quinta-feira, 13 de março de 2014

Eduardo Campos, em Garanhuns, governador garante mais um hospital para o Agreste‏









Fotos: Eduardo Braga/SEI


O governador Eduardo Campos anunciou, nesta quinta-feira (13/03), a construção de um novo hospital em Garanhuns, no Agreste do Estado. A nova unidade vai homenagear o cantor e compositor Dominguinhos, falecido em 2013. "Tenho certeza que esse grande artista, que nos deixou muito cedo, vai inspirar os profissionais do novo hospital, pois ele era conhecido também pela sua generosidade", disse o governador, durante a entrega da reforma e ampliação do Hospital Dom Moura, em Garanhuns.

A exemplo de Caruaru, onde será inaugurado o Hospital Mestre Vitalino, em Garanhuns teremos o Hospital Mestre Dominguinhos!

O Governo investiu R$ 7 milhões na modernização do Hospital Regional Dom Moura, valores que foram distribuídos em obras e aquisição de equipamentos. O Dom Moura, que com a reforma dobrou o número de leitos (de 24 para 48), recebe pacientes de 21 municípios e beneficia 500 mil habitantes. Durante a solenidade, Eduardo garantiu o convênio da Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, para a realização de exames de alta complexidade.

Para Eduardo, além de construir novos prédios, é preciso investir na formação de profissionais. "Dos 120 médicos que atuam no Hospital Dom Moura, 65 foram formados pela Universidade de Pernambuco (UPE)", atestou o governador, explicando que é preciso investir ainda mais na formação de médicos filhos do Interior, para que a população não perca seus profissionais para a Capital. O novo hospital já tem terreno e sua licitação já foi lançada. A previsão é que as obras sejam iniciadas ainda este ano.

ACESSIBILIDADE - O governador Eduardo Campos também garantiu a entrega de novas viaturas para o Programa PE Conduz de Garanhuns. O Programa Pernambuco Conduz é um serviço de atendimento especial gratuito, criado em 2010 e realizado através de busca domiciliar, que disponibiliza veículos adaptados e acessíveis para o transporte de pessoa com deficiência (PCD).

Eduardo Campos em Bom Conselho







Mais de trinta prefeitos, dezenas de ex-prefeitos, gestores regionais, lideranças políticas e comunitárias... Foi assim que milhares de pessoas foram ao Parque de Exposições para a solenidade de anúncios do Governo do Estado para Bom Conselho..

O próprio prefeito Dannilo Godoy, que ainda não confirmou seus candidatos, embora tenha tratado Eduardo Campos como futuro presidente do Brasil, fez questão de liderar as homenagens e reconhecimento ao governador. Dannilo afirmou ao blog que seu estadual deve ser Marcantônio Dourado, ainda não tem federal (era Sérgio Guerra) e no momento oportuno vai anunciar seu candidato a governador. Muita gente aposta que deve ser mesmo Armando Monteiro, com quem já teria compromisso.

Mas Eduardo Campos também prestigiou a ex-prefeita Judith Alapenha. Além de pronunciamentos darem destaque a sua luta pela recuperação da barragem do Açude da Nação, Eduardo Campos ainda fez questão de passar na casa da ex-prefeita, ao sair do almoço na casa de Dannilo.

Depois, a comitiva do governador ainda foi para a Rádio Papacaça, sendo recepcionada por Hélio Urquiza e a equipe da emissora. Eduardo Campos concedeu entrevista e veio para Garanhuns.

UPAE Garanhuns realiza cirurgias de pequeno e médio porte‏


A UPAE Garanhuns realizou 250 cirurgias no mês de fevereiro deste ano, confirmando a crescente oferta de serviços de saúde desde sua implantação. Os procedimentos são realizados na própria UPAE, por médicos especialistas.

"Atendemos em nosso Bloco Cirúrgico um paciente que precisa de um procedimento mais simples e imediato, após consultas e exames aqui mesmo na UPAE Garanhuns. Simplificando e agilizando todo o procedimento" - afirma Dr. Gustavo Amorim, coordenador geral da Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado.

A UPAE Garanhuns oferece atualmente procedimentos cirúrgicos de pequeno e médio porte, onde não haja necessidade do paciente pernoitar na unidade, sendo liberado até o final do mesmo dia, nas áreas de: Oftalmologia, otorrinolaringologia, urologia e cirurgia geral, sempre com agendamento prévio. É disponibilizada equipe de anestesistas para os diversos procedimentos necessários , entre exames e cirurgias.

"Estas pessoas atendidas terão uma vida com saúde melhor. Certamente economizaram um dinheiro que faria falta no orçamento doméstico." - Relata Dr. Franco Junqueira, coordenador Médico da UPAE Garanhuns.

PS: Por seu perfil de atendimento especializado, a UPAE Garanhuns não conta com emergência e urgência, e os pacientes são agendados pela regulação, depois de consulta nos PSF´s.

