quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Adutora do Agreste deve homenagear Eduardo Campos



Após certa aprovação na ALEPE, projeto deve ser sancionado por João Lyra

Na tarde desta terça-feira (2) foi aprovada em segunda discussão, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o Projeto de Lei de número 2103/2014, de autoria da deputada estadual Laura Gomes (PSB), que denomina a Adutora do Agreste de "Governador Eduardo Campos".

Em sua justificativa, a socialista diz que essa obra acontece em decorrência do esforço do ex-governador para universalizar o acesso à água em Pernambuco. “A Adutora do Agreste é uma das iniciativas mais importante da gestão de Eduardo e nada mais justo que esta obra leve o seu nome, como forma de homenagear sua atuação política”, defendeu.

Agora, a proposição segue para a redação final e após votação em plenário, segue para sanção do governador João Lyra Neto.

GARANHUNS: Vereador pede isenção da ¨CIP¨ para servidores municipais



Servidores municipais devem ficar isentos de pagamento da contribuição


O Vereador Sivaldo Albino (PPS) solicitou por meio de requerimento ao Governo Municipal, que não seja cobrada a CIP - (Contribuição de Iluminação Pública) dos Servidores Municipais de Garanhuns.

Justificando seu pedido, o vereador esclarece que na Lei Orgânica do Município, no Artigo 83 , parágrafo 4º diz que: “ Servidores Públicos Municipais são isentos do pagamento de qualquer tipo de Impostos e Taxas cobrados ou instituídos pelo Município de Garanhuns”.

SOBRE A TAXA: O Pagamento passou a ser obrigatório a partir de 2003. Até 2002 estava em vigor a LEI Nº 2.967, criada em 1999, que instituiu a Cota Facultativa Comunitária, ( o usuário tinha a opção de contribuir ou não com a taxa).

A partir de 2003, entrou em vigor a Lei Nº 3202, de 27 de dezembro de 2002, que instituiu a Contribuição para Custeio de Serviço de Iluminação Pública ( passando a ser obrigatório o pagamento da taxa). Na época o município seguiu a determinação da Emenda Constitucional Nº 39, de dezembro de 2002, do Congresso Nacional , que acrescentou o Art. 149-A à Constituição Federal (Os Municípios e o Distrito Federal poderão instituir contribuição, na forma das respectivas leis, para o custeio do serviço de iluminação pública).

TV JORNAL: Conheça a história de três crianças atendidas pela Apae Garanhuns




Pelo segundo ano consecutivo a Campanha Natal para Todos, da TV Jornal Caruaru, arrecada doações para a Federação das Apaes de Pernambuco. Durante a campanha, os telejornais da emissora irão mostrar histórias de pessoas que tiveram uma grande melhora na vida após serem atendidos pela associação. 

Conheça agora a história de três crianças atendidas pela Apae em Garanhuns. 

Veja a reportagem exibida pelo programa O Povo na TV, da TV Jornal.

AO MAGNÍFICO REITOR PEDRO FALCÃO - Por Ivan Rodrigues


Clovis Gomes (diretor UPE Garanhuns), Ivan Rodrigues, Zé Mário (Avesso) e Pedro Falcão


Lembra, meu caro Ronaldo, quando inadvertidamente e sem qualquer visão global do processo, um grupo de “lideranças” buscando insinuar-se nas proximidades do poder, levantou uma pretensa candidatura do nosso amigo Pedro Falcão para Prefeito de Garanhuns? Foi necessário levantarmos um questionamento acerca de um processo em curso, com francas possibilidades de êxito, para colocar Pedro na Reitoria da Universidade de Pernambuco, que, nas circunstâncias, seria da maior importância PARA NOSSA TERRA. 

O processo em curso contava com significativos apoios que nos dava a expectativa de pleno sucesso, e o resultado estamos assistindo agora, com essa merecida manifestação que Pedro acaba de receber. 

