quinta-feira, 17 de abril de 2014

Curtindo Brasília








Estamos agora em Macapá, revendo parentes e amigos. Antes, passamos por Brasília, sede política do Brasil, onde as coisas acontecem. Um dia de visitas, conhecimento e lazer. Sentindo o cheiro do país, em uma necessária viagem de lazer e descobertas.

No aeroporto em Brasília, encontramos Washington Olivetto, Hélio Costa e Tiririca. Ele mesmo, com quem conversamos. O deputado federal disse conhecer Garanhuns e lembrou que é a terra de Lula. Gostou de saber que é também de Dominguinhos.

Tem mais fotos no facebook. Depois a gente conta mais.

Viva Dominguinhos terá exposição de fotografias na PROGRAMAÇÃO






A Secretaria de Cultura vai realizar entre os dias 25 de abril e 11 de maio a exposição “Viva Dominguinhos”. A vida e obra do mestre garanhuense representada por vinis, CD’s e DVD’s do cantor, será instalada no prédio do antigo fórum, na avenida Dantas Barreto, das 10h às 17h. No período do festival, a exibição se estenderá até às 19h para atender ao maior fluxo de visitantes no local. A abertura da exposição marcada para o dia 25, será realizada às 14h. 

A exposição contará com a participação dos moradores e turistas em um espaço denominado “Dominguinhos e Eu”, onde serão exibidas as fotos de anônimos e não anônimos com o cantor. Para participar, basta digitalizar a fotografia, contendo o nome da pessoa e informações do local onde a foto foi tirada e enviar para o e-mail: expovivadominguinhos@gmail.com. Também haverá um espaço denominado “Cineminha” contendo documentários, reportagens e vídeos com Dominguinhos.

As escolas da rede pública e privada também poderão agendar visitas por meio de ofício que deve ser enviado à Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Rua Treze de Maio, S/N, (prédio dos antigos cartórios eleitorais).

Festival de Inverno de Garanhuns tem convocatória nacional prorrogada



O Governo do Pernambuco prorrogou até esta terça-feira (22) as inscrições para quem deseja participar do 24º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), município do Agreste. O objetivo do procedimento é selecionar propostas de fruição e/ou formação cultural em Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Cultura Popular, Dança, Design e Moda, Fotografia, Literatura, Música, Ópera, Patrimônio Cultural e Teatro.

"O ato de prorrogação, que será publicado amanhã (16), no Diário Oficial do Estado, leva em consideração o fato de que não haverá expediente nos órgãos do Estado na próxima quinta-feira (17)", segundo o site da Fundação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Pernambuco (Fundarpe). A convocação foi lançada em 26 de março e o FIG ocorrerá na segunda quinzena de julho.

G1 Caruaru

FUTSAL: Índio, ex-seleção - Baianos trazem time experiente para disputar Taça Brasil em Garanhuns

Entre os dias 20 a 26 de Abril, tem inicio em Garanhuns a 41ª edição da Taça Brasil de Futsal Adulto Masculino - Primeira Divisão, competição que dá vaga para a Divisão Especial da categoria. E dentre as 10 seleções que participarão no torneio, o Vento em Popa Janjar representa a Bahia na luta pelo acesso a elite nacional.

Atual campeão estadual, o time da cidade de Luis Eduardo Magalhães estará no grupo P2, composto por Shouse-PA, Brejo da Cruz-PB, Airton Casarão-RR e os anfitriões do Tigre-PE. Já no grupo P1 estão as equipes do Corinthians/UNIP-SP, Central-PE, Real Madrid-AM, Pacoval-AP e Dal Molin-RO. Os clubes jogam dentro de seus grupos em turno único e os dois primeiros de cada chave avançam as semifinais. Os finalistas garantem vaga ao seu estado na Divisão Especial de 2015 e os dois últimos na classificação geral caem para a segunda divisão.

Vento em Popa Janjar vem se destacando no cenário estadual por investir em nomes do cenário nacional da categoria, como o goleiro Franklin, campeão do mundo pelo Brasil 2008 e 2012, e o veterano Índio, campeão da Liga Nacional em 2011 e que já atuou por mais de 50 jogos pela Seleção Brasileira.

O campeão baiano estreia no próximo domingo (20), onde enfrenta os paraibanos do Brejo da Cruz no Ginásio Ruy do Rego Pires, do SESC Garanhuns.

PARA SABER MAIS: Bahia Notícias

FOTOREPORTAGEM: Celebração do Domingo de Ramos na Catedral em Garanhuns









No Domingo de Ramos e da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, nós contemplamos o ministério da redenção humana. Primeiro, em Jesus exaltado no meio do Seu povo e, entramos de uma forma triunfante e gloriosa em Jerusalém. O povo aclama: ”Hosana nas alturas, bendito é aquele que vem em nome do Senhor”.

Para saber mais: Diocese Garanhuns

PRESIDÊNCIA: Eduardo cresce na pesquisa que tinha pior pontuação. Dilma e Aécio caem um ponto.

Aguarda-se um crescimento gradativo da pré-candidatura de Eduardo Campos à presidência, à medida que vai ganhando mais exposição e portanto ficando mais conhecido. Muita gente aposta que Eduardo pode chegar à frente de Aécio Neves. Dilma permanece na faixa dos 40%, já mostrada também por outros institutos. Aécio não cresce. Vamos à notícia da Agência Estado, publicada pelo Blog do Jamildo.



Da Agência Estado

A presidente Dilma Rousseff (PT), pré-candidata à reeleição, oscilou um ponto percentual para menos, mas continua em primeiro lugar, com 40% das intenções de votos, de acordo com pesquisa Vox Populi/CartaCapital divulgada nesta quarta-feira (16). O levantamento mostra que, juntos, os rivais Aécio Neves (PSDB), Eduardo Campos (PSB) e Pastor Everaldo Pereira (PSC) totalizam 26% das intenções de voto.

