sábado, 4 de janeiro de 2014

Em texto emocionante, Mauro Lima recebe homenagem de Ivan Rodrigues

Amigos,

Passei um tempinho para ter condições de escrever sobre Mauro. Aí segue:

"Ao tomar conhecimento da morte do meu amigo Mauro Lima evoquei, de imediato, a cerimônia comemorativa dos 50 anos da Câmara de Vereadores, promovida por Mário Faustino, então Presidente daquela instituição. 

Representei o Governo do Estado, naquela ocasião, e em breve falação após verificar a presença de três ex-Vereadores do meu tempo: Mauro Lima, Humberto Morais e Everardo Gueiros, por coincidência filhos de três ex-Vereadores: Pedro Lima, Raimundo de Morais e Othoniel Gueiros, tive a generosa oportunidade de ressaltar a importância genética que engrandeceu a qualidade daqueles ex-companheiros presentes.

No que diz respeito ao nosso querido Mauro, fiz questão de realçar o exemplo da família decente, honrada e digna, comandada pelo seu patriarca PEDRO LIMA e sua maravilhosa companheira ALINE. Agora, sinto uma necessidade enorme de realçar para a querida Nicinha a SAUDADE DAS SAUDADES QUE TIVEMOS e que continuarão por muito tempo ainda e pode ser o que eu chamo uma saudade alegre. Desculpem, mas quem conheceu Mauro de perto não pode relembrá-lo com tristeza (saudade é outra coisa!) e sim com muita alegria. 

De acordo com a sabedoria popular: “quem puxa aos seus não degenera” e estão aí os modelos de cidadania e dignidade dos filhos, genros, noras, netos e bisnetos da família de Pedro Lima e que Mauro foi o mais perfeito resultado dessa grandeza. Os outros que me perdoem...

Agora travei e não sei mais o que dizer. Deu-me um nó na garganta e estou paralisado diante do computador, como um idiota! Mas, deu-me um estalo: O poeta Carlos Pena Filho, com uma obra poética extraordinária ainda não reconhecida como deveria ser, produzida em apenas trinta anos de vida, tem um soneto lindo e muito significativo para relembrar o nosso amigo e que transcrevo abaixo:

“TESTAMENTO DO HOMEM CANSADO

Quando eu morrer, não faças disparates
nem fiques a pensar: Ele era assim...
Mas senta-te num banco de jardim,
calmamente comendo chocolates.

Aceita o que te deixo, o quase nada
destas palavras que te digo aqui:
Foi mais que longa a vida que eu vivi,
para ser em lembranças prolongada.

Porém, se um dia, só, na tarde em queda,
surgir uma lembrança desgarrada,
ave que nasce e em vôo se arremeda,

deixa-a pousar em teu silêncio, leve
como se apenas fosse imaginada,
como uma luz, mais que distante, breve.”

Com o carinho de sempre, temos a honra e a responsabilidade de publicar os textos de Ivan Rodrigues.

Matrículas do IFPE Garanhuns iniciam na próxima quarta-feira




O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Garanhuns dará início às matrículas dos aprovados para a primeira entrada no vestibular 2014 na próxima quarta-feira (8). Os estudantes, maiores de 18 anos, pais ou responsáveis devem comparecer ao campus nos dias e horários estabelecidos para cada curso conforme cronograma disponibilizado pela coordenação de registros acadêmicos e diplomação.

Na matrícula, os aprovados deverão apresentar originais e cópias da carteira de identidade, título de eleitor (se maior de 18 anos), CPF e documento comprobatório de regularidade com o Serviço Militar (para os maiores de 18 anos do sexo masculino). É ainda necessário levar uma foto 3x4 recente, original e cópia da certidão de nascimento ou casamento (legível, sem rasuras).

Também será necessário apresentar o cartão de inscrição do Vestibular IFPE 2014, certificado original de conclusão do Ensino Fundamental para modalidade Integrado e do Ensino Médio para modalidade Subsequente ou equivalente e Histórico Escolar. Será aceita ainda uma Declaração de conclusão com validade para 30 dias.

