quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Estão abertas as inscrições para o Prevupe, o pré-vestibular da Universidade de Pernambuco


Estão abertas desde ontem (19) as inscrições para o curso pré-vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE), o Prevupe, destinado aos estudantes da rede pública de ensino. Ao todo, são oferecidas 9.260 vagas para 34 municípios do Estado. As inscrições devem ser feitas no endereço eletrônico: 

O curso, gratuito, tem o objetivo de reforçar e ampliar os conhecimentos dos alunos das escolas da rede pública de ensino e egressos que pretendem fazer o vestibular. As inscrições seguem até o dia 16 de março e a taxa, que custa R$ 30,00, deverá ser paga até o dia 17/03, em horário bancário. Os candidatos inscritos em programas sociais do Governo Federal poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição no período de 19 a 26 deste mês de fevereiro, no site. O resultado com os nomes dos contemplados com a isenção será divulgado no dia 07 de março no mesmo endereço eletrônico. Para concorrer, é necessário ter concluído ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio em Escola Pública ou ser concluinte do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Travessia. 

PROGRAMAÇÃO DO GARANHUNS JAZZ FESTIVAL 2014



O Garanhuns Jazz Festival (GJF), evento criado há sete anos como uma opção para quem deseja uma alternativa de diversão mais tranquila durante o Carnaval, chega em sua 7ª edição com uma série de novidades que vão transformar Garanhuns, município localizado no Agreste de Pernambuco, na capital do jazz e do blues entre os dias 1º e 4 de março. Serão diversos shows em palcos descentralizados, workshops e oficinas musicais, com conforto e horários super democráticos. É importante ressaltar que toda a programação oficial do festival é inteiramente gratuita.

A grade de atrações desta edição também merece destaque especial. Caprichada, a programação conta com diversos músicos pernambucanos, brasileiros – de estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas, Fortaleza, Paraíba, etc – e do exterior. Entre os nomes já confirmados, podemos citar Nasi, vocalista da banda de rock and roll Ira!. O músico se apresentará no palco principal do GJF antes de entrar em turnê nacional, depois de vários anos separados, com a banda que o consagrou. Também já está confirmada a participação do The Headcutters, banda oriunda de Santa Catarina que se inspira no timbre e na sonoridade do blues dos anos 50 e 60 para fazer som, e da dupla "Salimanga," formada pelo guitarrista BC e pelo saxofonista Paulo Rogério, músicos que também integram a banda “Móveis Colonais de Acaju” e que mesclam ritmos brasileiros como samba, choro e baião com cadências latinas e com o jazz. Eles dividirão o palco com grandes artistas pernambucanos, como Beto do Bandolim.

EMPREGO: Bonanza Supermercados tem vagas para gerente



O Bonanza Supermercados está com vagas disponíveis para gerentes de loja, nos estados de Pernambuco e da Paraíba. Os interessados devem ter formação superior, experiência em varejo, disponibilidade para viajar e ser maior de 18 anos de idade. Os currículos devem ser enviados para o e-mail : 

O Bonanza Supermercados tem lojas nas cidades de Caruaru, Belo Jardim, Pesqueira, Garanhuns, Arcoverde, Santa Cruz, Salgueiro, Patos, João Pessoa e Guarabira.

Assaí Garanhuns oferece 245 vagas de emprego



O Atacarejo Assaí, pertencente ao Grupo Pão de Açúcar, realizará, entre os dias 25 e 27 deste mês, sua primeira seleção de funcionários para os cargos de chefes e técnicos. E entre os dias 11 e 14 de março, para os demais cargos. Os testes acontecem na Igreja dos Mormons, localizada na Avenida Ernesto Dourado, nº 458, bairro Heliópolis. Ao todo, estão sendo ofertados 245 empregos.

As vagas disponíveis são para 73 operadores de loja, 44 operadores de loja pleno, 63 operadores de caixa, 35 empacotadores, 5 operadores de empilhadeira, 15 chefes, 4 auxiliares de cozinha, 1 cartazista, 1 cozinheiro, 1 nutricionista, 1 técnico de manutenção, 1 assistente de tecnologia da informação e 1 auxiliar de recursos humanos. Todas as vagas do quadro foram anunciadas na Agência do Trabalho de Garanhuns, que funciona na Rua Amaury de Medeiros, nº 20, no bairro Heliópolis.

Com um investimento de R$20 milhões, apenas na construção, o empreendimento, que está sendo construído às margens da PE 177 – em frente a comunidade Vila do Quartel –, segue suas obras a todo vapor. “Buscamos essa parceria ainda no início do ano passado.

A Diretoria de Gestão de Pessoal da empresa informou que na próxima semana repassará mais detalhes sobre o processo de seleção.

DECIDIDO: Paulo Câmara é CANDIDATO A GOVERNADOR. Henry é vice e FBC senador



Presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, confirma ao Blog de Jamildo que o secretário estadual da Fazenda, Paulo Câmara, será o candidato de Eduardo Campos nas eleições deste ano.

O vice, como esperado, será o deputado federal Raul Henry, do PMDB.

O candidato ao Senado será Fernando Bezerra Coelho, do PSB também.

Já estava passando da hora o anúncio oficial, que deve ocorrer nesta sexta-feira, de modo que possa repercutir em todo o Carnaval.