Em segundo lugar, está Aécio, que também oscilou um ponto para baixo – de 17% para 16%. Campos, que anunciou esta semana a ex-senadora Marina Silva (PSB) como a pré-candidata a vice em sua chapa, tem 8% – ante 6% em fevereiro. Pastor Everaldo tem 2% das intenções de voto.

Levy Fidelix (PRTB), Randolfe Rodrigues (PSOL), Eymael (PSDC) e Mauro Iasi (PCB) não pontuaram. Na pesquisa anterior, todos os candidatos considerados “nanicos” não somavam mais de 1% nas intenções de voto.

Votos em branco ou nulos se mantiveram em 15% na pesquisa divulgada hoje. O número dos que não sabem em quem votar ou que não responderam à pesquisa é de 18% – ante 20% no levantamento anterior.

A margem de erro do levantamento é de 2,1 pontos porcentuais. Foram ouvidos 2.200 eleitores em 161 municípios de todos os Estados, menos Roraima, e no Distrito Federal, entre os dias 6 e 8 de abril. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral no último dia 11, sob o número BR-00075/2014.

GRATUITO: Senac oferece 224 vagas em cursos em Garanhuns, Caruaru e Petrolina



Até 24/4 estão abertas as inscrições para 224 vagas em cursos do Senac, através do Programa Senac de Gratuidade (PSG), nos municípios de Caruaru, Garanhuns e Petrolina. São cursos de Montador e Reparador de Computadores, Operador de Computador, Auxiliar de Cozinha, Agente Comunitário de Saúde, Costureiro, Técnico em Enfermagem, Depilador, Manicure e Pedicure.

As oportunidades são destinadas para à população com renda per capta de até dois salários mínimos, alunos matriculados e egressos da educação básica e trabalhadores empregados ou desempregados. As inscrições podem ser realizadas no site do Senac (www.pe.senac.br), através do link do PSG.

Os interessados em fazer um dos cursos devem acessar a página da instituição e efetuar apenas uma inscrição somente em um dos cursos ofertados. As vagas serão preenchidas obedecendo a ordem de inscrição. O resultado do processo será divulgado no dia 25/4, também pelo site. No endereço, os candidatos terão acesso ao edital completo deste processo. Outras informações pelo telefone 0800 081 1688.

GARANHUNS: Tudo sobre o FÓRUM INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR‏

Sendo a Saúde do Trabalhador um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho, conforme previsto na Lei Orgânica da Saúde 8.080/90, art.6,§3.º, o Conselho Municipal de Saúde de Garanhuns, estará promovendo neste dia 25 de abril de 2014 um grande Fórum que antecederá as diversas conferências de Saúde do Trabalhador que ocorrerão em Caruaru-PE (Macro Conferência Regional de Saúde do Trabalhador – Maio/2014), Recife-PE (Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador – Junho/2014) e em Brasília-DF (Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador – Novembro/2014).

Esse Fórum, intitulado de FÓRUM INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR, ocorrerá no Auditório da AESGA em Garanhuns a partir das 8 horas, onde serão formuladas e discutidas as propostas que serão levadas para a Macro Conferência Regional de Saúde do Trabalhador que vai acontecer em Caruaru-PE neste mês de maio.

Além das propostas que serão levadas para a Conferência em Caruaru, este fórum será um marco na Política Municipal de Saúde do Trabalhador pois no mesmo evento será realizada a composição da Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador (CIST) do município de Garanhuns.

A CIST é uma comissão estabelecida no Art. 12 da Lei Orgânica da Saúde 8.080/90, e será subordinada ao Conselho Municipal de Saúde, integradas pela Secretaria Municipal de Saúde de Garanhuns e órgãos competentes e por entidades representativas da sociedade civil. No Parágrafo único da Lei Orgânica coloca que esta comissão tem a finalidade de articular políticas e programas de interesse para a saúde, cuja execução envolva áreas não compreendidas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ainda amplia no Art. 13 tendo como objetivo a articulação das políticas e programas, a cargo das comissões intersetoriais, abrangerá, em especial, as seguintes atividades: VI – saúde do trabalhador.

A CIST no âmbito nacional, subordinada ao Conselho Nacional de Saúde, foi instituída pela Resolução CNS nº 011, de 31 de outubro de 1991. Posteriormente, houve a reestruturação em sua composição por meio da Resolução CNS nº 185, de 08 de maio de 1996, e da Resolução CNS nº 296, de 02 de setembro de 1999. Atualmente, a sua composição está definida na Resolução CNS nº 387, de 14 de junho de 2007. São 17 membros titulares e seus respectivos suplentes, mais o coordenador e coordenador adjunto, que são conselheiros nacionais. Esta composição inclui a articulação intersetorial necessária para o acompanhamento das ações em Saúde do Trabalhador.

Veja abaixo a programação do Evento:

8:00 h – Credenciamento

8:30 h - Cerimônia de Abertura

9:00 h – Palestra: “Da Medicina do Trabalho à Saúde do Trabalhador” – Palestrante: Adm. Evaldo Teixeira de Araujo – Coordenador de Gestão Estratégica da Secretaria Municipal de Saúde de São João-PE

9:30 h – Debate

10:00 h – Palestra: “A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e a importância do controle social na sua implementação” – Palestrante: Dra. Lindineri Ferreira (Coordenadora da CIST Estadual)

10:30 h – Debate

11:00 h – Discussão e apresentação de propostas para a Conferência Macrorregional de Saúde do Trabalhador

12:00 h – Formação da CIST – Garanhuns

12:30 h – Encerramento

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.