terça-feira, 29 de julho de 2014

ATÉ ESTA QUARTA: Inscrições para o PROIFPE 2014. SAIBA MAIS.



O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Garanhuns, até esta quarta-feira, dia 30, realiza inscrições para o PROIFPE, curso preparatório para o Vestibular IFPE 2015. Poderão se inscrever alunos de escolas da rede pública, residentes no Agreste Meridional, que possuam certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou equivalente, ou estejam cursando o 9º ano.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Coordenação de Apoio ao Ensino e ao Estudante (CAEE), doCampus, localizado na Rua Padre Agobar Valença, s/n, bairro Severiano de Moraes Filho, Garanhuns. No ato de inscrição o candidato deve apresentar cópia e original do RG ou da Certidão de Nascimento, ficha de inscrição preenchida e assinada pelo candidato ou responsável e questionário socioeconômico, devidamente preenchido.

SAIBA MAIS SOBRE O PROCESSO SELETIVO...

Cultura Pernambucana faz homenagem a Sérgio Pezão no encerramento do FIG 2014

No último dia do ‪#‎FIG2014‬, a produção do festival decidiu fazer uma homenagem póstuma a Sérgio Valença, o Pezão. Enquanto imagens dele eram exibidas nos telões do FIG, todos os que fazem a Secult e Fundarpe subiram ao Palco Dominguinhos e o cantor China, que acabara de tocar com a banda Del Rey, foi convidado para ler um texto escrito em nome de todos os realizadores e produtores do FIG 2014. Foi um momento emocionante, com milhares de palmas de uma praça lotada a este grande produtor cultural do estado, falecido em abril deste ano. Confira o texto em sua homenagem, lido por China:



Pedimos licença para falar, neste último dia do FIG, de uma pessoa que, se estivesse aqui entre nós, talvez dissesse assim: Não quero isso! Vocês estão doidos! Não inventem! Mas ele não está mais aqui, infelizmente, partiu cedo, no dia 25 de abril deste ano, e deixou saudades nos amigos que fez na Secretaria de Cultura e Fundarpe, que ficaram esses dez dias lembrando dele, enquanto produziam mais um FIG.

Então, Sérgio Valença, melhor, Pezão, nos desculpe, mas vamos falar de você sim. Dizer que foi impossível realizar o festival sem que sua imagem aparecesse nas nossas cabeças e papos, enquanto realizávamos as tarefas básicas: montagem e funcionamento de palco, som, luz, programação, passagem de som, e tudo que acontece num backstage e que o público nem sempre tem conhecimento. Incluindo a Comunicação para a Imprensa. Pezão tinha ideia pra tudo e era estilo “papo reto” ao fazer suas defesas.

Valeu Pezão! O FIG Agradece.
Pezão era dos bastidores, mas não foi somente isso. Depois de comandar alguns dos mais importantes palcos do estado de Pernambuco, Pezão virou um professor de produção cultural, e nas oficinas que realizou em diversos festivais ele formou uma moçada grande, que hoje está pronta para fazer festivais do tamanho deste que se tornou o FIG.

Vocês, que ficam do outro lado do palco, não fazem ideia do que é ficar lá atrás. Pezão era um mestre em coordenar tudo atrás das cortinas. Para que aqui na frente estivesse tudo lindo! Sua cabeça fervilhava de ideias e não existia conversa sem que novos planos fossem cogitados, sem que críticas fossem feitas, e debates fossem gerados. Pezão falava sobre tudo: arte, futebol e política, principalmente a cultural.

Pezão, enquanto falamos de você aqui, dá para escutar tua voz e tua rizada. Tudo em você foi marcante. Não tinha como um homem do seu tamanho passar, sem que ninguém percebesse. E mesmo nesse primeiro FIG sem tua presença, tenha a certeza de que o teu estilo, e principalmente o amor que você tinha pelo trabalho da produção, vão marcar para sempre a geração de músicos, roadies, técnicos de som, de palco, de luz, músicos e toda galera que trabalha com produção e com música e teve a honra de dividir trabalho com você. Lembranças eternas de Pezão!

Mundo da Cultura Pernambucana

Com menos tempo de TV, Eduardo vai para a internet e se dá bem!



O presidenciável Eduardo Campos (PSB) tem bem menos de TV que seus adversários mais fortes. O pernambucano tem menos da metade de tempo de guia de Aécio, e menos de 1/4 de Dilma, por isto resolveu apostar nas redes sociais e internet, e parece estar dando certo. O socialista acaba de chegar a 1 milhão de seguidores, o primeiro a conseguir tal façanha. 

