quinta-feira, 22 de maio de 2014

Paulo Câmara vai ao Sertão e reúne lideranças de 27 municípios


Paulo Câmara (PSB), tem reunido em torno do seu nome lideranças políticas dos mais diferentes partidos e regiões do Estado. Esta capacidade de mobilização será refletida nos eventos da Agenda 40 que serão realizados neste fim de semana, em três cidades dos sertões Central e do Pajeú, reunindo 27 municípios dessas regiões. Acompanham os outros integrantes da chapa socialista Raul Henry (PMDB), na vice, e Fernando Bezerra Coelho (PSB), para o Senado.

A primeira Agenda 40 acontece no sábado (24), às 10h30, em Salgueiro, com a participação de lideranças do município e de São José do Belmonte, Parnamirim, Serrita, Mirandiba, Cedro, Terra Nova e Verdejante. No mesmo dia, às 17h, em Serra Talhada, também estarão representados Floresta, Itacuruba, Quixaba, Triunfo, Carnaubeira da Penha, Santa Cruz da Baixa Verde, Calumbi e Flores. 

No domingo (25), às 9h30, atores políticos de Itapetim, Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Tabira, Tuparetama, Santa Terezinha e Brejinho.

Além da programação das Agendas 40, o pré-candidato Paulo Câmara e seus companheiros de chapa visitarão 11 municípios das duas regiões, conhecendo a realidade de cada um e apresentando suas ideias para o futuro do Estado. O giro começa na sexta-feira (23), em Parnamirim, às 8h, onde os integrantes da Frente encontram o prefeito Nininho (PSD) e aliados. Logo depois, se reúnem com criadores de caprinos e ovinos e dão entrevista a uma rádio local. Nos últimos sete anos, a cidade foi contemplada com um ramal da Adutora do Oeste, a inclusão no programa de eletrificação rural e a recuperação da Barragem do Chapéu, entre outras ações do Governo Estadual.

Às 11h, Paulo Câmara e seus companheiros de chapa chegam a Terra Nova. O pré-candidato encontra com o prefeito Laerte Freire e o ex-prefeito Pedro Freire (ambos do PR), e, em seguida, com o socialista Dinha Mororó. Às 14h, o pré-candidato chega a Serrita, onde almoça com o prefeito Carlos Cecílio (PMDB) e conversa com o ex-vereador Rogério Canejo (PSB). Às 17h50, chega a Mirandiba, para uma reunião com o prefeito Bartolomeu Carvalho (PR) e, em seguida, com o ex-deputado estadual Nelson Pereira (PCdoB). Às 20h, vai a Verdejante, onde tem agenda com o ex-prefeito Haroldo Tavares (DEM) e, logo depois, janta com o prefeito Péricles Tavares (PMDB).

No sábado (24), Câmara estará em Sagueiro a partir das 8h, onde conversa com rádios locais e participa da Agenda 40, às 10h30. O município foi contemplado com diversas ações do Governo Estadual, nos últimos sete anos, como a ampliação do abastecimento de água e a desapropriação de terrenos para implantação de um Distrito Agroindustrial e de um campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Às 13h30, chega a Serra Talhada, onde concede entrevista coletiva, almoça com lideranças políticas, vai a evento da CDL e daFecomércio e comanda outra Agenda 40. Às 19h40, janta em São José do Belmonte com o prefeito Marcelo Pereira (PR).

São José do Egito é o primeiro destino do domingo (25), onde a Frente Popular promove outra reunião da Agenda 40, às 9h30. Às 13h, o pré-candidato almoça com o deputado estadual Ângelo Ferreira (PSB), em Sertânia, e dá entrevista a uma rádio local. O giro pelo Sertão termina em Custódia, onde Paulo Câmara encontra o vice-prefeito Manuca (PRP) e, em seguida, com o ex-prefeito Nemias Gonçalves (PSB).

PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO DE GRAVATÁ 2014



PROGRAMAÇÃO DO PÁTIO DE EVENTOS CHUCRE MUSSA ZARZAR

12 de junho 
Heleno de Oliveira, Aviões do Forró e Amigos Sertanejos

13 de junho
 Forró da Serra, Calypso e Cavaleiros do Forró

14 de junho 
Galeguinho de Gravatá, Bell Marques e Thiago Costa

20 de junho 
Maria da Paz, Forró dos Firmas e Forrozão da Lingerie

21 de junho 
Vilões do Forró, Brucelose e Barões de Luxo

22 de junho
 Andreia Santos, Forró da Pegação e Nação Forrozeira

23 de junho 
Vicente Nery, Ricardo Allegria e Gabriel Diniz

24 de junho 
Pikap Turbinada, Bruno & Marrone e Vagalume do Forró

DOMINGUINHOS: Documentário mostra a solidão do Mestre




Não há som nenhum no sertão de Dominguinhos. Um pião gira no chão de terra até que aparecem os primeiros ruídos. Um boiadeiro canta, uma ave bate as asas. O pião retorna. É uma imensidão de sol e silêncio que abrem o documentário sobre Dominguinhos. Uma solidão que ficou com ele até o final da vida, estivesse na festa dos vitoriosos que levam prêmios Grammy para casa e na colheita do feijão com o pai, nas terras de Garanhuns.

