terça-feira, 18 de novembro de 2014

FACOTTUR inscreve para pós-graduação em Garanhuns! Não perca esta oportunidade!!



Começou o período de matrículas para o ano letivo 2015 da Faculdade de Comunicação Tecnologia e Turismo de Olinda – FACOTTUR, pólo Garanhuns. Estão sendo oferecidas 70 vagas para o curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" em Psicopedagogia Institucional e Clínica e Serviço Social.

Não haverá processo de seleção, as matrículas ocorrerão apenas até o preenchimento da turma e devem ser efetuadas no polo da FACOTTUR Garanhuns, localizada no Prédio da ACIAGAM, Av. Oliveira Lima, n.º 363 – Heliópolis – Garanhuns (Abaixo do Supermercado Ipiranga “Antiga Escola Santa Maria”, das 9h às 16h (com intervalo de almoço entre 12h e 13h).

Podem participar do curso de especialização alunos concluintes (7º e 8º períodos) do curso de Pedagogia, bem como graduados em quaisquer áreas. A Pós-graduação é certificada pelo MEC. O quadro docente da FACOTTUR é um dos mais qualificados, composto por Professores Mestres e Doutores, tanto de Garanhuns e Região, bem como da capital Recife.

As aulas são presenciais e terão início no dia 07 de fevereiro de 2015, sendo ministradas aos sábados, das 8h às 16h, podendo os encontros serem quinzenalmente.

Os documentos necessários no ato da matrícula são: cópia autenticada do diploma de conclusão do Curso de Graduação ou documento equivalente; 01 foto (uma) 3 x 4 atualizada; cópia autenticada da carteira de identidade e CPF; cópia autenticada da Certidão Civil e Título eleitoral, pagamento da primeira parcela da anuidade ou taxa de matrícula (no local da inscrição); contrato de prestação de serviço, devidamente assinado.

No caso de alunos concluintes do curso de Pedagogia no ano de 2015, o diploma será substituído pela exigência de declaração da instituição competente, atestando a condição de concluinte. Neste caso específico, o certificado de conclusão do curso só será concedido após a entrega do certificado de conclusão do Curso de Graduação.

Maiores informações através dos telefones (87) 3762-3312 / 8102-0628 ou 9965-0952.

CULTURA: DVD faz registro histórico dos Mestres do Côco Pernambucano



As cidades do Cabo de Santo Agostinho (20/11/14), Olinda (06/12/2014), Recife (26/12/14) e Ipojuca (data a confirmar em dezembro), serão palco do lançamento do DVD Mestres do Coco de Pernambuco (vide agenda no final). Trata-se de um documentário com duração de 34 minutos recheado de depoimentos e opiniões dos mestres sobre o que é o coco de roda (samba de coco ou samba de nego). A coordenação geral é de Marcos Moraes, com produção do Centro Cultural Farol da Vila (CCFV) e realização da produtora Thaly F. Moraes Produção Cultural – ME. Parceria com o Ponto de Cultura Farol da Vila Coco de Pontezinha, Rede PE de Pontos de Cultura, Rede Brasil de Pontos de Cultura, Mais Cultura, Cultura Viva, Cadon, Fundação Palmares e Ministério da Cultura. E através desta parceria serão doados exemplares (DVD) a todos os pontos de cultura de Pernambuco (120) e ainda a todos os cineclubes pernambucanos.

A produção do vídeo percorreu os quatro berços do coco pernambucano: Pontezinha, no Cabo de Santo Agostinho; Amaro Branco, em Olinda; Arcoverde; e Sítio Açude da Pedra, em Lagoa de Itaenga. O filme revela ao público vários mestres coquistas ainda desconhecidos do público e da mídia, como os ipojucanos Inspetor e Manuel Pereira, o menestrel Preto Limão, de Garanhuns (aos 95 anos de idade), a veterana Dona Nininha, do Amaro Branco (Olinda), e os novatos Fofo, do Coco Renascer, de Pontezinha, Natali Tomaz, do coco do Mestre Goitá. Os recursos para a produção do documentário vieram através do incentivo cultural do Funcultura Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, e apoio das prefeituras do Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Olinda e Recife, através das Secretarias de Cultura e Lazer Do Cabo, Turismo e Cultura do Ipojuca, Patrimônio e Cultura de Olinda e Cultura da Cidade do Recife.

