domingo, 10 de novembro de 2013

GABARITO DO VESTIBULAR SERIADO DA UPE


A Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou o gabarito do vestibular seriado do terceiro ano. As provas do primeiro dia de Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 3 foram aplicadas na manhã deste domingo (09) e os feras enfrentaram testes de matemática, língua portuguesa, língua estrangeira e filosofia, além de escreverem uma redação. Na segunda (10), os candidatos passam por biologia, química, física, história, geografia e sociologia.

Para conferir o gabarito, clique aqui.


MENOS IMPOSTOS: Prefeitura de Lagoa do Ouro beneficia motoristas do Transporte Alternativo‏

A Prefeitura Municipal de Lagoa do Ouro enviou projeto de lei para a Câmara de Vereadores, reduzindo a incidência dos impostos para quem trabalha com transporte alternativo, passando agora a serem taxados com a menor alíquota da região.

Esta redução dos impostos era um pleito antigo da categoria, inclusive houve reunião dos motoristas recentemente onde externaram mais uma vez o pedido ao Governo Municipal.

O Projeto de Lei que beneficia o transporte alternativo foi aprovado com sete votos favoráveis e somente dois contrários, dos vereadores da oposição, Marquinhos Cavalcante e Luciano Torres.

Agora, a matéria retorna à Prefeitura para a sanção do prefeito Marquidoves Vieira, que já antecipou sua aprovação.

Emprego em Garanhuns



Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais, clicando nos ícones abaixo.

Armando atribui avanços na Mata Norte ao ex-presidente Lula

Da Assessoria do Senador Armando Monteiro

A presença do senador Armando Monteiro na Zona da Mata Norte de Pernambuco, neste sábado (09), mobilizou lideranças de mais de 30 municípios da região, incluindo representantes da Mata Sul e Agreste Setentrional, segundo a assessoria do senador.

Armando cumpriu uma agenda extensa durante todo o dia, que se encerrou com um encontro que reuniu mais de 500 pessoas em Carpina. Antes disto, esteve nos municípios de Timbaúba, Aliança e Nazaré da Mata, onde conciliou reuniões de trabalho para ouvir as lideranças locais sobre demandas e projetos, concedeu entrevistas a rádios e blogs da região, e esteve em contato direto com a população.

Em todos os municípios, e nas mensagens que chegavam às rádios, Armando era questionado sobre a conversa que teve com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última semana. A todos, respondeu que encontrou Lula animado e disposto a participar do processo eleitoral de 2014 em Pernambuco.

O senador lembrou que as conquistas obtidas nos últimos anos em Pernambuco se devem ao forte apoio dos governos Lula e Dilma, valorizado pelo desempenho do governador Eduardo Campos. Ele citou projetos como a refinaria, o estaleiro, as três unidades petroquímicas, além do pólo farmacoquímico e a instalação da fábrica da FIAT, em Goiana, na Mata Norte. “O que permitiu a vinda da FIAT foi uma decisão do presidente Lula, quando criou o regime automotivo do Nordeste, com um conjunto de incentivos fiscais que foram decisivos”, destacou.

SERTÃO: Universidade de Pernambuco leva Reitoria Itinerante a todas as unidades do estado

UPE Campus Salgueiro recebe Reitoria Itinerante
Visita da Reitoria ao laboratório do curso de Medicina em Serra Talhada
Estudantes em Arcoverde recebem o projeto Reitoria Itinerante

Recebemos o convite da Universidade de Pernambuco para acompanhar o projeto Reitoria Itinerante, nas unidades do sertão do estado, ao lado do próprio reitor, Prof. Carlos Fernando Calado, e praticamente todos os Pró-Reitores, a exemplo de Pedro Henrique Falcão, da Administração, de onde partiu o convite.

O projeto Reitoria Itinerante visita todas as unidades da Universidade de Pernambuco, da região metropolitana ao Sertão do São Francisco, a cada semestre, e tem se mostrado um grande acerto da gestão do atual reitor, pela aproximação com professores, coordenadores, gestores e, principalmente, os estudantes, que têm um acesso direto à administração da instituição.

Com a interiorização da Universidade de Pernambuco, que nos últimos anos se instalou em vários municípios e pólos regionais, este contato ganhou nova projeção. Agora, a UPE conta com cursos em Salgueiro, Caruaru, Serra Talhada, Arcoverde, Palmares, além das unidades como Nazaré, Garanhuns e Petrolina, que receberam investimentos e novos cursos. A Reitoria Itinerante se tornou um obrigatório momento de ouvir as bases, as pessoas que fazem o cotidiano, com tantas realidades e anseios distintos.

Esta semana, Prof. Carlos Calado agendou a visita às unidades de Petrolina, Salgueiro, Serra Talhada e Arcoverde. Além de Pedro Falcão, que representou também a PROPLAN (Planejamento), estavam a Pró-Reitora Isabel Avelar (PROGRAD), Profª Arine Lyra, representando a ProEC (Extensão e Cultura), profª Teresa (Pós-Graduação e Pesquisa) e Nathália, da assessoria de imprensa da universidade.

