segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

VEJA O VÍDEO: Avião faz voos rasantes em praias da Paraíba. Polícia identificou o piloto!



A Polícia Federal instaurou um inquérito contra o piloto da aeronave monomotor que colocou em risco a vida de centenas de banhistas das praias no Litoral da Paraíba, nesse domingo (12), ao fazer uma série de voos rasantes a poucos metros da areia. A Agência Nacional de Aviação Civil também irá solicitar o plano de voo do avião.

O piloto foi levado à Superintendência da Polícia Federal, em João Pessoa, após ser denunciado por banhistas e pelo presidente do Aeroclube, Rogério Iazaby. Ele prestou depoimento ao delegado de plantão da PF e foi liberado. Segundo a assessoria, será apurado se houve crime e o tipo de infração cometida.



Para saber mais, inclusive a identificação do imbecil, ou melhor, do piloto, clique AQUI.



Ivan Rodrigues prega unidade socialista em Garanhuns, critica PT local e cobra Izaías por conta da FAMEG

Em uma grande entrevista a Marcelo Jorge para o jornalístico Falando com o Agreste, Dr. Ivan Rodrigues teceu várias considerações a respeito da política regional, estadual e federal. A gravação foi feita no Restaurante Dona Lu, no João da Mata, onde o secretário executivo de articulação do Governo do Estado reuniu lideranças do PSB, de partidos aliados, e amigos, para confraternizar e pregar a unidade no Agreste. 

Nomes como Zé da Luz, Nivaldo Azevedo, Paulo Lins, Eudson Catão, Antônio Coelho, Paulo Leal, Damásio, Julio Cesar Sampaio, Marcos Régis, Sampainho, entre outros, estiveram presentes. Houve discursos, sempre em prol da união como base para fortalecimento da região e pelo governador Eduardo Campos, candidato a Presidente da República.

Ivan reconheceu todos os erros do partido em Garanhuns, inclusive se dizendo bem porque avisou à Executiva Estadual e não colaborou com os sucessivos erros na campanha para prefeito, mas afirmou que é hora de buscar o coletivo acima dos interesses pessoais, que devem existir, mas não maiores que os objetivos que os une. Ivan defende que o partido tenha candidatos fortes, pois a região e o município têm sofrido por falta de parlamentares que briguem por Garanhuns. Como é o caso da FAMEG.

Por falar na Faculdade de Medicina, Ivan endereçou seus questionamentos ao PT municipal, que não tem se pronunciado sobre a perseguição que a FAMEG tem sofrido em Brasília. "Os Ministro são do PT (saúde e educação), a presidente é do PT e o partido em Garanhuns faz parte do governo de Izaías. Não vi em momento nenhum o PT local se colocar. Que tragam a discussão, manifestem-se. Eu mesmo levo a bandeira se precisarem, mas pessoas do PT estão impedindo a FAMEG de funcionar. Apenas Fernando Ferro foi à luta e foi muito mal recebido por um secretariozinho no ministério, que não respeitou uma liderança como Ferro!" - afirmou Ivan Rodrigues, que concluiu: "É uma caixa preta. Um mistério. A FAMEG obteve nota 4, e foi a única de 50 instituições que foi impedida de funcionar". Sobre o PT de Garanhuns, afirmou: "Tenho amigos no PT: Pedro, Chico, Carminha... Mas é preciso que o PT se posicione."

Ivan ainda cobrou de Izaías o resultado da audiência com o ex-presidente Lula, onde trataria exclusivamente sobre a FAMEG. O prefeito disse lá no Recife, na Audiência Pública da Câmara de Vereadores, para quem quisesse ouvir que estaria com o ex-presidente. Depois disso virou um mistério. Ninguém sabe se aconteceu o encontro, ou se não teve, ninguém sabe porquê, se ainda vai ter.. Ficou o dito pelo não dito e ninguém fala nada.

"Se Garanhuns tivesse um parlamentar em Brasília para cobrar do Ministro Mercadante as explicações, teríamos força, mas não temos. A região está enfraquecida politicamente porque falta quem brigue, quem defenda de verdade" - Disse o velho socialista. "Estou ficando chato, ranzinza, por gostar e precisar de dizer estas verdades".

