sábado, 26 de abril de 2014

NENÉM DE GARANHUNS: Professor Antônio Vilela traz importantes revelações em novo livro sobre Dominguinhos


Professor Antônio Vilela, meu confrade de Instituto Garanhuns, fez um trabalho maravilhoso de pesquisa sobre a vida de Dominguinhos, principalmente suas raízes em Garanhuns e está lançando o Livro "DOMINGUINHOS - O NENÉM DE GARANHUNS".

José Domingos de Moraes nasceu no dia 12 de fevereiro de 1941, na Rua José Leitão, 191, no alto da Boa Vista em Garanhuns - PE. Esta é uma das descobertas que o livro traz, além da própria cópia da identidade do Mestre, para aniquilar qualquer debate sobre o local em que Dominguinhos nasceu.

Vilela se aprofundou nas pesquisas para contar a história do herdeiro artístico de Luiz Gonzaga, Rei do Baião.

Embora o livro já esteja à venda com o próprio autor, o lançamento oficial acontece somente no dia 03 de maio, em solenidade na Câmara de Vereadores de Garanhuns.

A notícia do livro já está ecoando por todo o Nordeste, pela importância do registro e pelo autor consagrado, que até agora tem nos trazido pautas do cangaço, formando legiões de leitores e amizades em várias cidades. Como Ney Vital Guedes, que diz em seu blog: "A vida do menino “Neném” toma outro rumo quando junto com seus irmãos cantam na frente do Hotel Tavares Correia. Tocam para Luiz Gonzaga e este “no ouvido mágico já reconhece que estava diante de um gênio e fornece o endereço para o pai levá-los para o Rio de Janeiro”.

Professor Vilela revela dados da vida e obra de Dominguinhos. Exemplo o livro mostra a identidade do pai e mãe de Dominguinhos. Pai, Francisco Moraes da Silva (Chicão) e de Maria de Farias (Mariinha), alagoanos do município de Paulo Jacinto, antigo distrito de Palmeira dos Índios. Dominguinhos era o segundo de dez irmãos entre eles Moraes e Valdomiro que ficaram conhecidos como "Os três Pinguins"."

A Prefeitura de Garanhuns realiza o I Festival Viva Dominguinhos nos dias 25, 26 e 27 de abril. E o livro de Vilela tem espaço garantido pelos importantes registros.

CONTATOS PARA AQUISIÇÕES DO LIVRO:
incrivelmundo@hotmail.com

Corinthians vence Tigre de Garanhuns e conquista Taça Brasil de Futsal‏

Corinthians é campeão, e o Tigre mostra raça com o vice campeonato

Ginásio lotado para conferir a grande final da Taça Brasil de Futsal – 1ª Divisão, na manhã deste sábado (26) no Sesc da cidade. Pernambuco e São Paulo foram bem representados na disputa. O Tigre de Garanhuns não conseguiu vencer a partida contra o Corinthians-SP- que terminou em 7 a 2 a favor do time paulista-, mas mostrou garra e competência durante os 40 minutos de jogo. Mesmo não conseguindo vencer, o Tigre já garantiu acesso a Divisão Especial e representa, no próximo ano, o Estado de Pernambuco na Taça Brasil de Futsal.

10 foram os times que participaram: Associação Desportiva Tigre (PE), Central Sport Club de Caruaru (PE), Sport Club Corinthians Paulista (SP), Associação Esportiva Shouse (PA), Associação Desportiva de Brejo do Cruz (PB), Associação Atlética Real Madrid (AM), LEM Vento em Popa Janjar (BA), Associação Esportiva Airton Casarão (RR), Sociedade Esportiva do Pacoval (AP) e Associação Dal Molin de Futsal (RO).

Ao final, o time paulista fez a festa em Garanhuns, com a conquista da Taça Brasil de Futsal‏.

PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL VIVA DOMINGUINHOS - GARANHUNS - sábado



O sábado (26) terá uma programação extensa durante todo o dia. Os shows musicais começam cedo. Logo a partir de 9h30min, no Espaço Colunata, localizado na Avenida Santo Antônio, no centro da cidade, os moradores e turistas que estiverem em Garanhuns poderão acompanhar apresentações de Bill do Forró, Os Coroas do Forró, Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, Juliano do Acordeom, Michelly dos Anjos, Nando Azevedo e Gena de Altinho. O palco, denominado “Canta Dominguinhos” funciona até às 18h. 

Na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, os shows iniciam a partir de 21h. O grupo Os Valvulados, de Garanhuns, é a primeira atração. Com uma proposta estética de fazer uma releitura dos grandes sucessos da música popular brasileira, em especial o samba-funk e o black music dos anos 70, o grupo apresentará um repertório variado. O público poderá músicas que remetem ao jazz, gênero que Dominguinhos também influenciou.

