domingo, 12 de outubro de 2014

Encontro de Educadoras e Recreadoras Sociopolíticas Rurais do estado acontece em Garanhuns



A Secretaria Estadual da Mulher promove, de terça-feira (14/10) até sexta-feira (17/10), o IV Encontro Estadual de Educadoras e Recreadoras Sociopolíticas Rurais. O evento será realizado no Hotel Tavares Correia, em Garanhuns, com a participação de 300 educadoras e recreadoras de todas as regiões do Estado de Pernambuco, representadas pelo Projeto Convergir Mulher Municípios de Menor IDH e Mandiocultoras; pelo Chapéu De Palha Mulher da Zona Canavieira, da Fruticultura Irrigada e da Pesca Artesanal.

O objetivo do Encontro é fortalecer a Rede de Agentes de Políticas Públicas para Mulheres Rurais, com a realização de palestras, grupos de trabalho, apresentação de vídeos, dinâmicas de grupos, entre outros. O encontro abordará os seguintes eixos temáticos: 

- Reflexão sobre as políticas públicas para as mulheres rurais e sua integração com os segmentos de educadoras e recreadoras, organizações não governamentais, movimentos de mulheres e órgãos governamentais; 
- Gênero, raça, etnia, classe social, orientação sexual, educação para a cidadania, meio ambiente, empoderamento, cuidado, direitos sexuais e reprodutivos. 

A Secretária da Mulher de Pernambuco, Barbara Kreuzig fará a abertura do evento que contará com a participação do Secretário de Meio Ambiente do Estado, Carlos Cavalcanti e da Secretária de Meio Ambiente do Recife, Cida Pedrosa. Será apresentado o Painel - “As Mulheres e o Meio Ambiente”, na tarde da terça-feira (14).

99 anos do Colégio Diocesano de Garanhuns. Assista ao vídeo da história da imponente Banda Marcial



O Colégio Diocesano de Garanhuns completa neste domingo, 12 de outubro, 99 anos de uma história de ciência e fé. E começa a contagem regressiva para seu centenário. Uma comissão foi formada para cuidar da programação. 

Também, sob a batuta do diretor Albérico Vilela, e contando com a participação de ex-alunos e da sociedade garanhuense, o Gigante da Praça da Bandeira, prepara a festa que deve ficar para a história da região, pela importância fundamental daquela instituição no desenvolvimento do estado e do país. 


IVAN RODRIGUES: Chamamento à reflexão pela postura nas Redes Sociais


Não sou dono da verdade, nem pretendo impor a minha verdade aos amigos, mas, como estamos a quinze dias da eleição do 2° turno, convido os companheiros das redes sociais à uma reflexão, sem qualquer conotação partidária ou preferencial.

Talvez não tenham pensado, mas constituímos uma parcela privilegiada da Nação, desde que: 

A) tivemos acesso à escola, quando ainda existem ainda milhões de analfabetos totais e funcionais; 

B) em grande maioria, dispomos de planos de saúde, enquanto milhões de brasileiros se amontoam na porta de instituições públicas de saúde no aguardo de uma consulta ou da marcação de uma cirurgia eletiva e profissionais de medicina se recusando a trabalhar em unidades de saúde pública no interior, sob o pretexto de que não lhes proporcionam as devidas condições de trabalho e aí castigam a população (cabe um reparo: sou do tempo em que meus filhos nasceram em casa e nunca médico algum recusou o encargo); 

C) temos mesa farta, quando ainda 13 (treze) milhões de patrícios não conseguem garantir – no dizer de Miguel Arraes – “sequer um cuscuz no café, no almoço e no jantar !”; 

D) temos residência em casas de alvenaria saneadas, eletrificadas, em ruas delineadas e até em “privês”, quando milhões de cidadãos vivem em condições sub-humanas nas favelas, invasões, casas de papelão e palafitas que consagram a civilização de caranguejos apregoada por Josué de Castro; 

E) índices assustadores e crescentes dos crimes, e os políticos ainda discutindo sobre a esfera do poder responsável pelo combate à violência global; etc. e botem eteceteras nisso!

É axioma e dispensa fundamentação. Não conseguiremos modificar as práticas políticas sem o aperfeiçoamento global da sociedade! E como aperfeiçoá-la se nas simples relações da cidadania não se cultivam as boas regras? Estamos cumprindo o papel que nos cabe nessa concertação social ? 

