sábado, 5 de julho de 2014

Eduardo Campos cita fazenda em Garanhuns em sua declaração

Eduardo Campos no último Festival de Inverno,
quando homenageou os Mestres do Reisado, Gonzaga e Benone

Os candidatos devem apresentar declaração de bens, uma exigência da lei para conseguir o registro. Eduardo Campos (PSB), que vai disputar a Presidência da República, declarou um patrimônio pouco superior a R$ 500 mil, e dentre suas propriedades tem uma fazenda de 80ha em Garanhuns.

Sabe-se que Eduardo quando está na região, gosta de juntar amigos e conversar, e alguns desses encontros é na sua fazenda, avaliada em quase R$ 150 mil.

Como governador, Eduardo atendeu várias demandas de Garanhuns, como melhoria da saúde, educação com novos cursos na UPE, ensino integral em várias escolas, além de ações de infraestrutura, até com o FEM, que possibilitou pavimentação de várias ruas na Brasília, no entorno da UPE, e agora no binário da Boa Vista, que será feito pela prefeitura com os recursos repassados pelo estado.

É provável que Eduardo Campos esteja em Garanhuns no Festival de Inverno, em campanha para presidente, apoiando a candidatura de Paulo Câmara, e quem sabe, dando uma olhada na produção de sua propriedade.

Maioria das forças políticas de Jupi e Jucati estão com Paulo Câmara e FBC

 

Nos municípios de Jupi e Jucati, praticamente todos os grupos políticos estão alinhados com a chapa majoritária encabeçada por Paulo Câmara, e que tem ainda Raul Henry (PMDB), na vice, e Fernando Bezerra Coelho (PSB), para o Senado.

Em Jucati, todas as forças que disputaram as eleições municipais de 2012, assim como todos os integrantes da Câmara de Vereadores, estão com a Frente Popular, inclusive o prefeito Gerson Henrique, do PTB. "A situação de Paulo Câmara é muito fácil em Jucati. A Frente Popular tem serviços prestados ao município desde o tempo do ex-governador Miguel Arraes. Eduardo levou a parceria a um novo patamar, trazendo benefícios que mudaram o município. Paulo é a pessoa indicada para seguir adiante", explicou o petebista.

Mesmo na oposição, o PSB, reuniu suas lideranças e aliados em um evento no distrito de Vila Neves, para frisar que os embates municipais ficam em segundo plano, diante do bem de Pernambuco como um todo. "Estão aqui os representantes de setores estratégicos das comunidades, dos sindicatos, além dos três verceadores do nosso partido, para dizer a Paulo que continuamos fiéis, apesar de sermos oposição no município", garantiu Moisés Cordeiro, que foi o adversário do atual prefeito, na eleição de 2012.

Os dois principais grupos políticos que disputaram a Prefeitura de Jupi, em 2012, junto com oito dos nove vereadores do município, também fizeram eventos para receber a chapa majoritária da Frente e garantir seu apoio. "Não existe ninguém com mais propriedade para continuar o trabalho de Eduardo Campos do que Paulo Câmara. A dois dias do início da campanha eleitoral, hoje Jupi aclama a sua vontade de se unir ainda mais, para Pernambuco continuar mudando", discursou a prefeita Celina Brito (PDT).

O segundo colocado nas eleições de 2012 em Jupi, com 34% dos votos, Ramiro Inácio (PSD) deu sua explicação para a trégua local e o apoio à Frente Popular. "A união em torno de Paulo Câmara mostra que queremos o melhor para Jupi e para Pernambuco. A partir de domingo, as tropas estarão na rua, em defesa do projeto que realmente representa o futuro do Estado", garantiu o pessedista.

Prefeito do Cabo anuncia apoio a Armando Monteiro


O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, José Ivaldo Gomes, Vado da Farmácia (PSB), oficializou neste sábado (5) seu apoio às candidaturas de Armando Monteiro (PTB) ao governo de Pernambuco, de Paulo Rubem (PDT) a vice e de João Paulo (PT) ao Senado. Vado argumentou que seu ingresso na coligação "Pernambuco Vai Mais Longe" se dá pelo alinhamento com a candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), que, em Pernambuco, estará integrada ao palanque liderado por Armando.

A decisão de Vado da Farmácia foi acompanhada por nove dos 17 vereadores que compõem a Câmara Municipal.

Fernando Ferro e lideranças acompanham anúncio de Vado
"Na minha eleição, em 2012, eu já dizia em quem iria votar para presidente e que a minha candidata era Dilma. Já tinha fechado esse compromisso com Lula e com Dilma lá trás. Como é que em dois anos Dilma não presta mais?", questionou o prefeito Vado da Farmácia, ressaltando que o município cresceu, nos últimos dez anos, graças aos investimentos feitos pelo governo federal.

LULA CABRAL: Além disto, tem uma questão política. Vado da Farmácia, perdeu o controle do PSB para seu antecessor e hoje adversário, Lula Cabral, de quem recebeu apoio para se eleger prefeito, e ficou difícil os dois grupos estarem no mesmo palanque estadual, apoiando Paulo Câmara. 