A entrevista foi ao ar nesta segunda-feira, durou cerca de 30 minutos e pode ser ouvida no Blog do Falando com o Agreste.

EDUARDO CAMPOS NOS EUA: Governo de Pernambuco recebe premiação do BID, em Washington

O Governo de Pernambuco é reconhecido internacionalmente mais uma vez. Nesta quarta-feira (15/01), o governador Eduardo Campos receberá, em solenidade em Washington, nos Estados Unidos, duas distinções referentes ao "Prêmio Governante: A Arte do Bom Governo", promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os prêmios serão entregues pelo presidente do BID, Luis Alberto Moreno.

Pernambuco foi premiado em duas categorias. O Modelo de Gestão de Resultados do Programa Pacto Pela Vida recebeu a distinção na categoria "Governo Seguro: Boas Práticas em Prevenção do Crime e da Violência", enquanto o Programa de Soluções Integradas da Junta Comercial do Estado de Pernambuco (Jucepe) foi agraciado na categoria "Governo Inteligente: Melhoria dos Procedimentos Burocráticos para Cidadãos e Empresas". As iniciativas de Pernambuco irão compor um painel de apresentações com palavras dos governadores e apresentação de vídeos, junto com as demais premiadas.

A premiação "Governo Seguro: Boas Práticas em Prevenção do Crime e da Violência" foi organizada pelo banco em associação com a 3ª edição do Concurso de Boas Práticas em Prevenção do Crime e da Violência na América Latina e no Caribe, realizado pelo Centro de Estudos em Segurança Cidadã (CESC) do Instituto de Assuntos Públicos da Universidad de Chile, com apoio técnico e financeiro do BID.

O concurso foi lançado pelo BID em julho de 2013, com o objetivo de identificar, documentar e disseminar experiências inovadoras em diferentes áreas da gestão pública nos governos, e teve uma grande recepção frente às administrações públicas. O BID recebeu 71 aplicações de 30 governos subnacionais, entre Brasil, México, Argentina, Colômbia, Peru e Chile.

Para conhecer os programas governamentais premiados pelo BID, clique abaixo.

TELIANA: Tenista de Águas Belas é a melhor do Brasil. Incluindo os homens.



Sem representantes entre os 100 primeiros colocados do ranking masculino, o Brasil tem emTeliana Pereira, que ocupa a 97ª posição na lista feminina da WTA divulgada nesta segunda-feira (13), sua melhor tenista. Embora tenha perdido duas posições em relação ao ranking da semana passada, Teliana "supera" João Souza, que está em 116º na classificação da ATP e é o melhor colocado entre os brasileiros.

Thomaz Bellucci, ex-número 21, é o 129º da lista. A segunda melhor brasileira no ranking da WTA é Laura Pigossi (foto abaixo, à esquerda), que aparece em 275º, e a terceira é Beatriz Haddad Maia( 297º lugar).

Além da marca expressiva em relação ao ranqueamento, Teliana também coloca em seu histórico outro fato de destaque. Nesta segunda, quando enfrentar a russa Anastasia Pavlyuchenkova, a pernambucana de 25 anos se tornará a primeira brasileira a jogar na chave principal do Aberto da Austrália desde 1993.



HISTÓRIA

Natural do município de Águas Belas, no Sertão pernambucano, Teliana migrou para o Paraná quando tinha apenas oito anos de idade. Seu pai estava trabalhando em Curitiba em um Clube de Tênis há quase dois anos, e retornou para buscar a família, que havia deixado em busca de trabalho.

Iniciou a carreira profissional em 2005, depois de ótimas atuações como juvenil, e em 2007 deu um pulo na carreira atingindo seu melhor ranking, 196° do mundo, e tornando-se a número 1 do país. Em 2007 conquistou três títulos seguidos no circuito future em Atenas (Grécia), em Amiens (França) e em Foggia (Itália).

No Pan-americano do Rio de Janeiro, em 2007, Teliana Pereira, ao lado da compatriota Joana Cortez, ganhou o bronze na modalidade duplas.

