sábado, 8 de fevereiro de 2014

Helder Câmara, um homem universal - Por Eduardo Hoornaert


A cada ano fica mais claro que as dimensões da figura de Helder Câmara ultrapassam as funções que ele ocupou na vida, especificamente a função de arcebispo católico de Olinda e Recife. A cada ano se ressalta mais seu valor universal, para além da diocese, da igreja do Brasil, do catolicismo e mesmo do cristianismo em geral. O primeiro a enxergar isso, 15 anos atrás, foi o escritor e dirigente comunista francês Roger Garaudy. No livro ‘Helder, o Dom’ editado pela Vozes em 1999 e coordenado por Zildo Rocha, ele escreve textualmente: ‘Meu primeiro encontro com Dom Helder foi o momento mais importante de minha vida’ (p. 29). Não se escreve uma frase dessas à toa. Ela resume uma vida inteira. Ele explica: ‘em 1967, eu estava participando de um encontro em Genebra e, no intervalo de uma das sessões, alguém me procurou para dizer: um arcebispo o espera no corredor´. Era Helder Câmara, que logo tomou a palavra e propôs ao dirigente comunista um pacto: você diz aos comunistas que religião nem sempre é alienação e eu digo aos católicos o socialismo não é algo condenável. Num de seus escritos, Helder Câmara comentou esse momento com as seguintes palavras: ‘eu sentia que no essencial Roger Garaudy e eu pensávamos da mesma maneira’. Um dirigente comunista e um arcebispo católico pensam da mesma maneira! Isso não é sinal de universalismo? E o texto de Garaudy termina com as seguintes palavras: ‘Graças a Dom Helder Câmara, o muçulmano que sou e o marxista que não deixei de ser consideram Jesus o eixo central de minha vida’ (p. 31).

Esse episódio mostra que, já em 1967, Helder Câmara era capaz de transcender o cargo que exercia para enxergar um horizonte mais amplo, o da humanidade como um todo. O mesmo Roger Garaudy, num de seus livros, tinha soltado um grito, dirigido às igrejas cristãs: ‘Devolvam-nos Jesus: Ele nos pertence’. Jesus é do mundo, não das igrejas. E penso que por trás do encontro entre ele e Helder se pode ouvir um grito parecido, dirigido à igreja católica:

Devolvam-nos Helder Câmara,

Ele nos pertence.

É o grito silencioso da bandeira do Movimento dos Sem Terra estendida sobre o caixão de Helder Câmara no dia de seu enterro.

Carta ao prefeito Izaías



Senhor Prefeito Izaías,

Sabemos que o senhor prima pelas obras que configurem a melhoria da nossa cidade, atendendo principalmente as obras que assegurem o bem estar e os direitos a uma cidadania plena.

No Parque Euclides Dourado precisa de um espaço onde o lazer e saúde estejam lado a lado proporcionando vários tipos de esportes: entre estes uma pista de ciclismo e outra para patins, a nova onda do momento. Hoje a infraestrutura do Parque Euclides Dourado, não contempla os esportes acima mencionados. Outro dia fomos andar de Patins, e, para nossa surpresa, fomos barrados pelos guardas do Parque. Sentimo-nos discriminados, pois Garanhuns não oferece outro espaço para o nosso lazer. 

Agradeço pela apreciação desta carta que é uma solicitação em nome de tantos cidadãos que desejam uma vida saudável através do esporte.

Atenciosamente,

Uma cidadã jovem Garanhuense
(Recebido identificadamente em nosso e-mail)

Papa Francisco lança Jornada Mundial da Juventude de 2016


Nesta quinta quinta-feira, 06 de fevereiro, foi divulgada mundialmente pela Santa Sé a mensagem do Papa Francisco para a XXIX Jornada Mundial da Juventude. O pontífice lança os temas das três próximas Jornadas com base no Evangelho de São Mateus. Estes temas devem ser meditados e deverão guiar a celebração internacional em Cracóvia, Polônia, em julho de 2016. O primeiro, para este ano, é "Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu (Mt 5, 3)”; para 2015, "Felizes os puros de coração, porque verão a Deus (Mt 5, 8)”; e, finalmente, em 2016, o tema para reflexão será "Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia (Mt 5, 7)”.

Na mensagem, o Papa Francisco fala aos jovens sobre ‘a força revolucionária das bem- aventuranças’ e mostra que Jesus ao proclamar as bem-aventuranças, convida-nos a segui-lo, a percorrer com ele o caminho do amor, o único que conduz à vida eterna. "Não é uma estrada fácil, mas o Senhor assegura-nos a sua graça e nunca nos deixa sozinhos”.

