segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Izaías quer acelerar governo no primeiro semestre

Prefeito Izaías em recente reunião com secretários e imprensa


Após duas semanas de descanso com a família, o prefeito Izaías Régis retornou hoje (10) às atividades na Prefeitura de Garanhuns. A vice-prefeita Rosa Quidute assumiu o Palácio Celso Galvão no período de 27 de janeiro a 07 de fevereiro.

O prefeito teve o dia de agendas administrativas, despachando com parte do seu secretariado. Em pauta, o acompanhamento de ações em andamento, eventos futuros e de projetos de obras que seguirão para licitação.

Na tarde desta terça-feira (11), o prefeito reúne toda a equipe, na reunião mensal do secretariado. "Este ano é muito curto para as ações, por se tratar de um ano eleitoral, então precisamos colocar o pé no acelerador neste primeiro semestre”, ressaltou o prefeito Izaías.

SECOM Garanhuns

EMOCIONANTE: Filha escreve carta para o pai, cinegrafista da Band, morto nas manifestações



A filha do cinegrafista Santiago Andrade, 49 anos, da TV Bandeirantes, publicou uma carta de despedida em sua página no Facebook nesta segunda-feira (10). No texto, Vanessa diz que o pai tinha uma tatuagem com o nome o seu nome no antebraço e que passou a noite no hospital se despedindo dele.

'Deitada em seu ombro, tivemos tempo de conversar sobre muitos assuntos, pedi perdão pelas minhas falhas e prometi seguir de cabeça erguida e cuidar da minha mãe e meus avós. Ele estava quentinho e sereno', escreveu. 'Éramos só nós dois, pai e filha, na despedida mais linda que eu poderia ter.'

O cinegrafista teve morte encefálica diagnosticada na manhã desta segunda, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Santiago foi atingido na cabeça quando registrava o protesto contra o aumento das passagens de ônibus no Rio, na quinta-feira (6). Leia o texto de Vanessa na íntegra (Blog do Jornalista Magno Martins):



'Meu nome é Vanessa Andrade, tenho 29 anos e acabo de perder meu pai.

Quando decidi ser jornalista, aos 16, ele quase caiu duro. Disse que era profissão ingrata, salário baixo e muita ralação. Mas eu expliquei: vou usar seu sobrenome. Ele riu e disse: então pode!

Quando fiz minha primeira tatuagem, aos 15, achei que ele ia surtar. Mas ele olhou e disse: caramba, filha. Quero fazer também. E me deu de presente meu nome no antebraço.

Quando casei, ele ficou tão bêbado, que na hora de eu me despedir pra seguir em lua de mel, ele vomitava e me abraçava ao mesmo tempo.

Me ensinou muitos valores. A gente que vem de família humilde precisa provar duas vezes a que veio. Me deixou a vida toda em escola pública porque preferiu trabalhar mais para me pagar a faculdade. Ali o sonho dele se realizava. E o meu começava.

Esta noite eu passei no hospital me despedindo. Só eu e ele. Deitada em seu ombro, tivemos tempo de conversar sobre muitos assuntos, pedi perdão pelas minhas falhas e prometi seguir de cabeça erguida e cuidar da minha mãe e meus avós. Ele estava quentinho e sereno. Éramos só nós dois, pai e filha, na despedida mais linda que eu poderia ter. E ele também se despediu.

Sei que ele está bem. Claro que está. E eu sou a continuação da vida dele. Um dia meus futuros filhos saberão quem foi Santiago Andrade, o avô deles. Mas eu, somente eu, saberei o orgulho de ter o nome dele na minha identidade.

Obrigada, meu Deus. Porque tive a chance de amar e ser amada. Tive todas as alegrias e tristezas de pai e filha. Eu tive um pai. E ele teve uma filha.

Obrigada a todos. Ele também agradece.

Eu sou Vanessa Andrade, tenho 29 anos e os anjinhos do céu acabam de ganhar um pai.'

