sexta-feira, 11 de julho de 2014

MORRE OSMAR DE OLIVEIRA



O médico e comentarista esportivo Osmar de Oliveira faleceu nesta sexta-feira, aos 71 anos. Doutor Osmar, como também era conhecido no meio do futebol, estava internado em São Paulo após uma cirurgia para a retirada de um tumor na próstata e também sofria com problemas pulmonares. Em julho de 2013, Osmar de Oliveira sofreu um infarto e também precisou ser operado.

Osmar de Oliveira formou-se em medicina no ano de 1969, na PUC, em Sorocaba. Especializou-se na medicina esportiva e trabalhou como médico do Corinthians, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e da seleção brasileira de basquete.

Também foi comentarista e locutor esportivo, tendo passado por TV Gazeta (SP), Rádio Gazeta, TV Bandeirantes, SBT, TV Manchete, TV Cultura, TV Record e também na TV Globo, onde foi locutor entre os anos de 1980 e 1983.

Atualmente era um dos participantes do programa Jogo Aberto, na Band, onde debatia os assuntos do futebol com Renata Fan. Era declaradamente corintiano, e não escondia a parcialidade. Por isto criava-se alguma polêmica, mas fazia parte da estratégia pela audiência.

PARA SABER MAIS... Globo Esporte

VINHOS: Enólogo oferece curso de degustação de vinhos em Garanhuns



O renomado Consultor de Vinhos Gilvan Passos volta a Garanhuns para mais um evento. Desta feita, no Du Vin Bistrô, dia 18, às 15h. 

ATENÇÃO: NÚMERO DE PARTICIPANTES LIMITADO.

Essa é mais uma oportunidade para os apreciadores de vinho de Garanhuns e região participarem de uma Degustação Temática, conduzida por Gilvan Passos.

Comércio deve faturar 30% a mais durante 24º Festival de Inverno de Garanhuns


O crescimento no faturamento do comércio garanhuense, no período da 24ª edição do Festival de Inverno, que acontece de 17 a 26 de julho, pode chegar, em alguns setores, em até 30% em relação a períodos normais. Os setores de vestuário e alimentação são os que mais lucram durante o evento. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) aponta uma movimentação econômica de 10% a mais em relação ao ano de 2013.

De acordo com o presidente da CDL Garanhuns, Fernando do Couto, antes mesmo do início do festival, os estabelecimentos de material de construção também conseguem atingir melhores índices de venda de produtos para reforma. “Os próprios hotéis e as pousadas, ou quem aluga sua residência, gosta de preparar a estrutura do local para receber os hóspedes. Então também podemos dizer que o período traz desempenho superior a outras épocas do ano”, salienta.

Segundo a Relação Anual de Informações Sociais, do Ministério do Trabalho, o crescimento médio da renda do trabalhador com carteira assinada, em Garanhuns, entre os anos de 2002 e 2012, foi de 42,4% - o que leva a uma renda de mais de um salário mínimo e meio. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geandré Nogueira, o crescimento reforça o poder de compra. “É uma comprovação de que a cidade é dinâmica, visto que essa renda se mantém e há uma possibilidade de se aumentar ainda mais, pois a cidade é hoje um importante polo de investimentos externos”, destaca.

O Produto Interno Bruto (PIB) de Garanhuns aumentou, em termos reais, entre os anos de 1999 e 2012, 84,72%. Os números da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem) revelam, ainda, que desde 2009, o PIB ultrapassou R$ 1 bilhão, reforçando a tendência de desenvolvimento do ponto de vista da economia.

CANDIDATA A PRESIDENTE estará no Festival de Inverno de Garanhuns



O blog do jornalista Jamildo Melo acaba de confirmar que a candidata a Presidência da República pelo PSOL, Luciana Genro, estará em Garanhuns no próximo dia 20 de julho, durante a 24º edição do Festival de Inverno de Garanhuns. 

Luciana, filha de Tarso Genro (PT), assumiu a candidatura a presidente depois da desistência do garanhuense Randolph Rodrigues, que deve estar na comitiva do PSOL em Garanhuns. 

Na agenda deve ter uma coletiva com a imprensa e uma caminhada com a militância. "Logo depois a presidenciável terá agenda livre, para prestigiar a programação da FIG, durante a noite." - afirma o blogueiro.

O PSOL está apresentando duas opções de candidatos nascidos em Garanhuns para deputado. Estadual é Jailton Melo, professor. E para federal, o engenheiro Paulo Camelo. Claro, serão muito prestigiados com a visita da candidata do partido.

Leitora pede melhoria no transporte público em bairro de Garanhuns

Olá Ronaldo,

Gostaria de pedir um enfoque para o bairro José Maria Dourado (Brahma), com relação a frota de ônibus disponível para o bairro.

Atualmente são apenas sete ônibus durante todo o dia (dias úteis), quatro no sábado, e nenhum no domingo. É uma verdadeira falta de respeito com os moradores, e principalmente agora por conta do condomínio da Caixa.