Em 2013, Teliana, a então 156ª colocada do ranking mundial e única brasileira no top 300, venceu a francesa Alizé Cornet, a 36ª do mundo, no torneio WTA de Bogotá. Com o resultado, ela se tornou a primeira brasileira a alcançar as quartas de final de um WTA desde Vanessa Menga, que atingiu a mesma fase em 1999, também em Bogotá. No dia seguinte, derrotou a luxemburguesa Mandy Minella, chegando à semifinal. Na semi, perdeu para a argentina Paula Ormaechea. Com essa campanha, subiu 40 posições no ranking e em 25/02/2013 aparecia como a 116ª melhor do mundo. Além disso, foi a melhor campanha de uma brasileira desde 1989, quando Niege Dias foi às semis do WTA de Niagara Falls, nos Estados Unidos. Niege também é a última brasileira a jogar uma decisão de torneio WTA. Em 1988, ela conquistou o título do torneio de Barcelona, na Espanha.

Em maio de 2013, Teliana quase obteve a vaga para a chave principal de Roland Garros. Chegou à última rodada do qualyfing , e chegou a ser uma Lucky Loser (tenista que entra na chave principal de um Grand Slam se tiver perdido na última rodada do qualy e se alguém desistir da chave), mas não houve desistências. Ela também foi à segunda rodada do qualy de Wimblebon . Conquistou dois títulos ITF de 25 mil dólares (Perigueux e Denain ), com isso obtendo pontos suficientes para alcançar o 105º posto do ranking mundial feminino.

Em 29 de julho de 2013, se tornou a primeira tenista brasileira a chegar no top 100 mundial de simples desde o ano de 1990, quando Andrea Vieira, em 16 de abril deste ano, foi a 95ª colocação do ranking mundial.

Em setembro de 2013, Teliana chegou à 3 finais seguidas de torneios ITF de U$ 25 mil, ganhando os três títulos (Mont-de-Marsan, St. Malo e Sevilha). Como resultado, em 7 de outubro consolidou seu nome entre as cem melhores tenistas do mundo, e neste momento é a melhor posição de um tenista brasileiro.

CRISTIANO RONALDO ganha Bola de Ouro. Melhor do Mundo em 2013


Não foi surpresa, o astro português Cristiano Ronaldo acaba de ganhar o prêmio Bola de Ouro como melhor jogador de 2013. Aqui mesmo no blog já tínhamos a sensação de favoritismo, em nossa enquete, com 156 votos, Ronaldo teve 50% dos votos. Messi ficou com apenas 13%. A temporada foi ruim para o argentino. Machucado, jogou pouco. Viu o Barça perder a final da Champions League dentro de campo, sem conseguir correr. Ribéry, craque o Bayern levou a melhor. Foi campeão da Europa e do Mundo, mas não foi o suficiente para tirar este prêmio de Cristiano Ronaldo, que jogou muito, principalmente na repercagem, quando sozinho garantiu Portugal na Copa do Mundo, com cinco gols em dois jogos contra a Suécia, em um duelo fenomenal com Ibrah. Em nossa enquete Ribéry teve 10%. 

Colocamos Neymar para sentir sua popularidade, já que o brasileiro não disputou o prêmio. E mesmo assim, ficou em segundo lugar, com 22% dos nossos e-leitores. 

Volta a ganhar o português, que já havia ganho em 2008. De lá pra cá só deu Messi. Mas foi justo, justíssimo!

Pelé ganhou uma Bola de Ouro especial, fazendo justiça histórica, já que na sua época somente os europeus participavam do prêmio. Foi o Rei do Futebol que anunciou a vitória de Cristiano Ronaldo.

INSS: Aumento dos aposentados e pensionistas em 2014

A manchete do Jornal do Commercio desta segunda-feira traz o índice de correção do salário dos aposentados e pensionistas que recebem acima do salário mínimo: 5,56%. Abaixo da própria expectativa do governo. O aumento é calculado com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), do IBGE. 

O aumento é retroativo a 1º de janeiro, beneficia quase 10 milhões de pessoas, e eleva o teto para R$ 4.390,24. Haverá uma elevação dos custos da previdência na ordem de R$ 8,7 bi.

O aumento já vem no próximo benefício.