Quando a música aparece, ela vem em turbilhão. Um Dominguinhos de cabeça baixa, de pé, à frente de um grupo, tocando sua sanfona como se estivesse em transe. De olhos fechados, transpassa dedos uns sobre os outros como se tivessem vida própria, como se nem dos comandos do cérebro precisassem.

É o próprio músico quem narra sua história. Seu Domingos fala do pai que já tocava na roça, lembra de sua sanfoninha de 8 baixos e do primeiro grupo que formou com dois irmãos no Nordeste, quando tinha 8 anos. Conta das brincadeiras e dos passatempos. "Eu não matava nem passarinho, por pena." A mãe, alagoana filha de índios como o pai, teve 16 filhos, muitos dos quais "iam morrendo" e sendo enterrados em caixõezinhos que o pai já construía como um especialista.

Seu Luiz, Luiz Gonzaga, já era rei quando viu o menino pelos anos de 1946, 1947. Como fazia quando apostava em um pirralho com jeito de gente, deu a ele 300 mil réis e sua bênção. "Passamos três ou quatro meses com esse dinheiro", lembra Domingos. Logo, é Domingos, pouco tempo depois de aposentar o apelido Nenê, quem está acompanhando o próprio Gonzaga. "O caminho de todo sanfoneiro era Luiz Gonzaga, não tinha outro." Dominguinhos o segue no sucesso, e aparece em programas de TV desafiando o mestre nas mãos e nos pés, com um duelo de xaxado.

O sanfoneiro chega ao Rio de Janeiro de Garanhuns depois de uma saga de 11 dias na carroça de um caminhão. Já estava a mil com a primeira formação do Trio Nordestino quando recebeu um telegrama da morena Janete. "Venha pra casar, eu tô grávida." Aos 17 anos, Domingos virava pai de família. E seu padrinho tinha que ser Luiz Gonzaga.

Seu Luiz recebeu o sanfoneiro em casa sem saber do assunto. "Eu queria que o senhor fosse meu padrinho de casamento." Só quem viu Gonzaga fora do eixo pode descrever o que era aquilo. O homem bravo era o cão, virava o desafeto do avesso e botava até Lampião pra correr. Foi o que aconteceu com Dominguinhos. "Se mande, vá-se embora, cabra safado. Com 17 anos vai casar? Você não existe mais pra mim." Depois de cinco dias, o telefone de Domingos tocou. Era o futuro compadre. "Eu quero ser o seu padrinho."

A história segue na voz do sanfoneiro e nas imagens de encontros em estúdios, alguns dos quais aproveitados de registros para a da websérie feita antes do documentário. Nana Caymmi não consegue cantar afinada Contrato de Separação. Em frente a um Dominguinhos debilitado, ela chora sem se conter, mas segue em frente.

Na noite de segunda-feira, a sessão de pré-estreia era vista por Guadalupe e por Liv, ex-mulher e filha de Domingos. Suas presenças deixavam mais curiosa as cenas em que o sanfoneiro falava de seus casamentos. Sobre Anastácia, segunda mulher do músico depois de Janete, ele diz: "É minha maior parceira, fizemos juntos umas 210 músicas fora outras que ela queimou." É verdade. Depois que Domingos se foi com a bela Guadalupe, Anastácia fez uma fogueira para queimar todas as fitas nas quais havia gravado as criações do músico para suas letras. "O negócio da gente era mais música mesmo", diz Domingos. Guadalupe deve ter vibrado.

Domingos, estudado em escolas de jazz, esmiuçado por músicos eruditos, jamais estudou partitura. Tentou fazer isso, mas abandonou as aulas "porque os livros não tinha figurinhas." Já consagrado, fora da sombra do Rei do Baião, foi com Gal Costa fazer shows pelo país por dois anos, acompanhado por Toninho Horta na guitarra e Robertinho Silva na bateria. "Eu já estava me sentindo um sanfoneiro pop, já estava com o cabelão black." Quando chegou 1978, veio morar em São Paulo e sentiu aflorar a solidão do sertão que havia em seu peito. Dominguinhos era um solitário, como ele mesmo diz.