As vagas decorrentes do não-comparecimento de candidatos classificados às matrículas obrigatórias serão preenchidas de imediato, através do remanejamento. Os candidatos devem ficar atentos à divulgação da lista dos remanejáveis prevista para dia 11/01. A matrícula da primeira reclassificação de todos os cursos e modalidades está agendada para o dia 15/01.

COTISTAS - Os cuidados com a documentação precisam ser redobrados para os que optaram pelo sistema de cotas. Quem não conseguir comprovar essa condição perderá a vaga. Os documentos que deverão ser apresentados podem ser conferidos no Edital de Orientações para matrícula de cotistas, disponível no site http://garanhuns.ifpe.edu.br.

As matrículas serão realizadas no Campus Garanhuns do IFPE localizado à Rua Padre Agobar Valença, s/n, bairro Severiano Morais Filho, próximo ao Metroplaza. Informações pelo telefone (87) 3761-2801.

Texto: Érika Targino
Fotos: Ascom IFPE Reitoria

Celpe supera a marca de um milhão de clientes atendidos pelo novo modelo da conta de energia



A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) supera a marca de um milhão de clientes contemplados com o novo modelo de emissão e entrega de contas de energia em todo o Estado, neste mês de janeiro. Com a ampliação prevista para a próxima segunda-feira (06), a concessionária alcançará 30% de unidades consumidoras recebendo a fatura imediatamente após a coleta do consumo. Nesta etapa, serão mais 103 mil consumidores atendidos, sendo 46 mil na rota da Encruzilhada, no Recife, e 57 mil na rota de Jaboatão dos Guararapes. A implantação do projeto acontece gradativamente e deve ser concluída até o segundo semestre deste ano.

Na prática, o procedimento iniciado no último mês de outubro permite uma única visita mensal ao cliente. A modalidade assegura maior agilidade e transparência no processo de leitura e faturamento. A emissão da fatura no ato da leitura também minimizará ocorrências como extravios da conta de energia. No antigo sistema, havia a necessidade de, ao menos, duas idas à unidade consumidora, uma para coleta de dados e outra para a apresentação da conta.

A tecnologia do faturamento instantâneo utiliza uma espécie de palm, ou PDA (personal digital assistant) e pode funcionar em modo on line ou sem sinal, a depender das condições de comunicação no local. Também utiliza um papel especial, protegido contra a água para preservar os dados da impressão. A nova fatura mantém todas as informações contidas no formato anterior da conta de energia.

Cada leiturista percorre a rota com um kit coletor de dados e uma impressora térmica. Os equipamentos são rastreados 24 horas e, em caso de assalto, um comando inviabiliza o aparelho para revenda. Ainda assim, o próprio PDA irá enviar sinal para o servidor informandoa localização geográfica do aparelho.

NEOENERGIA – A adoção do novo procedimento está acontecendo simultaneamente na Celpe e demais distribuidoras do Grupo Neoenergia – Coelba (BA) e Cosern (RN). Foram investidos R$ 61 milhões na compra de equipamentos, capacitação dos profissionais envolvidos e implantação de todo o sistema nas três empresas. Ao fim do processo de implementação do novo faturamento, mais de 9 milhões de clientes nos três estados passarão a contar com a emissão da fatura logo após a leitura.

MATRÍCULAS ABERTAS PARA CURSOS NA ÁREA DE AUTOMOTIVA EM GARANHUNS


Moradores de Garanhuns podem começar o ano investindo na qualificação profissional. A Escola Técnica SENAI da cidade está iniciando, na próxima segunda-feira (06), das 18h às 22h, o curso de Injeção Eletrônica, na área Automotiva. A formação é de 60 horas e seguirá até o dia 24 de janeiro, ideal para quem estão de férias e querem aproveitar o tempo livre para adquirir novos conhecimentos.

