segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

TV ASA BRANCA: Ministério Público afirma que nenhum município do Agreste implantou Portal da Transparência

Um encontro promovido pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal, debateu nesta segunda-feira, 09, em Audiência Pública no Forum da cidade, a transparência e a corrupção na administração municipal. A cobrança maior é pela implementação do Portal da Transparência nos mais de 40 municípios do Agreste Meridional. Segundo os promotores, nenhum município está cumprindo a lei que exige a transparência pública na internet, que objetiva oferecer o acesso à informação para a população.

Um prazo será dado para que as administrações criem seus portais. 

Vereador solicita Programa Habitacional para Garanhuns‏

O vereador Cláudio Taveira (PROS), apresentou requerimento na Câmara Municipal, solicitando ao Poder Executivo que, em parceria com o Governo Federal, implante em Garanhuns o Programa "Habitação de Interesse Social", que tem gestão do Ministério das Cidades - MCidades, e é operado com recursos do Orçamento Geral da União - OGU.

O MCidades procede a seleção das operações a serem atendidas pelo programa e informa à CAIXA para fins de análise e contratação da operação.

"Estamos buscando atrair este programa para Garanhuns pelo desenvolvimento urbano que propicia, apoiando construção habitacional para famílias de baixa renda, de até R$ 1.050,00 (mil e cinquenta reais mensais), em localidades urbanas e rurais". Explica Claudio Taveira.

Mesmo com os investimentos do Programa Minha Casa Minha Vida em Garanhuns, ainda é grande o déficit de moradias para as pessoas de baixa renda.

Hospital Dom Moura chega a atender pacientes de mais de sessenta municípios‏

Dr. Luiz Melo, gestor do HRDM
A direção do Hospital Regional Dom Moura detectou uma situação especial no relatório consolidado de serviços realizados no mês de outubro/2013. É grande o número de atendimentos a pessoas de fora da área de abrangência do hospital. A V GERES - Gerência Regional de Saúde congrega 21 municípios, que têm o Hospital Dom Moura como hospital de referência, ou seja, para determinados atendimentos especializados, entretanto, em alguns setores, pacientes de mais de 60 municípios passaram pelo HRDM no mês de outubro.

"O hospital é público, e deve atender todos que ali chegam, mas vemos que ele está cumprindo uma função além de sua responsabilidade. Precisamos observar esta triagem regional, buscando oferecer serviços com qualidade cada vez mais próximos da população, para que não haja esta dependência do nosso hospital, como foi mostrado no relatório apresentado pela direção. É realmente um grande serviço que precisa ser reconhecido por todos." - Afirma Dra. Ricarda Samara, gestora regional.

Na semana passada o Hospital Regional Dom Moura em Garanhuns apresentou os números de atendimentos referentes ao mês de outubro/2013, e impressionam a quantidade em diversas áreas, que somando superaram mais uma vez a marca dos dez mil atendimentos. 10.273, em números exatos.

"Estes altos números são consequência do costume das pessoas de procurar o hospital para o primeiro atendimento, mesmo sendo a unidade de referência regional. É muito grande o número de pessoas, principalmente de Garanhuns, que utilizam o HRDM sem passar pelos postos de saúde ou hospitais municipais." - Revela o diretor, Dr. Luiz Melo.

Confira a quantidade de municípios atendidos em alguns setores:
Clinica Cirúrgica: 67 municipios
Ortopedia: 62 minicipios
Clínica Médica: 50 municipios
Maternidade: 39 municipios
Odontologia: 32 municipios

Congresso Municipal de Educação começa nesta terça-feira em Garanhuns

Clique para ampliar e conferir a programação


O Governo Municipal por meio da Secretaria de Educação está promovendo o I Congresso de Educação de Garanhuns. O evento acontecerá nos dias 10 e 11 de dezembro e terá como tema “O poder da educação na construção do homem e no desenvolvimento social”.

Durante esses dois dias, os educadores terão oportunidades de participar de palestras com os temas: Avaliação da aprendizagem e gestão pedagógica – ministrada pelo Professor Cipriano Luckesi; Gestão Escolar, democracia e ética na escola – apresentada pelo Professor Vitor Henrique Paro e Refletindo sobre a autoridade do professor através do lúdico – que será conduzida pelo Professor Nelson Gonçalves do Nascimento Filho. Todos os palestrantes são renomados nacional e internacionalmente.

Além do ciclo de palestras, também serão apresentados trabalhos em forma de pôsteres e discussões em mesas redondas. As mesas terão como temas: Educação no campo como direito humano: perspectivas e desafios e Inclusão na prática.

AESGA planeja curso de ARQUITETURA para 2014


A AESGA - Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns está planejando lançar o vestibular para o curso de Arquitetura que deve ser criado em 2014, se possível já no primeiro semestre. A informação é da própria presidente, prof. Giane Lira.

