segunda-feira, 28 de julho de 2014

Evangélicos organizam grande encontro de Paulo Câmara com lideranças cristãs


Evangélicos recebem Paulo Câmara e Raul Henry


O candidato a governador Paulo Câmara (PSB) prestigiou, nesse domingo (27), o culto da Assembleia de Deus, em Abreu e Lima. O socialista foi à celebração acompanhado dos deputados federais Raul Henry (PMDB), postulante a vice em sua chapa, Eduardo da Fonte (PP) e Anderson Ferreira (PR); pelos vereadores do Recife, André Ferreira (PMDB) e missionária Michele Collins (PP), além do prefeito de Abreu e Lima, pastor Marcos José (PT), e do deputado estadual pastor Cleiton Collins (PP). A celebração foi comandada pelo presidente da igreja no município e da Convenção de Ministros das Assembleias de Deus com sede em Abreu e Lima (COMADALPE), pastor Roberto José dos Santos. 

"Nós temos uma visão bastante positiva do papel social da igreja em suas diversas correntes e denominações, e da importância das parcerias que ela tem estabelecido com o Governo, seja na diminuição da violência, prevenção às drogas, recuperação de dependentes e no apoio à reestruturação das famílias. Muitas vezes a igreja chega onde o Estado não consegue, e é importante ampliar essas parcerias. É um segmento que merece atenção especial", avaliou Paulo.

ENCONTRO - Cleiton Collins e Michele Collins, que, entre outros, estão assumindo a "coordenação evangélica", vão articular um grande encontro de Paulo com lideranças cristãs. "São líderes de congregações que já decidiram seu apoio à chapa da Frente Popular, mas querem colocar para o candidato questões que são caras a esse universo e sugestões para o Programa de Governo, nas áreas de educação, saúde, transportes e, especialmente, no combate às drogas", explicou o deputado, um parceiro do Governo Estadual desde a gestão de Eduardo Campos (PSB), participando da elaboração do Pacto pela Vida.

Crédito: Aluísio Moreira.

Diretores da Fetape reforçam candidaturas de Armando e João Paulo‏


Nove dos onze integrantes da diretoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape) anunciaram apoio nesta segunda-feira (28) às candidaturas de Armando Monteiro (PTB) ao governo de Pernambuco e de João Paulo (PT) ao Senado. Em encontro realizado no escritório político de Armando, no Recife, os dirigentes da Fetape entregaram uma pauta de propostas para fortalecer a agricultura, como forma de manifestar o apoio ao projeto da coligação Pernambuco Vai Mais Longe.

"Nos últimos oito anos, o governo do Estado ignorou a nossa pauta de reivindicações. Nem mesmo um grupo de trabalho foi criado. Apresentamos uma proposta para o desenvolvimento da agricultura em Pernambuco, que foi prontamente aceita por Armando", explicou Doriel Barros, presidente da Fetape.

Entre as 14 demandas apresentadas, a criação de uma Secretaria de Agricultura Familiar, a restruturação da bacia leiteira no Agreste e no Sertão e a implantação de uma política de recuperação da economia da Zona da Mata, baseada em parcerias com os movimentos sociais e com as entidades sindicais.

Garanhuns realiza I Festival Internacional de Literatura Infantil‏


A partir de agosto até o final de dezembro, o município de Garanhuns, no Agreste pernambucano, vai mergulhar no universo da literatura infantil. A coletiva de divulgação do I Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns (FILIG), o primeiro da região Nordeste, acontece nesta quarta-feira (30), às 10h, no Palácio Celso Galvão, sede da prefeitura da cidade. 

Durante a coletiva, os jornalistas conhecerão os detalhes das ações desenvolvidas no Filig, além dos primeiros nomes já confirmados na programação de palestras do Festival, que contará com renomados escritores do Brasil e de outros países da América Latina.

Para os jornalistas da Capital e RMR, a Proa Cultural promove, no mesmo dia e horário, uma coletiva no Recife com a participação do curador do Filig, Antonio Nunes Barbosa Filho, o Tonton. Ele também é coordenador da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ) e membro da União Hispanoamericana de Escritores.



Texto: SECOM Garanhuns

Eduardo peita Marina e faz campanha com Alckmin em São Paulo


A candidata a vice-presidente na Chapa com Eduardo Campos, Marina Silva, não quis ficar ao lado de Geraldo Alckmin, candidato à reeleição ao governo de São Paulo, nem nos santinhos. Proibiu sua imagem ao lado do governador, que tem tudo para se reeleger. Tem folga nas pesquisas. Eduardo apoia Alckmin e conta com ele para entrar no estado mais rico do país.