Seus olhos enxiam de água depressa, sobretudo depois que ele começou seu tratamento contra o câncer. Em uma noite, deixou o quarto do hospital com seu chapéu de vaqueiro, apertou o botão do elevador e fez o nome do pai. Chegou ao teatro no qual a Orquestra Jazz Sinfônica o esperava e sentou-se para tocar De Volta pro Aconchego. Quando sentiu os arranjos sinfônicos atravessando seu peito, não se conteve e chorou uma lágrima graúda, como se soubesse que, ali, era a hora de se despedir. 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Armando Monteiro tem encontro com empresários na CDL Garanhuns


A Câmara de Dirigentes Lojistas de Garanhuns – CDL receberá nesta sexta-feira a visita do senador e pré-candidato ao governo do Estado Armando Monteiro Neto (PTB). O Encontro marcado para às 18 horas servirá para que a plateia, composta prioritariamente por empresários, possa debater e aprimorar-se sobre o Projeto de Lei Suplementar (PLS 323/2010), de autoria do próprio Senador, que alivia a carga tributária das microempresas e empresas de pequeno porte estabelecendo limite ao poder dos Estados de adotar a substituição tributária, mecanismo de arrecadação que obriga o contribuinte a pagar o imposto devido por seus clientes ao longo da cadeia de comercialização.

O Projeto aprovado no mês de abril deste ano, tanto pelo Senado quanto pela Câmara Federal, aguarda a sansão da presidenta Dilma Rousseff para entrar em vigor, trazendo assim inúmeros benefícios para o empresariado local uma vez que o nosso comércio é composto basicamente por estas categorias beneficiadas pelo Projeto.

Fernando Couto recebe Armando Monteiro na CDL
Vale lembrar que a luta pela redução da carga tributária no Brasil vem sendo pauta de discussões e pleitos encaminhados pelos membros da CDL local em diversos outros encontros promovidos anteriormente, entre eles, os que ocorreram com o deputado Federal Pedro Eugenio (PT) e os membros da bancada pernambucana das micro e pequenas empresas composta por deputados estaduais como Tony Gel (PMDB) entre outros.

“A participação popular é muito importante para o fortalecimento das ações parlamentares e por este motivo esperamos que o Auditório da CDL esteja repleto de empresários na próxima sexta-feira”, ressaltou o presidente da CDL, Fernando do Couto Soares. 

GARANHUNS: Informações sobre o Congresso Diocesano da Renovação Carismática Católica‏ - RCC




A Renovação Carismática Católica de Garanhuns/PE realiza neste final de semana o seu Congresso Diocesano.Com o objetivo de formar, dirigir e levar os seus servos ao avivamento profético. O evento que é voltado para coordenadores de grupo de oração, membros de núcleo, equipes de serviço e ministeriados.

Com o tema “ Conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz”, o evento que contará com a presença do presidente do Conselho Estadual da RCC/PE Pedro Coutinho de Farias e coordenadores de ministérios.

Estão previstos para o encontro pregações, momento de espiritualidade, partilha e direcionamentos da RCC para o ano de 2014, além dos Workshops.

A programação terá início na noite desta sexta (23) com a Santa Missa, celebrada na Catedral de Santo Antônio (Garanhuns). Encerrando no domingo (25) as 17h também com a Santa Missa no colégio Estadual Jerônimo Gueiros. 

As inscrições podem ser efetuadas com os coordenadores de Grupo de Oração ou no local do evento.

TEXTO ISMAEL ALVES

CINE ELDORADO já está aceitando o VALE-CULTURA em Garanhuns


O Cine Eldorado e as demais salas do PMC Cinemas já estão aceitando o Vale-Cultura, cartão-benefício vinculado ao Programa de Cultura do Trabalhador, criado pelo Governo Federal para os trabalhadores brasileiros.

Seu objetivo é garantir meios de acesso e incentivar a participação nas diversas atividades culturais desenvolvidas no Brasil.

O benefício é oferecido pelas empresas que aderirem ao Programa aos seus trabalhadores com carteira assinada.

O Vale-Cultura possibilita ao trabalhador a ida a cinemas, museus, teatros, espetáculos, shows e a compra e aluguel de CDs, DVDs, livros, revistas e jornais. Também pode ser utilizado em compras de instrumentos musicais ou mesmo em programas culturais com um custo mais elevado, já que o crédito é cumulativo e não tem validade. 


Com informações de Pedro Teixeira da Secretaria de Cultura de Garanhuns

PROGRAMAÇÃO: Acontece sábado o II Festival Multicultural de São João



O vereador Pierre Santiago realiza o II Festival Multicultural de São João, abrindo espaços para os artistas locais e regionais. Nesta edição tem música para todos os gostos, com uma programação que começa às 18h. 

No palco, nomes como Tatu Goiaba e Ronaldo Cesar, pois é, encerramos a festa e ganhamos destaque no cartaz. O evento conta com o apoio da Câmara Municipal e principalmente do presidente da Casa Legislativa, Jamesson Guilherme. Também apoiam a Prefeitura do Município e o Comércio local.

Para realizar o Festival Multicultural, Pierre Santiago contou também com o conterrâneo Pedro Falcão e o ex-secretário de Ciência e Tecnologia do estado, Marcelino Granja.

Portanto, tá dado o recado, e sábado a gente curte muita música e alegria em São João.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.