As cenas externas ocorreram durante o ciclo junino de 2014 em Pernambuco, e foram gravadas em oito cidades pernambucanas; Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Garanhuns, Olinda, Limoeiro, Lagoa de Itaenga, Águas Belas e Recife. Participam deste documentário 15 mestres de coco; Preto Limão (Garanhuns), Galo Preto (Recife), Selma do Coco (Olinda), Zé de Teté (Limoeiro), Ciço Gomes (Arcoverde), Biu Cabloco (Lagoa de Itaenga), Índio Matinho (Águas Belas), Inspetor (Ipojuca), Manuel Pereira (Ipojuca), Dona Nininha (Olinda), Telmo Anum (Olinda), Dié Junior (Cabo de Santo Agostinho), Ricco Toadas (Cabo de Santo Agostinho), Jefferson ‘’Fofo’’ (Cabo de Santo Agostinho) e Natali Tomaz (Cabo de Santo Agostinho).

Galo Preto é um dos artistas no DVD
O projeto surgiu a partir da conquista de dois dos prêmios afro – Prêmio Nacional de Expressões Culturais (2010 e 2012), pelo Centro Cultural Farol da Vila, na categoria Artes Visuais, e daí virou filme através do 6º Edital Funcultura Audiovisual de Pernambuco, na estréia da categoria Revelando os Pernambucanos, com roteiro de Marcos Moraes, direção de Osmar Barbalho e direção de fotografia de Fábio Quirino.

O vídeo foi gravado também dentro da reserva Fulni-ô, solo sagrado dos índios Fulni-ôs de Águas Belas, com registros inéditos da paisagem local, de Índio Matinho e do seu autêntico grupo indígena ‘’Fethxa’’, formados por jovens índios Fulni-ôs. O projeto atingiu todas as regiões de Pernambuco: Mata Norte (Lagoa de Itaenga), Metropolitana (Recife, Olinda, Cabo e Ipojuca), Agreste (Limoeiro e Garanhuns) e o Sertão (Arcoverde).

A trilha sonora do vídeo tem participação especial do músico e percussionista olindense Telmo Anum (filho de Galo Preto, e sobrinho de Preto Limão). Destaques também para os mestres Patrimônios Vivos Selma do Coco e Galo Preto, do rei do coco Zé de Teté (com 45 anos de coco), e ainda dos mestres Biu Caboclo (poeta da Mata Norte) e Ciço Gomes (coco Trupé de Arcoverde).

O documentário contém cenas reais do público e do coco de São João em Pontezinha (reduto do palanque do coco), com participação dos mestres Ricco Toadas e Daniel Júnior, e no Sítio Açude da Pedra em Lagoa de Itaenga, com o mestre Biu Cabloco, no terreiro do mestre Nieto. 

CONFIRA AGENDA - PRÉ-LANÇAMENTOS

- Cabo (20/11/2014), às 10h00, no Auditório Municipal Padre Vander Velden, em Pontezinha, durante a 9ª Semana de Cultura Cabense 2014.

- Olinda (06/12/2014), Fortim do Queijo, durante o festival Cena Brasil 2014.

- Recife (26/12/2014), às 19h00, no Pátio de São Pedro, durante o festival A Hora do Coco 2014, durante o Ciclo Natalino 2014 do Recife.

- Ipojuca (Nov/2014), em data á confirmar, durante o festival A Hora do Coco 2014.

IMAGENS: Cidadania na Ação Social do Colégio Santa Joana D'Arc em Garanhuns

Como parte do 14º Momento Cultural do Colégio Santa Joana D'Arc, aconteceu nesta terça-feira (18) a Ação Social, com diversos serviços abertos para a comunidade.