Lula ainda pode ser o candidato do PT



De acordo com a colunista política do “Estadão”, Dora Kramer, se o quadro econômico nacional continuar piorando o candidato do PT a presidente da República não será Dilma Rousseff e sim o ex-presidente Lula.

Veja o que ela escreveu sobre este assunto em sua coluna política de ontem:

Permeia o ambiente no PMDB a desconfiança de que não está de todo afastada a possibilidade de o ex-presidente Lula da Silva vir a se candidatar a presidente, se o acúmulo de más notícias que rondam o governo não for só uma fase ruim.

Para saber mais... Blog do Inaldo Sampaio
.
AGORA COMIGO: Esta possibilidade deixaria a disputa complicada. Eduardo Campos não tem mais como voltar atrás, mesmo tendo dito há alguns meses que não seria candidato se Lula fosse. Mas agora seu projeto recebeu apoios que fazem a sua candidatura pertencer somente a si mesmo.

Para muita gente Lula ainda é um mito, e muito dificilmente ele perderia. Aliás, quase impossível. Contaria com o apoio dos governistas, onde tem uma ala que torce desesperadamente que isto aconteça, e Dilma não seja candidata, pois era mais fácil tratar com Lula.

Com Lula candidato, seu candidato em Pernambuco tende a se fortalecer. A dobradinha com o conterrâneo é claro que dá mais votos que com Dilma. Acho que Armando está torcendo por isto, claro, não abertamente.

Gerência Regional de Saúde coordena campanha de prevenção ao Câncer do Colo do Útero


A Coordenação Regional do Programa Nacional de Imunizações da V GERES - Gerência Regional de Saúde realizou recentemente uma reunião com os 21 municípios de sua área de abrangência, visando a implantação da vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV). Esta campanha tem como objetivo a prevenção do câncer de colo de útero, principalmente entre as meninas adolescentes na faixa etária dos 11 anos até 13 anos. A vacina previne infecções pelos tipos virais mais comuns de câncer do colo do útero e, consequentemente, reduz a carga da doença.

A primeira dose da vacina HPV será administrada nas escolas públicas e privadas a partir do dia 10 de março e é muito importante que haja ampla e prévia divulgação na comunidade escolar, especialmente entre adolescentes, pais ou responsáveis e professores. Destaca-se que a vacinação em escolas é decisiva para o alcance da meta vacinal das adolescentes.

Antecipando a campanha, a V GERES está solicitando aos meios de comunicação que informem à população as formas de prevenção mais comuns do Câncer do Colo do Útero, levando a mensagem a mais pessoas, e salvando mais vidas, com a prevenção ou o diagnóstico prévio, melhorando a eficácia dos tratamentos.

Vereadora solicita reforma do campo da Liberdade em Garanhuns‏


Na primeira Sessão Ordinária de 2014, endereçada ao Governo Municipal de Garanhuns, a vereadora Nelma Carvalho (Diretora Nelma PR), solicitou a reforma do Campo de Futebol da Liberdade, como forma de melhorar as condições da prática do referido esporte pelos moradores daquela localidade.

No ano passado a vereadora Nelma inseriu ementa na LOA de 2014 (Lei Orçamentária Anual) do município, solicitando uma verba específica destinada a reforma do Campo da Liberdade, que é um espaço de lazer para a comunidade, utilizado inclusive para programas sociais de incentivo ao esporte, para crianças e adolescentes, com várias escolinhas de Futebol que desempenham um papel pedagógico muito importante para a comunidade.

A aquisição de hábitos saudáveis para os jovens são alguns dos benefícios que poderão ser alcançados com a obra. "Com o campo reformado, o local oferecerá melhores condições para os praticantes do esporte realizarem suas atividades". ressalta Nelma Carvalho.

Produção de orgânicos muda vida de irrigante no sertão da Paraíba


No alto sertão da Paraíba, o perímetro irrigado de Várzea de Sousa se destaca na produção de orgânicos com certificados. A iniciativa foi do agricultor Edinaldo Nascimento, que preocupado com a saúde da família, mudou a plantação convencional e passou a produzir orgânicos.

