sexta-feira, 17 de outubro de 2014

ISTO É/SENSUS - NOVA PESQUISA PARA PRESIDENTE: Aécio aparece com 13% de frente contra Dilma




Pesquisa ISTOÉ/Sensus realizada entre a terça-feira 14 e a sexta-feira 17 mostra a consolidação da liderança de Aécio Neves (PSDB) sobre a petista Dilma Rousseff no segundo turno da sucessão presidencial. 

De acordo com o levantamento, o tucano soma 56,4% dos votos válidos, contra 43,6% da presidenta. Uma diferença de 12,8 pontos percentuais, que representa cerca de 19,5 milhões de votos. 

Se fossem considerados os votos totais, Aécio teria 49,7%; Dilma, 38,4%; e 12% dos eleitores ainda se manifestam indecisos ou dispostos a votar em branco. 

O levantamento, que ouviu 2.000 eleitores de 24 Estados. Realizada em 136 municípios, a pesquisa ISTOÉ/Sensus também constatou que a campanha petista não conseguiu reduzir o índice de rejeição à candidata Dilma Rousseff. Quase metade do eleitorado, 45,4%, afirma que não admite votar na presidenta de maneira alguma. Com relação ao tucano, segundo o levantamento, a rejeição é de 29,9%. “Isso significa que a margem de crescimento da candidata Dilma é menor do que a de Aécio”, avalia Guedes. 

Os números mostram, segundo a pesquisa, uma forte migração para o senador tucano dos votos que foram dados a Marina Silva (PSB) no primeiro turno. “Hoje estamos juntos em torno de um programa para mudar o Brasil”, disse Marina na sexta-feira 17, ao se encontrar com Aécio em evento público na zona oeste de São Paulo.

Prefeitura pode ser responsável de São João perder sua agência do Banco do Brasil



A população do município de São João está surpresa e preocupada com a possibilidade de perder a única agência bancária existente na cidade, e o pior é o motivo: A prefeitura está pedindo o prédio.

Em toda a região é grande a quantidade de pessoas que vivem de aposentadorias e outros benefícios. Além disso, uma agência bancária movimenta a economia de uma cidade. O dinheiro circula nos mercados, farmácias, padarias, feira livre, etc. Imagina a população ter que se deslocar para outros centros urbanos para sacar seu dinheiro, parte dele ficará no outro município.

Em documento assinado pelo prefeito Genaldi Zumba, remetido ao Superintendente do Banco do Brasil, o governante afirma que só agora tomou conhecimento que o prédio onde funciona a agência pertence ao município, e que vai precisar para dar outra destinação, colocando algum departamento da prefeitura no local.

Se depender da prefeitura, o prédio tem que ser entregue até a próxima terça-feira.

Claro, ficou todo mundo preocupado. Chegou a informação que o Banco do Brasil pode até fechar a agência, e transferi-la para outro município da região.

A Câmara de Vereadores vai realizar Audiência Pública também na terça-feira (21), e está convidando a própria prefeitura, o Banco do Brasil, representantes do comércio local, e claro, a população. 

Quem sabe este problema esteja resolvido daqui pra lá, e a prefeitura tome consciência do tamanho do estrago que está fazendo. É lógico que têm normas legais que possibilitam ao município ceder um prédio para uma instituição, cujo objetivo final é beneficiar a população.

Estamos, claro, abertos para explicações.

O fundamental apoio da Família Campos e o PSB de Pernambuco a Aécio



Segundo a Revista Veja, os filhos do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, João e Pedro tiveram de recusar o convite de Aécio para participar do debate. "Os dois tinham prova", respondeu Antônio Campos, tio dos dois. O irmão do ex-governador acompanhou o debate ao lado de Paulo Câmara, governador eleito de Pernambuco, e Bruno Araújo, presidente estadual do PSDB em Pernambuco.

CAMPANHA NO ESTADO: O grupo de pernambucanos do PSB e PSDB que acompanhou Aécio no SBT montou uma operação de guerra no Estado. Segundo Bruno Araújo, o prefeito de Recife, Geraldo Júlio (PSB), e Paulo Câmara comandarão 216 caminhadas até a semana que vem na Região Metropolitana. Municípios do interior do estado também farão parte da agenda socialista.

Com apoio da família Campos e do PSB, Marina Silva (2.310.700 votos - 48,05%) foi a mais votada em Pernambuco, no primeiro turno, contrariando as última pesquisas. Dilma ficou em segundo (2.126.491 votos - 44,22%). Aécio teve apenas 284.771, o que representa somente 5,92%.  Muito pouco, mas que projeta um bom desempenho no segundo turno, por ter mais espaço para crescer.