Percebe, Ronaldo, como foi relevante a conquista de Pedro, considerando que a UPE é única e a oportunidade poderia nunca mais repetir-se? 

Alvíssaras, meu Capitão, a notícia engrandece Garanhuns e confirma, Ronaldo Cesar, que nós estávamos certos. 

Parabéns, Pedro Falcão, com todos os méritos, futuro REITOR DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO!

Do seu amigo, Ivan Rodrigues.
Secretário Executivo do Governo de Pernambuco


Para conferir o que motivou este texto de Dr. Ivan, clique aqui e também aqui.

Tudo sobre o Natal de Triunfo



 Este ano, Triunfo tem como tema o Resgate das Memórias Natalinas‏

As luzes e cores do Natal vão iluminar o ponto mais alto de Pernambuco, a cidade de Triunfo, localizada a 399 km do Recife. O clima das festas de fim de ano estará nas ruas do município, a partir do dia 4 de dezembro, através de uma programação cultural recheada desenvolvida pelo Sesc Pernambuco. Os moradores do município e os turistas poderão conferir e se encantar com a nona edição do projeto “Sesc no Natal de Triunfo”, que esse ano explora como tema a hastag #retratos.

O Papai Noel chega de teleférico
A proposta é traduzir, através dos sentidos, o resgate das memórias natalinas e o fortalecimento das identidades. Para isso, a abertura da ação será realizada pela Mostra de Coreografia dos grupos do Sesc, das unidades de Casa Amarela (Recife), Piedade (Jaboatão dos Guararapes), Arcoverde, Petrolina, Garanhuns e Belo Jardim. A apresentação, aberta ao público, acontece próximo à Capela do Bairro do Rosário, a partir das 19h. Em seguida, às 20h, haverá o espetáculo da Companhia de Dança do Sesc Ler Araripina. Simultaneamente, os moradores do bairro de Santo Antônio poderão contemplar “Eu vim da Ilha”, do grupo de dança de Petrolina.

Durante o primeiro final de semana, a agenda traz entre as atrações a apresentação de Ritos Urbano, no Centro de Convenções, além de várias atividades descentralizadas, como a mostra do Grupo de Violinos, Maracatu Nação Serra Grande do Pajeú, grupo de Choro e o espetáculo Sine Qua Non. A programação também conta com exposições variadas, que abordam a temática do Natal desse ano através de fotos, brinquedos, presépios, Santos e Marias. No dia 7, será abertura no “Jardim das Esculturas”, às 22h, no CTL Sesc Triunfo. A noite terá como atração “A Cristaleira”, com Jéssica Caitano. No dia seguinte, a exposição “Um Pé de Foto” ganha espaço. Ela é o resultado da oficina de fotografia ministrada por Rodolfo Araújo e Álvaro Severo. Ainda integram a grade “Com Açúcar e Com Afeto”, de cartões natalinos, “Presépios”, no convento São Boa Ventura, “A Criança que Habita em Mim”, “Passado e Presente” e “(In)Sanidade”, “Os Mantos de Maria”, “Maria, Marias” e “Santo, Santo, Santo”.

Estivemos em Triunfo este final de semana
Os bairros do Rosário, Santo Antônio, Canaã, Jericó e a Praça Dona Marizete ganham a visita da unidade móvel do BiblioSesc. A biblioteca volante, que integra o projeto pela primeira vez, leva leitura e conhecimento ao público de todas as idades. São cerca de três mil obras, entre clássicos da literatura, aventura, ficção e histórias reais, que chegam às mãos de leitores. A ação acontecerá de 8 a 12 de dezembro, e contará também com contação de histórias.

Já entre os dias 18 e 21, a cultura popular toma a cidade. Em pontos descentralizados, haverá quadrilhas estilizadas, bois, ursos, bandas marciais, reisado, grupos de frevo e sanfoneiro. Na véspera do dia do Natal (24), a programação tem início às 11h, na Capela do Rosário, com Anastácia Rodrigues e o sanfoneiro Luzico. À noite, às 18h, tem a “Hora do Ângelus”, no CTL Triunfo, e um concerto no Lago João Barbosa Sitônio, às 22h. 

