sábado, 7 de dezembro de 2013

BOA NOTÍCIA: Atacadão Assaí começa a ser construído em Garanhuns


Quem passa pela PE-177 (Sentido São João), na frente da Vila do Quartel, já pode ver o início das obras que vão levantar o Atacadão Assaí em Garanhuns. O local era o bar A Fazendinha, que teve as árvores retiradas, a área cercada por tapumes e conta com inúmeros trabalhadores já em atividade.

Que chegue chegando, como diz a gíria, pois a população pede concorrência no setor de supermercado, com qualidade e preços acessíveis. Infelizmente o TodoDia não ocupou este espaço, como se imaginava.

Por falar nisso, as Casas Bahia inauguram em Garanhuns nesta quarta-feira, prometendo grande promoção!

EX-PRESIDENTES DO BRASIL: Lula, FHC, Collor, Sarney e Dilma vão ao enterro de Mandela

A última viagem internacional de ex-presidentes ocorreu em abril de 2005,
quando Lula, FHC, Itamar Franco e Sarney estiveram juntos
para participar do funeral do Papa João Paulo II.

Independente de cores partidárias e ideológicas, o Brasil expressa sua homenagem a Mandela, com a presença em seu enterro de sua presidente e quatro ex-presidentes da república, Lula, Collor, FHC e Sarney, que acompanham Dilma Roussef.

Um exemplo de democracia republicana, acima de tudo!

A presidente Dilma Rousseff decidiu convidar os ex-presidentes brasileiros para acompanhá-la em viagem a Johannesburgo, onde será celebrada uma missa em homenagem ao líder sul-africano Nelson Mandela.


MAURÍCIO COSTA ROMÃO: Dois em cada três eleitores querem mudanças



As pesquisas eleitorais que se sucedem umas às outras continuam mostrando que a irrupção das manifestações de junho gerou sementes de insatisfação que permanecem brotando urbi et orbi.

Desta feita, são os dois últimos levantamentos dos institutos Ibope e Datafolha, no mês de novembro, que identificam haver na população grande contingente de eleitores – nada menos que dois em cada três - que quer mudanças na próxima administração presidencial (66% no Datafolha e 62% no Ibope).

Na pesquisa do Datafolha é possível desagregar os dados por algumas características socioeconômicas, de localização geográfica e políticas e verificar onde se encontram os estratos de maior e menor percentual de eleitores que desejam que a gestão do próximo presidente seja diferente da levada a efeito por Dilma. 

Os eleitores que mais desejam mudanças se concentram nos núcleos: feminino (67%), jóvens (72%), que têm curso superior (76%), que são de maior renda (80%), localizados no Sudeste (72%) e em capitais de estados (71%), que reprovam a administração Dilma (92%) e têm maior contingente no Partido Verde (94%).

Já os eleitores que menos preferem mudanças são do sexo masculino (64%), de faixa etária idosa (58%), os que têm apenas o fundamental (55%), de baixa renda (59%), os que se localizam no Nordeste (58%) e no interior dos estados (63%), os que aprovam a gestão da Presidente (41%) e admiram o PT (47%).

Observe-se que a amplitude do diferencial entre os que mais desejam mudanças e os que menos desejam é relativamente pequena, exceto na avaliação de governo e na preferência partidária. Isso significa que a insatisfação é mais ou menos homogênea entre os diversos estamentos sociais. Ou seja, a presidente está tendo dificuldades elevadas de aceitação mesmo entre seus adeptos.

A pesquisa do Datafolha mostra, por outro lado, que a presidente Dilma vem-se recuperando devagar, mas constantemente, da queda de avaliação sofrida no meio do ano. Embora a média de aprovação da gestão governamental (ótimo e bom) em 10 pesquisas pós-manifestações continue em 38%, neste levantamento do final de novembro essa aprovação atingiu 41%. Índice expressivo, mas ainda distante dos 65% de março passado.

