pontos, na média de oito pesquisas nacionais, reconquistados a partir de agosto e desde então teimosamente resilientes a alterações, conforme se depreende dos números desfilados na tabela acima.

Essa resistência dos eleitores em atribuir conceitos mais generosos à gestão da presidente Dilma é rescaldo das manifestações reivindicatórias do meio do ano que, inobstante hajam refluído enquanto movimentos de rua, permanecem latentes, impulsionadas pelas motivações que as ensejaram.

Sob esse prisma, então, de aprovação de governo – variável tida pelos especialistas como um dos principais fatores que influenciam a reeleição de incumbentes – há razões sobrantes para preocupações nas hostes petistas. Até porque essa variável independe dos cenários de intenção de votos. Mostra apenas como o eleitor avalia a administração governamental sem fazer associação com os postulantes que almejam gerenciá-la. 

Em termos de intenção de votos, as manifestações dos eleitores são um pouco mais favoráveis à presidente do que à apreciação que é conferida a seu governo. Na pesquisa de março deste ano o Datafolha registrou 58% de intenção de votos para Dilma no cenário mais plausível, o que continha Aécio Neves, Marina Silva e Eduardo Campos.

No fim de junho tais intenções de votos caíram para 30%, no mesmo cenário. Nos primeiros levantamentos de agosto, e nos que se seguiram até a erupção da aliança PSB-Rede, houve recuperação da presidente de cerca de oito pontos, em média, sempre no mesmo cenário e considerando pesquisas nacionais de vários institutos.

A partir da coalizão entre os partidos de Eduardo e Marina, a média de intenção de votos da pré-candidata petista alcançou o patamar de 42%, na configuração de disputa mais provável, contra Aécio Neves e Eduardo Campos. Embora não se possa comparar números que se originaram de cenários distintos, a zona de conforto da presidente parece mais ampla agora, contra dois candidatos,conforme pode ser visto na tabela a seguir.

PESQUISAS DE INTENÇÃO DE VOTOS (%) PARA PRESIDENTE DO BRASIL                                                                                  (outubro e novembro de 2013)
Candidato
Datafolha
Vox Populi
Ibope
Sensus
MDA
Média
Dilma Rousseff
42,0
43,0
41,0
40,2
43,5
41,9
Aécio Neves
21,0
20,0
14,0
18,0
19,3
18,5
Eduardo Campos
15,0
10,0
10,0
10,6
9,5
11,0
B/N/N*/NS/NR
23,0
27,0
35,0
31,3
27,8
28,8
  Data
11/out
11-13/out
12-21/out
17-21/out
31-4/nov

B = Branco; N = Nulo; N*= Nenhum; NS = Não sabe; NR = Não respondeu
Fonte: elaboração própria com base nas pesquisas listadas

De fato, no cenário mais provável de acontecer, a diferença média de intenções de voto entre Dilma e seus concorrentes é de um pouco mais de 12 pontos, o que possibilita seja o pleito encerrado no primeiro turno, se a eleição fosse hoje. 

Ainda assim, nota-se que o percentual atribuído à presidente nesta pesquisa de novembro do MDA difere muito pouco dos registrados nos levantamentos de outubro. Tal proximidade numérica suscita especular se não estaria ocorrendo aí, no campo das intenções de voto pós-junção Eduardo/Marina, o mesmo fenômeno de constância (38%) detectado nas pesquisas anteriores à celebração da referida aliança, só que agora num patamar ligeiramente superior (42%)?.

Enfim, a presidente continua favorita a permanecer no cargo, até pelo protagonismo que a condição de incumbente lhe confere. Entretanto, a alardeada liderança de intenções de voto que exibe hoje nas pesquisas carece de leitura mais crítica.
 
—————————————————————-

Maurício Costa Romão, Ph.D. em economia, é consultor da Contexto Estratégias Política e Institucional, e do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau. mauricio-romao@uol.com.br

Hospital Monte Sinai e Farmácia Pague Menos atendem plano de saúde da Petrobras

O Hospital Monte Sinai já está atendendo pelo Plano de Saúde da Petrobras, o AMS - Assistência Multidisciplinar de Saúde - e também a farmácia Pague Menos, da Av. Santo Antonio. 

Existem vários profissionais da Petrobras morando em Garanhuns e região, e este cadastramento de entidades de saúde no plano era um pedido antigo do pessoal.

Tá dado o recado!

GASODUTO: Vereador solicita a COPERGÁS a implantação do ramal São Caetano – Garanhuns‏



Buscando o desenvolvimento de Garanhuns e região, o vereador Audálio Ramos Filho (PSDC), através do Requerimento Nº 790/13, solicitou ao Governo do Estado e a Copergás, a construção do gasoduto (Extensão da rede de distribuição de gás natural) Ramal São Caetano – Garanhuns.

