terça-feira, 2 de setembro de 2014

AGRESTE AGORA - Portal de Notícias



Tem cada vez mais gente acessando os blogs e sites regionais. Os números mostram isso, e a explicação é lógica. Além do acesso à internet cada vez mais fácil, nos lares, trabalho, comunidades, etc, ainda está na palma da mão, nos celulares, laptops, tablets, etc. Mais de 15% dos acessos do nosso blog já são por dispositivos móveis. Celular com internet se tornou uma necessidade, como a própria linha telefônica. 

E o que chama a atenção para os blogs e sites é a notícia regional integrada. Ou seja, uma rede de comunicação informal através da rede de blogs e sites parceiros. A disseminação de blogs pelos municípios acabou cobrindo lacunas da informação local, e os portais e sites acabaram em segundo plano diante dos blogs. 

AGRESTE AGORA: Para ocupar este espaço de um portal de notícias no Agreste Meridional, NESTA QUARTA está sendo lançado o Portal de Notícias Agreste Agora, assinado por um grupo de jornalistas e colunistas. Recebemos o convite das mãos de Saullo Paes para o lançamento oficial que acontece, às 20h, na CDL Garanhuns. Infelizmente não poderemos estar presentes, pois estaremos no Recife, a trabalho. Mas é claro que desejamos sucesso, quanto mais gente aqui atraindo mais gente, melhor pra todos!

Em nome do jornalista Fernando Rodolfo, deixamos nossos votos de sucesso na empreitada!

Acesse: www.AgresteAgora.com

Mais um prefeito passa pro lado de Paulo Câmara

Marivaldo do PT e o ex-secretário de Saúde
de Pernambuco, Antônio Figueira, em foto de arquivo


Mais um prefeito do PT, partido que compõe a chapa oposicionista ao Governo Estadual, declarou apoio à candidatura de Paulo Câmara (PSB). Marivaldo Andrade, de Jaqueira, confirmou seu engajamento no último domingo (31), quando o socialista esteve em sua cidade. 

Marivaldo justificou a decisão, afirmando que o caminho natural do seu partido deveria ter sido apoiar a Frente Popular, em vez de se juntar ao PTB, cujo candidato sempre divergiu de posições históricas do Partido dos Trabalhadores.

Nos últimos dias, tem-se contabilizado adesões ao palanque de Paulo Câmara e Fernando Bezerra, e tem socialista afirmando que vem mais surpresa aqui no Agreste.

PESQUISA PARA GOVERNADOR DA PARAÍBA

G1 Globo Paraíba

Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (1º) aponta Cássio Cunha Lima (PSDB) com 47% das intenções de voto para o governo da Paraíba, seguido de Ricardo Coutinho (PSB), com 33%, Vital do Rêgo (PMDB), com 4%, e Major Fábio (PROS), com 1%. Esta é primeira pesquisa de intenção de voto feita pelo instituto sobre a eleição estadual após o registro das candidaturas.

A pesquisa foi contratada pelas TVs Cabo Branco e Paraíba.

Os candidatos Tárcio Teixeira (PSOL) e Antonio Radical (PSTU) não chegaram a 1% dos votos. Brancos e nulos somaram 8%, e 6% não responderam.

Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada (em que a relação dos candidatos é apresentada ao entrevistado):
Cássio Cunha Lima (PSDB) – 47% das intenções de voto
Ricardo Coutinho (PSB) – 33%
Vital do Rêgo (PMDB) – 4%
Major Fábio (PROS) – 1%
Tárcio Teixeira (PSOL) – não chegou a 1%
Antonio Radical (PSTU) – não chegou a 1%
Brancos e nulos – 8%
Não sabe ou não respondeu – 6%

PAULO MALUF não pode ser candidato! Amém!



Para receber o apoio do PP de Paulo Maluf para Fernando Haddad (PT) para a prefeitura de São Paulo, o ex-presidente Lula passou o constrangimento de ter que ir à casa do ex-governador apertar sua mão. Maluf já era acusado e condenado por inúmeros desvios de verba pública, enviados ao exterior, o que o levou a fazer parte da lista negra da INTERPOL. Parte destes valores devem retornar ao Brasil, para os cofres dos governos subtraídos.