O prefeito de Garahuns, Izaías Régis, esteve presente no anúncio.


Inscrições abertas para Curso de Direção de Documentário durante o FIG

Pedroso enfatiza a importância de se pensar o
documentário como ferramenta política
(Foto: Milena Times)
Interessados na área audiovisual já podem submeter inscrições para o Curso de Direção para Documentários. Integrando a programação do Festival de Inverno de Garanhuns, o curso será ministrado pelo cineasta Marcelo Pedroso e é uma parceria entre a Coordenadoria do Audiovisual da Secult-PE/Fundarpe e o Centro Audiovisual Norte-Nordeste (Canne), vinculado à Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte da Fundação Joaquim Nabuco.

Através do mote “O cinema em face do outro – O documentário confrontado à sua história e às práticas contemporâneas”, o cineasta se propõe a discutir os pressupostos do que é produzir um documentário. “O ideal é que os participantes tragam um projeto em desenvolvimento, para que possamos debater e amadurecer diferentes abordagens dessa prática”, afirma Pedroso. De acordo com o diretor, ao longo do curso, de 40 horas/aula, também será apresentada uma revisão conceitual e histórica do gesto documental, com ênfase na produção brasileira. 

Também será introduzido um módulo voltado para a prática de se pensar o documentário enquanto ferramenta política. “É preciso enfatizar essa importância de se fazer repercutir questões que estão na ordem do dia”, comenta o cineasta que recentemente realizou uma série de vídeos sobre o movimento Ocupe Estelita. “É um meio de produzir que carrega uma urgência mais da ordem do jornalismo, apesar de se manter cinema”, conclui.

Pedroso, em parceria com outros cineastas locais, mantém o projeto Vurto. Através de uma página na internet, são disponibilizados vídeos que dialogam com questões políticas e sociais. Recentemente, o diretor permitiu acesso ao curta-metragem "Em Trânsito".

As inscrições para o curso são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 13 de julho. Participarão 25 interessados, selecionados por uma Comissão com três integrantes de reconhecida atuação no setor audiovisual. O resultado será divulgado dia 17 de julho. 

As aulas acontecem entre os dias 21 e 25 de julho, na Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA). 

Confira AQUI edital e ficha de inscrição.

Como foi a fratura e como está Neymar agora?



A lesão do atacante Neymar causou comoção. Com a confirmação de que o jogador está fora da Copa do Mundo, o Brasil perde sua principal estrela para a semifinal. E o camisa 10, agora, terá que focar para se curar logo da fratura na vértebra. O médico da seleção, o doutor José Luiz Runco, explicou ao ESPN.com.br que o tratamento será apenas com repouso absoluto, medicação e o uso de uma cinta na coluna. O jogador penou para conseguir dormir durante a noite e teve seu pai ao lado.

"O Neymar vai ter que usar uma cinta por uns 15 dias. O tratamento é só repouso absoluto. O pai está lá com ele, está dormindo agora", disse o médico na manhã desse sábado. "Incomoda para dormir por causa da dor, mas depois vai ajeitando", acrescentou. A CBF liberou ao atleta a presença de seu pai, que pôde dormir com ele na Granja Comary.

Neymar chegou ao Rio de Janeiro junto ao restante da delegação brasileira na madrugada deste sábado. Em companhia de seu pai, que viajou junto do elenco no avião da CBF, o atleta demorou para pegar no sono e recebeu muito apoio no trajeto que vai de Fortaleza ao Rio de Janeiro, e também na chegada do elenco em Teresópolis - o camisa 10 foi de ambulância.

Durante a noite, Neymar teve dificuldades para dormir por causa das fortes dores. O atleta não consegue, por exemplo, adormecer virado para os lados. Pelas próximas duas semanas, Neymar só vai poder repousar de forma menos desconfortável se permanecer com a barriga para cima, sendo esse o único jeito de a fratura não incomodar tanto.

Um exame de tomografia computadorizada feito no hospital em fortaleza mostrou uma fratura no processo transverso na altura da terceira vértebra lombar, chamada L3. Não é grave, mas incomoda, pois é uma região sensível e que dói bastante.

Com o uso de uma cinta, o jogador tentou descansar, mas chorou bastante com seu pai. Os jogadores e toda a comissão técnica foram visitá-lo durante a noite e tentaram colocá-lo para cima, mas o clima era de tristeza, apesar da vitória contra a Colômbia por 2 a 1 nesta sexta-feira, que rendeu vaga na semifinal - o rival será a Alemanha.

Neymar se lesionou depois de receber uma joelhada por trás do colombiano Zuñiga, no fim da partida, em lance que sequer rendeu cartão amarelo ao atleta. O Brasil volta a treinar na tarde deste sábado, na Granja Comary, mas a comissão técnica se reúne daqui a pouco para conversar sobre a situação do principal astro, agora fora do Mundial.

FONTE: UOL COPA

Luiz Carlos participa da campanha e apoia Claudiano Filho


O ex-prefeito de Garanhuns, Luiz Carlos de Oliveira (PDT), anunciou nesta sexta-feira que vai apoiar a reeleição do deputado estadual Claudiano Filho (PSDB-PE).