AESGA oferece oferece novas vagas para o Pré-vestibular Cidadão


A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA está realizando, por meio da Coordenação de Pré-Vestibular Cidadão da Instituição, nos dias 11 e 12 de fevereiro, o processo de inscrições para o Curso Pré-Vestibular AESGA 2014.

De acordo com informações do Coordenador, professor Paulo Falcão, estão sendo oferecidas 100 vagas. Destas, 50 são para o turno vespertino e 50 para o turno noturno. Para garantir a sua inscrição é necessário que o candidato não esteja cursando cursos de graduação e que tenha concluído o Ensino Médio em Escola Pública, comprovando com a apresentação de sua Ficha 19 - Histórico Escolar. 

As inscrições serão gratuitas e realizadas de forma online, pelo site do CESPA, por meio do endereço www.cespa.com.br, com link disponível a partir da próxima terça-feira, 11 de fevereiro.

O Programa Pré-Vestibular Cidadão da AESGA tem como objetivo oferecer aos jovens carentes da Cidade, oriundos de Escolas Públicas do Município, um ensino gratuito de qualidade, facilitando assim a sua aprovação no vestibular.

RACHEL SHEHERAZADE: Comentário de jornalista do SBT é alvo de ações no Ministério Público



As declarações polêmicas da jornalista Rachel Sheherazade, feitas durante o Jornal do SBT, na última terça-feira, 04 de fevereiro, ainda estão repercutindo fortemente, sobretudo nas redes sociais, e mobilizando organizações de direitos humanos e sindicatos de jornalistas para que sua conduta seja investigada. Rachel incitou, em rede nacional, a violência e a prática da justiça com as próprias mãos.

Ao invés de cair no esquecimento o caso está ficando mais sério com o passar dos dias. Nesta quinta-feira, 06, a presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado, senadora Ana Rita (PT-ES), se manifestou oficiando a Procuradoria Geral de Justiça do Estado de São Paulo sobre o caso. Ela solicita a instauração de procedimento e providências para que a jornalista responda por violações aos direitos da pessoa humana, ao Estatuto da Criança e do Adolescente e por apologia à violência.

Junto ao ofício foi anexada uma nota de repúdio de do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro e da Comissão de Ética. "O desrespeito aos direitos humanos tem sido prática recorrente da jornalista, mas destacamos a violência simbólica dos recentes comentários por ela proferidos no programa de04/02/2014”, diz a nota. O Sindicato também pede que a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) investigue o caso.

A cara dos assassinos de EDELSON LIMA





Numa ação conjunta da 22ª Delegacia de Polícia de Homicídios de Garanhuns, que tem como titular o Dr. João Lins, e policiais da 134ª Delegacia, comandada pelo Delegado Dr. Helianthus, Soares investigaram o desaparecimento do Professor EDELSON LIMA, até chegar à apresentação dos criminosos. Dois latrocidas, que mataram o professor para roubar. Uma forma violenta, perversa e desnecessária para adquirir algo, pondo fim a uma vida que só tinha serviços prestados à sociedade, através da educação. Edelson era uma pessoa de muitas amizades pelo caráter e dedicação que dispunha para o trabalho e a todos que o rodeavam. Acho que é o pior que pode acontecer, desvalorizar tanto a vida a este ponto, em que se mata para roubar.

O primeiro acusado é RAFAEL BRUNO DA SILVA de 21 anos, amasiado, residente na Rua dos Emboabas, bairro do Jardim Petrópolis em Garanhuns/PE. O segundo é ARISTON CARLOS ANDRADE SILVA, de 23 anos, residente na Rua Cristina Tavares, bairro do Parque Fênix, Garanhuns/PE.

Para saber mais sobre os criminosos, confira a reportagem completa no Blog AGRESTE VIOLENTO.


.
AGORA COMIGO: Do triste episódio, ficam vários ensinamentos. Primeiro, a paixão como a família se dedicou para encontrar o ente querido. Uma mostra de união e valorização da família. 

Outra coisa, a dedicação ao trabalho. Vejam como foi identificado rapidamente o desaparecimento de Edelson. Ele faltou ao trabalho em um domingo, às 8h da manhã. Poucas horas depois já estavam todos à sua procura. Se fosse um profissional irresponsável, todos diriam que tinha farrado na noite anterior ou coisa assim. Foram 26 anos de dedicação ao SESC, e não se faz uma história de verdade se não for pelo profissionalismo. Por isto, se Edelson faltou ao trabalho, todos sabiam que havia algo errado. Simples assim!

Tem mais, família, amigos e colegas de trabalho fizeram questão de demonstrar todo o carinho por Edelson, e isto mobilizou a sociedade, que gerou uma onda do bem e de oração e que atuou na motivação policial.