Mas, embora com tudo provado, Maluf continua gozando de prestígio no Brasil. Deputado Federal (quantas vezes queira por São Paulo) e vivendo da fortuna adquirida na vida pública. Embora seja um rico empresário.

Mas parece que vai ter um basta. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo indeferiu nesta segunda feira, 1º, o pedido de registro da candidatura do ex-prefeito Paulo Maluf (PP-SP), que busca a reeleição para deputado federal. A Corte eleitoral aplicou a Lei da Ficha Limpa para barrar a candidatura de Maluf.

Em sua gestão como prefeito de São Paulo (1993-1996), Maluf autorizou a contratação das obras do Túnel Ayrton Senna, na zona Sul da Capital. O Ministério Público Estadual apontou superfaturamento e pagamentos ilegais relativos à medição 72 (consolidação do solo). Em valores atualizados para 2013, esses desembolsos representaram R$ 21 milhões de prejuízo ao Tesouro.

Na verdade, pegaram o milhão pelo centavo. Mas pegaram. Vamos torcer que a justiça não volte atrás com tantas liminares e recursos. 

Ministério Público Federal recomenda que União não faça repasses de verbas para Garanhuns e outros municípios do Agreste



O Ministério Público Federal (MPF) expediu, nesta segunda-feira (1), uma recomendação para que a União deixe de repassar verbas voluntárias para 40 Municípios do Agreste Pernambucano que ainda não implementaram Portais da Transparência. 

A decisão, que visa coibir práticas de dano ao Patrimônio Público e de Improbidade Administrativa, foi tomada pelo MPF após os municípios não cumprirem um prazo, determinado em dezembro de 2013, para a criação dos portais com informações sobre os gastos e arrecadações de cada cidade, assim como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

A partir desta segunda, a União possui 60 dias para cumprir a recomendação do MPF.

Além da indicação de pausa nos repasses de verbas, 9 municípios do Agreste pernambucano (Inajá, Manari, Garanhuns, Lagoa do Ouro, Buíque, Tupanatinga, Águas Belas, Itaíba e Sertânia) foram ajuizados através de ações civis públicas promovidas pelo Ministério público de Pernambuco (MPPE).

Os Portais da Transparência são páginas disponíveis na internet que devem disponibilizar informações relativas às despesas pagas e receitas arrecadadas, licitações, contratos, convênios, quadros funcionais, servidores cedidos e temporários, despesas com diárias e passagens, planos de carreira, leis municipais vigentes e data de atualização dos portais.

Já as verbas voluntárias repassadas pela União são recursos destinados em decorrência da celebração de convênios, acordos, ajustes ou outros instrumentos, para realização de obras e serviços de interesse comum.

Portal Folha / Programa Combate

Pesquisa Datafolha para governador em Pernambuco



Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (4) mostra os candidatos Armando Monteiro (PTB) e Paulo Câmara (PSB) empatados na corrida pelo governo de Pernambuco. Cada um aparece com 36% das intenções de voto. Em seguida, aparecem Zé Gomes (PSOL), Miguel Anacleto (PCB) e Pantaleão (PCO), também empatados em 1%. Já Jair Pedro (PSTU) não chegou a 1% das intenções de voto. Na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada no último dia 15, Armando tinha 47% e Paulo, 13%.

G1 Globo.com
Na simulação de segundo turno, Armando Monteiro e Paulo Câmara também aparecem tecnicamente empatados com 39% e 40%, respectivamente.

Encomendada pelo jornal Folha de São Paulo e pela TV Globo, esta é a segunda pesquisa Datafolha após o registro das candidaturas.

Veja os números do Datafolha para a pesquisa estimulada:
Armando Monteiro (PTB): 36%
Paulo Câmara (PSB): 36%
Zé Gomes (PSOL): 1%
Miguel Anacleto (PCB): 1%
Pantaleão (PCO): 1%
Jair Pedro (PSTU): 0% (*)
Brancos e nulos: 9%
Indecisos: 17%
(*) O candidato indicado com 0% são os que não atingiram 1% das intenções de voto

A pesquisa foi realizada nos dias 2 e 3 de setembro. Foram entrevistados 1.185 eleitores, com 16 anos ou mais, em 43 municípios do estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos, a probabilidade do resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) sob o número 00021/2014, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00517/2014.

