quarta-feira, 1 de outubro de 2014

GARANHUNS: Autarquia Municipal responde a Leitor do Blog sobre sugestão para o trânsito



A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) informa que está aguardando a disponibilidade de uma agenda com a equipe técnica de engenharia de tráfego do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran/PE) para a realização de um estudo e posterior diagnóstico da demanda abordada pelo internauta (relembre aqui). Esse trabalho vai resultar, ainda, na elaboração de um projeto de trafegabilidade e sinalização semafórica, horizontal e vertical, para que se possa implantar uma solução definitiva. A previsão que essa agenda seja realizada a partir de novembro deste ano.

Assessoria de Imprensa da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT)

01 de outubro de 2014 

DEBATE DA REDE GLOBO COM OS CANDIDATOS A PRESIDENTE




O jornalista William Bonner, editor do Jornal Nacional, é o mediador do debate que a Rede Globo de Televisão promove entre os candidatos à Presidência da República, nesta quinta-feira (02).

Trata-se do último debate antes do primeiro turno das eleições.

Clique no link acima e assista, direto da página do G1 Eleições.

NOVA PESQUISA IBOPE PARA GOVERNADOR DE PERNAMBUCO



Para saber a nova Datafolha 04/10/2014, clique aqui.


Em pesquisa divulgada agora a pouco no NETV da Rede Globo, o candidato a governador pelo PSB, Paulo Câmara ampliou a frente que tinha sobre Armando Monteiro. Agora a diferença é de 8%, com o socialista somando 42% e o senador com apenas 34%.

Comparando com a pesquisa da semana passada, Armando caiu um ponto e Paulo subiu 3%.

PAULO CÂMARA - 42%
ARMANDO MONTEIRO - 34%

Na simulação de segundo turno, a diferença é parecida. Paulo também vence, e com diferença um pouco maior. 43% X 34%.

Outra vantagem para Paulo é sua rejeição menor. O candidato apresentado por Eduardo Campos é o que tem a menor rejeição, até mesmo comparado com os candidatos desconhecidos. Paulo tem apenas 16%, Armando tem 21%.

A avaliação do Governo João Lyra tem 26% de Ótimo e Bom, 28% de regular e apenas 11% de ruim e péssimo.

Para o senado, segundo o Ibope, a diferença continua em 6% a favor de João Paulo. 36% a 30%, de Fernando Bezerra.

A margem de erro é de 2%. A pesquisa foi feita entre os dias 28 e 30 de setembro e está registrada na justiça eleitoral.

O Ibope da semana passada, que mostrou uma diferença de apenas 4%, considerando um empate técnico entre Paulo e Armando, pegou mal, muita gente criticou o instituto, insinuando manipulação. Com esta diferença de 8%, o Ibope se aproxima do Datafolha, que mostrou 9%, e parece ter encontrado mais a voz das ruas.

Pior ainda foi o Vox Populi, que mostrou apenas 2%, sendo desmentido no mesmo dia pelo Dafolha.


Ações de Fernando Ferro



PERNAMBUCO: Restituição de ICMS já está disponível pela internet

Contribuintes já podem solicitar a restituição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) através do sistema online E-fisco, da Secretaria da Fazenda de Pernambuco. Anteriormente, o procedimento era realizado presencialmente nas Agências da Receita Estadual.

“A adoção desse novo processo gera ganhos para o contribuinte na medida que dispensa o seu deslocamento e elimina gastos com cópias e autenticações de documentos. Além disso, a Sefaz garante maior agilidade nas análises dos pedidos”, destaca a gestora do Simples Nacional e Restituição, Maria Cristina Arruda.

Para dar entrada na restituição, o contribuinte precisa portar certificado digital e preencher os dados de identificação e justificativa do pedido, bem como anexar os documentos solicitados (apenas no formato .jpg ou .jpge). Após a confirmação do pedido, uma ação fiscal será gerada e encaminhada para análise na Unidade de Análise de Processos Fiscais (Unap/ DAS) da Sefaz.

O contribuinte poderá acompanhar o processo através do protocolo informado no ato de solicitação. As restituições dos demais impostos serão liberadas paulatinamente.

Prefeitura pode demitir depois das eleições?

Ronaldo

Gostaria de contar com seu apoio nesta causa. Ficamos sabendo e nao sei se é verdade, que alguns contratados da prefeitura poderia fazer parte de uma lista de despensa, pois que seriam demitidos quando passar a eleição por nao apoiar os candidatos do prefeito. Ficamos preocupados pois não sabemos o que fazer. Tambem não sabemos como eles podem saber como as pessoas votaram. Procuramos na internet se isso pode acontecer e vimos que somente pode demitir depois de tres meses. Tem como saber isso?