Marcílio Maia tem trabalhado na formatação do curso, e caminha para ficar somente as questões estruturais a serem resolvidas para a AESGA chamar o vestibular. Sem salas no momento que possam atender o curso, uma boa notícia é a construção do novo Colégio Padre Agobar Valença, e a possibilidade da utilização de salas para a instituição de nível superior no horário da noite.

Como para abrir o curso e consequentemente iniciar a primeira turma precisa apenas de uma sala, a instituição se prepara para lançar o vestibular em 2014, com o planejamento de ter a infraestrutura necessária já em 2015, quando o novo colégio deve ser inaugurado, com sua frente para a Rua Maria Ramos, ao lado do SENAC.

O curso de Arquitetura tem causado grande expectativa regional, e boa parte de sua estrutura já tem sido preparada junto ao curso de Engenharia Civil da autarquia.

RESULTADO DA ENQUETE: Quem vence a eleição para Presidente da República em Garanhuns?


A campanha em 2014 terá uma situação diferente aos eleitores de Garanhuns, que nas últimas pelejas votaram quase unanimemente em um mesmo candidato para presidente e governador. Foi assim com Lula, Dilma e Eduardo.

Em 2014, Eduardo, governador do estado, vai enfrentar Dilma, e ainda tem a onipresença de Lula. Ainda conta que Garanhuns tem um prefeito que já adiantou que estará no palanque com Armando e Dilma, ou seja, contra Eduardo.

Porém, é significante a força do governador e a sua administração aprovada no estado. Ainda conta a seu favor o sentimento de mudança e seu perfil que corresponde ao que deseja este eleitorado. 

A disputa será interessante, tanto no estado quanto em Garanhuns, onde 54% de nossos e-leitores acreditam na vitória de Dilma. Óbvio que 46% acreditam na vitória de Eduardo. Equilibrado, mas com vantagem para a presidenta. Foram 280 e-leitores.

Não colocamos outras opções porque não têm chance de esperar que Aécio ou até mesmo o conterrâneo Randolfe serem os mais votados no município.

Ouvidoria do TJPE realizou Audiência Pública em Garanhuns‏



A Ouvidoria do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) realizou, na sexta-feira (06), Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Garanhuns. Com o tema Judiciário em Debate, o encontro teve o objetivo de colher opiniões dos cidadãos a fim de melhorar a prestação jurisdicional. O evento foi coordenado pelo ouvidor do Tribunal, desembargador Eurico de Barros Correia Filho, em parceria com o Poder Legislativo do município.

Com o objetivo de aproximar o Poder Judiciário da sociedade, a comunidade local foi convocada para o debate. Segundo o ouvidor Eurico de Barros, este ano, a Ouvidoria registrou mais de 11.000 manifestações pertinentes às Comarcas de Pernambuco.

Entre os assuntos mais debatidos, estavam questões inerentes ao andamento processual no Juizado Especial Cível, especificamente emrelação ao tempo para a realização de audiências e à qualidade do atendimento e gestão na comarca.

Para o ouvidor Eurico de Barros Correia, a realização de audiência pública serve para tentar aprimorar a prestação jurisdicional, bem como dar conhecimento à sociedade sobre o trabalho da Ouvidoria.

O Presidente da Câmara Municipal Audálio Ramos Filho, ressalta que a Ouvidoria do Estado é um elo entre a sociedade e o Judiciário. Os cidadãos têm à disposição vários canais de acesso para externar as suas reclamações, elogios , sugestões e reclamações.

A mesa da audiência pública foi composta pelo ouvidor do TJPE, Desembargador Eurico de Barros Correia Filho; pelo Diretor do Foro de Garanhuns, Dr. José Carlos Vasconcelos Filho; pelo Presidente da Câmara de Vereadores, Audálio Ramos Filho.

Além dos Vereadores Claudio Taveira, Luzia da Saúde, Gil PM e Nelma Carvalho, também participaram da audiência o Presidente da Subsecção OAB-Garanhuns, Dr. Paulo Couto Soares; a Juíza da 1ª Vara da Família, Dra Maria Betânia Duarte Rolim; a Juíza da 2ª Vara Criminal, Dra Milena Flores Ferraz Cintra; o Dr. Francisco Milton Araújo Junior, responsável pelo Juizado Especial Cível; o Dr. Enéas Oliveira da Rocha; o Presidente da Comissão de Prerrogativas, Dr. Mario Flávio Matos Correa de Oliveira.

Ao final, o encontro foi elogiado pelos presentes pela forma democrática de levar a Ouvidoria ao encontro da sociedade.

GARANHUNS E REGIÃO: Vara da Infância e Juventude alerta sobre conduta de órgãos de imprensa

Recebemos da Vara Regional da Infância e Juventude da Comarca de Garanhuns o ofício assinado pelos juízes Rafael Cardozo e Andrian Galindo, em que alertam para algumas situações em que órgãos de comunicação tratam de casos envolvendo crianças e adolescentes que cometem, ou suspeita-se de terem cometido algum ato infracional.