“Eu nasci na agricultura, nunca fiz outra atividade. Sempre acompanhei os males dos agrotóxicos na vida dos meus amigos produtores. Decidi mudar esse quadro e fiz um curso na área de orgânico. Comecei a plantar no perímetro em 2006 e hoje tudo mudou. A renda familiar aumentou, assim como a minha qualidade de vida e também da minha família. Antigamente eu tinha um lote e andava de bicicleta. Hoje eu tenho carros, motos, pessoas que me ajudam e uma parceria com uma empresa que distribui meus produtos para a capital do Estado”, comemora.

II BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DO AGRESTE ACONTECE EM GARANHUNS‏



Garanhuns vai sediar, entre 01 e 11 de maio deste ano, a II Bienal Internacional do Livro do Agreste. O evento será realizado na Praça Mestre Dominguinhos, tendo em torno de 50 estandes montados, atendendo o público da cidade e região nas áreas de literatura, filosofia, biografias, ciências, história e outros campos do conhecimento humano.

Além da exposição e venda de livro, a Bienal terá espaço para diversas formas de arte, difundindo a cultura e o entretenimento. A programação incluirá debates, palestras, mesa redonda sobre literatura, recitais e lançamentos de livros. Haverá ainda um espaço infanto-juvenil e convidados especiais da área das letras serão convidados para o evento.

O presidente da Associação Nordestina de Distribuidores e Editores de Livros (Andelivros), José Alventino Lima, garante que a dimensão do evento será ainda maior que na primeira edição. “Esperamos ter um grande número de visitantes e a integração entre professores, alunos e público em geral. Nossa expectativa é ultrapassar 150 mil pessoas durante os dias do evento”, afirmou.

Gersinho Filho também avança na pré-candidatura a deputado


O Vereador Gersinho esteve na manha de hoje, 10 de fevereiro, na Capital Pernambucana onde se reuniu na sede estadual do partido SOLIDARIEDADE, com o presidente estadual do partido, o Deputado Federal Augusto Coutinho, que o recebeu para tratar do futuro politico da região e da candidatura de Gersinho Filho a Deputado Estadual nas próximas eleições.

Randolfe leva pautas de Garanhuns para Brasília

Gente, deixa eu explicar o Randolfe. Ele é um garanhuense, que jovem foi para outro estado. Aqui deixou suas raízes, seus familiares. Em Garanhuns recebeu os primeiros ensinamentos, que foram fundamentais para formação de seu caráter. Professor universitário, elegeu-se deputado estadual no Amapá, e por sua atuação, aquele povo fez dele Senador da República. 

Está sempre entre os senadores mais atuantes do Congresso. O que nos orgulha!

E agora ele vem a Garanhuns, e pergunta-nos: O que posso fazer por minha terra? Levou nossas demandas para nos defender. Fameg, duplicação, FIG, desenvolvimento...

O bom filho à casa torna, e no caso de Randolfe, Garanhuns sempre esteve com ele! Tem apenas um ano de senado, e foi eleito pelo Amapá. É de Garanhuns, e veio aqui perguntar o que pode fazer por nossa cidade. Levou duas pautas de reivindicações, uma do seu partido e outra da Câmara de Vereadores. Tem senador de Pernambuco, que foi bem votado aqui, que nunca fez isso. Não nos defende de fato em Brasília.

É interessante como nossa gente não vota em nossa gente, e muitos dos nossos estão sendo eleitos em outras regiões deste belo e imenso país.

Damásio e Claudomira participam de reunião no Recife



A advogada Claudomira Andrade e o bombeiro Damásio, tiveram a oportunidade, de participar da reunião do PRP ( Partido Republicano Progressista), que aconteceu no último final de semana, na cidade do Recife. Ocasião em que, receberam orientações do presidente do PRP/PE, Ernesto de Paula e da Presidenta do PRP/PE Mulher, Jane do Gás. 

Na reunião, foram discutidos, dentre outros assuntos importantes: a implantação do diretório provisório do PRP na cidade de Garanhuns, que terá como presidente local Damásio e vice-presidenta Claudomira Andrade, representado o PRP mulher.