PROUNI 2014: Faça sua inscrição



Estão abertas no site do Programa Universidade para Todos (ProUni) as inscrições para a primeira edição de 2014. O prazo vai até as 23h59 da sexta-feira (17). O estudante pode fazer até duas opções de curso. A primeira chamada dos estudantes pré-selecionados será divulgada no dia 20 de janeiro e a segunda no dia 3 de fevereiro. Este ano, o edital prevê uma mudança na lista de espera.

Pode participar da seleção o estudante que tenha feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. O candidato não pode ter tirado 0 na redação e precisa ter cursado o ensino médio na rede pública ou com bolsa integral na rede privada.

O ProUni é destinado a alunos que querem concorrer a bolsas de estudo, integrais ou parciais, em instituições particulares de educação superior. As bolsas integrais são para os estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar até três salários mínimos por pessoa. O bolsista parcial poderá utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para custear o restante da mensalidade.

Este ano, há mudança quanto aos procedimentos da lista de espera. Agora, o estudante que não for pré-selecionado nas duas chamadas regulares e quiser participar da lista terá de manifestar interesse pela internet e, em seguida, nas datas previstas em edital, comparecer à instituição de ensino na qual pretende estudar, com os documentos necessários.

Após esse processo, a instituição terá prazo para avaliar a documentação. O estudante selecionado receberá o resultado por meio do boletim do candidato, disponível na página do ProUni. Nas edições anteriores, o candidato tinha de manifestar interesse na lista de espera e aguardar a convocação da instituição.

Veja abaixo o cronograma do Prouni:

Inscrições: de 13 de janeiro a 17 de janeiro

Pré-selecionados em primeira chamada: 20 de janeiro

Comprovação das informações nas instituições: 20 a 24 de janeiro

Matrícula dos selecionados em primeira chamada: 20 a 29 de janeiro

Pré-selecionados em segunda chamada: 3 de fevereiro

Comprovação das informações nas instituições: 3 a 6 de fevereiro

Matrícula dos selecionados em segunda chamada: 3 a 10 de fevereiro

Adesão à lista de espera na internet: 13 a 14 de fevereiro

Comprovação das informações dos candidatos em lista de espera nas instituições: 19 a 20 de fevereiro

Matrícula dos selecionados em lista de espera: 21 a 26 de fevereiro

Edição: Graça Adjuto
Mariana Tokarnia
para a Agência Brasil


Inocêncio suplente de senador. Socialistas vão fechando a chapa.



Os correligionários de Inocêncio Oliveira reclamaram que o deputado federal não estava sendo bem tratado nas conversações socialistas visando a eleição deste ano. Mas agora que a chapa está fechando, o líder sertanejo deve ser prestigiado.

Se Eduardo Campos fosse definir, seria: Tadeu Alencar para governador (pode ser Paulo Câmara) com Raul Henry vice, FBC pro senado e Inocêncio iria para a primeira suplência.

Como o mandato de senador é de oito anos e Fernando Bezerra tem sempre cacife para uma secretaria estadual (como fez com Eduardo) ou voltar a ocupar um ministério, podemos imaginar que não será difícil de Inocêncio ocupar uma cadeira no senado, um dos sonhos do veteranos parlamentar que anunciou não mais se candidatar à Câmara dos Deputados.

Os aliados estão costurando também uma alternativa para Jarbas Vasconcelos.

PT começa a decidir se tem candidatura própria em Pernambuco. João Paulo está em São Paulo.


Quando postei sábado que o PT ainda não havia se decidido se teria candidato a governador, adiantamos mais uma vez os encaminhamentos que estão acontecendo na esfera interna do partido.

Nesta segunda-feira o deputado federal João Paulo, ex-prefeito de Recife e natural candidato a governador se o PT decidir pela candidatura própria, tem reunião com o presidente nacional da legenda, Rui Falcão, em São Paulo. Ele quer saber do interesse do Partido dos Trabalhadores em ter candidato em Pernambuco, ou se já é ponto fechado o apoio a Armando Monteiro, que tem a simpatia de Lula e Dilma.

Por outro lado, Rui Falcão quer que o PT local se reconstrua, e é na candidatura própria que poderá marcar novamente sua posição e reconsolidar lideranças. Além disso há o perigo da diminuição da representação parlamentar em caso de junção à candidatura trabalhista.

João Paulo se antecipou à Executiva Estadual que planeja iniciar as conversas no próximo final de semana. 