Segundo turno
Na simulação de segundo turno, o Datafolha avaliou o seguinte cenário:

Paulo Câmara: 40%
Armando Monteiro: 39%
Brancos/nulos: 8%
Não sabe: 13%

Rejeição
A pesquisa também mediu a taxa de rejeição de cada um dos candidatos, isto é, aquele em quem o eleitor diz que não votará de jeito nenhum. Veja os números:

Zé Gomes: 28%
Pantaleão: 27%
Jair Pedro: 23%
Miguel Anacleto: 19%
Armando Monteiro: 15%
Paulo Câmara: 12%
Não rejeitariam nenhum dos candidatos: 7%
Não souberam responder: 24%

Prefeito de Calçado volta atrás, deixa Armando e apoia Paulo Câmara



O prefeito de Calçado, no Agreste Meridional, participou de uma reunião na noite desta segunda-feira com integrantes da Frente Popular de Pernambuco, e resolveu voltar atrás e se integrar à campanha de Paulo Câmara para governador e Fernando Bezerra Coelho para o senado. 

Na semana passada, Zé Elias (PP) surpreendeu quando anunciou que deixava a Frente Popular para apoiar Armando e João Paulo. O encontro foi registrado em fotos, e divulgado para toda a imprensa do estado. Alguns meios de comunicação trataram do assunto como adesismo ao candidato que estava na frente das pesquisas.

Entretanto o prefeito sofreu muitas críticas, e resolveu voltar atrás. Deixando agora Armando e colocando novamente seu grupo político a serviço. Será que a pesquisa que mostrou o empate técnico e a possível virada na eleição pesou na decisão do prefeito?

O fato é que o prefeito é a maior liderança no município e Paulo Câmara fortalece seu palanque no Agreste, grande reduto trabalhista, mas que os socialistas já apostam na vitória em outubro.

GARANHUNS GARDEN SHOPPING PASSA O BASTÃO PARA A PREFEITURA‏



Representantes da Tenco Shopping Centers, empresa responsável pelo Garanhuns Garden Shopping, estiveram com o Prefeito Izaías Régis. O encontro marcou a entrega do “bastão”, prática que ocorre em provas de atletismo, onde para se obter êxito, todas as partes devem agir em sincronia, estimulando o trabalho em equipe e definindo o papel de cada um. 

“Estamos trabalhando em sintonia com a Prefeitura para que nosso objetivo seja alcançado. Eles estão dando todo o apoio necessário para viabilizar uma marginal de acesso ao empreendimento, possibilitando retorno viário nos dois sentidos. Além disso, foi possível discutir sobre assuntos diversos, dentre eles o nivelamento sobre a eventual duplicação da Rodovia que passa por Garanhuns”, afirma Ramon Oliveira, Gerente de Projetos da Tenco.

Segundo os investidores, com investimentos da ordem de R$ 150 milhões, o Garanhuns Garden Shopping será um dos maiores empreendimentos comerciais do agreste pernambucano. Calcula-se que seis mil empregos diretos e indiretos serão gerados durante e após a obra do shopping. O empreendimento já conta com grandes marcas do varejo nacional, entre elas Renner, Riachuelo e Cinemark. Serão mais de 160 lojas, dentre elas quatro lojas “âncoras”, duas megalojas, seis salas de cinema com tecnologia 3D, nove estabelecimentos de serviços e estacionamento com cerca de 900 vagas. Outro ponto que merece destaque é a praça de alimentação, que contará com dois restaurantes e 21 opções de fast-food.

A visita veio em um momento no qual o Blog do Carlos Eugênio informou a compra do terreno da Rádio Jornal e do Casarão dos Figueira pelos proprietários da Farmácia do Trabalhador do Brasil, com a possibilidade da construção também de um shopping em Garanhuns.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.