Achei esta resposta na internet. Até três meses antes da eleição e três meses depois, do segundo turno se houver, caso não haja, assim que terminar o processo eleitoral, conta-se três meses e pode ser feita a demissão, isso porque acho que sua pergunta diz respeito a funcionário público, se for no setor privado, a qualquer tempo, pode ser desligado, salvo se for mulher e grávida, ou tiver constatado no exame demissional, alguma doença contraída no local de trabalho, mas aí são outras providências a serem tomadas. Mas no caso de funcionário público, vale o início do texto, não pode ser contratado nem demitido nenhum funcionário público no período de três meses antes ou três meses depois das eleições, após os três meses, não há impedimentos legais!!

Por favor, nao me identifique.
.
AGORA COMIGO: Gente, vou dar minha opinião sobre o assunto. Há uma diferença entre contratado e servidor com estabilidade, que está na função por concurso, este, não deve favor a ninguém e deve votar tranquilo. O contratado ou está ali pela competência técnica ou por um favor político. Aí diferencio também. Este último grupo, claro, deve acompanhar uma indicação política, mas tem todo o direito de discordar e votar contra suas lideranças, mas sem afrontar, o famoso votar caladinho, pois tem a liberdade da escolha. Porém, este tipo de situação não deveria existir, caso os contratos tivessem por objetivo único o bem prestar do serviço público, mas sabemos que isto não acontece. Entretanto, não caberia uma ameaça desta no ambiente democrático.

Não sabemos se é verdade, e mesmo com explicações, somente com o passar dos três meses saberemos se ela se concretizar.

Bem, de qualquer forma, esta explicação serve para a prefeitura não se precipitar e os contratados se tranquilizarem, pois nenhuma decisão pode ser tomada no calor de um resultado eleitoral.

Novas informações sobre a eleição de Pedro Falcão para a Reitoria da Universidade de Pernambuco



A Universidade de Pernambuco (UPE) já tem conhecido o futuro reitor que comandará a instituição de 2015 a 2018. Foi realizada nesta terça-feira (30), em todas as suas unidades, inclusive nos hospitais, a eleição para os novos reitor e vice-reitor, sangrando-se vitoriosa a chapa 2, encabeçada pelo professor Pedro Falcão, que tem a professora Socorro Cavalcanti na vice. A votação ocorreu durante todo o dia e noite, chegando à apuração já na madrugada da quarta-feira (01/10). O resultado oficial estará no site da universidade, nesta sexta-feira.

Estivemos acompanhando a movimentação durante o dia. Companheiros de Pedro e Socorro se multiplicaram para acompanhar a votação em todos as unidades, em cada sessão. Pedro começou o dia em Recife, onde visitou várias unidades da UPE, depois seguiu para Garanhuns, e ainda retornou para Recife, onde chegou já no final da noite. Cerca de 50 pessoas esperaram na Reitoria o resultado, que não saiu ainda de forma oficial, devido à complexidade da apuração, que transforma em percentuais a totalidade dos votos. Algumas urnas seriam apuradas na manhã desta quinta-feira, mas a diferença colocada pela Chapa Compromisso e Participação, de Pedro e Socorro, não poderia mais ser tirada. No momento da pausa, às 3h da madrugada, estava 45,87%, a 32,34% (Chapa 1) e 20,77% (chapa 3).

Pedro Falcão e Socorro Cavalcanti, concorriam com o ex-Reitor Emanuel Dias, que tinha Pedro Alcântara na vice; e Belmiro Cavalcanti com Mauro Barros. A eleição na Universidade tem caráter paritário para professores, estudantes e servidores da instituição. O total de votos válidos de cada categoria corresponde a 33,3% da totalidade, feita sempre sobre os percentuais. A eleição envolve milhares de pessoas, do litoral ao sertão.

A professora Socorro Cavalcanti será a primeira mulher na história da UPE a ocupar a nova função. A chapa vitoriosa sucede o reitor Carlos Calado e o vice Rivaldo Mendes a partir de 1º de janeiro de 2015.

BIOGRAFIA – Pedro Henrique de Barros Falcão, 50 anos, natural de São João – PE, mas construiu sua carreira acadêmica em Garanhuns, onde mora há mais de 30 anos. Casado e pai de três filhas, todas garanhuenses. 