No dia de Natal (25), das 14h às 16h, o Natal das Crianças contará com oficinas de malabares, cama elástica, apresentações de palhaços, diabolô, lira e mágicos, tudo na Estação Teleférico. Durante a tarde, os meninos e meninas vão se encantar com o desfile do Papai Noel, que traz com ele a Trupe Pernaltas Garimpeiros da Arte, os Caretas, de Triunfo, o Maracatu Nação Serra Grande do Pajeú, o Grupo Renascer do Sertão, o Cobra da Bexiga Lixa, a Orquestra Isaias Lima, o Reisado dos Vieiras, o Pastoril do Lar Santa Elisabete, Cambidas de Triunfo, as Postoras, Bicharadas e os Cavaleiros Templários. Às 18h, a Hora do Ângelus, no CTL Sesc Triunfo traz a apresentação de Anastácia Rodrigues e do sanfoneiro Luzico. Às 20h, o Coral Vozes do Guarany se apresenta em frente ao Theatro Cinema Guarany, e, às 21h, Anastácia Rodrigues volta ao palco para encerrar a noite no Lago João Barbosa Sitônio.

No dia 26, a partir das 20h, o Sesc marca presença com os grupos Coral Vozes Sertão, Guardas Romanos, Ana Cristina e Djaelton Qurino, na Festa da Padroeira da cidade, na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores. A programação segue até o dia 6 de janeiro e pode ser conferida no site www.sescpe.com.br/natal-triunfo.

REFORMA POLÍTICA: Pelo fim dos suplentes no senado e dos vices nos cargos executivos

Armando Monteiro foi eleito para um mandato de senador de oito anos. Foi pouco mais de três anos e meio, e afastou-se para concorrer ao Governo de Pernambuco. Se eleito, não retornaria ao senado. Foi chamado para ser Ministro, e se for até o final do segundo governo Dilma, o senado não o verá mais.

Seu primeiro suplente é o empresário Douglas Cintra, que assumiu uns meses, no afastamento da campanha de Armando, e pelo tempo que tem pela frente, pode ser senador mais tempo que o titular eleito pelo voto direto.

Mas já tem outro porém. Douglas Cintra pode se candidatar à Prefeitura de Caruaru em 2016. Esta pretensão já foi insinuada. Aí deixaria o mandato de senador para se dedicar à campanha, e se eleito for, para administrar a Capital do Forró.

Assume então o segundo suplente, que eu desafio nosso leitor a dizer quem é!

Cerca de 1/3 das cadeiras do Senado Federal está ocupado por suplentes, que ninguém sabe quem são, o que pensam e o que pretendem fazer, pois não apareceram durante as campanhas que elegeram os titulares. Não receberam um voto sequer. Dá uma média de um suplente por estado.

CARGO DE VICE

O cargo de vice no Brasil, cada vez mais, é decorativo. Não interferem nos governos, não deliberam nada, servem apenas para ocupar a cadeira do titular enquanto este se afasta por um curto período. Para isto, serviriam os presidentes da Câmaras de Vereadores, Assembleias Legislativas e Câmara dos Deputados. Como aconteceu recentemente, com Audálio Filho em Garanhuns e Guilherme Uchoa no estado. 

Aqui mesmo em Garanhuns, prefeito e vice não dialogam há mais de 20 anos. Todos rompem nos primeiros meses.

VOLTANDO AO SENADO

E aí, já sabem quem assume no lugar de Douglas Cintra, que assumiu o lugar de Armando, que eleito para oito anos no senado, não cumprirá nem a metade?