O PTB assiste ao desenrolar petista como principal interessado. A situação, resumindo, é que se o PT pensar local, tem candidatura própria, se pensar nacionalmente, vai de Armando.

Eduardo também prefere só uma candidatura do outro lado. Claro.

Izaías quer mais agilidade em algumas secretarias

Izaías com secretários em encontro do Governo Estadual em Gravatá no início de 2013

Na própria avaliação do prefeito Izaías Régis, em seu primeiro ano de governo, poderia ter sido feito mais. Para agilizar, já houve a mudança no comando da licitação.

Em dois momentos do ano passado, houve expectativa de mudança. Uma logo após o Festival de Inverno, quando o governo chegou moroso, com algumas secretarias ainda sem encontrar o ritmo, mas o sucesso do FIG deu novo impulso, que fez chegar até o final do ano, quando também foi aguardada reforma no secretariado. Não houve. Falava-se que sairiam quatro ou cinco nomes.

Izaías avaliou que foi um ano de aprendizado e onde o governo trabalhou sob as amarras do orçamento do governo anterior, de Luís Carlos. Algumas secretarias funcionaram bem, outras ficaram devendo. Izaías reuniu a equipe, cobrou agilidade e mostrou que agora não pode aguardar mais, espera resultados.

Conta para isto, além de ter agora seu próprio orçamento, ser um ano de eleição, e seus candidatos precisam sair bem de Garanhuns, e para isto ter o prefeito bem avaliado tanto pode trazer dividendos na urna, quanto será importante para registrar o sucesso de um governo petebista, sendo utilizado na campanha de Armando.

Mãos à obra, pessoal!

SAI RESULTADO DO SISU 2014


Os candidatos que se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já podem conferir o resultado da primeira chamada do programa. As inscrições do Sisu foram encerradas na noite de sexta-feira (10), e os dados parciais do Ministério da Educação indicam que pelo menos 2,4 milhões de candidatos se inscreveram.

Os convocados para a primeira chamada devem fazer a matrícula entre os dias 17 e 21 deste mês. O candidato que não comparecer na data prevista à instituição selecionadora perderá a vaga. O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 27 e a matrícula deve ser feita entre os dias 31 deste mês e 4 de fevereiro.

O candidato que não for selecionado em nenhuma das chamadas, ou foi selecionado para o curso marcado como segunda opção, independentemente de ter feito a matrícula, pode se inscrever na lista de espera, de 27 de janeiro a 7 de fevereiro. A convocação dos candidatos em lista de espera ocorre a partir de 11 de fevereiro.

O balanço divulgado pelo Ministério da Educação na noite de ontem, antes do encerramento das inscrições, mostra que os inscritos no Sisu já eram quase 50% dos 5 milhões de candidatos que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. O Sisu seleciona os candidatos com base na nota do Enem.

Nesta edição, o Sisu oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior. O balanço final dos inscritos no Sisu será divulgado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, na manhã de segunda-feira (13).


Cristóvam Buarque APOIA Eduardo Campos

Crisóvam Buarque recebeu garanhuenses em Brasília

Na última sexta-feira, o governador Eduardo Campos recebeu para um almoço o senador pernambucano eleito por Brasília, Cristóvam Buarque. O pedetista estava com o vice-quase-governador João Lyra Neto.

Cristóvam, um dos parlamentares mais respeitados do Brasil, que já foi candidato a presidente e Ministro da Educação no primeiro governo Lula, afirmou que integrará a tropa de choque do candidato Eduardo Campos. Neste caso, podemos chamar de Tropa de Elite.

Enquanto isso, Aécio vai se isolando. O novo partido Solidariedade pediu a vice do tucano para o sindicalista Miguel Torres. Em outras épocas, o PSDB teve Marco Maciel na vice de Fernando Henrique. Foi um vice discreto. Serra colocou o deputado Índio do Brasil como candidato em sua chapa. Não deu certo. Parece que Aécio vai na mesma linha.

Partidos como o PPS e até o DEM, que antes eram satélites do PSDB, parece que estão descobrindo que a opção melhor para 2014 é o governador pernambucano, que já tem a vice dos sonhos, Marina Silva.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.