Agradeço a atenção.

Atenciosamente,
C. Ferreira

Patrimônios Vivos de Pernambuco são destaques na programação de Cultura Popular do FIG 2014

Lia de Itamaracá

O Palco de Cultura Popular do 24º Festival de Inverno de Garanhuns vai persistir na promoção da cultura pernambucana. Em oito dias de programação, sempre a partir das 10h, mais de 60 atrações vão animar moradores e visitantes.

O destaque deste ano é para as ilustres participações de Patrimônios Vivos de Pernambuco. Entre eles, Mestre Galo Preto, Dona Selma do Coco, Lia de Itamaracá, Caboclinho 7 Flexas do Recife, Clube Indígena Canindé, O Homem da Meia-Noite, além dos maracatus Leão Coroado e Estrela Brilhante de Igarassu. O coco, a ciranda, o frevo e todos os nosso mais tradicionais ritmos estarão representados.

Com 78 anos de idade, Dona Selma do Coco fará sua apresentação no primeiro dia do palco, o sábado (19). Destaque também para a apresentação do Maracatu Cambindinha de Araçoiaba, no domingo (20), que vai celebrar durante o festival 100 anos de fundação. O grupo é o mais velho maracatu de baque solto do estado.

Já o repertório da apresentação do Mestre Galo Preto, na segunda-feira (21), terá como base o improviso das emboladas. O mestre, que está com 67 anos, diz que sua expectativa para a apresentação no FIG é das melhores, especialmente pelas recentes apresentações realizadas fora do Estado. “Após a temporada de São João, onde fiz participação especial no show de Otto, no SESC Pompeia, além de meu próprio show no SESC Belenzinho, onde fui bem recebido. Espero repetir em Garanhuns a ótima apresentação que sou capaz de realizar através do coco”, ressaltou.

No sábado (26), finalizando a programação do Palco, a grande atração será Lia de Itamaracá, mestre da cultura popular, mas que só agora fará sua primeira apresentação em Garanhuns.

De acordo com Paulo Otávio, coordenador de Cultura Popular da Secult-PE, a expectativa desta edição gira em torno das diversas representações culturais atribuídas à participação de mais patrimônios vivos do Estado. “Como o Palco de Cultura Popular já está segmentado, possuindo um público fiel, que chega a acompanhar até 10 horas de programação por dia, nossa expectativa é que esta seja mais uma grande janela cultural para todos os artistas e grupos populares envolvidos com o evento”, comentou. 

Confira a programação completa do Palco de Cultura Popular no FIG 2014

FINAL DA COPA DO MUNDO: Bandeiras e camisetas nas ruas de Garanhuns





O João Batista e a Verônica trocaram os bonecos que geralmente comercializam no Relógio das Flores para vender camisas e bandeiras durante a Copa do Mundo. Deu certo! Com as bandeiras estendidas próximo à Fonte Luminosa, o casal de Lajedo está feliz com as vendas. "Nestes últimos dias tem saído muito a da Argentina. Mas tem gente procurando a da Alemanha", disse João Batista, que produz o material que vende.

No varal já não se encontram bandeiras do Brasil nem camisetas com o nome de Neymar, mas estão lá as da Argentina e o craque Messi.

Não são somente as bandeiras das seleções finalistas da Copa do Mundo que chamam a atenção de todos. "A bandeira de Pernambuco é sucesso de vendas, mas principalmente dos nossos clubes do estado, Santa Cruz, Sport e Náutico". Fala João Batista, um cara simpático e profissional, que conhecemos quando ele produziu 500 bonecos para a Elma Chips / Casa das Balas. 

Observamos um diferencial na torcida. Quem está torcendo pela Alemanha, em sua maioria, são torcedores que foram conquistados pelo time nesta copa. Quem vai de Argentina é torcedor que já gostava da seleção hermana de muito antes, e geralmente já tem material para externar sua paixão pelo futebol de Maradona e Messi.

PROGRAMAÇÃO FIG 2014: Cinema ao alcance dos olhos, mãos e imaginação. VALE A PENA SABER!



O 24º Festival de Inverno de Garanhuns apresenta, este ano, a inédita mostra Sonhos Acessíveis, com filmes que apresentam os recursos de audiodescrição, Libras e prototipagem 3D, promovendo acessibilidade para todos os tipos de público. Além disso, compondo a grade deste ano, a tradicional Mostra de Cinema do FIG chega à sua 10ª edição, com filmes locais, nacionais e estrangeiros. 

E o Cinema na Estrada levará produções cinematográficas às mais longínquas comunidades da região. Todas as atividades acontecem, gratuitamente, no período de 18 a 25 de julho. 