Muita Cultura, arte, emoção, laze , cuidados com a saúde e aprendizado, foram alguns dos diversos momentos que os alunos, pais e visitantes conferiram no 14º Momento Cultural

Dentre a vasta programação: Exame de acuidade visual, cadastramento de CPF e cartão do SUS, aferição de pressão, makeup e perfumaria, IMC e práticas esportivas, noções básicas de primeiros socorros e amostra das produções artísticas dos alunos.

Confira nas imagens, e PARA VER MUITO MAIS: Colégio Santa Joana D'Arc:






PARA CONFERIR MUITO MAIS: Colégio Santa Joana D'Arc

Em Brasília, Paulo assina o Pacto no TCU e discute projetos prioritários para Pernambuco.

O governador eleito de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), foi um dos signatários do “Pacto Pela Boa Governança”, articulado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunais de Contas dos Estados, Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) e diversas confederações empresariais. O documento foi apresentado nesta segunda-feira (17.11) durante seminário promovido pelas mesmas instituições, no Museu Nacional.

O Pacto prevê a criação de mecanismos de diálogo institucional voltados ao estabelecimento de ações tendentes à melhoria da governança do setor públicos nas três esferas de Governo: União, Estados e Municípios. Outro ponto abordado pelo documento é a oferta de propostas à sociedade para preservação do pacto pela boa governança pública para obter o desenvolvimento nacional integrado.

Paulo Câmara lembrou a sua origem de auditor das contas públicas do Tribunal de Contas de Pernambuco para destacar a importância da iniciativa do Pacto Pela Boa Governança. “Este pode ser o caminho para que o Brasil construa um novo Pacto Federativo que reveja as divisões de direitos e deveres dos entes que integram a Federação. Paulo lembrou que, nas últimas décadas, Estados e Municípios receberam novas responsabilidades, mas os recursos foram ainda mais concentrados nas mãos da União, desequilibrando a Federação.

O governador eleito de Pernambuco também foi um dos debatedores do painel sobre a Previdência Social, que contou com as participações do governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, do presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, e do presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Inaldo da Paixão Santos Araújo. O painel foi mediado pelo jornalista Vicente Nunes, do Correio Braziliense.

Paulo Câmara participou do seminário ao lado do governador João Lyra Neto, do ex-governador Joaquim Francisco, do vice-governador eleito, Raul Henry, do conselheiro do TCE-PE Marcos Loreto, do secretário estadual da Casa Civil, Luciano Vasquez, e da deputada estadual Raquel Lyra.

O seminário do Pacto Pela Boa Governança foi aberto pelo presidente do TCU, Augusto Nardes, e contou com as presenças do presidente da República em exercício, Michel Temer, e do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, além de vários ministros de Estado, governadores, prefeitos e parlamentares. O encerramento teve a presença do Ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante.

AGENDA DE PAULO – Nesta terça-feira, o governador eleito Paulo Câmara permanece em Brasília. Nesta tarde, ele tem uma reunião com a representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Daniela Carrera-Marquis. Na pauta da conversa, o andamento de diversos projetos de Pernambuco com o BID e também a possibilidade de fechar novas parcerias a partir do próximo ano.

Às 18h, Paulo Câmara, e o vice Raul Henry, terão uma reunião de trabalho, na Câmara dos Deputados, com os integrantes da bancada federal pernambucana. Com os parlamentares do Estado, o governador pretende avaliar as emendas coletivas de bancada previstas no Orçamento Geral da União para 2014 e também para 2015. Paulo quer discutir quais são os projetos prioritários de Pernambuco.

Cine Eldorado terá exibição digital em 3D até o final do ano. SAIBA MAIS!