Durante esta quinta, o PSB vai conversar com outros partidos aliados para tentar aparar as últimas arestas.

Com informações de Paulo Veras.

Para Humberto, Aécio quer se livrar do mensalão tucano



O líder do PT no Senado, Humberto Costa, classificou como estratégia a decisão do deputado federal e ex-governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo, do PSDB, de renunciar ao mandato para não ser cassado. De acordo com o senador pernambucano, a decisão de Azeredo pretende impedir seu julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e evitar que o escândalo do mensalão mineiro, ocorrido quando ele era governador de Minas, prejudique a candidatura do presidenciável Aécio Neves

“O que nós queremos é que não haja no Brasil dois pesos e duas medidas. Essa estratégia adotada pelo deputado é não somente para evitar que o Supremo se posicione sobre essa questão, como também para tentar tirar o foco sobre o PSDB, que foi o partido responsável por essa ação de corrupção em Minas Gerais”, afirmou Humberto, após sair de uma reunião de líderes do Senado com o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Para o pernambucano, o STF deve agir “da maneira como agiu com os membros do PT que foram processados” no caso da Ação Penal 470, conhecida como mensalão. “Ou seja, que sejam julgados pelo Supremo Tribunal Federal e com o mesmo rigor aplicado aos integrantes do PT.”

RESULTADO OFICIAL: Estátua de Dominguinhos fica na Praça Cultural Mestre Dominguinhos



Foi encerrada na tarde de ontem (19) a votação popular para decidir em qual local seria instalada a estátua do garanhuense Dominguinhos, que faleceu em 23 de julho de 2013. A peça, produzida pelo mestre artesão José Veríssimo, tem pouco mais de 2 metros de altura. Após oito dias, percorrendo diversos pontos da cidade de Garanhuns, as duas urnas da Rede Globo Nordeste contabilizaram um total de 4.845 votos, desses, 2.237 foram para a Praça Cultural Mestre Dominguinhos.

Na segunda colocação ficou a entrada de Garanhuns, às margens da BR 423, que teve 1.827 votos. Já o trecho da Avenida Rui Barbosa, no bairro Heliópolis, fechou a participação com 781. As urnas estiveram, além do Palácio Celso Galvão, na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Parque Euclides Dourado, Largo do Colunata, Relógio das Flores, Câmara de Vereadores e o 71º BIMtz do Exército.


Instalação oficial – A estátua será inaugurada durante o Festival Viva Dominguinhos, que passa a integrar o calendário de eventos da Prefeitura de Garanhuns a partir deste ano, sendo realizado no mês de abril, entre os dias 25 e 27.

Viva Dominguinhos: Forrozeiros fizeram homenagem ao Mestre no FIG 2013

Milhares de pessoas cantaram as músicas de Dominguinhos

Texto: SECOM Garanhuns

IVAN RODRIGUES: Justiça Justa ou Injusta?‏ De Lula e Dilma a Samuel Salgado

Meu caro Ronaldo Cesar: Esse texto é fruto de preocupações, porque já assisti esses filmes, quando as forças reacionárias arrebentaram a nossa frágil e incipiente democracia, em nome da defesa dessa mesma democracia. É longo mas não teve jeito de enxugá-lo. 

Grande abraço de Ivan Rodrigues



"Ando meio assustado com algumas ocorrências da política nacional, em que se observa uma operação em curso, estruturada e planejada, para desmoralizar as instituições nacionais, tomando como ponto de partida o Judiciário Brasileiro. O nosso regime democrático que atinge agora o mais longo período de normalidade (26 anos de 1988 a 2014), interrompeu os soluços e golfadas intermitentes que marcavam a solução de continuidade da nossa história política.

Pessoalmente, acompanho a nossa política desde a Redemocratização de 1945 que custou as vidas do estudante Demócrito de Souza Filho e do carvoeiro Elias. Depois a crise dos anos 50 que resultou no suicídio de um Presidente consagrado nas urnas. Depois tivemos a renuncia do farsante Jânio Quadros, com apenas sete meses de governo, cuja eleição foi manipulada deliberadamente pela UDN como única forma de alcançar o poder que as urnas nunca lhe autorizaram. Tentaram impedir a posse do Vice-Presidente eleito que só assumiu a Presidência após a barganha de um Parlamentarismo capenga. O que não foi obtido em 1961, resultou no golpe militar de 1964 que tomou o poder de assalto até a redemocratização em 1988, através de uma nova Constituição.

A vida das nações não se medem em anos como as vidas humanas. É um processo longo, sofrido, custoso e aflito. Notadamente a democracia que no dizer de Churchill : “é o mais falho dos regimes, mas, até hoje, a 
mente humana não conseguiu conceber melhor”. É preciso perseverar, insistir e lutar por seu aperfeiçoamento, se queremos uma NAÇÃO para os nossos descendentes! Sabemos muito bem dos defeitos e dos pecados de nossas instituições, mas, por mais defeituosas que sejam, precisam ser preservadas a todo custo sob pena de destruirmos a nossa ainda incipiente democracia. Não há melhor forma de condená-la, sem apelação, que não seja através da desmoralização das instituições. Consultem a história mundial e certamente encontrarão a verdade absoluta de que TODOS OS REGIMES TIRÂNICOS RESULTARAM DA SISTEMÁTICA E ORGANIZADA destruição das instituições democráticas.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.