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), mestre em Ciências na área de Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Foi Presidente do Conselho Regional de Biologia da 5° Região. Professor adjunto com dedicação exclusiva da Universidade de Pernambuco (UPE), foi vice-diretor em dois mandatos do campus da UPE em Garanhuns (1997 a 2001 e de 2001 a 2005), diretor por dois mandatos dos campi da UPE em Garanhuns, Caruaru, Salgueiro (2005 a 2009 e de 2009 a 2013), quando ajudou a implantar os campi da UPE em Arcoverde e Serra Talhada. 

Em 2014, assumiu a Pró-Reitoria de Administração da UPE (Proadmi). Assumiu no início deste ano a Secretaria-Executiva de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, de onde se afastou para disputar a Reitoria da Universidade de Pernambuco.

Terá a missão da infraestrutura na interiorização da UPE, que iniciou no Governo Eduardo Campos. Não haveria ninguém melhor, pois Pedro passou as dificuldades de ser filho de feirante que foi estudar na capital. Transformou a UPE Garanhuns, que foi reconhecida para conduzir a criação de outros polos no interior do estado, e conta com o apoio e a confiança de milhares de pessoas.

GARANHUNS: Leitor do Blog questiona trecho da Av. Duque de Caxias


Caro Ronaldo, há tempos acompanho o seu trabalho, diga-se que sou um grande admirador do mesmo. Pois bem, venho expor uma dúvida que há tempos me aflige, diz respeito à Av. Duque de Caxias, mais precisamente no trecho compreendido pela Vila dos Oficiais. Quem fiscaliza aquele trecho? Pois há anos uma determinada empresa se apossou da calçada, que já não pertence aos pedestres, mas sim às carretas que ali ficam estacionadas, detalhe, em locais onde já não existem paralelepípedos, mas é possível perceber que os mesmos estão pintados de amarelo. E ainda o calçamento está todo afundado, o que é facilmente comprovado estando no local. 

Então, quem toma providência, pois, sei que nós, contribuintes, é que pagamos todo o prejuízo gerado com a manutenção do público que foi apropriado pelo privado....Será que todos os órgãos fecham os olhos para tal acontecimento? Ou a fiscalização, e consequente punição, funciona apenas contra o simples cidadão?

Atenciosamente,

J Neto 

UPAE atende população em Feira de Saúde e Cidadania em Garanhuns







Aconteceu na última sexta-feira (26), em Garanhuns, o Projeto Colmeia - Feira de Saúde e Cidadania, realização do Serviço Social do Comércio (Sesc). A Praça Cultural Mestre Dominguinhos recebeu milhares de pessoas durante todo o dia, que foram atendidas por dezenas de instituições com diversos serviços, com ações educativas e preventivas de saúde e de cidadania, emissão de documentos e orientações em diversas áreas.

A UPAE Prof. Antônio Simão dos Santos Figueira (UPAE Garanhuns) participou do evento proporcionando Teste de Acuidade visual; Teste Glicêmico e Pressórico; IMC e Teste da linguinha, quase mil atendimentos foram realizados, um deles foi do senhor José Oliveira, residente no Sítio Baixa do Imbé, em Garanhuns, e que fez o teste de glicemia. "Tenho pressão alta e gosto sempre de ver se está tudo em ordem" - Disse após o procedimento.

Alguns dos profissionais de saúde da UPAE que estiveram na feira: Técnico em Oftalmologia - Adoniran Rafael Peixoto, Técnica em Enfermagem - Jeanette Gomes, a Nutricionista - Maria Daiana Monteiro e a Fonoaudióloga - Anairda Fernandes. A equipe foi Coordenada por Franco Junqueira, Coordenador Médico e Tayana Guerra, Coordenadora de Enfermagem da UPAE Garanhuns, que falou sobre a ação. "Estamos fazendo um tipo de atendimento rápido, e constatada alguma situação que precise de maior atenção, pedimos que se dirijam aos postos de saúde mais próximos de suas casas, para que, se necessário, depois de regulados, sejam atendidos pela UPAE. Claro, tudo sem custos para a população".

Pedro Falcão é o novo Reitor da Universidade de Pernambuco!





Neste momento, uma da madruga, estamos na sede Reitoria da UPE no Recife, onde é grande a alegria, nem a garoa tirou o ânimo de dezenas de professores, servidores e estudantes, que estão numa bela confraternização com Pedro Falcão e Socorro Cavalcanti, a nova vice-reitora da Universidade!!

Pedro está eleito para dirigir a instituição pelos próximos quatro anos, a partir de 1º de janeiro.

Ainda não terminou a apuração, mas os resultados de momento apontam para a vitória!

Traremos os números finais.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.