Deploro muito e ainda não cansei de reclamar e lembrar aos companheiros das redes quanto ao comportamento das chamadas redes sociais. Estamos parecendo tropas de guerrilha organizadas, planejadas e adestradas para a grosseria, violência, ofensas e agressões.Não debatemos, agredimos. Não discutimos, vociferamos. Não argumentamos, usamos linguagem chula. Não cumprimentamos, jogamos palavrões. Não usamos razões, distribuímos inverdades. Não justificamos nossos erros, tentamos universalizá-los. Pobreza de argumento e riqueza de deboches. Pobreza de civilidade e riqueza de xingamentos. Pobreza de educação doméstica e riqueza de violenta selvageria. 

Qualquer hora dessas, vamos ter que tirar as crianças da sala, para se permitir a leitura dos nossos comentários na rede. Quem me conhece sabe que tenho um monte de defeitos, mas não sou um velho abusado, ranzinza ou um “Lunga” da vida! 

Com toda a humildade APELO PARA OS QUERIDOS AMIGOS E COMPANHEIROS DA REDE para modificarmos nossa postura neste admirável instrumento tecnológico e, assim, garantir nossa contribuição para o aperfeiçoamento do corpo social brasileiro. 

Acima de tudo e de todos os interesses pessoais, VIVA NOSSA PÁTRIA BRASIL !

Do amigo, Ivan Rodrigues!

Jornalista enaltece liderança regional de Eudson Catão

O jornalista Fernando Rodolfo fez uma análise do quadro regional, principalmente da falta de deputados de Garanhuns, resultado das urnas, e os representantes regionais que farão a articulação com o futuro governo Paulo Câmara, e aí faz uma referência elogiosa a Eudson Catão. 

O artigo está publicado no Portal Agreste Agora, trouxemos um trecho do texto:

É bem verdade que Garanhuns saiu fragilizada das urnas, em termos de representatividade política, uma vez que não conseguiu garantir uma cadeira na Assembleia, nem tampouco, no Congresso. Chorar o leite derramado não é apropriado agora porque nem tudo está perdido. A escolha de Paulo Câmara como o novo governador, analisada friamente, foi necessária para a cidade.

Paulo é um homem habilidoso e não poderia ser diferente, pois veio das lutas populares travadas pelo saudoso Eduardo Campos. Em Garanhuns, mostrou que sabe agregar. Juntou todo mundo da oposição em torno do seu nome e, entre eles, Eudson Catão (foto). A referência ao ex-prefeito da vizinha Palmeirina tem um sentido.

Eudson será para a região, uma espécie de “deputado sem mandato”. Ele tem a habilidade que faltou nos nossos candidatos. É do tipo que entra em campo pra ganhar e não dá ponto sem nó. Era homem de influência no governo Jarbas e surpreendeu a todos com sua proximidade a Eduardo Campos.

Para continuar lendo... AGRESTE AGORA


Chuvas causam estragos em Garanhuns


A recente passagem de uma frente fria pela costa leste do Nordeste provocou ventania e também deixou áreas de instabilidade que ainda provocam chuvas volumosas nos estados de Alagoas e de Pernambuco. As chuvas que chegaram ao agreste pernambucano causaram alguns estragos no município de Garanhuns. Durante as precipitações, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil monitorou todas as áreas de risco e auxiliou a população atingida.

Até este sábado (11), foram contabilizados cinco desabamentos parciais de casas na zona urbana, com uma vítima ferida. Outros prejuízos correspondem ao aumento das erosões, conhecidas como voçorocas, deterioração de ruas não pavimentadas e estradas da zona rural. Segundo os boletins técnicos da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) a tendência é de enfraquecimento da chuva a partir deste fim de semana. A previsão do tempo aponta “Nublado a parcialmente nublado com chuva rápida de forma isolada ao longo do dia com intensidade fraca”, se referindo ao Agreste.

Outras regiões do Estado também foram atingidas, provocando muita chuva no litoral e, também, na zona da mata. De acordo com o coordenador de Defesa Civil de Garanhuns, Thiago Amorim, as precipitações ocorridas desde o último dia 03, até sexta-feira (09), contabilizam uma média de 139,20mm. “A tendência para a próxima semana é de chuva de curta duração e em geral com presença de sol", pontua.

A Secretaria Municipal de Assistência Social tem atuado em parceria. As famílias atingidas estão sendo amparadas, de imediato, com colchões, cestas básicas e cobertores. De acordo com a secretária da pasta, Célia Sobral, o apoio é inconstante. “Estamos trabalhando para dar melhores condições aos que mais precisam, sejam por doações ou benefício social”, pontua.

SECOM Garanhuns

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.