O PSB tem os prefeitos de Campinas e São José do Rio Preto, grandes centros urbanos no interior, e Alckmin já avisou que socialista deve votar em socialista, liberando parte de seu grupo (que apoiar o governo estadual) para ficar com o pernambucano. PSB e PSDB seguem aliados na campanha estadual de São Paulo , e Alckmin deve participar de eventos ao lado de Eduardo, mesmo tendo Aécio Neves, do seu partido, também candidato a presidente. 

Se quiser entrar em São Paulo e crescer nas pesquisas, Eduardo tem que fazer isto mesmo, e naturalmente entrará em choque com Marina Silva outras vezes.

O argumento do início do guia eleitoral para o crescimento da candidatura, usada por Eduardo e Paulo Câmara, em São Paulo é usada pelos petistas, pois o ex-ministro Alexandre Padilha ainda não decolou. Com a TV e a imagem de Lula colada nele, aguarda-se uma melhora significativa, embora o Planalto acene também para o candidato do PMDB, Paulo Skaff.

Itaíba recebe a Fundação Altino Ventura e promove mutirão de catarata‏


Mais de 500 pessoas devem ser beneficiadas pelo mutirão de catarata, promovido pela Prefeitura Municipal de Itaíba, por meio da Secretaria de Saúde e Fundação Altino Ventura. A ação, que acontece na Praça Coronel Francisco Martins, começa nesta segunda-feira (28) e segue até 01 de agosto. O objetivo é identificar pacientes com a doença e analisar a possibilidade de tratamento cirúrgico.

A expectativa é atender principalmente pacientes com mais de 50 anos, que ainda não tenham operado catarata. Essas pessoas poderão fazer os exames de acuidade visual, tomentria, auto-refrator, mapeamento de retina e biomiscropia. Os pacientes que forem detectados com a doença terão as cirurgias marcadas.

A catarata é a perda da transparência do cristalino (lente natural do olho que fica atrás da pupila). A causa mais comum é o envelhecimento. Ela aparece normalmente aparece após os 50 anos.

Magno Martins e Aline Mariano em Garanhuns

CASA DE AMIGOS: Encontro com Magno Martins e Aline Mariano. Levaram nosso novo CD - Festa Nordestina

De rápida passagem por Garanhuns, o jornalista Magno Martins visitou alguns amigos no sábado do Festival de Inverno. Manteve contato com Dr. Márcio Quirino para se atualizar da situação da FAMEG e deu tempo ainda de beber uma cerveja com amigos.

Sua esposa, a vereadora da capital, Aline Mariano, é candidata a Deputada Estadual, e estava com assessores visitando alguns amigos e parentes em Garanhuns. Simpática, conversou conosco sobre a conjuntura local e apresentou sua expectativa para a eleição deste ano. Seu partido, o PSDB, aliou-se à Frente Popular, fazendo parte do chapão. Aline acredita que algo próximo de 40 mil votos fará um deputado na coligação, podendo até ser menos que isto, tomando por base a última eleição.

Aline reuniu amigos e visitou alguns polos do FIG
Filha do ex-deputado Antônio Mariano, Aline herdou a militância política. De Afogados da Ingazeira, terra também de Magno Martins, Aline tem dois filhos com o jornalista.

Aline está no segundo mandato de vereadora. Em 2012, foi reeleita para a Câmara Municipal do Recife com 6.948 votos, sendo reconduzida à presidência da Comissão de Direitos Humanos. Assumiu em 2013 a primeira secretaria do PSDB no estado de Pernambuco.

Pelo que podemos ver, está muito motivada para a campanha deste ano.

Magno Martins não ficou em Garanhuns para os shows de encerramento do Festival de Inverno, viajou logo em seguida ao nosso encontro para Serrita, onde no domingo logo cedo, estaria conferindo a Missa do vaqueiro e ao quase encontro de Armando Monteiro e Paulo Câmara, que ficaram na mesma tenda mas não se cumprimentaram.

Magno não tem utilizado sua influência com o blog, o mais acessado do estado, para promover sua esposa, mas sabe da sua importância e apoia Aline em sua trajetória político-eleitoral.

Pesquisas para governador em Pernambuco


Esta semana saem novas pesquisas sobre a eleição de governador em Pernambuco. Quarta ou quinta sai Ibope, no sábado deve ser publicado no Jornal do Commercio os números do Instituto Maurício de Nassau. Os últimos resultados divulgados foram do Instituto Opinião de Campina Grande, contratados pelo Blog de Magno Martins, foram amplamente favoráveis a Armando Monteiro, 40% a 8%.

No discurso dos socialistas há sempre o adiamento do crescimento de Paulo Câmara, com dois principais argumentos, o desconhecimento ainda da população sobre sua candidatura e o apoio de Eduardo Campos, coisa que deve massificar com o início do guia eleitoral em TV e rádio.