Outra opção é o curso de Freios ABS, Air BAG e Imobilizador, com inicio marcado para o próximo dia 27. Podem fazer os cursos pessoas maiores de 16 anos, com conhecimentos equivalentes ao Ensino Fundamental Completo e que já tenham conhecimentos em Eletricidade Aplicada e QSMS (Injeção Eletrônica) e Conhecimentos equivalentes aos adquiridos nos cursos de Metrologia Aplicada, Eletricidade Aplicada, Sistemas de Freios e QSMS (curso de Freios).

Informações sobre matrícula e investimento na secretaria da Escola, ou pelo telefone: (87) 3221.3221. Os interessados devem apresentar as cópias e originais dos documentos de Identidade (RG) e CPF e comprovantes de escolaridade e residência.

Governador empossa novos secretários



O governador Eduardo Campos deu posse aos seis novos secretários estaduais na manhã desta sexta-feira (03/01), em cerimônia realizada na Sede Provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções de Pernambuco. Os nomeados são João Bosco de Almeida (Infraestrutura), Adailton Feitosa (Turismo), Bernardo D’Almeida (Desenvolvimento Social e Direitos Humanos) e Murilo Guerra (Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo). Completam o time Marcelo Canuto e Alessandro Carvalho, efetivados em Cultura e Defesa Social, respectivamente. 

Eduardo agradeceu o empenho dos secretários que deixaram o Governo e deu as boas vindas aos que iniciam sua missão, "para nos ajudar nessa tarefa de continuar o trabalho, um trabalho que entende a importância do diálogo, que sabe respeitar as diferenças, que sabe ouvir a população", disse. "Temos de entregar em 2014 muitas ações que começamos, fazer andar cronogramas, fiscalizar o que está sendo feito. Temos de manter o foco no trabalho, nas entregas a serem feitas", orientou o governador. 

Quem falou em nome dos novos integrantes foi João Bosco, que já comandou a Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos (que foi incorporada à pasta de Transportes na nova reforma administrativa) na gestão de Eduardo. "Temos de assumir o compromisso de atuar com esforço redobrado para que todos os objetivos e metas pactuados por esse governo com o povo pernambucano sejam alcançados", destacou Bosco, relatando diversas ações a serem concluídas este ano, como as barragens de Serro Azul, Igarapeba e Gatos. 

O ex-secretário de Transportes, Isaltino Nascimento, fez o discurso representando o time que deixou as pastas do Governo. O Termo de Posse assinado pelo governador complementa a reforma administrativa anunciada em novembro e publicada no Diário Oficial do Estado no segundo dia do ano. Prestigiaram ainda a composição do novo secretariado o vice-governador João Lyra Neto, os deputados federais Sérgio Guerra e Severino Ninho, além de outros secretários.

RESULTADO DO ENEM 2013. Confira as NOTAS!



As notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013 estão disponíveis para consulta no site do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O MEC (Ministério da Educação) colocou o resultado no ar nesta sexta (3).

Para acessar os resultados, o estudante precisa informar seu CPF e a senha cadastrada durante o período de inscrição. Caso tenha perdido a senha é possível recuperá-la no sistema. O boletim apresenta o desempenho do candidato nas quatro provas objetivas (linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza), além da nota de redação.

Com os resultados do Enem, os inscritos podem concorrer a vagas nas universidades federais que integram o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), a bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos), a financiamentos do Fies (Programa de Financiamento Estudantil), além de poder usar a nota em diversos processos seletivos. A nota também pode ser utilizada para participação do programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras.

Interessados em certificação do ensino médio podem utilizar a nota da prova para tal finalidade. Segundo o MEC, o inscrito na prova precisa obter nota mínima de 450 pontos em cada uma das áreas do conhecimento e 500 pontos na redação.

PARA SABER MAIS SOBRE ENEM, SISU, INEP...  CLIQUE EM EDUCAÇÃO UOL
PARA IR DIRETO AO SITE DAS NOTAS DO ENEM 2013... CLIQUE EM SISTEMA ENEM

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.