Luiz Carlos estava encaminhando seu apoio para Geovani Oliveira (PSB), e com a desistência do candidato acabou fechando com Claudiano. Para federal, Luiz Carlos estava conversando com Marinaldo Rosendo (PSB).

Na foto publicada no Blog do jornalista Inaldo Sampaio, o ex-prefeito está ao lado do candidato a Deputado Estadual e de Marcéu Nogueira, fiel aliado.

Na nota não diz quem serão os outros candidatos do ex-prefeito. Na última eleição, Luiz Carlos apoiou para federal Jorge Corte Real e Izaías Régis para estadual. Depois, para prefeito, Luiz Carlos apoiou o também ex-prefeito Silvino Duarte para o Palácio Celso Galvão.Com o distanciamento entre Izaías e o pedetista, imaginamos que continuem assim, com Luiz Carlos na Frente Popular, seguindo as lideranças do partido que perderam o comando da legenda no estado, como Zé Queiroz e Guilherme Uchoa.

Por Izaías também tirar as responsabilidades da atual administração sempre criticando a de Luiz Carlos, de quem foi aliado por sete anos, dá pra perceber que devem estar em palanques separados. O PSDB de Claudiano Filho integra a Frente Popular.

Encontro Estadual de Instituições de Previdência movimentou Garanhuns



Aconteceu nos dias 03 e 04 de julho em Garanhuns (PE), a oitava edição do Encontro Estadual dos Regimes Próprios de Previdência (RPPS). O evento, que reuniu cerca de 60 municípios de Pernambuco nesses dois últimos dias, teve o objetivo de abordar os quatro pilares da sustentabilidade dos RPPS. Ao todo, nove palestras foram ministradas no auditório da colônia de férias do Sesc, localizada na Rua Manoel Clemente, no centro da cidade.

Para a presidente da Associação Pernambucana de Entidades de Previdência Pública (Apepp), Célia Verônica Emídio, as parcerias foram de fundamental importância para o sucesso da iniciativa. "Tivemos muitos apoios na realização deste encontro, que tratou, de maneira global, de custo-investimento, despesa-benefício, educação previdenciária e fiscalização", comenta.

Entre os participantes estava o especialista em previdência complementar, Evandro Couceiro. Segundo ele, se atualizar na área é imprescindível para uma boa gestão. "É a primeira vez que participo. A cada dia mais se exige qualificação dos gestores dos regimes próprios, sejam elas públicas ou privadas", afirma.

O presidente do Instituto de Previdência dos Servidores de Garanhuns (IPSG), Marcelo Marçal, fez um balanço positivo da ocasião. "Este encontro já havia passado pelos municípios de Caruaru, Bezerros, Recife, Petrolina, Gravatá e Ipojuca. Foi um prazer imenso recebermos em 2014. Conseguimos lotar o auditório e aprimorar nosso conhecimento na área que atuamos", comemora Marcelo.

Entre os apoiadores estiveram a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Turismo, Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e Banco Regional de Brasília. Além da presença de representantes de iniciativas privadas, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Câmara de Vereadores de Garanhuns.

SECOM GARANHUNS

Gersinho deixa Armando e apoia Paulo Câmara para governador

Acordo foi firmado com o próprio Paulo Câmara na presença
de Augusto Coutinho e Gerson Carvalho, pai do vereador

Acaba de ser publicado no site oficial da campanha de Paulo Câmara, que Gersinho Filho confimrou apoio à Frente Popular. Transcrevo:

"O vereador Gersinho Filho (Solidariedade), de Garanhuns, garantiu nesta quinta-feira (3) apoio à pré-candidatura de Paulo Câmara (PSB). Ele foi eleito na base do prefeito Isaías Régis (PTB), que defende a chapa estadual de oposição, mas se recusou a seguir o gestor. 

Gersinho é candidato a Deputado Estadual.

"Não podemos ignorar o sentimento de continuidade ao Governo Eduardo Campos (PSB), representado por Paulo Câmara, que é o mais preparado para fazer o Estado avançar ainda mais", justificou o legislador garanhuenses."

AGORA COMIGO: Com o seu partido, Solidariedade, apoiando Paulo Câmara, e incentivado por Augusto Coutinho, presidente do partido e candidato a deputado federal, Gersinho reconsiderou seu apoio a Armando Monteiro e atendeu ao seu grupo político, apoiando a continuidade do governo estadual, representado por Paulo Câmara.

Não temos ainda informações sobre como fica sua situação no apoio ao governo municipal de Izaías Régis, aliás, o vereador Paulo Leal (PSB) também apoia a Frente Popular, e por isto perdeu apoio do governo municipal para suas ações.

Na Câmara Municipal, a base que sustenta o governo está dividida entre o apoio a Zaqueu Lins, candidato do prefeito a deputado,  e outros candidatos do PTB da região, principalmente Álvaro Porto e Romário Dias.

Quanto a Gersinho, vamos aguardar seu anúncio oficial.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.