Esta conquista mostra rumos que a campanha pode tomar, se o socialista cair nas graças dos internautas, enquanto Dilma se enrola com a economia e Aécio com o aeroporto do tio, tem tudo para crescer. Coube a Lula responder ao Santander, de uma forma que não parecesse a presidente brigando com os bancos e o sistema financeiro. E Aécio será o principal alvo governista com a campanha iniciada. Assim, Eduardo fica ainda mais livre, pois seus principais adversários imaginam contar com ele em um provável segundo turno. Aécio não critica abertamente, e o PT fica sem saber como tratar, diante de críticas de Eduardo ao governo.

O interessante é que tem gente que aposta que Eduardo ainda pode ser um plano B para Lula, como foi publicado no Blog do Jornalista Jamildo Melo, do sistema Jornal do Commercio, acho que domingo.

Eduardo com Marina, suas Casas Comitês e a estratégia de entrar em grandes colegiados nacionais onde tenha mídia que possa dar repercussão a sua candidatura, espera, como no futebol, o erro dos adversários. Se conseguir os soldados da internet, entra na briga.

V GERES realizou ações educativas no Chalé da Saúde‏ do Festival de Inverno‏ de Garanhuns‏

Chalé da Saúde no Festival de Inverno 


Mais uma vez a V Gerência Regional de Saúde do Governo do Estado, de forma integrada a municípios e instituições, promoveu o Chalé da Saúde, na Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos. Durante os dez dias de evento, profissionais fizeram atividades educativas com as pessoas que foram curtir os grandes shows da Esplanada Mestre Dominguinhos.

Este ano, houve um destaque para a campanha junto ao Hemope de doação de sangue, "Neste Festival, Dê Cor ao Seu Inverno". Servidores do Hemope, do Hospital Regional Dom Moura e da V GERES criaram a esquete "CQC doador?", fazendo uma paródia ao programa da televisão. A recepção do público foi de muita alegria e a aceitação imediata.

O Chalé tradicional da V GERES no Festival de Inverno contou com uma programação diária. A abertura foi feita pela Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Regional, inclusive com a criação de um adesivo de uma gota de sangue, que foi distribuído às pessoas na praça, multiplicando o alcance da campanha de doação.

Durante estes dias passaram pelo Chalé da Saúde vários municípios, a exemplo de Palmeirina, Canhotinho, Paranatama, Itaíba e Lajedo. Na última sexta-feira foi a vez de Bom Conselho, e no sábado de encerramento, a ação foi promovida pelos Residentes Multiprofissionais do Hospital Regional Dom Moura, que deram um show de alegria e informação, interagindo com as pessoas.

"Estamos muito felizes com o sucesso da campanha no evento, pela integração de municípios e instituições de saúde em nossa regional, mas principalmente por poder proporcionar um ambiente de educação, de informação que é tão importante quanto o remediar. E desta vez, junto ao Hemope, alertamos ainda para a necessidade de termos nossos estoques de sangue regulados." - Afirmou Dr. Luiz Melo, gestor da V GERES Garanhuns.

Quais os tipos de negócios mais registrados em Pernambuco? Números nas principais cidades.



Em Pernambuco, foram registrados na Junta Comercial, de janeiro a junho de 2014, um total de 30.674 negócios. Desse total, 7.832 são empresas e 22.842 são microempreendedores Individuais (MEI).

Segundo o presidente da Jucepe, Luis Lima, as atividades mais registradas como empresas no Estado, de janeiro a junho de 2014, foram minimercados ou mercearias (356), restaurantes e similares (305) e Comércio varejista de materiais de construção (207). Na categoria MEI, lideram comércio de roupas (2.113), cabeleireiros (1.262), lanchonetes (738) e venda de cosméticos (654).

Das 7.832 empresas registradas na Jucepe no primeiro semestre, 2.847 foram abertas no Recife. Em segundo lugar, vem Jaboatão dos Guararapes, com 590, seguido de Caruaru, com 507. Em quarto lugar, aparece Olinda com 469, seguido do primeiro representante do Sertão, Petrolina, com 422. Do total de MEIs registrados no Estado, no mesmo período, 5.376 são do Recife, 1.819 de Jaboatão, 1.362 de Olinda e 1.145 de Paulista.

De acordo com Luis Lima, graças aos investimentos que a Jucepe tem feito em tecnologia de ponta e em capacitação de recursos humanos, está cada dia mais fácil abrir uma empresas em Pernambuco. "Nossa meta é criar facilidades para os empreendedores que geram emprego e renda em nosso Estado", afirma.






ALVES MOTOS oferece oportunidade de trabalho para Garanhuns e região


Olha aí oportunidade de emprego para Garanhuns e região. Alves Motos está selecionando profissionais para Vendas Externas.  Exige-se como pré-requisitos ter Ensino Médio Completo.

Meios de envio de currículos:
ou diretamente em nossa loja Matriz ou filiais.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.