Apoio a ideia que se o dono da cadeira, em qualquer situação, desiste, temporariamente ou definitivamente, do seu mandato, o segundo colocado assume, pois este tem a legitimidade das urnas. E assim sucessivamente. No lugar de Douglas Cintra, no meu entender, voltaria Marco Maciel, pela quantidade de votos que recebeu e por ter ficado na terceira colocação. Depois de Armando e Humberto, respectivamente, os eleitores preferiram Maciel, e não Cintra. 

Quer saber quem é o segundo suplente de Armando? Trata-se do ex-presidente da Fetape, José Rodrigues, filiado ao PSB. E olha a situação aí, hoje em lados opostos, caberá a Armando dar uma vaga no senado ao lado que enfrentou em 2014 no estado. Claro, se tivermos a saída de Cintra.

BV Financeira vai devolver dinheiro a mais de 80 mil clientes. Você está no meio?



A BV Financeira vai devolver R$ 30 milhões a mais de 80 mil consumidores que pagaram tarifas consideradas indevidas à instituição, em operações como empréstimos.

O valor foi determinado em acordo firmado nesta terça-feira (2) com o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ).

Não foram divulgadas as indenizações individuais, só a soma de todas.

Uma resolução do Conselho Monetário Nacional, que entrou em vigor em 1º de março de 2011, determinou que as instituições não podem cobrar, de quem já é seu cliente, tarifas de abertura de cadastro.

Financeira vai contatar clientes em 15 dias

Mais de 80 mil consumidores serão beneficiados, segundo o Ministério da Justiça. A BV Financeira entrará em contato com os clientes para restituir os valores em até 15 dias, contados a partir desta terça (2).

Para saber mais... UOL ECONOMIA

Professor e aluna da rede municipal dão um belo exemplo em Garanhuns



A aluna Daiane de Oliveira Silva e seu orientador, o professor estagiário de Língua Portuguesa Arnaldo Gomes, da Escola Municipal Professora Giselda Vieira Belo, representarão a cidade de Garanhuns nos dias 16 a 18 de dezembro em Brasília (DF) na categoria memórias literárias, onde concorrerão com outros 37 finalistas da mesma categoria, a cinco medalhas de ouro.

Com o texto “OLHARES SOBRE A CIDADE DAS FLORES”, professor e aluna buscaram retratar a nossa cidade de maneira poética enfatizando momentos históricos e os principais pontos turísticos sobre a ótica de três gerações femininas. 

No ano de 2014, para a Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro / 4ª edição, foram inscritos aproximadamente 5 milhões de textos divididos em 4 categorias – Poema, Memórias literárias, Crônicas e Artigo de Opinião, onde foram selecionados para a semifinal 125 trabalhos por gênero. 

História e turismo em Garanhuns inspirou trabalho
A semifinal em que ambos participaram ocorreu nos dias 03 a 06 de novembro na cidade de Maceió – AL, e apenas duas cidades de Pernambuco foram classificadas.

“Quando olhamos para o número de textos inscritos, com cerca de 100 mil professores de todo país participando, é assustador. Esta conquista serve como exemplo para que todos acreditem que é possível um aluno de uma escola pública ser premiado numa competição a nível nacional”, comenta o professor, que com muito trabalho e dedicação teve a oportunidade de levar o nome de Garanhuns e um pouco da nossa cultura para pessoas de todo o país.

Já dizia Vandré, "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer!"

Leitores do Blog estão desconfiados com Duplicação da BR-423 no trecho Garanhuns-São Caetano



A vida de toda uma região pode mudar em apenas 80 quilômetros


Há alguns anos a duplicação da BR-423 no trecho São Caetano-Garanhuns foi anunciada para alegria de uma população de milhares (talvez milhões) de pessoas. Só no Agreste Meridional são mais de 500 mil, e imagine a quantidade de pessoas que trafega diariamente pela rodovia, sendo ela uma das mais importantes do interior do país, unindo a BR-232 a Bahia, indo até Paulo Afonso. Por ela passa a economia nordestina, das cegonhas de automóveis aos ônibus de sulanqueiros. Do escoamento da produção da bacia leiteira aos turistas que buscam as praias, o forró de Caruaru e Campina Grande, os grandes Festivais, como o nosso FIG.

