quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Governo de Pernambuco abre 5.670 vagas em cursos a distância‏



A Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE) abriu, na última segunda-feira (18), 5.670 vagas em cursos técnicos a distância, sendo 5.090 para estudantes a partir do 2º ano do ensino médio de escolas públicas ou privadas (EAD-PE) e 580 para servidores administrativos de escola pública (Profuncionário). As inscrições acontecem exclusivamente no site da secretaria até o dia 28 deste mês.

As vagas para alunos de ensino médio são nos cursos de Administração, Biblioteca, Informática, Logística, Multimeios Didáticos, Recursos Humanos, Secretaria Escolar, Segurança do Trabalho, e Serviço de Restaurante e Bar, espalhados por 60 polos presenciais do litoral ao sertão. As 580 vagas do Profuncionário estão distribuídas entre os cursos técnicos de Secretaria Escolar e de Multimeios Didáticos, em 29 polos presenciais em todo o estado.

Na inscrição, o candidato deve agendar a data da prova objetiva, necessariamente entre os dias 1 e 10 de setembro. As matrículas acontecem de 17 a 23 de setembro para estudantes, e de 22 a 23 do mesmo mês para servidores, de acordo com o curso selecionado.

Fonte: Secretaria de Educação de Pernambuco

OPORTUNIDADES: Ganhe dinheiro com os Parques Eólicos na região



Pernambuco vem avançando na produção de energia gerada pelos ventos e a região do Agreste Meridional conta com seis projetos de parques eólicos, alguns já em fase de instalação. Por isso, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDEC), em parceria com o Governo Municipal de Garanhuns, promove nesta quinta-feira (21/08), um workshop para divulgação de oportunidades geradas na região por tais empreendimentos.

O evento, gratuito, tem como público-alvo o empresariado da região, mas qualquer pessoa interessada pode participar. O workshop será realizado no auditório do Hotel Garanhuns Palace, das 19h às 21h.

Representantes de duas empresas desenvolvedoras de parques eólicos participarão do evento, a Casa dos Ventos e a Renova Energia. Durante o encontro, serão apresentados ao público a experiência de outros municípios que possuem parques já em operação.

Segundo levantamento feito pela SDEC, os parques já em operação estão situados nos municípios de Gravatá, Macaparana e Pombos, no Agreste. Os demais estão sendo projetados ou em fase de construção em Araripina, Caetés, Capoeiras, Iati, Garanhuns, Paranatama, Pedra, Pesqueira, Poção, Saloá, Tacaratu e Venturosa.

Serviço:
O que? Workshop sobre oportunidades geradas pela instalação de parques eólicos
Quando? Quinta-feira, dia 21/08, das 19h às 21h
Onde? Auditório do Hotel Garanhuns Palace (Avenida Rui Barbosa, 626. Heliópolis – Garanhuns)
Acesso: Entrada gratuita. Não é necessária inscrição prévia.

Comunicação da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico / SECOM/PMG.

Humberto Costa: Temos condições de ganhar bem a eleição


Coordenador da campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) em Pernambuco, o senador Humberto Costa (PT) disse, hoje, em entrevista à rádio JC News, que a campanha da petista quer manter o foco na divulgação das ações realizadas pelas gestões de Dilma e do ex-presidente Lula e do futuro.

“Vamos apresentar ao Brasil tudo o que foi feito pelo governo Dilma e a maioria dessas ações não são de conhecimento da população. Além disso, vamos poder mostrar o nosso ponto de vista sobre diversos assuntos. Com o guia eleitoral, iremos falar das propostas, dizer o que serão mais quatro anos do PT. Com isso, temos convicção de que temos condições de ganhar e ganhar bem a eleição”, afirmou.

O senador também falou sobre a visita da presidente Dilma à Pernambuco nesta quinta-feira (20). “Será uma agenda para visita a obras e gravação para o guia eleitoral”, esclareceu o senador. Na agenda da presidente, estão previstas visitas às obra da Transposição do São Francisco em Cabrobó e Floresta, no Sertão de Pernambuco.

TRE-PE proíbe imagem de Eduardo Campos no guia de seus adversários



Antes de morrer, Eduardo Campos havia ingressado na justiça para impedir que seus adversários usassem sua imagem em seus guias, principalmente Armando Monteiro, que deixou a Frente Popular no ano passado para disputar o governo. Eduardo e os partidos aliados lançaram Paulo Câmara. 

Com a morte de Eduardo, o seu pedido não foi adiante. Mas a família renovou o pedido no TRE-PE, mas o desembargador eleitoral José Ivo de Paula Guimarães, rejeitou o pedido de uso exclusivo da imagem do ex-candidato, autorizando, portanto, que todos os candidatos pudessem usá-la. A família recorreu da decisão.

