quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

SARNEY: Governadora renuncia no Maranhão para não entregar o cargo a opositor



O Estado do Maranhão tem os piores índices de Desenvolvimento do país

Depois de dois meses de especulação, a governadora do Maranhão Roseana Sarney (PMDB) confirmou que vai renunciar ao cargo. O ato acontecerá na manhã da próxima terça-feira (9).

Ela fez o anúncio oficial a deputados estaduais da base aliada, na residência do Palácio dos Leões, em São Luís, durante almoço nessa quarta-feira (3). Nesta quinta-feira (4), ela fez a despedida aos integrantes do Judiciário e Ministério Público.

Com a saída de Roseana, quem assume o governo até o dia 1º de janeiro de 2015 é o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB). Isso ocorre porque o vice-governador, Washington Oliveira, renunciou ao cargo, no final do ano passado, para assumir uma vaga no Tribunal de Contas do Estado.

"A governadora não entrou em detalhes. Disse apenas que ia sair, que ia deixar tudo saneado, falou das emendas dos deputados. Ela entrega a carta às 9h da terça-feira, na Assembleia", afirmou o deputado César Pires (DEM), líder do governo no Legislativo.

MOTIVO

Segundo políticos maranhenses ouvidos pelo UOL, a hipótese mais provável para a renúncia de Roseana a pouco mais de 20 dias de terminar o mandato é por conta da derrota nas urnas em outubro, quando Flávio Dino (PC do B) foi eleito governador ainda no primeiro turno, derrotando o senador Edison Lobão Filho (PMDB). Ela não gostaria de participar da cerimônia de posse e passar a faixa ao novo chefe do Executivo. 

Em entrevistas, Dino tem feito duras críticas ao governo Sarney. A equipe de transição de governo também reclamou que não estaria recebendo informações sobre a situação e projetos do Estado.

Garanhuns negocia novo bairro planejado com Imobiliária de Goiás



Na manhã desta quinta-feira (04), o prefeito Izaías Régis recebeu a visita dos representantes do grupo imobiliário Provenda, que possui sua sede em Goiânia (GO). Estiveram presentes, no gabinete do Palácio Celso Galvão, o diretor de Desenvolvimento Econômico do grupo, Raul Tavares, e a advogada Cristina Lima. Também participaram da reunião os servidores Mariana Braga e Geraldo Góis, da Secretaria de Planejamento do município.

A Imobiliária Provenda propõe a implantação de um bairro planejado, com qualidade do espaço urbano. 

Não temos informação se o projeto já está em andamento e a contribuição municipal para o empreendimento, entretanto, já foram tratadas algumas soluções para as próximas etapas.

Vamos aguardar novas notícias.

Aluguel de Apartamento em Maceió para temporada


Aluga-se apartamento para temporada em Maceió, totalmente mobiliado e localizado na Ponta Verde, a 3 minutos da praia. Entre em contato para para o Natal, Reveillon e férias de Janeiro.

Amplo apartamento com 3 quartos, 02 WC, sala, cozinha, e com 01 vaga na garagem, ótima localização.

Contato - Marcos Antonio (082) 9999-7200.

TEATRO: “Guetos” mostra realidade da população LGBT‏ - Peça percorre Garanhuns, Petrolina, Triunfo, Salgueiro e Santa Cruz do Capibaribe



Peça está na programação na IV Jornada de Direitos Humanos e percorre o Agreste, Sertão e Zona da Mata

Após o estrondoso sucesso de "Priscilas, um grito contra a homofobia", o Centro Estadual de Combate à Homofobia, programa da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos e Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, retorna à linguagem teatral, ao longo da IV Jornada de Direitos Humanos, com o espetáculo "Guetos".

A peça está percorrendo o interior do estado, e nesta sexta-feira, 05, às 14h, chega ao Centro Cultural Alfredo Leite, em Garanhuns, no Agreste. O público vai poder conferir os dilemas vividos pela população LGBT ao apresentarem uma orientação afetivo-sexual e/ou identidade de gênero discordante do padrão vigente.

O espetáculo convida a refletir sobre as faces da homo-lesbo-transfobia, e mostra os comportamentos preconceituosos reproduzidos ao longo dos tempos, que têm empurrado as pessoas LGBT’s para espaços perigosos, de vulnerabilidade e de exclusão, os chamados “guetos”, contribuindo com os altos índices de violência.

A produção, da JN Cênicas, já passou pelos municípios de Petrolina, Triunfo, Salgueiro, nesta quinta, em Palmares, e no dia 08, Santa Cruz do Capibaribe.

Serviço: Peça “Guetos” – Garanhuns
Data: 05 de Dezembro
Local: Centro Cultural Alfredo Leite – Garanhuns
Horário: 14h

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos

Arcoverde inaugura o Natal de Coração nessa sexta-feira (05)‏



Dezembro é tempo de festa e alegria. E assim, a Prefeitura de Arcoverde, já começa o mês dando início as comemorações do nascimento do menino Jesus. Nessa sexta-feira (05), as luzes da Praça Winston Siqueira serão acesas num cenário especial montado pelo artista plástico Suedson Neiva e sob a coordenação da Diretora de paisagismo Jaqueline Coelho.

“A iluminação gera uma das mais fortes emoções. A luz completa o glamour do natal, que envolve os visitantes com as figuras típicas da celebração como: o papai noel, a vila natalina e o nascimento de Jesus através do presépio e os personagens bíblicos”, explica a diretora de Paisagismo, Jaqueline Coelho.