A BR-423 leva o Agreste à Região Metropolitana, e vice-versa. Com o trânsito intenso, vidas têm sido perdidas, e a economia regional permanece amarrada.

Mas o que era uma esperança real foi caindo na dúvida. Com os constantes adiamentos, as pessoas foram perdendo a euforia do início. O projeto está pronto, provavelmente com as alterações para que corte Garanhuns por fora, sem sangrar a cidade no meio. Falta a assinatura e a publicação, mas nada!

O Governo do Estado cumpriu sua parte com a formatação do projeto e a realização das audiências públicas, e agora cabe ao DNIT e ao Governo Federal a Ordem de Serviço e o início das obras. 

O prefeito Izaías Régis já utilizou a expressão "cobrar do Governo Federal", e parece que está com este sentimento mesmo, de ser mais enérgico, e na próxima semana terá outra reunião em Brasília em busca do novo calendário da duplicação, já que todos os anteriores já foram descumpridos. 

Por tudo isto, a população começa a desconfiar deste importante investimento que poderia marcar a passagem de Dilma pela presidência, em relação à terra de Lula.

Pra completar, pouco antes de ser anunciado ministro, Armando Monteiro afirmou que lutaria pela duplicação da BR-232 até Arcoverde. Esta obra foi também prometida por Paulo Câmara, ainda candidato, e colocada como uma de suas prioridades.

Assim, se nem Armando ministro, que tem no Agreste seu principal reduto, demonstra afinco em brigar por nossa duplicação, que vem sendo adiada já há algum tempo, quem vai poder cobrar do Governo Federal que cumpra os novos prazos que serão passados para Izaías?

Neste contexto, lembrando que não tem valor científico, questionamos aos nossos e-leitores:

A Duplicação da BR-423 começa... (E tivemos o seguinte resultado:)

Nunca. 77 votos (35%)
No próximo ano... 54 votos (25%)
Depois de Dilma! 35 votos (16%)
Em 2016, que tem eleição! 25 votos (11%)
Em 2018, na outra eleição! 22 votos (10%)
Ainda este ano! 3 (1%)

RECUPERAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS: Paulo Leal quer Atitude em Garanhuns


Programa oferece Atenção Integral ao Usuário de Drogas
Com o objetivo de criar estratégias conjuntas para lidar com a questão das drogas, principalmente o crack no nosso município, foi que o vereador Paulo Leal (PSB) apresentou na Câmara Municipal o requerimento Nº481/14, solicitando à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, a implantação em Garanhuns de um Núcleo do Programa de Atenção Integral aos Usuários de Drogas e seus Familiares.

O Programa proporciona atendimento especialmente aos usuários de crack, com atenção também direcionada aos familiares, oferecendo cuidados de higiene, alimentação, descanso, atendimento psicossocial, além de outros, e com encaminhamentos direcionados para a rede SUS E SUAS e demais políticas setoriais.

Vereador Paulo Leal
No atitude os trabalhos são realizados por uma equipe multiprofissional, composta por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e educadores sociais e estão integrados a outras políticas públicas ligadas às áreas de saúde, educação e esportes, o que o tornou um referencial para o país no combate ao uso de entorpecentes.

O vereador afirma que os usuários de crack estão em estado de completa vulnerabilidade social, pois perderam os vínculos familiares (laços sanguíneos) e de amizade. O tratamento desses casos é diferente, por exemplo, do aplicado ao alcoolista e realizado em contato direto com o Cras, o Creas e com o Caps AD (Álcool e Drogas).

“Todos nós estamos perplexos com a situação encontrada no município relacionada ao uso do crack. Temos que procurar envolver todos os segmentos da sociedade num trabalho de parceria. Só assim conseguiremos combater um problema que está se alastrando rapidamente”, definiu Paulo Leal.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.