sexta-feira, 2 de maio de 2014

CLOVES TEODORICO: Jornalista de Garanhuns apresenta tese sobre Rio Mundaú em Congresso de Comunicação

O jornalista Cloves Teodorico Neto mostrou um senso de cidadania e preocupação com o meio ambiente muitas vezes incomum para quem tem apenas 22 anos de idade. Cloves é natural de Garanhuns e atua como Gerente de  Relações com a Imprensa na Prefeitura do Município. 

O jornalista teve sua tese de bacharel em Comunicação Social aprovada na etapa regional Nordeste do Congresso Brasileiro de Comunicação (Intercom). Recém-graduado, seu trabalho mostra a realidade dos impactos ambientais nas nascentes urbanas do Rio Mundaú, e foi produzido no formato de livro-reportagem. Agora, ele se prepara para apresentar a obra no evento, que acontecerá entre os dias 15 e 17 de maio, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João pessoa, e reunirá pesquisadores e estudantes da área da comunicação

Nascente do Rio Mundaú
Dentre as outras áreas abordadas nos trabalhos aprovados, estão assessoria, audiojornalismo, radiojornalismo, fotojornalismo e telejornalismo. As apresentações serão realizadas na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). Sendo aprovado na segunda etapa, no congresso regional, o jornalista garanhuense poderá participar do nacional e concorrerá a premiações.

Para Cloves, estar entre os aprovados é sinônimo de imensa felicidade, depois de uma dedicação de quase seis meses na revisão do trabalho. “A escolha do tema não foi tão difícil. Sempre tive um interesse à mais para a área de Jornalismo Ambiental, que é carente de pesquisadores no país. Por nossa região ser muito vulnerável às mudanças climáticas e outros fenômenos, há muito o que se descobrir, retratar, alertar, denunciar de uma maneira geral. As pessoas precisam entender que cuidar do meio ambiente não é só economizar água ou plantar uma árvore, mas sim saber viver de uma maneira sustentável e cobrar das autoridades competentes providências urgentes”, comenta.

A Intercom é a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, uma instituição de incentivo à pesquisa na área de comunicação. Ela é quem promove o congresso nacional anual e os cinco regionais.

ADOTADA, LUANA procura sua mãe biológica em Garanhuns ou São João


Chamo-me Luana Rodrigues Moreno, moro em Recife, e estou à procura dos meus pais biológicos que moram em Garanhuns, conforme a minha mãe adotiva. Nasci em Garanhuns em 17/10/1983 no Hospital Dom Moura, mãe Maria Neide e ou Neide Maria de Souza Lima. 

Eu só vim saber da adoção em 2012. E em março de 2013 falei com a Assistente Social da Maternidade do Hospital Dom Moura de Garanhuns. E ela adiantou que devido ao tempo passado sugeriu que eu entrasse em contato com o arquivo morto. Foi o que fiz, entrei em contato com Maria José do Hospital e ela me informou que ninguém havia dado entrada com o nome que eu forneci naquele ano. 

Falei a semana passada com a moça que mora aí em Garanhuns que me trouxe pra Recife para ser adotada, e ela me forneceu que minha mãe biológica morava na época em um sítio chamado São João, e trabalhava na casa de uma mulher chamada Bernadete que era enfermeira trabalhou no Hospital. Hoje em dia, deve ser uma cidade e não mais um sítio como a pessoa me forneceu. 

Minha mãe biológica há 30 anos atrás não pode ficar comigo porque ela era doméstica, e trabalhava na casa de uma moça Chamada Bernadete como eu havia falado anteriormente. E um fato muito importante é que, a pessoa que me trouxe pra Recife disse pra mim a semana passada que dois dias depois no máximo, minha mãe Biológica foi me procurar chorando e com o peito cheio de leite pra me dar de mamar e ficou arrependida e me queria de volta. E a pessoa também me informou que quando ela me trouxe pra Recife, pra ela dar a um casal para eu ser adotada. Foi uma amiga dela chamada Quitéria que era empregada doméstica de uma casa vizinha, e amiga da minha mãe biológica que me deu pra ser entregue pra adoção.

Minha mãe se arrependeu e foi me procurar, depois de dois dias ela não me encontrou mais. Fui muito bem criada por meus pais Adotivos, mas quero muito saber quem são meus pais biológicos. 