Petrúcio Amorim, segunda atração desta noite, promete animar a todos. Nascido em Caruaru, o cantor já tem em sua carreira profissional quatro LP’s, sete CD’s, um DVD e mais de duzentas músicas gravadas. Em média, cinquenta sucessos e dezenas de intérpretes cantam suas músicas pelo Brasil. Petrúcio Antônio de Amorim começou, ainda aos nove anos de idade, a juntar sons e fazer suas primeiras canções. Aos 12 anos já sonhava com suas músicas tocando nas emissoras locais. 

Cantora e multi-instrumentista, Lucy Alves será a terceira atração da noite. A paraibana está lançando seu primeiro CD pela Universal Music. A música sempre esteve presente na vida de Lucy, que sabe tocar nada mais nada menos que nove instrumentos: sanfona, bandolim, fole de oito baixos, piano clássico, violão, guitarra baiana, cavaquinho, pandeiro e escaleta. Ao participar da segunda edição do The Voice Brasil, em 2013, ela se destacou ao ser escolhida por Carlinhos Brown para compor seu time. O álbum de Lucy Alves é um resumo do que a cantora apresentou ao longo da temporada do programa. 

A missão de encerrar as apresentações na Praça Cultural Mestre Dominguinhos ficou a cargo de Nando Cordel. Compositor premiado em todo o Brasil e com mais 30 anos de carreira, ele é conhecido por participar constantemente dos maiores circuitos juninos. Nando promete fazer um show com seus principais sucessos da carreira, passando pelas músicas que foram trilha sonora em várias novelas da TV brasileira.

Texto: Cloves Teodorico

Morre pré-candidato a Deputado Estadual




Morreu na manhã deste sábado (26), em um acidente automobilístico, o vereador de Pesqueira Augusto Simões (PTB), segundo informações do seu primo Danilo Simões, o acidente foi próximo de Pesqueira. 

Blog do Júnior Finfa

NOTA À IMPRENSA - Casa Civil do Governo de Pernambuco




O secretário da Casa Civil, Luciano Vásquez, acompanhado do chefe de gabinete, Rubens Júnior, e do chefe da Casa Militar, coronel Mário Cavalcanti, recebeu em seu gabinete, nesta sexta-feira (25/04), uma comissão de policiais Militares. 

O objetivo do encontro, que contou com a presença dos deputados estaduais Sérgio Leite e Pedro Serafim Júnior, foi apresentar uma pauta de reivindicações da categoria. Na ocasião, o secretário adiantou que os pontos ressaltados pelos militares serão avaliados pela Governo de Pernambuco e ainda reforçou o compromisso da atual gestão com o bem estar dos servidores e da sociedade.

Casa Civil do Governo de Pernambuco

FOTOS: RAUL BUARQUE/SEI

Imagens da primeira do FESTIVAL VIVA DOMINGUINHOS

A inauguração da Estátua de Dominguinhos foi prestigiada por familiares, a exemplo
da ex-esposa Guadalupe e dos filhos Liv e Mauro Moraes

Mourinha abriu a noite com sua alegria e repertório do melhor Pé-de-Serra

A filha de Dominguinhos, Liv Moraes, cantou os grandes sucessos do Mestre

A Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos ficou completamente tomada pelos forrozeiros.

Um grande público já no primeiro dia do evento, mostrando o sucesso do Festival.

Maciel Melo foi a terceira atração a subir ao palco do Viva Dominguinhos.

Santanna, "O Cantador", encerrou a noite no palco da Praça Cultural Mestre Dominguinhos. 

PAIXÃO DE CRISTO CONFIRMA MAIS UM ANO DE SUCESSO EM GARANHUNS



As apresentações do espetáculo Jesus Alegria dos Homens foram mais uma vez sucesso de público e de conceito. A paixão de Cristo de Garanhuns, completou neste 2014, vinte e quatro anos de encenação no Alto do Magano. Nem a rápida ameaça de suspender definitivamente essa atividade durante a Semana Santa foi capaz de tirar a presença assídua de seu público e muito menos a beleza e composição artística da peça. O evento confirmou na prática, o que seus produtores vinham afirmando quando chegaram expedir nota à imprensa informando da decisão de suspender as temporadas referindo-se como uma das razões a falta de apoio em serviços à logística do acontecimento já que a produção da peça em si, vive pré-pronta a cada ano. A falta de recursos financeiros refere-se muito mais a possibilidade de melhorias para o crescimento e melhorias num evento daquele porte, do que apenas a produção anual do espetáculo em si. 

