sábado, 14 de dezembro de 2013

Governo tomba acervo pessoal do ex-governador Miguel Arraes‏. Mais de 270 mil itens.



O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura, inicia, na próxima segunda-feira (16), às 8h, o processo de tombamento do acervo particular do ex-governador Miguel Arraes. A cerimônia que oficializa o processo contará com as presenças do governador Eduardo Campos, do secretário de Cultura, Marcelo Canuto, do secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, entre outras autoridades e familiares. A solenidade ocorrerá no Instituto Miguel Arraes, na Rua do Chacon, Poça da Panela, onde o ex-governador residia. 

Com 270 mil itens, entre livros, cartas, discursos, recortes de jornais, fotografias do acervo particular, imagens em VHS, DVD’s, projetos, teses e monografias, o acervo começou a ser formado a partir da década de 1930, quando o ex-governador Miguel Arraes ingressou no serviço público e passou a arquivar uma infinidade de documentos, entre eles, 3,5 mil cartas recebidas e enviadas a familiares, líderes políticos, religiosos e intelectuais, a exemplo de Luís Carlos Prestes, Fidel Castro, João Goulart e o Papa João Paulo VI, Caetano Veloso, Geraldo Vandré e Carlos Drummond de Andrade, todas escritas durante o exílio, que perdurou por 14 anos, entre 1965 e 1979.

Do período em que passou exilado na Argélia e na França, o acervo conta com aproximadamente 86 mil itens guardados durante anos em Paris e repatriado há dez anos. Esses documentos são inéditos e contêm detalhes históricos de um período pouco documentado, incluindo pontos de vista dos perseguidos pelo Regime Militar.

Chamam a atenção no acervo cerca de mil discos de vinil, 200 CDs e aproximadamente cinco mil horas de gravações em DVDs e VHs. Além de obras de arte ofertadas por artistas e líderes ao ex-governador, assinadas por Cícero Dias, Abelardo Da Hora, Guita Charifker, José Cláudio, além do seu filho, Maurício Arraes. O Instituto Miguel Arraes também guarda presentes recebidos por líderes mundiais, tais como Fidel Castro, Salvador Allende e Óscar Monteiro.

Para o secretário de Cultura, Marcelo Canuto, o tombamento do acervo físico deixado pelo ex-governador Miguel Arraes é essencial para se preservar um importante momento da recente história política brasileira. “No exílio, ele extrapolou seu território. Pedir a guarda desses documentos é também auxiliar gerações futuras a compreender a história de Pernambuco e do Brasil”, destacou o secretário.

O Instituto Miguel Arraes foi criado logo após a morte do ex-governador, em 13 de agosto de 2005, pela viúva do ex-governador, Magdalena Arraes, familiares e colaboradores. A partir do início do processo de tombamento todo o acervo passa a ter garantida sua preservação. Hoje, boa parte dos documentos encontra-se em processo de digitalização, o que assegurará a preservação.

Vereadora solicita implantação de Escola Municipal no Jardim Petrópolis‏



Vereadora Nelma Carvalho
Com o objetivo de atender as reivindicações dos moradores, a vereadora Nelma Carvalho (Diretora Nelma - PR), apresentou requerimento na Câmara Municipal, solicitando ao Poder Executivo por meio da Secretaria de Educação, a implantação de uma Escola Municipal no Loteamento Jardim Petrópolis em Garanhuns.

Nelma Carvalho lembra que a construção da escola é uma necessidade urgente dos alunos daquela localidade, que não precisariam se deslocar para estudarem em outros bairros. “A educação é um dos nossos principais objetivos nesta gestão. Acredito que nosso município já comporta uma nova escola, uma vez que cresce em ritmo acelerado”, enfatizou.

A Escola é uma instituição de ensino, obrigatória e de direito a todos, que prepara alunos em seus primeiros anos de vida até a sua total formação. É na escola que as crianças irão receber sua primeira educação formal, que contribuirá para a formação profissional e para o sucesso no futuro. É através da escola que as crianças e jovens são orientados a buscar melhores condições de vida, sem crimes, violência, comportamentos e atitudes muitas vezes injustas.