Se tiverem alguma informação, por favor, entrar em contato com os fones abaixo: 
(081) 86035266 / 97344247/ 34551875. 
Ou Podem Mandar e-mail para: 
luana.rodrigues.moreno@hotmail.com 
luana.rodrigues.moreno@gmail.com.

Armando, João Paulo e Izaías oferecem café da manhã para lideranças políticas e imprensa



O senador Armando Monteiro e o deputado federal João Paulo, pré-candidatos a governador e senador, respectivamente, serão recepcionados no próximo domingo com um café da manhã pelo prefeito Izaías Régis, onde reunirão lideranças regionais que apoiam o senador e a imprensa.

Izaías é um dos mais fiéis correligionários de Armando e tem uma importância fundamental na região na campanha do senador ao Palácio do Campo das Princesas.

O café da manhã acontece no Hotel Tavares Correira, às 08h do próximo domingo.

FIM DE SEMANA DE ARMANDO MONTEIRO

O primeiro compromisso do grupo de Armando Monteiro neste sábado (03) é um encontro com o ex-prefeito João Lira (PP) e lideranças de Bom Jardim, no Agreste do Estado, às 15h. Em seguida, Armando participa de mais uma festa dedicada aos trabalhadores, em Orobó, ao lado do vice-prefeito do município, Eduardo Gabriel, do PSD. O terceiro e último município visitado no sábado é Machados, onde Armando e João Paulo têm encontro com lideranças locais e com o ex-prefeito Manoel Plácido (PTB). Depois, pernoitam em Garanhuns.

No domingo (04), Armando e João concedem logo no início da manhã, às 8h, uma entrevista coletiva no Hotel Tavares Correia, em Garanhuns, e tomam café-da-manhã com o prefeito Izaias Régis (PTB) e lideranças do município. Depois, seguem para Caetés, onde encontram o prefeito Armando Duarte (PTB) e visitam obras no município. O outro compromisso é em Venturosa, para conversa com lideranças políticas e com o ex-candidato a prefeito em 2012, José Lemos (PSD). Conhecido como Dr. Lemos, o candidato obteve 42,78% da votação (4.457 votos).

A agenda tem continuidade com almoço oferecido a Armando e João pelo prefeito de Brejão, Ronaldo Ferreira (PTB), e lideranças do município. De Brejão, o petebista segue para o último compromisso do domingo, em Iati. Ao lado do prefeito Padre Jorge (PTB) e de lideranças, eles visitam as obras em andamento no município.

Paulo Câmara promete tornar o FEM permanente

Paulo Câmara: Vamos tornar o FEM uma política de estado


O pré-candidato da Frente Popular ao Governo de Pernambuco, Paulo Câmara, apresentou nesta sexta-feira (2) a proposta de tornar permanente o Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), criado para compensar as perdas das prefeituras com a diminuição no valor dos repasses de verbas da União. 

"Eu tive a satisfação de participar da elaboração do FEM, em 2013, e reeditá-lo agora, em 2014. Dentro da política de parceria com os municípios, vamos transformá-lo, de uma política de governo, em uma política de Estado", destacou, em entrevista à Rádio Tacaimbó FM.

Ainda em Tacaimbó, Câmara prosseguiu com a agenda de visitas a prefeitos e lideranças do Agreste, para ouvir e apresentar propostas que vão figurar no seu Programa de Governo. Lá, ele recebeu o apoio da prefeita Sandra Aragão à sua candidatura. "Estamos juntos nessa caminhada. Vamos passar por cima de pau e pedra para elegê-lo", garantiu a gestora. O pré-candidato prometeu empenho para resolver um antigo pleito da cidade. "Vamos buscar resolver um sonho de Tacaimbó, que é a instalação de seu distrito industrial. Isso estará no Programa de Governo que divulgaremos em junho. E tudo que constar lá, será cumprido", garantiu.

SANHARÓ - Continuando o giro pelo Agreste, Paulo Câmara reuniu-se com o prefeito de Sanharó, Fernandinho Fernandes (PCdoB), durante um evento com vereadores e lideranças políticas, na casa do comunista. "Essa turma aqui reunida é a que me orientou na campanha e durante a minha gestão. Estamos aqui para o que der e vier, e vamos eleger a chapa da Frente Popular de Pernambuco", garantiu o gestor.

