terça-feira, 17 de junho de 2014

CASE E CENIP: Aberto processo seletivo para professor

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo interno para professores e coordenadores pedagógicos dos Centros de Atendimento Sócioeducativos (Case) e nos Centros de Integração Provisória (CENIP). Somente poderão candidatar-se os professores da Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco, efetivos e em atividade.

As inscrições vão até o dia 19 de junho, presencialmente, na Célula de Desenvolvimento de Pessoas da GRE Agreste Meridional. A seleção será realizada em etapa única através de avaliação de experiência profissional e de títulos. É necessário preencher os formulários e entregar junto com toda documentação em envelope lacrado. 

O resultado final da seleção será divulgado até o dia 3 de julho pelo site da Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE). Os candidatos classificados serão convocados, conforme necessidade de cada GRE, Case ou CENIP, por meio de telegrama ou e-mail, de acordo com a ordem de classificação obtida, com prazo de cinco dias para comparecimento. 

Acesse aqui o Edital e ficha de inscrição
(Com informações da SEE)

TUDO SOBRE a III Corrida de Santo Antônio em Garanhuns



Ainda em comemoração ao aniversário de Santo Antônio, o padroeiro de Garanhuns, o Governo Municipal, e o Serviço Social da Indústria (Sesi) realizam, no dia 29 de junho, com o apoio do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado, a III Corrida de Santo Antônio. As inscrições seguem até o dia 26 deste mês, sempre das 8h às 14h, na sede da Diretoria de Esportes, localizada no Parque Euclides Dourado. Aqueles que preferirem, podem acessar o site oficial da Prefeitura de Garanhuns, usar o link em destaque na página, preencher a ficha de inscrição disponibilizada no regulamento e enviar para:

A competição foi dividida em cinco categorias, sendo elas: infantil, infanto juvenil, adulto, semimaster e master – sendo a concorrência separada nos gêneros masculino e feminino. A prova infantil será com idade até 14 anos, tendo um percurso de 03km; a infanto juvenil compreende jovens de 15 a 17 anos em 06km; já a prova adulto será para as pessoas de 18 a 29 anos totalizando 10km; a semimaster é para os de idade entre 30 e 45, com 10km e a master é para os competidores acima de 46 anos de idade, também, de 10km.

Tem quase R$ 40 mil em premiação. 

ADMISSÃO LEGAL: Com Dr. Aguinaldo Fenelon, MP faz reunião em Garanhuns


O Ministério Público quer conversar com as Prefeituras Municipais, Câmaras de Vereadores e demais órgãos públicos que estejam fora dos parâmetros exigidos por lei na contratação de pessoal. Esta foi a mensagem repassada por mais de dez Promotores de Justiça presentes à Reunião Regional realizada na noite desta segunda-feira, 16, na sede no MP Garanhuns. O assunto tem sido considerado prioritário, e por isto contou até com a presença do Procurador Geral do Estado, Dr. Aguinaldo Fenelon. "Vamos conversar, procurar soluções. Os Promotores não têm prazer em acionar ninguém, mas querem os procedimentos legais, conforme preceitua a lei" - Afirmou o representante do Ministério Público.

Promotores do Tribunal de Contas também participaram do encontro, a exemplo do Dr. Cristiano Pimentel, que falou da atuação do órgão em coibir concursos fraudulentos, muitas vezes sendo realizados com empresas sem credibilidade alguma. 

Os prefeitos Armando Duarte (Caetés), Gerson Henrique (Jucati) e Marco Calado (Angelim) estiveram presentes, assim como os presidentes de Câmara, Geninho Tavares (Bom Conselho) e Wanda Cordeiro (Angelim), e o vereador Wellington Freitas (Saloá). Contou-se também com representantes municipais de Lajedo, Lagoa do Ouro e Calçado. Entretanto, algumas prefeituras estiveram ausentes, a exemplo de Garanhuns, município sede regional, que não enviou representação.

O "Projeto Admissão Legal", está sendo desenvolvido pelo Ministério Público de Pernambuco, sob a Coordenação Estadual do Promotor de Justiça, Dr. Maviael de Souza Silva, e regional do Dr. José Francisco. Ao final de suas apresentações, abriu-se um debate entre os presentes. Todos foram enfáticos em afirmar que o melhor caminho é o diálogo, para ajustamento de condutas, para somente em caso de descumprimento, chegar à ação judicial, que pode levar à Improbidade Administrativa, e em alguns casos, até sanções penais.

"Tenho sempre uma alegria enorme em vir para Garanhuns, esta terra maravilhosa, minha primeira comarca. Na região atuei também em Angelim e Palmeirina." - Exaltou Dr. Aguinaldo Fenelon.