Abrindo a programação de audiovisual no festival, está a 10ª Mostra de Cinema do FIG, que acontecerá de 18 a 24 de julho, no Cine Eldorado 2, com a exibição de 11 longas inéditos em Garanhuns. As sessões acontecerão sempre em três horários: 17h, 19h e 21h. 

DESTAQUES...

Movimentos populares mostram força de Paulo Câmara no Recife


Os movimentos populares do Recife deram, na noite da quarta-feira (9), uma grande demonstração de que vão de Paulo Câmara (PSB) para governador. Mais de três mil pessoas lotaram uma casa de eventos, no Recife, mostrando o crescimento que o socialista vem tendo na capital pernambucana. 

Ao lado dos seus companheiros de chapa, Raul Henry (PMDB/vice) e Fernando Bezerra Coelho (PSB/senador), do prefeito Geraldo Julio (PSB) e de dezenas de candidatos proporcionais, Câmara recebeu apoio de líderes comunitários e representantes de entidades ligadas a setores como direitos humanos e cultura.

“Construiremos um programa de governo olhando para vocês. E vamos, a partir disso, com nossas ideias, com nossas propostas, fazer uma campanha bonita. Vamos ter diálogo, vamos escutar a população”, adiantou Paulo Câmara. “Nós temos compromisso com o povo de Pernambuco. E, quando falo em compromisso, eu vou para junto de vocês. Compromisso se faz olhando olho no olho”, frisou, sendo abraçado por parte da plateia em mais uma demonstração de carinho pelo socialista.

Os movimentos populares foram imprescindíveis nas eleições de Eduardo Governador e Geraldo Julio, para a prefeitura do Recife. Destacando a boa gestão realizada pelo socialista na capital, o candidato da Frente Popular pediu que os líderes presentes replicassem o apoio que conferiram ao seu correligionário e pontuou ações que serão implementadas na capital pernambucana.

Maioria quer Alemanha campeã em cima da Argentina


A derrota mais vergonhosa da Seleção Brasileira em Copas do Mundo não foi suficiente para que a população ficasse com raiva do seu algoz, o forte time da Alemanha, pelo contrário, as pessoas estão respeitando os alemães por dois motivos, a bola que jogaram e a forma elegante como conduziram o pós-jogo, com muito respeito e solidariedade à dor brasileira.

Conta ainda que os alemães conquistaram o Brasil com muita simpatia, sem deixar de levar a sério a competição.

Além de tudo, ainda tem uma rivalidade histórica com a Argentina, que pesa muito, e leva toneladas de milhares de torcedores brasileiros a torcer pelos europeus, para não verem o arquirival sulamericano ser campeão em terras tupiniquins, em pleno Maracanã, com Messi levantando a taça.

Perguntei rapidamente no facebook, e numa parcial, 17 votos para a Alemanha e 5 para a Argentina. Em termos percentuais: 77% a 23%.

Digamos assim, um em cada quatro torcedores no Brasil, segundo nossa rápida enquete, torcerá para a Argentina.

Armando promete trazer Fenearte para o interior



O candidato a governador Armando Monteiro (PTB) prometeu levar a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) para cidades polos no interior de Pernambuco. A ideia é promover edições regionais da Fenearte, de forma a ampliar os espaços para comercialização dos produtos e fortalecer os artistas. A proposta foi apresentada a um grupo de artesãos de Pernambuco, em Olinda, durante encontro de Armando e o candidato ao Senado, João Paulo (PT), com produtores pernambucanos, e também durante visita à Fenearte, na noite desta quinta-feira (10).

"Nossa proposta é estimular eventos como a Fenearte em todas as regiões de Pernambuco. Levar esses espaços para mais perto dos artesãos em cidades do interior. As feiras regionais serão mais amplas. É uma forma de fazer uma ação de promoção e divulgação para estimular os artistas locais", argumentou Armando, destacando que a iniciativa será conectada com estratégias de promoção do turismo cultural. 

Parlamentar reivindica Telecentro Digital para a Escola Municipal Mario Matos em Garanhuns‏

 

Com o objetivo de disponibilizar uma ferramenta tecnológica e pedagógica a favor da educação, o vereador Haroldo Vicente (PROS) encaminhou requerimento ao Governo Municipal de Garanhuns, solicitando a implantação de um Telecentro Digital para a Escola Municipal Mario Matos no Bairro São José.

Haroldo afirma que o mundo em que vivemos está sendo conquistado por ações tecnológicas, principalmente no âmbito da educação. A inclusão digital é uma necessidade gritante não só para a classe estudantil, mas para a sociedade como um todo, é uma forma de aprendizagem onde o indivíduo passa a interagir no mundo das mídias digitais.

Este ambiente vai proporcionar aos alunos a pesquisa, a socialização, o entretenimento e o conhecimento. Os professores serão beneficiados também, pois terão este recurso tecnológico como uma nova ferramenta de ensino para desenvolver seus trabalhos de sala de aula”, disse o vereador Haroldo Vicente.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.