GRUPO DFC que opera o Bonanza Supermercados muda administração

O Grupo DFC, que reúne as operações Bonanza, Balcão, Multi e Comprão, nos estados de Pernambuco e da Paraíba, está passando por um processo de transição da gestão. O modelo de administração familiar vem, há cerca de um ano, migrando gradativamente para outro que inclui profissionais de mercado. 

Foram realizadas mudanças no organograma da empresa com a formação de um Conselho de Administração, presidido por Djalma Cintra. Douglas Cintra e Djalma Júnior passaram a integrar o Conselho e foi contratado um executivo, com ampla experiência na área, para assumir a função de diretor-presidente do Grupo DFC. 

Adilvo Alves de Souza Júnior será apresentado nesta segunda-feira (5), na sede da empresa, em Caruaru.

APERREIO PARA O GOVERNO: Rachel Sheherazade deve trocar SBT pela Band

Rachel foi impedida de fazer comentários no SBT que atingiam o governo, na Band volta a ter liberdade.

http://noticiasdatv.uol.com.br/

Avançaram muito nos últimos dias as negociações entre a Band e a jornalista Rachel Sheherazade, apresentadora do SBT Brasil. O Notícias da TV apurou com fontes das duas emissoras que a contratação poderá ser anunciada na semana que vem. Sheherazade já é dada com um pé na Band.

Na emissora, Sheherazade deverá ganhar R$ 350 mil por mês, R$ 100 mil a mais do que no SBT. O contrato será de quatro anos. Ela deverá ser o terceiro membro da bancada do Jornal da Band, que tem uma linha crítica ao governo federal, ao lado de Ricardo Boechat e Ticiana Villas Boas. A Band não se posicionou oficialmente sobre o assunto nesta quinta (1°).

O interesse da Band em Rachel Sheherazade cresceu depois que o SBT anunciou, no início de abril, que seus apresentadores não vão mais emitir comentários pessoais em seus telejornais. A medida foi uma censura à jornalista, que em fevereiro virou notícia ao dizer que achava "compreensível" a atitude de um grupo de "justiceiros" que amarraram a um poste um suposto assaltante de 16 anos, no Rio de Janeiro. O SBT passou então a ser pressionado pelo governo federal, procuradores e partidos de esquerda, insatisfeitos com os comentários conservadores de Sheherazade.

Embora tenha manifestado oficialmente concordância e respeito ao veto do SBT, Sheherazade, intimamente, não gostou nem um pouco da medida. Primeiro, porque ela foi contratada pelo SBT para expressar sua opinião. Sem opinar, ela é uma apresentadora como outra qualquer, não tem brilho. Como comentarista, expressa a opinião de milhões de pessoas, inclusive a do presidente da Band, Johnny Saad. 

Sheherazade tem contrato com o SBT até março de 2015. No próximo domingo, ela participa do Programa Silvio Santos. 

Na Band, além de preencher uma demanda editorial, a contratação é vista também como uma forma de a Band "vingar" a perda de Danilo Gentili e dezenas de outros profissionais para o SBT.


Desenvolvimento Rural será debatido em Forum em Garanhuns



O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Garanhuns convida para o I Fórum Presencial de Desenvolvimento Rural de Garanhuns, com a temática “Construindo um plano de Desenvolvimento Rural Integrado”.

O Conselho realiza o Forum em conjunto com as Associações Rurais, entidades governamentais e e sociedade civil, no intuito de propor uma agenda de Desenvolvimento Rural para o Município de Garanhuns.

Data: 08 de Maio de 2014
Horário: 08h às 16h
Local: Seminário São José - Garanhuns PE

PORTO DIGITAL: Governo interioriza ações de incremento tecnológico dos arranjos produtivos e de inclusão digital‏



O secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, José Bertotti, fala sobre as ações da pasta nos últimos sete anos, a interiorização do Porto Digital e as perspectivas de avanços da economia do conhecimento, que estão sendo intensificadas na gestão João Lyra Neto.

O próprio governador afirmou que estaria interiorizando o Porto Digital em seu discurso de posse. A possibilidade de Garanhuns receber o investimento ficou mais forte com a posse de Pedro Falcão como Secretário Executivo de Ciência e Tecnologia.