Tem-se aí, portanto, um estimulante embate que certamente trará grandes emoções ao pleito que se avizinha: uma trajetória ligeiramente ascendente de popularidade da presidente em luta contra um percentual elevado de insatisfação incrustado na população. 

Do ponto de vista aritmético, o desafio da presidente será o de conquistar ao menos 50% da parcela dos 2/3 de eleitores que querem mudança de ações governamentais. Se fizer isso ela reverterá as frações, ficando com 2/3 que desejam a continuidade de seu governo. A reeleição estaria garantida.

----------------------------------------------------------------

Maurício Costa Romão, Ph.D. em economia, é consultor da Contexto Estratégias Política e Institucional, e do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau. mauricio-romao@uol.com.br. http://mauricioromao.blog.br.

Relação das faculdades pernambucanas que tiveram vestibular suspenso pelo MEC


Foto: Marcello Casal / Agência Brasil
Doze faculdades particulares de Pernambuco não poderão realizar vestibular para preencher vagas em 14 cursos, no próximo ano. A proibição é do Ministério da Educação, que determinou suspensão de processo seletivo de 270 cursos no País. As faculdades tiveram Conceito Preliminar de Curso (CPC) insatisfatório (1 e 2) nos anos de 2009 e 2012.

“Nossa obrigação é assegurar qualidade aos estudantes”, disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. “Precisamos continuar expandindo, mas com qualidade. Não tem negociação, os critérios são rigorosos”, enfatizou o ministro.

Os 270 cursos com CPC insatisfatório representam um corte de 44.069 vagas de administração, ciências contábeis, direito, comunicação social e demais cursos nas áreas de humanidades.

Além da medida cautelar de suspensão de vestibular, os cursos terão de firmar protocolo de compromisso, com plano de melhorias detalhado e medidas a serem tomadas em curto e médio prazo.

Em 60 dias, os cursos mal avaliados devem passar por reestruturação no corpo docente. Ou seja, investir em dedicação integral e titulação dos profissionais.

Em 180 dias, por readequação da infraestrutura e do projeto pedagógico. O plano de melhoria será acompanhado por comissão de avaliação, que fará relatórios periódicos. Caso se verifique o não cumprimento das medidas, será instaurado processo administrativo, que pode resultar no fechamento do curso.

Confira as instituições e os cursos com vestibular suspenso. 
A lista completa pode ser acessada no Diário Oficial da União

Recife
Escola Superior de Relações Públicas | Secretariado Executivo
Faculdade de Ciências Humanas (Esuda) | Administração
Escola Superior de Marketing | Publicidade e propaganda e Administração
Faculdade Santa Helena | Administração
Faculdade Salesiana do Nordeste | Administração e Direito
Faculdade Integrada de Pernambuco | Administração

Jaboatão dos Guararapes
Faculdade Europeia de Admnistração e Marketing | Administração
Faculdade Metropolitana do Grande Recife | Publicidade e Propaganda

Olinda
Instituto de Ensino Superior de Olinda | Direito

Ipojuca
Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas | Ciências contábeis

Caruaru
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru | Ciências Contábeis

Carpina
Faculdade Luso-brasileira | Ciências contábeis

fonte:jconline


COPA DO MUNDO: O que as pessoas acham da ARENA PERNAMBUCO?


O Mega Portal UOL criou um hotsite para a Copa do Mundo, todas as informações sobre o evento que chamará a atenção do universo no próximo ano para o Brasil.

Dentre milhares de informações, a interatividade. O Portal questiona sobre as arenas construídas para a Copa. A ARENA PERNAMBUCO - Sede Recife, tem notas baixas, resultado de problemas sentidos nestes primeiros meses de funcionamento. É longe, para quem estava acostumado com os três estádios da capital dentro da cidade. Serviços ainda são um problema como a lanchonete e atendimento. Comunicação é outro calo na chuteira: Telefonia e internet.