O Diário de Pernambuco traz uma boa notícia para os cinéfilos de Garanhuns. O Cine Eldorado, da rede Moviemax, que conta também com os Cines Rosa e Silva, no Recife, e Royal em São Lourenço da Mata, recebeu um financiamento de R$ 460 mil reais da Ancine para adquirir o padrão digital e também para a instalação de telão e projeção de imagem em 3D, que deve acontecer até o final deste ano, em uma de suas salas. Aliás, os três cinemas da rede serão contemplados, e ainda o Multiplex do Shopping Boa Vista, na capital, e uma das salas do Centerplex, no North Shopping Caruaru.

O investimento é do projeto Brasil de Todas as Telas, e o Cine Eldorado também fará outras melhorias nas salas, oferecendo mais conforto aos seus cinéfilos. E vamos convir que já é muito bom.

O anunciado Garanhuns Garden Shopping também já anunciou que deve ter cinema em 3D, o que deve gerar mais procura, ampliar o público consumidor de filmes e impactar ainda mais a região. 
  
A nossa postagem semanal que traz a programação do Cine Eldorado está chegando a 40 mil acessos, provavelmente em três de acessos, número conseguido porque estamos somente atualizando, ou seja, é a mesma postagem com a programação atual. A medida visou evitar que o Google, nossa principal fonte de acessos tivesse centenas de programações diferentes, gerando confusão nos internautas que buscam a informação.

Aproveite e confira a programação do Cine Eldorado aqui.

Paulo Câmara assume compromisso de investir mais na Universidade de Pernambuco‏‎‏



O futuro governador Paulo Câmara e seu vice, Raul Henry, estiveram na última sexta-feira (14) na Sede Administrativa da UPE - Universidade de Pernambuco, no bairro de Santo Amaro, na capital pernambucana, em reunião com o atual Reitor, Prof. Carlos Calado, sua equipe, e o futuro Reitor Pedro Henrique Falcão, que assume a instituição no início de janeiro de 2015, juntamente com sua vice, Profª Socorro Cavalcante, para um mandato de quatro anos.

No encontro, o professor Carlos Calado fez uma apresentação dos avanços e dificuldades da Universidade de Pernambuco nos últimos anos, principalmente o desafio da interiorização com a criação de novos cursos e campus universitários. Professor Pedro Falcão fez uma síntese de seu plano de gestão e colocou como prioridades o aumento do quadro de servidores e professores para suprir a situação deficitária do quadro funcional da Universidade.

Paulo Câmara fez várias anotações e voltou a assumir compromissos de campanha, quando elegeu a Universidade como uma das prioridades de seu governo, como fez Eduardo Campos ao levar a instituição para todos os pernambucanos. "Vamos investir mais na UPE, consolidando os novos cursos e polos, estruturando no interior e preparando os pernambucanos para as oportunidades de emprego nos setores da economia que estão se desenvolvendo no estado" - afirmou o futuro governador.

Segundo Pedro Falcão, o caminho agora é a da infraestrutura, consolidando o avanço da UPE, e o mais breve possível, realizar o concurso para o corpo docente.

DATA DA POSSE: Devido o convite à posse do Governador, que acontece no dia 1º de janeiro, Pedro Falcão e Paulo Câmara acordaram a posse da nova reitoria da UPE para o dia 06 de janeiro, uma terça-feira, para que seja prestigiada com a presença da governadoria do estado.

foto: Assessoria de Paulo Câmara

Justiça Federal de Garanhuns realiza leilão

A Justiça Federal de Garanhuns em conjunto com o leiloeiro oficial Cassiano R. Dall’Ago e Silva realizam leilão presencial e eletrônico no dia 26 de novembro de 2014, às 10:00 horas, no Hotel Garanhuns Palace e com lances online de qualquer lugar do país, pelo site www.leiloesjudiciais.com.br/pe. 

No evento, serão leiloados imóveis urbanos, comercial e rural, localizados em Garanhuns e Bom Conselho. Além disso, veículos e diversos outros bens fazem parte do pregão. 

Interessados podem obter informações mais detalhadas pelo site www.leiloesjudiciais.com.br/pe ou então pelo 0800-707-9272.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.