Segundo o vereador, que é também presidente do legislativo municipal, a iniciativa beneficiará todo o Agreste Meridional, pois com a extensão do gasoduto a partir de Caruaru, as cidades de nossa região serão beneficiadas com a diminuição de seus custos financeiros e ambientais, fomentando o crescimento econômico, com a atração de novas indústrias e de novos empreendimentos comerciais, aumentando a capacidade do setor produtivo de Garanhuns e da região.

“Por ser o município polo do Agreste Meridional, vários empreendimentos estão aportando em Garanhuns, a exemplo do novo shopping, empresas comerciais e industrias, e a expansão dos polos educacional e médico, o que demanda um aumento imediato da oferta de uma fonte de energia mais barata para esse consumidor” ressaltou o presidente do legislativo garanhuense.

O gás natural é a melhor opção por ser um energético limpo, puro, barato e competitivo o que beneficiará o novo momento por que passa Garanhuns e nossa região e que só irá aumentar com a duplicação da BR 423.

EDUARDO CAMPOS: Governador destaca potencial do Estado para empresários na Inglaterra (FOTOS)

 

O governador Eduardo Campos se reuniu, nesta quinta-feira (07/11), em Londres, com empresários de diversas partes do Mundo para apresentar oportunidades de negócios em Pernambuco. Cerca de 200 representantes de empresas com atividades nos mais variados segmentos compareceram ao seminário e puderam conhecer melhor o Estado e seu potencial de crescimento. "Mesmo em um momento de retração no Mundo, a economia de Pernambuco segue crescendo e oferecendo oportunidades em várias áreas, desde o petróleo e gás, onde os ingleses estão bem posicionados, até o segmento de energias renováveis, com foco em eólica e solar", afirmou o governador.

No seminário 'Pernambuco: Estado de Oportunidades', Eduardo também apresentou os diferenciais do Estado, com foco na profissionalização da gestão e nos investimentos em educação e qualificação profissional. "Desde 2007, aumentamos em mais de 600% os investimentos em educação, ampliamos de maneira consistente o número de escolas técnicas e estamos abertos para parcerias e cooperações com empresas interessadas em formar mão-de-obra qualificada", pontuou o governador, acrescentando que é fundamental melhorar a produtividade no Brasil e garantir melhor qualidade de vida para as pessoas como uma forma de atender à nova pauta estabelecida pela sociedade.

"Espero que este seminário seja o ponto de partida para novos e bons negócios. Para nós, este é o momento de estreitar relações com o Brasil e Pernambuco se mostra como um ambiente muito favorável, não apenas para o que já está instalado no Estado, mas também pela capacidade de diálogo e governança que sua representação demonstra”, destacou o secretário britânico para América Latina, Hugo Swire, que fez a abertura do seminário.

Para o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Márcio Stefanni, os encontros realizados em toda a missão na Europa já apresentam resultados importantes, como o anúncio da parceria entre a Living PlanIT e a Convida na construção de uma cidade inteligentena área estratégica de Suape. "Este projeto tem um grande potencial transformador para região e é uma prioridade para nós”, lembrou Stefanni, que acompanha o governador na missão pela Europa.

Reuniões e visitas – Atendendo a convite do governo britânico, após a realização do seminário, Eduardo Campos visitou as instalações do Parlamento Inglês (House of Lords) e almoçou com o ex-diretor do Serviço Nacional de Saúde britânico, Lord Crisp. A conversa girou em torno dos avanços e inovações na área médica e seus reflexos no Brasil. Ao final, o governador convidou Crisp para conhecer a realidade nordestina e os desafios de enfrentar os problemas na área da saúde em ambiente de grave vulnerabilidade social. Acompanhado pelo embaixador Roberto Jaguaribe, o governador também se reuniu com o ministro de estado para questões relacionadas ao Brasil, Kenneth Clarke, e com o Lord Green, nas dependências do governo britânico.

- Fotos do governador Eduardo Campos no seminário "Oportunidades de Negócios em Pernambuco", e após as reuniões com o ministro britânico de Relações Exteriores para a América Latina, Hugo Swire.

LIDERANÇAS DO AGRESTE PROMOVEM ENCONTRO PARA APRESENTAR GEOVANI OLIVEIRA E MARINALDO ROSENDO‏

Geovani Oliveira e Guilherme Uchoa

Fomos convidados para participar nesta sexta-feira, dia 8, de um evento que está sendo chamado pelos realizadores de Encontro de Lideranças do Agreste. Trata-se de um evento organizado por um grupo político da Região, composto por ex-prefeitos, ex-vereadores e lideranças comunitárias e rurais, para apresentar os pré-candidatos Geovani Oliveira (estadual) e Marinaldo Rosendo (federal), ambos do PSB.