Imagina-se que, com a entrada da família Campos e o PSB na campanha do tucano, ele ao menos equilibre a disputa, o que seria razoável, devido o histórico de vitórias do PT para presidente no estado. Aliás, é este equilíbrio que Aécio busca também no Nordeste, com apoios que possam aumentar consideravelmente sua votação na região, que tem grande influência dos programas sociais do governo Dilma, principalmente o Bolsa-Família.

Em dois momentos, Aécio mostrou a importância deste apoio pernambucano. Já no discurso agradecendo a passagem para o segundo turno, lembrou Eduardo Campos. E no debate da Band, finalizou com dois agradecimentos especiais, duas mulheres, Marina e Renata.

Se der Aécio, ele tem muito a agradecer a este apoio.

Eu continuo achando que dá Dilma em Pernambuco, mas o objetivo por aqui vai ser diminuir drasticamente a diferença. 

DEBATE DO SBT: Bastidores da briga entre Aécio e Dilma



A Revista Veja fez algumas anotações sobre os bastidores do Debate do SBT, que colocou cara a cara Aécio Neves e Dilma Roussef, nesta quinta-feira, às 18h. (Para assistir, clique aqui)

Já é praticamente consenso que Dilma não esteve bem, mostrou-se agitada e desconcentrada. A revista afirma que a candidata também estava ansiosa antes do debate. A Veja avalia que a presidente pode não ter ficado confortável na cadeira, pediu que ajustassem, mas acha que ficou muito baixa, e depois revelou que preferiria o debate em pé.

Tanto Dilma quanto Aécio foram recebidos por Sílvio Santos, separadamente, claro. Duas filhas do patrão mais amado do Brasil estavam na primeira fila.

Dilma e Aécio não se cumprimentaram, nem na chegada nem ao final do debate. Na Band, Aécio foi ao encontro de Dilma no final do programa.

Walter Feldman, médico e ex-deputado, pessoa próxima de Marina e Aécio, recebeu uma ligação ao final do debate e passou o celular para o candidato do PSDB. Cogita-se ter sido Marina, parabenizando-o pela sua participação.

A citação ao irmão de Dilma, Igor Rousseff, causou alvoroço na plateia. Aécio citou ao responder sobre nepotismo, acusando o irmão da presidente de ganhar sem trabalhar na prefeitura de Belo Horizonte. Aliados tucanos comemoram a resposta. Os petistas se cutucavam dizendo que Aécio fugia da pergunta, pois não tinha resposta para dar pela relação com a irmã, tios e sobrinhos no governo.

A plateia petista demonstrou incômodo quando Aécio citou nominalmente alguns dos principais líderes do partido que estão presos por corrupção. Um dos que mais demonstrou inquietação foi Aloizio Mercadante.

Daqui a pouco, outra postagem sobre a delegação pernambucana, que acompanhou Aécio Neves.


UPAE Garanhuns amplia atenção às mulheres no Outubro Rosa



A UPAE Profº. Antônio Simão dos Santos Figueira, a UPAE - Garanhuns, está com um olhar ainda mais especial e atenção às mulheres neste mês, dando sua contribuição ao Outubro Rosa, evento mundial que chama a atenção para a prevenção do Câncer de Mama e também do Colo do Útero.

Com médicos especialistas em Mastologia e Ginecologia, a UPAE oferece consultas, exames, como mamografia e a realização de biópsias. A UPAE integra a rede de combate ao câncer ginecológico realizando o procedimento chamado conização, que visa a retiradas de lesões pré-cancerosas do colo do útero.

O mastologista e ginecologista Dr. Paulo de Tarso e a mastologista Dra. Tereza Cristina têm feito estes atendimentos, além de passar informações que buscam a prevenção e o diagnóstico precoce às mulheres, o que facilita qualquer tratamento.

Os atendimentos são feitos aos pacientes regulados dos 21 municípios que fazem parte da V Regional de Saúde.

Debate de Aécio e Dilma é reflexo das redes sociais, principalmente o Facebook!



Em um rápido exercício, suponhamos que coloquemos agora algumas imagens no Facebook. 

Aécio: Se postássemos uma foto com o candidato bêbado, e outra com alguma proposta para o controle da economia. Qual vocês acham que seria mais compartilhada, e receberia os comentários mais ferozes? 