É claro que muita coisa estará resolvida para o evento, mas não fica bem estar aparecendo assim para o Brasil todo, ou melhor, agora, para todo o mundo, pois alemães, italianos, americanos, mexicanos, marfinenses, japoneses, croatas e costa-riquenhos já estão na internet procurando informações de onde suas seleções vão jogar.


saiba mais: UOL COPA DO MUNDO

Nota do público para a ARENA PERNAMBUCO

  • Acesso ao Estádio

    4,5
    85 avaliações
  • Acomodação

    7,4
    60 avaliações
  • Alimentação

    4,4
    50 avaliações
  • Atendimento

    4,7
    49 avaliações
  • Banheiro e limpeza

    6,2
    47 avaliações
  • Estacionamento

    5,7
    36 avaliações
  • Segurança

    8,5
    39 avaliações
  • Sinalização

    5,2
    40 avaliações
  • Telefonia e internet

    4,4
    41 avaliações
  • Visibilidade do campo

    8,6
    54 avaliações

BR-423 e BR-110: Fernando Ferro confirma investimentos do Governo Federal em Pernambuco

Fernando Ferro (PT), que está este sábado em Garanhuns, usou esta semana a tribuna da Câmara dos Deputados em Brasília para falar de investimentos do Governo Federal para Pernambuco, principalmente a duplicação da BR-423. 

Inocêncio Oliveira era o presidente da Casa Legislativa quando foi concedida a palavra a Ferro.

"Senhores Parlamentares, temos uma luta histórica, no agreste e no sertão de Pernambuco, pela duplicação da BR-423. Felizmente, no começo do próximo ano, estaremos assinando a licitação do trecho São Caetano-Garanhuns. Essa é uma importante via de escoamento que interliga a cidade de Garanhuns à BR-232. 

Essa BR, no trecho São Caetano-Garanhuns, é responsável por um intenso tráfego do Sul do País, o que faz com que aquela região precise dessa duplicação. Então, estamos muito contentes com isso. De fato, é mais uma ação do Governo Federal para qualificar a nossa malha rodoviária para acompanhar o progresso que acontece naquela região. 

Em contato hoje com o Superintendente do DNIT, General Jorge Fraxe, tivemos uma notícia importantíssima — essa também é uma luta histórica nossa —o asfaltamento da BR-110, no trecho Ibimirim-Petrolândia, o chamado retão do Ibimirim. Esse trecho já foi alvo de diversas tentativas de Parlamentares, numa luta histórica, para que a BR-110 fosse asfaltada nesse trecho. Isso trará uma importante contribuição para o desenvolvimento daquela região do submédio do São Francisco e do Sertão Moxotó. 

Portanto, só temos a comemorar. Quero mandar um abraço ao Vereador Eraldo, de Jatobá, para a Vereadora Fofa, de Ibimirim e para nossa companheira Erolândia, que sempre participaram e sempre nos provocaram para que lutássemos por essa conquista. 

O PAC-3 estará incorporando o asfaltamento da BR-110. O Deputado Inocêncio Oliveira conhece bem essa história. Há muitos anos, a luta foi travada por interesses políticos, inclusive o asfaltamento do trecho Ibimirim-Petrolândia. Finalmente, ele sai, abrindo uma nova variante de ligação do Nordeste com o Sul do País, que antes, muitas vezes, tinha de passar por Petrolina. Agora, teremos esse acesso que economizará quase 200 quilômetros nesse percurso de interligação da região Nordeste com o Sul do País, principalmente com a região do agreste de Pernambuco. 

Portanto, temos de comemorar essa importante decisão do Governo de incluir o asfaltamento desse trecho da BR-110 no PAC-3. A conexão dessa rodovia contribuirá muito para aquela região do submédio do São Francisco e do Sertão do Moxotó.

Muito obrigado, Sr. Presidente."

Fernando Ferro - Deputado Federal

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.