FELIZ NATAL: Tenco Shopping Centers


Que 2014 nos traga o Garanhuns Garden Shopping

PE CONDUZ: Vereador solicita Programa do Governo do Estado para Garanhuns‏


Em requerimento apresentado na Câmara Municipal, o vereador Gil PM (PRB), solicitou ao Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH e da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência – SEAD, a implantação do Programa PE Conduz em Garanhuns.

O Programa Pernambuco Conduz é um serviço de atendimento especial gratuito, criado em 2010, é realizado através de busca domiciliar em pontos de embarque pré-determinado, que disponibiliza veículos adaptados e acessíveis do tipo van ou micro-ônibus para o transporte confortável e seguro de pessoa com deficiência - PCD.

¨O Programa é voltado para pessoas com alto grau de deficiência, que tenham comprometimento severo da mobilidade e que não apresentem condições de se locomover com autonomia nos demais meios de transportes coletivos, por isso é de suma importância que seja implantado na nossa cidade, para prestar um serviço de acesso, oferecendo principalmente, mobilidade às pessoas com deficiência, esclarece Gil PM.

Antônio Figueira consegue mais 74 vagas de Residência Médica para Pernambuco

Tá no Blog do Jornalista Jamildo Melo - do Portal NE10

O secretário de Saúde do Estado, Antônio Figueira, está exultante, comemorando. A Comissão Nacional de Residência Medica do Mec acaba de aprovar agora a tarde mais 74 vagas de residência médica em Pernambuco. “Consigamos também autorização da referida comissão para que a UPE (HUOC, Cisam e PROCAPE) realizem concurso para todas suas residências”.

Antônio Figueira é membro titular da comissão representando os 27 secretários estaduais do Brasil.

E-leitores se dividem na esperança da abertura da FAMEG

Representação de Garanhuns em sua visita a Brasília


A luta pela FAMEG é desigual. De um lado abnegados garanhuenses que compreendem a importância do investimento para o desenvolvimento de nossa região, correndo atrás de políticos que aceitem o desafio de trombar com o MEC, que tem colocado obstáculos obscuros à abertura da Faculdade de Medicina de Garanhuns. De outro, aparenta ter poderosos investidores do negócio da educação de nível superior no estado, que demonstram influência no mundo político e em diversas instituições. Esses braços poderosos parecem chegar até o Ministério da Educação.

Mas há quem acredite na vitória de Davi contra Golias.

O certo é que o desinteresse e travamento demonstrado pelo MEC somente será superado com força política, e com exposição na mídia nacional, que precisa conhecer a enorme injustiça que está sendo imposta à FAMEG, e por consequência a Garanhuns.

Procuramos saber entre nossos e-leitores se eles acreditam que a FAMEG abre. Deu um empate absoluto. Parece que para muitos a insistência será inócua diante a força dos poderosos. Mas a luta segue em frente!

Governador entrega UPAE de Caruaru, a terceira do Estado, beneficiando mais de 1,2 milhão de pessoas‏



Trinta e um municípios do Agreste pernambucano passam a contar com uma nova rede para atendimentos especializados. Nesta sexta-feira (13/12), o governador Eduardo Campos entregou a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Caruaru, localizada no bairro de Indianópolis, beneficiando mais de 1,2 milhão de pessoas. Essa é terceira unidade da rede a ficar pronta, do total de 15 UPAEs previstas até 2014. Petrolina e Garanhuns já foram contempladas com o serviço.

"O maior investimento em saúde do Norte-Nordeste está sendo feito aqui em Caruaru, tornando o município o polo médico da região do Agreste. Estamos construindo o Hospital Mestre Vitalino e o Hospital da Mulher do Agreste, além da reestruturação do Hospital do Agreste que já entregamos à população, totalizando um investimento de mais R$ 250 milhões nos equipamentos de saúde do município", sublinhou Eduardo. Somente na UPAE de Caruaru, foram investidos mais de R$ 22,6 milhões, incluindo a obra física e a aquisição de equipamentos.