Não tratamos aqui de casos de polícia, acidentes ou casos que exponham este tipo de assunto. É uma questão de perfil, de editoria do blog, tem outros espaços em rádio, TV, jornais e blogs profissionais que fazem este tipo de trabalho muito bem. Por aqui, damos outra cara ao nosso site, mas isto não quer dizer que não possamos em algum momento trabalhar com este tipo de informação, e por isto é importante este esclarecimento por parte da justiça, principalmente trazendo o trecho do Estatuto da Criança e do Adolescentes que trata da divulgação, total ou parcialmente, nome, foto, ato ou documento que identifique o jovem infrator.

Fica o alerta aos companheiros de comunicação para atentar para esta situação.

FOTOS: Unimed se confraterniza em grande festa



A Unimed Agreste Meridional realizou a sua festa de confraternização de final de ano na última sexta-feira, 06, e digamos, foi A Festa. O local foi o Chalé II e o Buffet de Patrícia Luna.

Na parte musical três atrações: Gilbertto & Banda, D'Breck e DJ Pet. Além disso, uma superprodução em cada detalhe, inclusive com telões em LCD. O Studio C produziu um clip com os colaboradores da Unimed que emocionou e divertiu todo mundo, já em clima de Copa do Mundo. Aliás, Hélder Carvalho estreou um novo equipamento de gravação de imagens aéreas, que simula um pequeno helicóptero guiado por controle remoto que leva a câmera embutida.

A confraternização foi muito divertida e a presidente Dra. Marta Júdice, com sua diretoria, recepcionavam pessoalmente cada convidado. 

Agradecemos o convite, e a boa companhia de tantos amigos! E ainda ganhamos presentes! kkk

Para conferir mais fotos, acessem o site do Jornal DAC, do grande David Melo.

Audálio participa de Cavalgada em Palmeirina

 
Prefeitos de Palmeirina e Correntes juntos com Audálio e Thiago Carvalho


Simpatizante com as causas ambientais o vereador Audálio Filho, presidente da Câmara de Garanhuns, foi convidado a participar da Cavalgada Ecológica de Palmeirina no último sábado, 07. “Agradecemos o convite dos organizadores que nos propiciaram essa interação com a natureza junto à mensagem de preservação ambiental” ressaltou Audálio.

A Cavalgada Ecológica de Palmeirina é um evento anual que visa à conscientização da preservação ambiental e o convívio com o meio rural, que em sua 12ª edição, contou com a participação de 120 cavaleiros entre crianças, jovens e adultos, além da equipe de apoio, onde os mesmos puderam apreciar a beleza natural nas proximidades da cidade.

O evento contou com a participação de vereadores e lideranças locais além dos prefeitos de Palmeirina, Renato Sarmento e de Correntes, Edimilson da Bahia.

PSB decide por candidaturas de Garanhuns. Ivan Rodrigues pode ser candidato.

Há cerca de uma semana postamos aqui que o PSB de Garanhuns estava decidindo lançar dois filiados ao partido como candidatos em 2014. A informação foi do próprio Ivan Rodrigues, presidente da Comissão Provisória. Ivan está entre Garanhuns e o Recife, onde responde pela Secretaria Executiva de Articulação Social do Estado. O veterano socialista argumenta que seria importante que Garanhuns tivesse candidatos naturais a serem apresentados à sociedade, de gente que viva na cidade, impedindo a entrada de projetos alheios aos munícipes. E a pretensão do PSB se daria em lançar nomes para as disputas de Deputado Estadual e Federal.

E parece que o projeto está caminhando bem. 

Ivan Rodrigues relaciona os nomes dos filiados que poderiam encabeçar o projeto: Nivaldo Azevedo, Dorgival Figueiredo, Ivo Amaral Júnior, Marcos Notaro, Márcio Quirino, Antônio Coelho, José Maria Dias (Milk), Eduardo Miranda, Givaldo Calado, Jodeval Duarte, Marcos Régis, Pedro Henrique Veloso, Pedro Falcão, etc. Este último estaria fora, pois está envolvido com a administração da Universidade de Pernambuco. Da relação, segundo Ivan, pode-se verificar bons nomes para a disputa estadual e também para a Congresso Nacional, em uma candidatura que de fato represente os interesses do Agreste Meridional.

Questionado se ele mesmo aceitaria a missão, Ivan Rodrigues não desconversa. "É uma decisão partidária, mas precisamos apresentar opções a Garanhuns. O PSB é o partido do governador, candidato a presidente, e temos a nossa responsabilidade de representar nossa região. Se for necessário, colocaremos nosso nome à disposição. Temos excelentes companheiros que podem aceitar o desafio. Entretanto queremos ouvir a população, até mesmo para definir os nomes mais próximos do que deseja nossa gente de Garanhuns".

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.