sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Eduardo Campos deixa governo em Abril para disputar a Presidência da República



O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), indicou na última quinta-feira (12) em João Pessoa, que irá se desincompatibilizar do cargo em abril do próximo ano para disputar a Presidência da República. Em entrevista à Rádio Correio FM, Campos, numa referência à sua futura candidatura, disse que, a partir de abril, vai estar “na rua, sem função nenhuma, com o sentimento do povo”.

Oficialmente, o governador pernambucano não assume a provável candidatura ao Palácio do Planalto em 2014. Na entrevista à rádio da capital da Paraíba - onde esteve para receber o título de Cidadão Pessoense -, Campos ressaltou que tinha outras opções como terminar o seu mandato de governador, ocupar um ministério ou se eleger senador com forte apoio popular. 

Ele reiterou ter recebido do próprio ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a garantia de não será candidato no lugar da presidente Dilma Rousseff, que vai disputar a reeleição. Campos destacou a lealdade ao ex-presidente. “O presidente Lula sabe que tenho coragem para perseguir os sonhos que não são os meus, são do Brasil que quer melhorar e todo mundo sabe que para melhorar tem que mudar”, disse. “E quando o povo bota na cabeça que vai mudar, faz a mudança.” 

O governador de Pernambuco pregou a união do Nordeste e afirmou que a região precisa de “investimento pesado”. Ele criticou a lentidão de obras como a Transposição do Rio São Francisco e a queda no repasse do recursos do Fundo de Participação dos Municípios. “Os prefeitos estão todos quebrados, em todo canto, porque todo dia cai a receita dos municípios e Estados”, afirmou. 

Na meta de conquistar o apoio da região - onde a presidente Dilma tem forte aprovação - o presidenciável fez questão de carregar no sotaque nordestino, utilizando inclusive expressões regionais. Ele mesmo se referiu ao seu “sotaque arrastado”. 

Fonte: Agência Estado / Portal NE10 / Fotos: Aluisio Moreira

Sivaldo comemora resultado de pesquisa


O Instituto Tiradentes de Minas Gerais, realizou pesquisas no mês de outubro nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte, questionando à população sobre o vereador mais atuante em sua Cidade. Aqui em Garanhuns o vereador Sivaldo Albino foi o escolhido e por isto está na Capital Pernambucana participando do 77º Seminário Brasileiro de Prefeitos, Vereadores, Procuradores Jurídicos, Secretários e Assessores Municipais, realização do Instituto, no Auditório do Park Hotel em Boa Viagem.

Segundo a assessoria do vereador, Sivaldo será homenageado com a Láurea em reconhecimento da pesquisa, que será entregue na sessão solene nesta sexta-feira, no encerramento do evento.

Prefeitura de Garanhuns antecipa Folha de Pagamento de Dezembro



O Governo Municipal irá adiantar o pagamento dos servidores referente ao mês de dezembro. A ação tem o objetivo de movimentar a economia do comércio local com o aumento das compras e, automaticamente, de vendas de final de ano. As autarquias e secretarias foram inseridas num calendário de pagamento e cada uma delas será paga entre os dias 19 e 23.

Os servidores lotados na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga) e o Instituto de Previdência dos Servidores de Garanhuns (IPSG) receberão na próxima quinta-feira (19); aqueles que trabalham nas demais pastas, recebem na sexta-feira (20), exceto a Secretaria de Saúde, que terá o pagamento agendado para a segunda-feira (23).

Operação Lei Seca em Garanhuns‏


A Operação Lei Seca está fazendo blitz este final de ano nas principais avenidas de Garanhuns, como uma forma de educação no trânsito, mas principalmente na função fiscalizadora e punitiva, podendo gerar multas e apreensões. Articulada por órgãos do estado e mantida pela Polícia Militar sob a supervisão da Secretaria Estadual de Saúde, a Operação Lei Seca recebe o suporte em Garanhuns da V GERES - Gerência Regional de Saúde.

"O estado faz um contínuo trabalho de informação, buscando alertar as pessoas sobre os riscos de misturar álcool e direção, que muitas vezes resulta em morte. As pessoas estão entendendo que é preciso agir também punitivamente, buscando tirar o perigo das ruas, pois todos estamos sujeitos à ação destas pessoas que não têm a noção da responsabilidade, que acabam por causar danos a patrimônios e traumatizar vidas" - Afirma a gestora regional de Saúde, Dra. Ricarda Samara.