Para atrair oficialmente o Porto Digital, o vereador Audálio Filho fez o pedido através de Requerimento na Câmara Municipal, endereçada à Secretaria Estadual e ao próprio governador João Lyra Neto. 

Vindo para Garanhuns, o Porto Digital deve priorizar o Arranjo Produtivo da Bacia Leiteira, avançando na tecnologia que tenha valor comercial e ajude a fomentar a economia da região.

Prefeitos da região apoiam motoristas do Transporte Alternativo


Prefeitos se reúnem para apoiar motoristas do transporte alternativo regional

CODEAM debate legislação para o Transporte Alternativo

A CODEAM convocou uma reunião com prefeitos da região e os profissionais motoristas que fazem o transporte alternativo intermunicipal, para buscar soluções para os problemas que têm enfrentado devido à fiscalização do DER e da Polícia Rodoviária, que cobram a regularização dos veículos. Para alertar sobre o problema, os motoristas chegaram a fechar a BR-423 com as vans que fazem o transporte.

Vereador Gil PM esteve presente à reunião
Mais de dez prefeitos estiveram presentes, e todos demonstraram apoio aos motoristas. A prefeita de Jupi, Celina Brito, que preside a Codeam, e o secretário-executivo da entidade, Eudson Catão, colocaram a assessoria jurídica para agir pela categoria. "A lei mais completa, que atende melhor ao transporte alternativo é a do Ceará, e precisamos debater para que Pernambuco possa ter também uma lei que beneficie o sistema e os profissionais" - afirmou Catão.

Representando Garanhuns estavam o prefeito Izaías Régis e o vereador Gil PM.

Jornal do Commercio cita Pedro Falcão em nota sobre a SECTEC e a UPE

Uma nota no Caderno C do Jornal do Commercio do último domingo mostra a expectativa da comunidade acadêmica e científica sobre a indicação de Pedro Falcão para atuar na Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia do estado. Como este ano tem eleição para Reitor,  muita gente pensa na volta do professor para disputar a eleição, principalmente por sua atuação na interiorização da Universidade e pela forma como teve o trabalho aprovado à frente da Reitoria de Administração, até pelas entidades representativas de professores e funcionários. 

Pedro une simpatia e competência, e isto tem aberto portas. Vamos à nota do JC.

AGORA VAI

Com a saída do ex-secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja, para concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco, a pasta passa a contar com um nome forte da Universidade de PE no cargo de secretário executivo. Pedro Falcão deixa a Pró-Reitoria Administrativa para a assumir o cargo, o que demonstra o interesse do Governo em integrar a UPE aos seus processos decisórios.

Armando e Humberto participam de ato em Limoeiro



Neste Dia do Trabalhador, o líder do PT no Senado, Humberto Costa, participou de ato, pela manhã, em comemoração da data, no município de Limoeiro. O petista esteve junto com o pré-candidato ao Governo do Estado, Armando Monteiro (PTB), no evento do Polo Sindical do Agreste. O encontro, que foi promovido pela CUT e a Fetape, reuniu trabalhadores de toda a região.

Na ocasião, o senador Humberto Costa (PT) defendeu a continuidade do processo de mudanças em Pernambuco. “Com Lula e com Dilma Pernambuco mudou muito, mas tem muito mais para avançar. Tenho certeza que Armando, tem condições de acelerar as mudanças”, avaliou o senador.

O petista também fez questão de lembrar a importância da data. “Comemoramos hoje a emancipação dos trabalhadores do mundo inteiro, mas hoje é também um dia de luta, onde temos que preservar as conquistas que nós tivemos, mas também reafirmar o nosso compromisso com outras conquistas e com uma sociedade melhor e mais justa. É por isso que estamos aqui hoje”, disse o senador no evento. 

Também presente no ato, o senador Armando Monteiro fez questão de defender o legado dos governos do PT no Estado. 

"Tenho orgulho de dizer que Pernambuco está no palanque da presidente Dilma. E vamos estar alinhados todos ao lado de Dilma. Queremos que nesta corrente por Pernambuco juntemos a todos. E queremos contar com os trabalhadores rurais e urbanos, com as lideranças sindicais, para que juntos possamos levantar as bandeiras que vocês defendem", afirmou.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.