Batizada de Ministro Fernando Lyra, a UPAE de Caruaru conta com as especialidades de pneumologia, cardiologia, oftalmologia, dermatologia, cirurgia geral, otorrinolaringologia, endocrinologia, entre outras. A expectativa é realizar uma média de 90 mil consultas médicas por ano. Já o setor de diagnósticos, que contará com exames laboratoriais, oftalmológico, eletrocardiograma, ecocardiograma, raio-X e ultrassonografia, terá capacidade para realizar mais de 278 mil exames por ano. Em relação ao bloco cirúrgico, a unidade terá capacidade para realizar uma média de 2,6 mil procedimentos por ano.

A construção das Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada representa um segundo momento no projeto de ampliação e reestruturação da saúde, iniciado em 2007. Após a ampliação da oferta de atendimento de emergência, está sendo implantada uma nova rede de consultas e exames especializados, garantindo a integralidade da assistência à população.

"A UPAE vem para ampliar o acesso da população aos serviços do SUS. Neste equipamento, as pessoas poderão se consultar com o especialista, fazer os exames necessários e, se for preciso, realizar aqui mesmo cirurgias de pequeno e médio porte. Sendo necessário um procedimento maior, o paciente é encaminhado ao serviço de referência", explica o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira. "2014 será o ano da saúde em Caruaru", cravou o prefeito do município, José Queiroz.

Fotos: Aluisio Moreira/SEI

Vereador quer implantar Centro de Referência de Assistência Social no Bairro da Cohab 1‏


Em requerimento apresentado na Câmara Municipal de Garanhuns e endereçado ao Chefe do Poder Executivo, o vereador Haroldo Vicente (PROS), solicitou a implantação de uma unidade do ¨CRAS¨ (Centro de Referência de Assistência Social) para o bairro da Cohab I.

O parlamentar explica que no ¨CRAS¨ serão ofertados serviços tais como: Prevenção de situações de risco no território onde vivem as famílias em estado de vulnerabilidade social, apoiando famílias e indivíduos em suas demandas sociais. Prestação de Serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). Dentre os objetivos desse serviço estão a prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários, a promoção de ganhos sociais e materiais das famílias e o acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais. As ações são todas implementadas por meio de trabalho de assistência social.

“Somos sabedores das necessidades daquela comunidade, assim como grande parcela da sociedade, pois apresenta índices preocupantes de vulnerabilidade social. Com a implantação da unidade do ¨CRAS¨ teremos a possibilidade de contribuir para reverter tal situação”, conclui Haroldo Vicente.

MINHA CASA MINHA VIDA: Prefeitura de Garanhuns divulga lista com aptos a concorrer. Sorteio é segunda-feira, 16

A prefeitura de Garanhuns divulgou a relação dos beneficiários aptos a concorrer ao Empreendimentos Manoel Camelo I e Manoel Camelo II, do programa MINHA CASA MINHA VIDA. A lista completa, com todos os nomes no site da prefeitura, que vocês podem acessar no link abaixo:

O Departamento de Habitação da Secretaria de Assistência Social informa que a a Publicação é parcial. Cada empreendimento contempla 248 unidades. Em virtude de análise técnica do Departamento de Engenharia da Caixa Econômica Federal, alguns apartamentos desses empreendimentos não foram 100% concluídos, consequentemente só estarão aptos para sorteio e publicação o seguinte quantitativo:

225 Beneficiários do Residencial Manoel Camelo I e,
230 Beneficiários do Residencial Manoel Camelo II.

A previsão para complementação dos beneficiários restantes ficará no aguardo da posição oficial da Caixa Econômica Federal.

Os beneficiários listados deverão comparecer nesta SEGUNDA-FEIRA, dia 16 de dezembro, às 15 horas, na Quadra do Colégio Monsenhor Adelmar – CMA, no Bairro Heliópolis. O evento agendado tem como objetivo realizar o sorteio dos apartamentos que cada beneficiário irá residir.

ATENÇÃO! SÓ DEVERÁ COMPARECER NO LOCAL DO SORTEIO AS PESSOAS NOMINADAS NESTAS RELAÇÕES, MUNIDOS DE DOCUMENTO DE IDENTIDADE E CPF, ACOMPANHADOS DE SEUS RESPECTIVOS COMPANHEIROS (AS), NOS CASOS DOS BENEFICIÁRIOS CASADOS OU EM REGIME DE UNIÃO ESTÁVEL.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.