Após tomar conhecimento do assunto, o prefeito Isaías Régis mobilizou uma presença mais efetiva das secretarias de Finanças, de Obras e Serviços Públicos e da A M T T, providenciando uma participação em serviços e no apoio financeiro previsto, bem mais providencial e competente do que no primeiro momento de sua gestão, ano passado. Ferreira Costa, Unimed, Sistema Fecomercio, entre outras entidades públicas e privadas voltaram suas parcerias mais uma vez confirmando seus apoios e garantindo a viabilidade do espetáculo. Durante os quatro dias das apresentações o público compareceu á área cenográfica estimando-se em mais de quinze mil pessoas em todo o período. A cadeia produtiva do evento estendeu-se entre vendedores ambulantes, moto taxistas, comercio de calçados, tecidos e aviamentos, material de construção, rede hoteleira, taxis, alem da oportunidade de trabalho e renda gerado pelos serviços de vigilância, trabalho braçal na área cenográfica e cachês para o próprio elenco da peça. 

Ao longo dessas mais de duas décadas a administração do espetáculo tem demonstrado seriedade e compromisso na competência de gestar uma atividade enxergando-a como fomento a cultura e ao turismo local. Lisura nas prestações de conta, ética e transparência com seus coprodutores e uma conduta refinada para com o seu público têm garantido transformar o espetáculo como o único evento privado no campo da cultura a permanecer ativo durante vinte e quatro anos consecutivos. 

A parceria com a Água Mineral Serra Branca flui na determinação do espaço onde a peça se realiza desde seu primeiro ano de apresentação, mas ainda não permite conquistar maiores investimentos públicos enquanto o termo de comodato vigente não for redefinido para a associação produtora do espetáculo. A direção da Associação Teatral Jesus Alegria dos Homens, agradece a todas as entidades envolvidas com esse acontecimento de arte e cultura que marca os dias da Semana Santa não só em Garanhuns, mas em toda a região, e volta a reafirmar o seu compromisso de fazer deste um acontecimento único que mistura arte e fé para o nosso povo.

Obrigado,

A Sociedade Realizadora

FOTO IMPRESSIONANTE: LUIZ GONZAGA E DOMINGUINHOS!


Antes do seu show oficial no Módulo Esportivo, na mesma noite de Gilberto Gil, Dominguinhos esteve no Parque Aza Branca, dando abraço nos amigos e uma canja no show de Taís Nogueira. Quem também cantou junto foi João Silva, um dos mais importantes compositores de Luís Gonzaga.

Dominguinhos tocou umas três ou quatro músicas, conversou, brincou, sorriu. Estava à vontade!

E disse - "Quando a gente vinha tocar aqui com Luís, era naquele coreto. Pensei que a gente ia tocar lá. Ficam botando a gente de um lado, depois passa para outro. Agora é nesse palco, mas antes era lá. Primeiro o padre rezava a missa e depois a gente tocava o forró."

Passou a impressão que Dominguinhos quis fazer algo mais simples, mais próximo do Rei.

Ainda no Parque Aza Branca, no palco, captamos esta fotografia, que parece falar. Nela, Dominguinhos, sereno, é observado por Luiz Gonzaga, que tem um microfone na sua frente, como se estivesse querendo participar da festa. O semblante de Nenem de Garanhuns o coloca em sintonia com o Rei.

Uma luz, vinda do céu, ou melhor, de um dos holofotes, parece uma benção, um sopro divino.

Ao sair do palco, Dominguinhos desceu, e mesmo contrariando seus assessores ou produtores da Fundarpe, quebrou o protocolo e foi no meio do povo conversar e tirar fotografias. Atendeu tantos quanto pode e foi para o palco principal da festa, onde milhares de súditos lhe esperavam, pois já estava atrasado e esta era a pressa dos produtores.

No outro dia, de dia, Dominguinhos voltou ao Parque Aza Branca, e aí ficou ainda mais à vontade. Atendeu a todos com a calma e alegria de sempre.

Está visivelmente cansado, mas nem por isto deixou de ser a figura simples e carismática que sempre foi. É povo!

PUBLICADO ORIGINALMENTE EM 16/12/2012

AGORA COMIGO 23/07/2013: Não sabia que estava vivendo ali um dos últimos momentos artísticos de Dominguinhos. Ao ver a imagem, passo a ter outra interpretação, e pode ser que seja somente fruto da imaginação. Não tentem explicar, nem tudo na vida e na morte tem ou precisa ser explicado!

Tigre e Corinthians fazem final da TAÇA BRASIL DE FUTSAL




Foram realizadas nesta sexta feira, as duas semifinais da Taça Brasil de Clubes, disputada em Garanhuns. E com os resultados de hoje, Corinthians e Tigre farão a final da competição neste sábado, as 10hr da manhã no SESC Garanhuns. No primeiro jogo da noite, o Corinthians venceu o Vento em Popa-Ba por 5x2 e ficou com a primeira vaga na final. 

Já a segunda vaga, ficou com o Tigre que empatou o clássico pernambucano com o Central em 3x3, mas como tinha melhor campanha, ficou com a vaga na final. A final será disputada hoje as 10h no SESC.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.