Neste período de festas, existe uma maior probabilidade de acidentes envolvendo o consumo de álcool, por isto a Operação Lei Seca tem agido mais punitivamente, gerando um exemplo regional demonstrado positivamente nos números estatísticos. Este trabalho é integrado a outros órgãos, além da Polícia Militar e V GERES, como Detran, Autarquia Municipal de Trânsito e Polícia Rodoviária Federal.

"A Operação Lei Seca gera um clima de mais segurança a todos que desejam curtir as suas festas e confraternizações com alegria e paz, sabendo que a ação de fiscalização está fazendo sua parte nas ruas de nossa cidade" - Conclui Dra. Samara.

Estudantes do Agreste Meridional premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática


O Brasil conheceu no final de novembro os premiados da 9ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. De acordo com a listagem disponível em www.obmep.org.br, três estudantes do Agreste Meridional foram destaque na competição. 

Em Garanhuns, Gabriel José Branco de Lima, da EREM Virgem do Socorro, participou do nível 2 – para alunos matriculados em 2013 no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental – e conseguiu um excelente resultado conquistando a medalha de Prata. 

Também tiveram sucesso os estudantes Marcelo Ferreira da Silva Oliveira, da Escola Mestra Beatriz (Bom Conselho,) e Guilherme Pereira Pimentel de Almeida, da Escola Padre Antônio Callou de Alencar (Canhotinho), que conquistaram medalha de Bronze participando no Nível 1, classificação destinada a alunos matriculados em 2013 no 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental. 

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA – que ocorre anualmente desde 2005 e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

Em Caruaru, governador inaugura terceira UPAE do Estado


O governador Eduardo Campos entrega, nesta sexta-feira (13/12), às 10h30, a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada de Caruaru (UPAE), localizada na Avenida José Marques Fontes, no bairro de Indianópolis. O serviço, que vai beneficiar mais de 1,2 milhão de pessoas de 31 municípios da Região, recebeu investimentos de mais de R$ 22,6 milhões, incluindo obra física e aquisição de equipamentos.

Com uma área construída de 3,8 mil metros quadrados, a unidade contará com setor ambulatorial, composto por 19 consultórios; sala de coleta e sala de curativo; bloco cirúrgico, composto por quatro salas para cirurgia, sendo três para procedimentos de médio porte e uma para cirurgia de pequeno porte, e internação de curta duração; e setor de diagnósticos, além de apoio técnico e logístico.

A construção das Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada representa um segundo momento no projeto de ampliação e reestruturação da saúde, iniciado em 2007. Após a ampliação da oferta de atendimento de emergência, está sendo implantada uma nova rede de consultas e exames especializados, garantindo a integralidade da assistência à população. “A UPAE vem para ampliar o acesso da população aos serviços do SUS. Neste equipamento, as pessoas poderão se consultar com o especialista, fazer os exames necessários e, se for preciso, realizar aqui mesmo cirurgias de pequeno e médio porte. Sendo necessário um procedimento maior, o paciente é encaminhado ao serviço de referência”, explica o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira.

A UPAE de Caruaru conta com as especialidades de pneumologia, cardiologia, oftalmologia, dermatologia, cirurgia geral, otorrinolaringologia, endocrinologia, entre outras. A expectativa é realizar uma média de 90 mil consultas médicas por ano. Já o setor de diagnósticos, que contará com exames laboratoriais, oftalmológico, eletrocardiograma, ecocardiograma, raio-X e ultrassonografia, terá capacidade para realizar mais de 278 mil exames por ano. Em relação ao bloco cirúrgico, a unidade terá capacidade para realizar uma média de 2,6 mil procedimentos por ano. 

Com a inauguração de Caruaru, Pernambuco passa a contar com três UPAEs já em pleno funcionamento. As outras duas estão localizadas em Garanhuns e Petrolina. A previsão é que já no primeiro semestre de 2014, outras 12 unidades sejam entregues à população. Ao todo, mais de R$ 200 milhões estão sendo investidos.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.