Caso seja isto mesmo, então os números nas pesquisas que serão divulgadas deverão continuar onde estão, com Armando caminhando livre. Pode mostrar um crescimento de Paulo, mas ainda não tanto substancial. Mas tem muito socialista preocupado, pois Câmara já vem rodando todo o estado há alguns meses, e esta peregrinação já deveria aparecer nas pesquisas. Vamos ver nestas agora.

Outra coisa. Paulo vai crescer, isto é quase uma unanimidade, até dos seus adversários. A questão é até onde pode ir este crescimento, pois muito dificilmente haverá segundo turno no estado, então Paulo precisaria virar o jogo ainda no primeiro turno.

Pra finalizar, é preciso saber se o crescimento de Paulo estará atrelado a uma queda de Armando, pois mesmo que cresça, e o senador permaneça na faixa dos 40% ou até podendo crescer alguns pontos, devido ao grande número de indecisos, complica a eleição para o socialista. Em eleição polarizada, é preciso que haja o efeito gangorra, quando um cresce, o outro cai, fazendo com que cada ponto percentual, ou cada voto, seja transformado em dois, um da conquista e outro da perda do adversário.

O discurso da virada precisa destes fatores. Vamos aguardar as pesquisas.

UFRPE/UAG inscreve para Mestrado Profissional em Letras


Está acontecendo a primeira seleção para o Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns (PROFLETRAS/UFRPE/UAG).

Serão oferecidas 15 vagas para licenciados em Letras que sejam professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. Todos os alunos selecionados receberão bolsa de mestrado. Trata-se de um programa de pós-graduação importante para o desenvolvimento do ensino em nossa região.

Inscrições por meio do site:

Outras informações:
Nilson Carvalho - Coordenador do Mestrado Profletras - UAG/UFRPE

GARANHUNS: Inaldo Sampaio dá versão de Rosa e Bartolomeu ao rompimento com Izaías e Armando

O jornalista Inaldo Sampaio dá destaque em seu blog ao rompimento da vice-prefeita Rosa, e seu esposo, o ex-prefeito Bartolomeu Quidute, com o prefeito Izaías Régis, principal liderança da Frente Trabalhista de Armando Monteiro. A principal reclamação é ao "desprezo" que Izaías teria tratado a candidatura de Rosa a deputada estadual, fazendo críticas públicas à vice-prefeita. O PT local foi pego de surpresa pela decisão do casal. Transcrevo a nota no blog de Inaldo Sampaio:

QUIDUTE: Ficam com os socialistas no estado, e petistas na eleição federal, exceto senado, pois vão de FBC


A vice-prefeita de Garanhuns, Rosa Quidute (PT), esposa do ex-prefeito Bartolomeu Quidute, anunciou neste final de semana que vai votar em Paulo Câmara (PSB) para o Governo do Estado pelo fato de estar sendo tratada com desprezo e indiferença pelo prefeito Izaías Régis (PTB).

No entanto, acrescentou, por coerência partidária votará em Dilma Rousseff (PT) para presidente e no deputadoPedro Eugênio (PT) para a Câmara Federal.

Para senador não votará em João Paulo (PT) e sim em Fernando Bezerra Coelho (PSB) e para deputado estadual no vereador Gerson Filho, filiado ao Partido Solidariedade.

Em entrevista por telefone a este Blog, o ex-prefeito Bartolomeu Quidute deixou transparecer uma grande mágoa do prefeito Izaías Régis (PTB), o qual, segundo garantiu, nunca teve respeito nem consideração pela sua pessoa nem por sua mulher.

“Ele (Izaías) chegou a dizer que Rosa não tem votos em Garanhuns. Mas na pesquisa que mandamos fazer ela tem 15% das intenções de voto para deputado estadual. Mesmo assim ele se negou a apoiá-la”, afirmou.

O ex-prefeito também tem queixa do senador Armando Monteiro (PTB), o qual, segundo garantiu, nunca deu um telefonema para sua mulher a fim de agradecer a contribuição dada por ela em 2012 para que Izaías Régis (PTB) vencesse a disputa municipal.

Por esse somatório de fatos, explicou, decidiu não mais votar em Armando para o governo estadual e sim em Paulo Câmara (PSB), dando consequência à sua histórica ligação com o ex-governador Miguel Arraes.

Também decidiram votar em Paulo Câmara os ex-prefeitos Luiz Carlos Oliveira (PDT) e Ivo Amaral (PMDB). Já o ex-prefeito Silvino Duarte (ex-PSDB) continua firme com o senador.

Para saber mais: Blog de Inaldo Sampaio

OPORTUNIDADE: Inscrições para Curso Técnico em Alimentos em Garanhuns

O Centro Tecnológico Instituto de Laticínios do Agreste (CT Laticínios) lançou nesta sexta-feira (25), novo processo seletivo para o preenchimento de 175 vagas em cursos técnicos de nível médio. As inscrições poderão ser feitas do dia 28/07 a 08/08 para o curso Técnico em Alimentos em Garanhuns. 