Os Campus de Salgueiro, Serra Talhada e Arcoverde estão sendo geridos a partir do MultiCampi Garanhuns, por isto, participaram das visitas o diretor, prof. Clovis Gomes Jr, o vice Prof. Fábio Rocha Formiga e o coordenador de graduação, Dr. Henrique Carneiro.

Nos encontros, os avanços do ensino superior no interior do estado foram mostrados com a intensidade de quem está participando do processo, com a alegria de fazer parte, de iniciar uma conquista, mas mostrando também a preocupação e urgência de alguns investimentos, em sua maioria infraestruturais. Vimos também, latente, o pedido pela abertura do concurso público para professor.

Com a Reitoria Itinerante, a equipe busca as respostas com os atores dos acontecimentos. Um exemplo foi em Salgueiro, onde há o curso de Administração e a inclusão do curso de Logística a partir de 2014. O acesso ao campus, a iluminação e a segurança foram os problemas mais citados. O campus fica a pouco menos de um quilômetro, no entanto não há o asfalto nem iluminação até o local, que funciona à noite, além disso, como fica afastado da cidade, há a preocupação com a segurança dos estudantes. O acesso, já no trevo com a BR-232, é muito perigoso por conta do tráfego, e não conta com sinalização.

Em cada unidade, os pró-reitores fazem suas considerações, colocando os serviços à disposição da Comunidade Acadêmica. A reitoria faz esclarecimentos e busca soluções  que atendam às reivindicações.

Em Serra Talhada, onde foi inaugurado o Curso de Medicina, estudantes e professores mostraram a necessidade do planejamento, tanto didaticamente quando no aspecto estrutural. O prédio ainda vai ser construído com recursos do estado, mas a necessidade de garantir o próximo semestre com novos professores é urgente. Por isto, o tema concurso público foi tão recorrente, pois é um problema que afeta vários cursos e unidades da UPE.

Em todos os encontros ficou constatado que o projeto Reitoria Itinerante, além de levar informações acadêmicas necessárias aos participantes, como cursos, programas, convênios e questões administrativas, transforma-se também em um fórum, um momento de interatividade, onde todos são partícipes, com os mesmos objetivos e troca de experiências. O reitor conversa diretamente com as pessoas que têm demandas à Universidade, e juntos buscam encontrar soluções.

Conversando com Pedro Falcão, que foi um dos responsáveis por esta interiorização, quando estava à frente da UPE Garanhuns, e que teve seu primeiro contato como Pró-Reitor com as unidades, sobre o projeto Reitoria Itinerante, ele afirma que não seria possível a gestão complexa de uma universidade que de fato se torna do estado à medida que avança ao interior, se ela não estiver presente, ouvindo as pessoas que fazem a instituição no cotidiano. Como disse o próprio Reitor Carlos Calado: “É para esta ponta, para os que fazem os cursos, os estudantes, que funciona toda a universidade.”

A UPE conta com quase 40 mil estudantes em todos os cursos oferecidos. Realidades tão diferentes quanto o clima. Depois de dois dias de sol latente em Salgueiro, Serra Talhada e Arcoverde (além de Petrolina), retornamos ao clima serrano de Garanhuns, sabendo que os estudantes, professores e coordenadores da UPE Sertão, querem as melhores condições para que a Universidade de Pernambuco continue avançando.


Cidades de Pernambuco concedem título de cidadão a Fernando Bezerra Coelho


Depois de cidades do Sertão como Salgueiro e mais próximas à capital, como Vitória do Santo Antão, agora é Caruaru quem concede o título a Fernando Bezerra Coelho, provável candidato do PSB de Eduardo Campos a sua sucessão.

Ex-ministro da Integração Nacional, FBC, torna-se, nesta segunda-feira (11), cidadão caruaruense. O título aprovado no mês passado pela Câmara de Vereadores será entregue, a partir das 20h, em sessão solene no Fórum Municipal Juiz Demóstenes Batista Veras.

O projeto de autoria do vereador Marcelo Gomes (PSB) justificou a homenagem devido à atuação política de FBC em favor do desenvolvimento da Capital do Agreste. Entre as iniciativas mais recentes para beneficiar Caruaru, Fernando Bezerra, ainda como ministro, assinou convênio no valor de R$ 31 milhões para a pavimentação de vias de acesso à zona rural do município.

Por falar nisso, em visita ao Agreste Central de Pernambuco, Fernando Bezerra, reuniu-se, na manhã da sexta-feira (08), com o prefeito Joãozinho Tenório, de São Joaquim do Monte, visitou obras e conversou com os prefeitos Tio Correia (Belém de Maria) e Thiago Nunes (Agrestina) para discutir ações de estímulo ao desenvolvimento da região como as obras da ferrovia Transnordestina.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.