Como somente foi rejulgado hoje, e a propaganda estadual foi ao ar nesta quarta-feira, qualquer que fosse o resultado não haveria tempo hábil para mudanças, assim, Eduardo reinou no guia eleitoral. Já seria natural que a Frente Popular, liderada pelo ex-governador, fizesse suas homenagens, mas a oposição também usou à vontade, fazendo referências entre as candidaturas. O problema é, além da simples imagem, passar a ideia ao eleitorado de ter o apoio do ex-governador.

MUDOU TUDO: Na manhã desta quarta-feira (20), o desembargador Alfredo Hermes Aguiar Neto, acatou ao pedido da família de Eduardo Campos, e proibiu o uso da imagem de Campos em campanhas de outros candidatos.

Sinceramente acho que, como forma de homenagem, deveria mesmo ser autorizado neste primeiro programa, pois creio que a memória do ex-governador vai além de questões eleitorais, afinal, estavam todos juntos até o ano passado, mas também é compreensível que daqui pra frente cada um jogue com suas próprias peças, pois se Eduardo não apoiava Armando e outros candidatos, e este não representa a continuidade do seu governo, não há sentido em estar utilizando sua imagem, aí sim, passaria a ter cunho eleitoral, e deve ser proibido.

A questão vale também para a imagem de Lula, que tem alta aprovação no estado, e que deve ser utilizado somente por aqueles que estão no mesmo palanque, apoiando a reeleição da presidente Dilma Roussef.

Lógico isto, né!?!

Ah! Da decisão do TRE-PE cabe recurso.
Sobre informações do Blog do Jamildo

Academias de Garanhuns se unem em aulão beneficente



Acontece hoje, às 18h, no Coluna Café, um aulão beneficente, que reunirá professores e instrutores de academias de Garanhuns. O ingresso é de apenas R$ 10,00, e a renda será revertida para o tratamento da professora Cicera Pereira, que vem se recuperando de uma cirurgia delicada.

Todo o evento será realizado em forma de parceria, sem fim lucrativo, e com grande alegria em participar!

Vejam que várias academias se uniram neste momento de solidariedade.

Participem!

As entrevistas no Jornal Nacional têm poder de influência?

Quem torce por Eduardo, achou a entrevista muito boa, que ele esteve muito bem. Quem é contra, achou que ele foi detonado. Depois que a poeira baixou, houve uma certa comemoração sobre seu desempenho. Infelizmente o destino foi cruel.

Quem torce por Dilma, até acha que ela foi bem, ou então que os apresentadores foram além de uma entrevista. Dilma foi muito criticado, principalmente pelos que torcem pela presidente.

É o olhar predisposto de quem assiste. A mesma coisa aconteceu com Aécio.

As entrevistas não estão foram baseadas nos programas dos candidatos, no que pretendem fazer, ou coisa assim. Os apresentadores do Jornal Nacional estão indo direto nas feridas dos candidatos, onde existem contradições, sejam de gestão, sejam éticos. Ou seja, são mais negativas que positivas, por isto o desempenho de Eduardo foi tão aplaudido. Estando em terceiro, ele não tinha muito a perder. Dilma tem.

Marina ir, pode até ser ruim, pois neste momento de comoção em que ela aparece como o bem contra o mal, ser levada a contradições no Jornal Nacional, pode abalar esta aura. Por outro lado, se for bem, detona a candidatura de Aécio, podendo abrir pontos preciosos, caso passe confiança para o eleitorado, principalmente o indeciso.

Quanto à avaliação das entrevistas, quem é a favor de certo candidato, acha boa. Se não for, culpa o Jornal, que de fato tem sido mais crítico que qualquer outro na TV, ou até na história da TV Brasileira. Os correligionários de Aécio se surpreenderam com tamanha agressividade, mas ainda foi mais ameno que o de Dilma, que fugiu das perguntas.

Mas, no final de toda a discussão, estas entrevistas bélicas do JN terão o poder de influenciar o voto das pessoas em todo o país?

Fundação Joaquim Nabuco realiza evento em Garanhuns

Na próxima semana, de 27 a 29 de agosto, acontece em Garanhuns o V Encontro de Pesquisa Educacional de Pernambuco (EPEPE), com a participação de pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação de diversas universidades de Pernambuco.

Um dos trabalhos a serem apresentados é o do colega jornalista e mestrando Alexandre Acioli, sobre a pouca divulgação da EDUCAÇÃO AMBIENTAL nos jornais.

Os jornais brasileiros ainda contribuem pouco com a educação ambiental apesar dos apelos feitos em inúmeros congressos internacionais, pela ONU, Unesco e outros organismos internacionais ao ressaltarem a
importância da Imprensa nesse processo.