No convite, fomos informados que o Encontro acontece no restaurante Chez Pascoal, localizado na avenida Rui Barbosa e tem inicio previsto para as 20h. Diversas lideranças participarão do Evento, a exemplo do Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Estadual Guilherme Uchoa (PDT) e os ex-prefeitos de Garanhuns, Luiz Carlos de Oliveira e de Bom Conselho, Audálio Ferreira, além de vereadores, ex-vereadores e líderes comunitários e políticos de toda a microrregião e até da Mata Norte.

“Será um Encontro de amigos, em que o assunto principal será o desenvolvimento de Garanhuns e de toda a Região”, registra o ex-prefeito de Garanhuns, Luiz Carlos de Oliveira, um dos anfitriões da realização.

Marinaldo Rosendo entre FBC e Eduardo Campos
GEOVANI OLIVEIRA - Geovani é garanhuense nato, estudou no Colégio Estadual e no Diocesano, foi líder estudantil e participou intensamente da política local. Depois de governar Itaquitinga, na Mata Norte, no período de 2009 – 2012, agora vai entrar na disputa por uma das 48 cadeiras da Assembleia Legislativa. Também mantém importantes laços, inclusive familiares, em cidades como Calçado, Capoeiras e Correntes.

MARINALDO ROSENDO - Já Marinaldo Rosendo é o atual Prefeito de Timbaúba, também na Mata Norte. Aliado de Eduardo Campos, o Empresário pretende deixar o Governo Municipal no próximo dia 31 de dezembro para disputar a Câmara Alta. É um dos proprietários da Schincariol e mantém cerca de 250 empregos diretos na Unidade da empresa em Garanhuns. Segundo informação de aliados, todos os veículos que transportam os produtos Schin em Pernambuco são emplacados em Garanhuns. 

“Eles não vem por acaso para o Agreste Meridional. Não são políticos que caem de paraquedas numa cidade. Geovani possui laços em Garanhuns e Marinaldo Rosendo investe no desenvolvimento da cidade mesmo sem qualquer mandato político. Vamos apoiá-los, pois temos certeza que eleitos, farão um bom trabalho em favor do Município”, registra Marcel Nogueira, ex-secretário de Governo de Garanhuns, um dos aliados da dupla na Cidade.

Estádio do Distrito de São Pedro passará por reformas‏


Através do requerimento nº 056/2013, o vereador Paulo Leal (PSB), solicitou uma ampla reforma no estádio de futebol Abílio Camilo Valença, no distrito de São Pedro, em Garanhuns. Em sua justificativa Paulo alertou sobre o estado precário de conservação que o mesmo se encontra.

“Faz-se necessária à atenção urgente do Poder Executivo Municipal no sentido de atender ao clamor dos desportistas e comunidade em geral do Distrito de São Pedro e adjacências, promovendo a reforma daquela praça de esportes” ponderou o vereador.

O campo de futebol está com o muro precisando de reparos, os vestiários necessitando de obras e sua parte elétrica e hidráulica em situações precárias. As traves estão com ferrugem, falta de pintura e está crescendo mato no campo. Diante dos problemas existentes torna-se imprescindível os serviços de reforma geral nas áreas interna e externa daquele local de lazer, pois o mesmo serve para que a prática esportiva ocupe os jovens, objetivando evitar o caminho das drogas e marginalidade, como também colaborar para uma melhor qualidade de vida dos desportistas são-pedrenses.

Em audiência mantida com o Prefeito Izaías Régis, onde foi exposta a atual realidade do campo de São Pedro, o vereador Paulo Leal obteve resultado positivo, quando o Chefe do Poder Executivo Municipal solicitou que o mesmo providenciasse o orçamento para realizar as obras de reformas. "O orçamento já foi concluído e entregue. Agora vamos aguardar os encaminhamentos para que em breve possamos ter o nosso Estádio de Futebol totalmente reformado”, pontuou Paulo Leal.

DOMINGO: Feijoada da MPC em Garanhuns é temperada com Cidadania


Antecipe-se e adquira já seu ingresso!

Olha aí o banner de divulgação da Feijoada da MPC Garanhuns (Mocidade Para Cristo do Brasil), que acontecerá dia 10 de novembro, no Instituto Bíblico do Norte - IBN. Esssa já é a sexta edição do evento.

Todo o dinheiro arrecadado será revertido para um projeto nosso chamado "Escola da Vida" (portalescoladavida.com.br), que acontecerá em algumas escolas públicas em nossa cidade a partir de 2014 e também capacitação de lideranças locais que serão são multiplicadores para o projeto de Desenvolvimento Comunitário na Massaranduba.

Os ingressos antecipados estão a venda em:
Jane Motta (Rua Dom José, 99 - Centro - 3761-4377) e 
Livraria Vida (Rua Severiano Peixoto, 34 - Centro - 3761-2462)

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.