Por falar em polícia, a rápida elucidação gera um sentimento de conforto na sociedade, de segurança, de que há uma polícia vigilante a trabalhar por nós. Por vezes, a sociedade critica o sistema, diante da falta de conclusão de investigações de casos de repercussão, mas agora é hora de reconhecermos o trabalho, e buscar apoiar os que fazem a força policial do estado, até auxiliando para que possam ter mais informações que levem às conclusões de crimes. Que bom que tivemos este resultado!

Fica a lição que o crime não compensa, e que as pessoas não precisam agir desta forma para conseguir algo. Viram o exemplo que o próprio Edelson deu para que o Rafael conseguisse mais trabalho? Postou em seu facebook, indicando o profissional para que tivesse mais serviço. Quinze dias depois, aquele que ele deu uma oportunidade foi o seu algoz. Mas precisamos continuar acreditando que o mundo será melhor.

E por fim, creio que a conclusão do crime, motivada exclusivamente no dinheiro de Edelson, põe fim a outras tolas discussões, e o professor pode descansar em paz, tendo sua história escrita com caneta de ouro, sua reputação ilibada e seu nome enaltecido por todos que tiveram a oportunidade de conviver com ele, por incrível que pareça, até seus assassinos, que um dia tiveram a oportunidade de conhecê-lo e saber o quanto aquele professor era desprovido de maldade no coração. 

Fica um belo exemplo de gente humana para todos nós. E por outro lado, o debate com a sociedade sobre o que fazer com indivíduos com tanta maldade na raiz, e que não tiveram o mínimo discernimento sobre a importância da vida. 

Edelson era feliz, e agora descansa em paz!

Câmara Municipal de Garanhuns concede Medalha ao Senador Randolph Rodrigues‏


O presidente da Câmara Municipal de Garanhuns, Audálio Ramos Filho, entregará neste sábado (08), às 9h da manhã, no Plenário da Casa Raimundo de Morais, a Medalha Luiz Souto Dourado ao Senador Randolph Rodrigues (PSOL-AP), pelos relevantes serviços prestados ao município de Garanhuns. O projeto de resolução de Nº 008/13 foi protocolado na Câmara Municipal no dia 07 fevereiro de 2013.

Destaca-se o grande apreço que o referido Senador demonstra por Garanhuns, uma vez que luta pela causa da FAMEG - Faculdade de Medicina de Garanhuns para que a mesma possa efetivamente funcionar em nosso município bem como para que o Festival de Inverno de Garanhuns possa se tornar patrimônio imaterial brasileiro.

Randolph Frederich Rodrigues Alves, mais conhecido como Randolfe Rodrigues nasceu em Garanhuns - PE, em 06 de novembro de 1972. Em 2010, foi o senador mais votado do estado do Amapá com 203.259 votos, tornando-se o mais jovem integrante do Senado Federal da atual legislatura. Tem sido com frequência considerado um dos mais atuantes do Congresso Nacional.

"O senador tem sido brilhante em sua atuação parlamentar. Além disso, mesmo eleito pelo distante estado do Amapá, não tem esquecido suas raízes e tem defendido Garanhuns, aceitando as demandas por uma cidade melhor. Por isto este reconhecimento do Poder Legislativo ao nosso conterrâneo que conquistou o respeito nacional" - frisa o presidente da Câmara de Vereadores e autor da comenda, Audálio Filho.

GOVERNO DE PERNAMBUCO: Tudo sobre o FEM da Mata Norte



Todas as 43 cidades que integram a Zona da Mata Norte e Sul foram beneficiadas com a liberação de R$ 43,5 milhões em recursos do Governo Estadual para a realização de obras de infraestrutura. Os investimentos são provenientes do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) e foram repassados às prefeituras que apresentaram projetos em áreas estratégicas. Em toda Zona da Mata estão sendo executadas mais de 93 obras estruturadoras com recursos do FEM. O fundo atende todos os 184 municípios pernambucanos. Os investimentos totais chegam a R$ 129,7 milhões distribuídos entre 437 planos de trabalho aprovados.

As prioridades no uso dos recursos estão voltadas para projetos de urbanização requalificação e pavimentação de ruas e avenidas, construção de praças pátios de eventos, morros de arrimo, além de drenagem de águas pluviais. As obras não se restringem às sedes municipais. Estendem-se a distritos, vilas e pequenos povoados na área rural. 

Estão sendo investidos mais de R$ 24,3 milhões, na Mata Sul, e R$ 19,2 milhões a Mata Norte. Os municípios beneficiados são Aliança, Buenos Aires, Camutanga, Carpina, Chã de Alegria, Condado, Ferreiros, Glória do Goitá, Goiana, Itambé, Itaquitinga, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Macaparana, Nazaré da Mata, Paudalho, Timbaúba, Tracunhaém, Vicência, Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Chã Grande, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Maraial, Palmares, Pombos, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Vitória de Santo Antão e Xexéu.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.