Segundo Dr. Maviael Souza, os promotores de cada comarca têm a liberdade de trabalhar esta questão junto aos municípios, sem um calendário específico, mas há um ordenamento estadual, que atende a exigência do próprio Ministério Público, e por isto há a liderança regional feita por um coordenador para que sejam efetivados os Concursos Públicos necessários.

Dr. Domingos Sávio, Promotor com atuação em Garanhuns, afirmou: "Trabalhamos com cinco ações no município: A Câmara de Vereadores, que aliás já fez seu Concurso Público, o primeiro de sua história; A Prefeitura, que havia se comprometido de abrir ainda agora no mês de junho, mas creio que não cumprirá o prazo; A AESGA (Autarquia de Ensino Superior) que tem concurso recente ainda no prazo de convocação; O IPSG (Instituto de Previdência), que já solicitou ao executivo, pois trabalha com servidores cedidos do município; e a Autarquia de Trânsito, que também aguarda da prefeitura os encaminhamentos referentes ao seu concurso. Mas também estamos verificando órgãos do estado, a exemplo da Funase em Garanhuns."

Novo encontro regional será programado para o segundo semestre.

MELHOR DOS ÚLTIMOS TEMPOS: Mídia Internacional começa a se render à Copa no Brasil

por Helena Sthephanowitz, da Rede Brasil Atual / Brasil 247



O canal Eurosport do Yahoo diz: "Com apenas quatro dias, Copa no Brasil já caminha para ser a melhor de todos os tempos". A matéria elogia o alto número de gols, nenhum empate até agora, as estrelas das respectivas equipes estão se consagrando, as surpresas da Espanha goleada pela Holanda, e do Uruguai sofrer uma derrota para a Costa Rica, mas além disso tudo ainda passa a ideia da expressão "Se você não curtir uma Copa no Brasil ou é ruim da cabeça ou doente do pé" em um versão inglesa de dizer isto:

"Esqueça os campos de futebol das escolas públicas na Inglaterra, o Brasil é o lar espiritual real deste esporte. (...) Se você não pode se animar com a Copa do Mundo no Brasil você precisa verificar seu pulso".

No mesmo canal, em matéria sobre o primeiro jogo do Brasil, compara as desigualdades do Brasil à "Bela e a Fera", e faz uma metáfora com o gol contra de Marcelo aos protestos contra a conquista da Copa. A virada do jogo com a vitória brasileiro por 3 x 1 é comparada à mudança de ânimos da população após a Copa começar, ficando quase todos favoráveis.

O jornal New York Times fez um vídeo poético sobre a torcida, mostrando toda a nação diante da TV em diversos lugares do Brasil no momento do primeiro gol de Neymar. Desde militares acompanhando o jogo, passando por um abrigo de idosos, torcedores assistindo nos bares, praias, na fronteira, em Oiapoque etc.

Chefes de Estado ou de governo também comparecem ao Brasil. Além da presença na abertura da Copa de diversos presidentes latino-americanos, Angela Merkel, primeira-ministra da Alemanha, mescla contatos de trabalho com assistir à primeira partida da seleção de seu país em Salvador. O mesmo faz o vice-presidente estadunidense Joe Biden.

Enquanto isso, a imprensa oligárquica e tradicional brasileira continua em sua bipolaridade, preservando seus interesses comerciais na cobertura da Copa, mas sempre procurando depreciar o evento por motivos político-eleitorais. O problema é que está cada vez mais difícil sustentar o complexo de vira-latas que querem propagar.

Do jeito que a coisa está indo, a "Copa das Copas" deixará de ser um slogan institucional para consolidar-se como um fato, pelo menos nas mentes do povo brasileiro, dos visitantes estrangeiros e da mídia estrangeira.


LULA QUER A FAMEG FUNCIONANDO

Durante a sua visita ao Recife, o presidente Lula perguntou ao deputado Fernando Ferro sobre a Fameg, Faculdade de Medicina de Garanhuns. O deputado relatou as dificuldades de instalação da instituição de ensino. Prontamente, Lula chamou o Ministro da Educação e pediu celeridade no processo. "Eu não posso mais mandar, mas posso pedir", disse o ex-presidente. 

Na próxima semana o Ministro Paim, que responde pela educação, receberá o deputado Ferro para uma conversa em Brasília.

AGORA COMIGO: Louvável a luta de Ferro pela Fameg! Sempre achei que a Fameg só sai se colocar Lula na parada.