Dilma: Se colocássemos apenas uma mensagem no estilo "Fora Dilma e leve o PT junto", e outra com alguma proposta para a saúde, como aliás ela falou do Mais Especialidades, que não chegou no facebook, qual teria mais impacto sobre os internautas?

Levando em consideração o bom nível cultural de muitas das pessoas no facebook que se deixaram contagiar pela ira nas mídias sociais, percebemos que o tipo de postagem que atrai mais a atenção e acaba viralizando rapidamente é a acusação, o ataque fortuito à pessoa. 

Muitas pessoas perderam o equilíbrio, motivadas pelo encaminhamento da propaganda eleitoral dos seus candidatos. Mas a verdade é que é recíproco. Os marketeiros levam para seus candidatos o que eles devem dizer, como devem se comportar, e tudo isto levando em consideração o que os eleitores desejam. São as chamadas pesquisas qualitativas, mas também uma leitura de como está se desenvolvendo a campanha de rua, nos meios de comunicação tradicionais, e hoje, com total abertura e universalidade, nas mídias sociais, e aí, com predominância do Facebook.

As próprias equipes de campanha fazem os facecards que proliferam, que acabam incentivando que os militantes se inspirem neles para também fazerem os seus.

Até os debates da TV estão sofrendo a influência do Facebook, pois as frases usadas e temas levantados já são previamente escolhidos para que se possa mobilizar milhões de pessoas na grande rede de computadores. Foi assim que se desconstruiu rapidamente, em menos de 15 dias, a imagem de Marina Silva, com acusações mais pessoais que ideológicas ou programáticas. Criticaram até o cocó da ex-senadora, ridicularizando, refletindo o enorme preconceito nacional enraizado. O que tem a ver se ela é magrinha com a Presidência da República?

E os ataques deixaram de ser apenas aos candidatos, passaram a ser também aos seus eleitores. Infelizmente, amigos estão cortando relações de décadas, apenas por discordarem eleitoralmente. Fruto de uma campanha agressiva, que transcendeu, e levou muita gente a perder o respeito pela opinião do outro.

É como se fosse um jogo de futebol, e a torcida gosta mais de quem faz a falta dura, dá ponta-pé, do que um artilheiro que faz o gol de placa.

Lula e Dilma vêm na próxima terça para Pernambuco‏



A coordenação da campanha da candidata à releição Dilma Rousseff, em Pernambuco, anunciou sua vinda na próxima terça-feira (21), acompanhada do ex-presidente Lula, para dois atos no Estado, um no município de Goiana, na Zona da Mata, e outro no Recife. 

“Na verdade é reafirmação de um compromisso com o desenvolvimento do Nordeste e com o desenvolvimento regional. Isto também mostra a prioridade de Lula e Dilma com o nosso Estado. Eles escolheram Pernambuco para realizarem dois atos simbólicos nesta reta final de campanha”, afirmou o senador Humberto Costa, coordenador da campanha no Estado. 

Em Goiana, Lula e Dilma irão visitar a Fábrica da Fiat. Foi pelo apoio decisivo dado na época presidente Lula, que a Fiat definiu a construção da sua nova unidade no município. Em Pernambuco, a empresa vai gerar 15 mil empregos diretos e indiretos. 

Ainda há a expectativa de um encontro com lideranças locais em Goiana. “Estamos esperando algumas definições para saber exatamente este modelo. Se Lula e Dilma farão uma fala para os trabalhadores ou se vai ser um evento com nomes da região”, afirmou Humberto. 

No Recife, a agenda também será marcada de simbolismos. O ex-presidente Lula e a presidente Dilma devem participar de caminhada no Centro da Cidade. O roteiro ainda está sendo definido, mas deve passar por locais tradicionalmente usados em campanhas eleitorais em Pernambuco, como a avenida Conde da Boa Vista.

Horários do Expresso Cidadão em Pernambuco nos feriados do Comerciário e Dia do Servidor Público



Em virtude do comunicado da Casa Civil, publicado no DOE desta quinta-feira (16.10), que transfere o feriado do dia 28 (Dia do Servidor Público) pelo dia 31 de outubro, as Unidades do Expresso Cidadão do Cordeiro, Boa Vista, Olinda, Caruaru e Garanhuns estarão fechadas no dia 31/10.

Já as unidades de Afogados, Petrolina e Rio Mar, que estão localizadas em centros comerciais, estarão fechadas no dia 20/10 (dia do comerciário) e funcionarão normalmente nos dias 28 e 31/10.

No dia 28/10 todas as unidades do Expresso Cidadão estarão funcionando normalmente.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.