Programa seleciona professores para intercâmbio nos EUA

Oportunidade de intercâmbio nos Estados Unidos para professores da rede pública. Visando criar entre os educadores um conhecimento mais amplo sobre a língua inglesa, os Estados Unidos e sua cultura, aprofundando novas práticas em metodologias de ensino e planejamento de aula, o Programa Líderes Internacionais em Educação (ILEP), do Departamento de Estado dos Estados Unidos com o apoio da Secretaria de Educação do Estado (SEE) abriu processo seletivo para intercâmbio. 

As vagas são para professores de inglês do ensino médio em regência de sala de aula da rede pública, que ficarão por um período de cinco meses nos Estados Unidos aperfeiçoando o idioma daquele país. 

Para participar do processo seletivo, o professor deverá preencher alguns pré-requisitos, como possuir no mínimo cinco anos de experiência comprovada como professor em sala de aula, entre outros, dispostos no conteúdo do programa.

Para saber mais... GRE AGRESTE MERIDIONAL

A vingança de Mr. Rands


O advogado Maurício Rands acreditou em seu partido quando o liberaram para pré-campanha para prefeito do Recife, já que João da Costa estava mau avaliado pela população, colocando em risco a reeleição e o projeto petista de governo na capital. João Paulo havia sido queimado e o PT pensou em fazer prévia para escolher seu candidato. Rands foi à luta, mas no final era tudo de mentirinha, e ele se sentiu usado para tumultuar o processo, para que depois viesse a intervenção e a candidatura posta que pudesse, em tese, unir o partido. Era Humberto Costa, como aconteceu. Mas Rands chutou o balde. Renunciou à pré-candidatura, renunciou ao PT, renunciou à vida pública, renunciou aos 200 mil votos que o elegeram deputado federal, renunciou ao sol da capital e foi embora advogar no exterior.

Um ano de exílio voluntário. 

Mas como nos filmes ou nas novelas, ele voltou. Tirou a barba, mudou o rosto e o estilo. Aliou-se ao governador, de quem já era próximo, e pode ser o nome para batalha contra os inimigos, numa espécie de vingança. Socialistas históricos não gostam disso, preferem um nome mais ao perfil do grupo que governa o estado há sete anos. Mas o que é um problema, pode ser também uma qualidade: Tem gente que acha que ele racha o PT, aquele que não consegue se unir a Armando Monteiro, para eles, representante das elites.

Rands corre por fora, mas tem quem diga, como alguns colunistas de jornais da capital, que seu nome está muito forte. Caso seja o escolhido, Rands terá nova vitrine para se explicar. Ter repulsado o PT de Humberto, todo mundo já entendeu, como foi visto no resultado eleitoral do Recife, mas ter jogado fora seu espólio eleitoral, patrimônio dado pelo povo, é que é difícil.

A PONTE DA MORTE DE CANHOTINHO


Quatro mortes nos últimos meses, este é o número frio e recente de uma ponte na entrada de Canhotinho, de quem vai de Garanhuns. Outras vidas, ao longo dos últimos anos, ficaram ali. Sempre quando tem festa, a angústia e o medo toma conta da cidade e da região, com jovens se dirigindo para aquela cidade.

O que falta para resolver aquilo? Quantas vidas ainda vão ser perdidas para alguém fazer alguma coisa? Prefeito, ex-prefeitos, deputados, lideranças regionais.. Será que não tem ninguém que peça ou acelere esta obra, aparentemente simples, mas de grande importância para o Agreste??

Outros lugares na região precisam de uma maior atenção dos órgãos competentes, devido o alto número de acidentes com vítimas fatais, como a reta da entrada de Capoeiras, a curva da Laranjeira e a passagem de Manoel Xéu, aqui em Garanhuns, entre outros. A ladeira de Jupi recebeu novas lombadas, para tentar resolver um problema crônico de atropelamentos.

Por Deus, alguém faça alguma coisa naquela ponte! Tememos que possa morrer mais gente no carnaval de Canhotinho!!! 

Nesta manhã, mais duas pessoas morreram naquela ponte!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.