A constatação é feita pelo jornalista e mestrando em Ciências da Educação, Alexandre Acioli, que analisou por seis meses os textos publicados no suplemento Diarinho, do Diário de Pernambuco, e constatou que o tema meio ambiente e outros relacionados à sustentabilidade não fazem parte das pautas e assuntos discutidos com as crianças, principal público do suplemento.

O resultado inicial da pesquisa será apresentado na próxima semana, durante a realização da 5ª edição do Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco (Epepe), que acontecerá entre os dias 27 e 29 de agosto, na Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da Universidade Federa Rural de Pernambuco (UFRPE).

O Epepe, promovido pela Fundação Joaquim Nabuco(Fundaj), tem o objetivo de ampliar o debate educacional no Interior de Pernambuco junto com as universidades e outras instituições de ensino. O evento
acontece a cada dois anos e tem a proposta de interiorização. Antes de Garanhuns, os outros Encontros aconteceram em Caruaru (2012) e no Recife (2010, 2008 e 2006). Em 2012, tornou-se um encontro itinerante, contribuindo com a interiorização do debate educacional e maior participação da comunidade acadêmica e científica e divulgação e difusão das pesquisas em educação realizadas na graduação e pós-graduação.

Educação Ambiental - De acordo com Alexandre Acioli, apesar de o Diarinho ainda trazer pouca informação sobre educação ambiental para o público infantil, o fato não é nenhuma novidade e segue uma tendência nacional. Segundo Acioli, o percentual de 1% das notícias sobre o tema no Diarinho “é até surpreendente”.

Ele argumenta que em 2006, as notícias publicadas nos suplementos infanto-juvenil e revistas do Brasil, relacionados ao meio ambiente, representavam apenas 0,69% e que em 2004 esse percentual era de 0,57%. Comparado ao percentual de agora, “houve uma evolução de 30% em oito anos. Alexandre Acioli diz ainda que o tema “Meio ambiente” está na 26ª colocação entre os 30 Temas de Relevância Social nos de jornais e revistas - à frente de questões como Violência, Gravidez e AIDS/DSTs.

Ato sindical unitário homenageia trabalhadores perseguidos na ditadura‏



Na próxima sexta-feira, dia 22 de agosto, as centrais sindicais, em parceria com a Comissão Estadual Memória e Verdade Dom Hélder Câmara, promovem o Ato Unitário sobre os Crimes da Ditadura contra a Classe Trabalhadora. O objetivo é resgatar a história dos trabalhadores vítimas do regime militar, muito deles, perseguidos, torturados desaparecidos e mortos. O evento já vem acontecendo em outros estados do Brasil, numa inciativa da Comissão Nacional da Verdade e o movimento sindical. O ato da sexta-feira será no auditório do Sindicato dos Bancários, na avenida Manoel Borba, na Boa Vista, centro do Recife, das 9h às 13h.

O evento, aberto ao público, vai contar com exposição de fotos e documentos , depoimentos, exibição de vídeo e homenagens a trabalhadores que vivenciaram os anos de chumbo. A Central Única dos Trabalhadores junto com os sindicatos filiados e as demais centrais sindicais – é um dos organizadores do Ato Unitário e convida todos os trabalhadores e trabalhadores em geral a comparecerem à atividade. As homenagens à classe trabalhadora não param por aí. Entre os dias 26 a 28 de agosto acontece a Semana da Anistia em Pernambuco. Dentro da programação, no dia 27, será dedicado um momento aos trabalhadores.

Serviço:
Data: 22/08/2014 (sexta-feira)
Horário: Das 9h às 13h
Local: Sindicato dos Bancários de Pernambuco (Rua Manoel Borba, 564, Boa Vista, Recife).
Quem pode participar? O evento é aberto ao público.

Municípios realizam missas em homenagem a Eduardo Campos



Pela passagem de sete dias da morte de Eduardo Campos, vários municípios programaram missas para homenagear o ex-governador. Além, claro, da missa encomendada pela família que aconteceu na noite de ontem, na capital Pernambucana.

Em Garanhuns, no último sábado, a prefeitura encomendou uma celebração na Catedral de Santo Antônio.

Nesta terça-feira, 19, dois momentos de confraternização cristã. Às 15h, na Capela do Hospital Regional Dom Moura, a V GERES reuniu servidores da saúde e comunidade para a Missa de 7º Dia em homenagem a Eduardo Campos. Às 19h, a cerimônia foi no Seminário São José, o convite foi da jornalista Kitty Lopes.

Em outros municípios também estão sendo encomendadas missas, como em São João, onde a Frente Popular estará homenageando Eduardo na Matriz de São João Batista, nesta quarta-feira, 20.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.