Distrito de São Pedro em Garanhuns recebe antena da Vivo e beneficia mais de 10 mil moradores‏

Vereador Alcindo Correia

O vereador Alcindo Correia (PROS) conseguiu a instalação da torre da Antena da Vivo para o Distrito de São Pedro em Garanhuns, após ter aprovado seu requerimento 226/13, de 1º de abril de 2013, onde solicitou à ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações, providências pela instalação, com a notificação das operadoras de telefonia celular, com o objetivo de expandir o sinal para o importante distrito de Garanhuns. O pedido foi reforçado pelo ofício 014/2014 do gabinete do vereador, endereçado a Dr. Sérgio Cavendish, gestor do escritório da ANATEL na capital pernambucana.

"São Pedro tem mais de dez mil habitantes, e a instalação da antena da Vivo vai melhorar a vida das pessoas. O sinal era inexistente, mesmo diante o grande número de aparelhos de telefonia móveis." - relata o
vereador Alcindo Correia. A implantação faz parte do programa de inclusão sociodigital Conexão Cidadã, do Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia, que está levando serviço de telefonia com conexão de voz e dados da operadora para distritos e vilas rurais de Pernambuco, cujo pedido também partiu do vereador, através do requerimento 839/13, datado de 21 de novembro de 2013.

"Não se justificava o distrito não pegar sinal de celular. Principalmente em uma época que esta tecnologia faz parte do dia-a-dia das pessoas" - finaliza o vereador.

Bom Conselho agradece Governador Eduardo Campos








A cidade de Bom Conselho se preparou com alegria para receber o governador Eduardo Campos, nesta manhã de quinta-feira. Várias faixas espalhadas pela cidade agradecem as ações do governo do estado, pudemos anotar algumas como a obra do Açude da Nação, o SAMU, a construção da Escola Técnica, o asfalto da estrada do Distrito de Rainha Izabel, programas Terra Pronta e distribuição de sementes aos agricultores e principalmente os recursos do FEM - Fundo Especial dos Municípios, que veio do Governo do Estado.

O próprio prefeito Dannilo Godoy fez homenagens ao governador. Até em out-door, o prefeito deixou claro seu agradecimento. Dannilo foi eleito pelo PSDB. 

Neste instante o Parque de Exposições está tomado por populares e representantes de órgãos estaduais na região, prestigiando a visita a Bom Conselho. Tratores, caminhões e sacos de semente estão à mostra de todos. 

Vários prefeitos e gestores regionais estão presentes.

Eduardo Campos vai anunciar construção do novo Hospital Regional em Garanhuns

Eduardo antecipou novo Hospital Regional na inauguração da UPAE Garanhuns

Conforme já havia prometido durante o último Festival de Inverno, o governador Eduardo Campos vai anunciar a desapropriação do terreno que vai receber o novo Hospital Regional do Agreste, às margens da BR-423, próximo à entrada do distrito de São Pedro, que aliás, está sendo asfaltado.

Quem adiantou estas informações foi o ex-ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, pré-candidato a senador pela Frente Popular a Marcos Cardoso, na Rádio Marano.

Fernando Bezerra se adiantou ao governador e já está seguindo para Bom Conselho. Eduardo Campos vem de helicóptero e passa direto para a Terra do Papacaça.

Por falar em hospital, Eduardo Campos tem agenda no Hospital Dom Moura, às 18h, onde inaugura a nova Emergência de Adultos e o Bloco Cirúrgico. O HRDM tem feito várias mudanças que repercutiram positivamente na população, principalmente no atendimento e valorização de pessoal.

Na saúde regional, todos os municípios receberam o SAMU e foi inaugurada a UPAE em Garanhuns.

Produção de PITAYA é alternativa para agricultores de Garanhuns‏


ASCOM GARANHUNS

Desde o mês de janeiro deste ano, a produção agrícola de Garanhuns, localizado no Agreste Meridional de Pernambuco, tem nova cultura, a pitaya – planta da família das cactáceas. Originária da América Central, a produção da fruta, no município, teve início ainda no ano de 2011, quando o engenheiro agrônomo e produtor João Almeida trouxe mudas do estado de São Paulo. A primeira colheita será feita em junho. A expectativa é que os 230 pés de pitaya resultem de 800 a mil quilos do fruto, o equivalente a uma tonelada. No próximo ano, a produção deve dobrar. 

A pitaya é encontrada, naturalmente, nos habitats sombreados das florestas tropicais do México. As brácteas externas da fruta lembram as escamas de um dragão, sendo conhecida também como “dragon fruit”, isto é, “fruta do dragão”. No Brasil, existem pequenas áreas de produção situadas, principalmente, nos estados do Ceará, na região nordeste, e de São Paulo, sudeste do país. Em Pernambuco, ela era produzida apenas em Petrolina, começando agora a ser produzida, também, em Garanhuns.

De acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento de Garanhuns, Epaminondas Borges Filho, a pitaya produzida no município apresenta uma excelente qualidade, tanto no tamanho dos frutos, em que alguns exemplares passam de 800 gramas, quanto no sabor, que é muito doce e saboroso. 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.