COSINPRO em Garanhuns debate educação no estado



Aconteceu no último final de semana em Garanhuns o Congresso do Sinpro Pernambuco, com o tema: “Educação e Trabalho para Avançar nas Mudanças”. O evento reuniu delegados de todo o estado, representando os professores do setor público municipal, do setor privado e do ensino superior. 

O Cosinpro discutiu questões relativas à vida sindical e temas de interesse da sociedade brasileira e dos professores, como a conjuntura política e econômica relacionada ao setor da Educação. Foram mostrados avanços da administração, que precisam ser mantidos. O debate político também não fugiu da mesa. O representante da CTB, Pascoal Cordeiro, afirmou: "No Congresso Nacional temos dificuldades de votar nossas demandas, mas tudo que Armando Monteiro apresenta é votado." A divisão de forças políticas ficou evidente. O deputado federal Paulo Rubem (PDT), e provável vice na chapa trabalhista, também foi palestrante do evento.

Entre os diversos debatedores do evento, estiveram a deputada federal Luciana Santos, o ex-secretário estadual de Ciência e Tecnologia Marcelino Granja, o atual, José Bertotti, a poetisa e secretária de Meio Ambiente do Recife, Cida Pedrosa,o presidente nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Adilson Araújo, e o presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino, Edson de Paula.

Coube a José Bertotti, uma das falas mais coerentes. "Os avanços no estado e no país foram feitos pelo conjunto de forças representados pelos partidos. Quem defende a continuidade, sabe de que lado estará". O Secretário-executivo de Ciência e Tecnologia do estado, Pedro Henrique Falcão, também prestigiou o evento.

NOTA DE FALECIMENTO - UPE GARANHUNS - Jeaneide Maria da Silva


"A Direção da Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns, informa a todos o falecimento da funcionária Jeaneide Maria da Silva, acontecido nesta data. Os que fazem a UPE Garanhuns se solidarizam à dor da família, e desejam o conforto de Deus para ajudar a consolar nesta hora de perda.

Devido ao sepultamento de Jeaneide, nesta quarta-feira, 18, não haverá expediente NO TURNO DA MANHÃ".

Profº Clovis Gomes Jr, e funcionários da UPE Garanhuns.

Igreja Adventista constrói casa para família carente de Garanhuns‏


A catadora de materiais recicláveis Rosângela Vitalino, conhecida como dona Rosa, de 44 anos, ganhou no último sábado (14) uma casa construída por fieis da Igreja Adventista Sétimo Dia. O imóvel fica localizado na Rua Serra Branca, 312, no bairro Magano, em Garanhuns.

Dona Rosa é divorciada e tem seis filhos, sendo três crianças, um adolescente e dois adultos. A residência onde morava com os filhos menores fica por trás da Rua Serra Branca e apresenta problemas estruturais. 

A situação de precariedade foi descoberta há um ano pelo construtor Jaime Vicente ao fazer uma visita à família e encontrar dona Rosa com sombrinhas armadas dentro de casa para proteger os filhos da chuva. Após a visita, o construtor mobilizou os amigos da Igreja Adventista Central de Garanhuns com a finalidade de conseguir recursos para melhorar as condições de vida da moradora. 

De acordo com Jaime, a antiga casa tinha apenas três metros de largura e não oferecia condições para uma reforma. Foi quando dona Rosa encontrou um terreno maior e trocou pela antiga morada. O então proprietário da terra permitiu que a família continuasse na casa, enquanto a outra era construída, o que durou cerca de cinco meses. A obra também contou com o apoio de fornecedores de materiais para construção que repassaram os produtos a preço de custo. A nova residência tem sala, dois quartos, banheiro, cozinha, área de serviço, piso de cerâmica e teto coberto por PVC.

Para dona Rosa, apesar das atuais oportunidades de crédito que facilitam a compra da casa própria, o sonho de ter uma moradia digna estava longe de se tornar realidade. A família sobrevive com a renda de um programa social do governo federal e da venda de materiais recicláveis que recolhe na rua.

A esperança de realizar o sonho voltou à tona a partir da mobilização da Igreja Adventista. “Era o meu sonho, mas eu achava que nunca conseguir. Agradeço primeiramente a Jesus e as pessoas que me ajudaram”, comenta dona Rosa.

Imagens do Forró na Vila do Quartel


A Vila do Quartel mais uma vez mostrou ser palco para grandes eventos, organizados e tranquilos. Aconteceu no final de semana a Vila do Forró, com atrações regionais, em uma realização do vereador Gersinho Filho e apoio da Prefeitura de Garanhuns, além do deputado Augusto Coutinho.

Grande público e muita animação, como podemos ver nas imagens captadas pelo Léo Silva e Melka Rafaela.





RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.