O valor da taxa de inscrição é de R$ 24,00, a ser paga na rede bancária até o dia 11 de agosto. As provas serão realizadas no dia 17 de agosto. O edital está disponível no site do Itep (www.itep.br).

Podem se candidatar estudantes que estejam cursando a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio ou ter concluído o Ensino Médio, para o ingresso nos cursos técnicos de nível médio, na forma concomitante ou subseqüente, respectivamente. 

Os candidatos que têm interesse em solicitar a isenção da inscrição devem indicar no formulário de inscrição o número do Cadastro Único para Programas Sociais e seguir o indicado no edital.

O Centro Tecnológico Instituto de Laticínios do Agreste (CT LAT) oferece 15 vagas no curso de Alimentos, no horário da manhã.

PROVA – A prova escrita objetiva será constituída das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, cujos conteúdos programáticos estão contidos no edital. Serão 40 questões objetivas de múltipla escolha. A prova terá duração de três horas, sendo aplicada no dia 17 de agosto, das 14h às 17h. O resultado da prova objetiva será divulgado no dia 22 de agosto, no site do Itep, mediante publicação da relação nominal de candidatos com a nota respectiva. O dia das matrículas será divulgado no mesmo dia 22 de agosto. O início previsto das aulas é 1º de setembro.

Ivan Maurício envia mensagem ao blog

Ivan Maurício, Secretário de Imprensa de Pernambuco


O trabalho de comunicação que Ronaldo Cesar exerce, em Garanhuns e região, é da maior importância. A internet está permitindo universalizar a informação regional. E, cada vez mais, descobrimos um novo Brasil que emerge a partir da realidade local.

Manter o blog movimentado e atraente durante estes anos é prova de perseverança. Mais que isso, revela que, a partir do interior, Pernambuco vem construindo uma sólida rede de informação através de blogs e sites. Isto é muito bom para liberdade de expressão e para consolidação de uma sociedade democrática.

Ivan Maurício, jornalista
Secretário de Imprensa de Pernambuco
Mensagem pelos 5 anos do Blog

Última semana de inscrições para o VESTIBULAR DA UPE 2014


A Universidade de Pernambuco (UPE) iniciou seu processo de ingresso anual, com as inscrições para o Vestibular/2015, que começaram dia 30/06 e seguem até o dia 31 de julho, exclusivamente pela internet, através do endereço http://processodeingresso.upe.pe.gov.br. A taxa custa R$ 110,00. Quem vai se inscrever para o SSA (Sistema Seriado de Avaliação) têm mais prazo. As inscrições vão até 15 de agosto, no mesmo endereço eletrônico, com taxa de R$ 85,00.

Este ano a UPE oferece 3.460 vagas para 53 cursos de graduação, sendo: 2.074 no vestibular e 1.386 no SSA. Os cursos oferecidos são distribuídos nas regiões Metropolitana do Recife, Mata Norte, Mata Sul, Agreste e Sertão.

Para o Vestibular/2015 a seleção será realizada em duas etapas. A primeira compreende as provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e serão aplicadas pelo Inep/MEC em dois dias consecutivos (08 e 09/11/2014). A segunda etapa será um conjunto de provas objetivas específicas, de acordo com o curso escolhido pelo candidato no ato da inscrição, em dois dias consecutivos (07 e 08 de dezembro) e aplicadas pela Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos da UPE.

Ainda para a segunda etapa não haverá mais redação própria da UPE, será utilizada a redação do Enem, obrigatória para todos os candidatos.

Já para a terceira fase do SSA as provas acontecem em 16 e 17 de novembro, e as da primeira e segunda nos dias 30/11 e 01 de dezembro, nos turnos da manhã e tarde, respectivamente.

Os candidatos que possuem o Número de Inscrição Social (NIS), inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais poderão solicitar isenção da taxa de inscrição, em período definido no calendário do manual do candidato.

Outras informações através dos telefones: (81) 3183-3660 e 3183-3791,
No e-mail: processodeingresso@upe.pe.gov.br ou ainda no endereço eletrônico:


PERÍODO DE INSCRIÇÕES:

VESTIBULAR: Até 31/07/2014 – Taxa: R$ 110,00
SSA: Até 15/08/2014 – Taxa: R$ 85,00

CALENDÁRIO DE PROVAS:
SSA 3: 16 e 17 de novembro de 2014 (manhã)
SSA 1: 30 de novembro e 01 de dezembro de 2014 (manhã)
SSA 2: 30 de novembro e 01 de dezembro de 2014 (tarde)

VESTIBULAR: 07 e 08 de dezembro de 2014

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.