Para abertura, a partir das 17h haverá o desfile de Papai e Mamãe Noel pelo comércio da cidade em direção à Praça Winston Siqueira, onde a Filarmônica Belarmino Soares realizará a Retrata Natalina, às 18h.

A solenidade será aberta oficialmente pele prefeita Madalena Britto seguida da Santa Missa celebrada pelo Padre Airton Freire, às 19h. A noite será encerrada pelo coral Vozes do Sertão do Sesc Arcoverde.

Programação - Durante todo mês de dezembro, a programação natalina será para todos os gostos com atrações durante os finais de semana. Entre elas, estão o Pastoril do Grupo de Idosos 60 +, Pastoril da Escola Ivanir Bradley, Coral da escola Olga Gueiros, além de apresentações religiosas como da Comunidade Cristós, Coral do Livramento e Igrejas evangélicas.

Especialmente no dia 25, haverá o espetáculo o “Baile do Menino Jesus – Uma história de Natal”, às 19h. No dia 26 a Secretaria de Assistência Social organizou o Natal de Coração para as crianças dos programas sociais com o Teatro da Peppa Pig com participação da Galinha Pintadinha e de Patati Papatá (cover).

Com balanço positivo em 2014, João Lyra Neto encerra Fórum Estadual das Microempresas‏




Governador encerra encontro com Microempresários de Pernambuco

Pernambuco foi um dos estados que recebeu um "boom" de investimentos importantes nos últimos anos. Empresas de grande porte, em diversas áreas, aliadas ao eficiente modelo de gestão, foram responsáveis pelo bom desempenho econômico do estado. Hoje, além proporcionar um ambiente saudável para a implantação de grandes empreendimentos, a atual gestão tem uma preocupação especial com os micro e pequenos empresários. Nesta quarta-feira (03/12), durante a última plenária do Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Pernambuco deste ano, o governador João Lyra Neto destacou a importância de incentivar a criação de políticas públicas para o setor. "Esse segmento mantém 74% dos empregos formais em Pernambuco e nós temos o dever, como Governo, de promover melhores condições para esse desenvolvimento econômico e social", pontuou o governador.

Durante o encontro, que aconteceu no auditório da Secretaria Estadual de Administração, no bairro do Pina, no Recife, técnicos envolvidos com o tema apresentaram um balanço dos trabalhos realizados durante o ano e também o planejamento para o ano de 2015. É importante salientar que a existência do fórum antecede a criação da Secretaria Estadual da Micro e Pequena Empresa, que foi estabelecida pela atual gestão no mês de maio. Desta forma, devido a afinidade com o tema, a pasta, que é comandada pelo secretário Osíris Caldas, passou a direcionar os trabalhos do grupo. "O fórum já era um mecanismo importante e a secretaria tomou a paternidade dele. Esse fato deu legitimidade aos processos já iniciados", cravou o secretário.

"A pasta iniciou a consolidação de uma política pública que interessa à sociedade pernambucana", garantiu o governador, lembrando que Pernambuco, pelo seu pioneirismo, é exemplo de sucesso no setor. Para João Lyra Neto, ainda é necessário atuar com ênfase na legislação e promover diversas reformas, no âmbito estadual e nacional. "Esse fórum é o simbolismo dessa articulação, para que, de forma concreta, possamos ter o desenvolvimento das nossas pequenas empresas", detalhou o chefe do Executivo pernambucano. "Acreditamos que a evolução foi positiva, com resultados práticos. O importante agora, junto à nova gestão, fazer com que essas demandas evoluam ainda mais", completou Osíris Caldas.

INOVAÇÃO - Ainda durante a reunião do fórum, o governador enfatizou o grande esforço da sua gestão em multiplicar as empresas que desenvolvem tecnologia. "Nós cedemos à administração do Porto Digital dois imóveis no bairro de Santo Antônio, no Recife. O primeiro foi a antiga estrutura do Diário de Pernambuco. Já o segundo, abrigou o antigo Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (Iapas). Além de impulsionar a chegada de novas empresas, vamos dar um novo ânimo ao bairro", disse João Lyra Neto. Para o governador, a área de tecnologia e inovação precisa de constante estimulo. "Muitas dessas empresas da área são de pequeno porte e são responsáveis por uma geração importante de emprego", completou o governador.

Fonte: Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Garanhuns realiza Exposição de Flores com apoio do Governo Federal



Garanhuns quer voltar a ser grande produtora de Flores

Será realizado no Parque Euclides Dourado, no período de 11 a 14 de dezembro, o I Garanhuns Expoflores. O evento conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O principal objetivo é reintegrar o município ao grupo de produtores, já que de acordo com dados do Mapa, a produção de flores movimenta, por ano, cerca de R$ 4,3 bilhões no Brasil, e Garanhuns já foi considerada produtora, além de suas praças com jardins, ajudando a criar a imagem da Cidade das Flores.

Durante os quatro dias da feira, os participantes poderão participar de minicursos sobre Técnicas em Artes Florais, Bonsai, Arte Messiânica, Plantas para Interior e Compostagem Urbana. Também serão ofertadas palestras, exposição de plantas e móveis de paisagismo e jardinagem.

"Empresas de Garanhuns que trabalham nesse segmento, como produtores, sementeiras, floriculturas e lojas ligadas ao setor”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geandré Nogueira.

HISTÓRIA DA PRODUÇÃO DE FLORES EM GARANHUNS

A produção de flores em Garanhuns, em escala comercial teve início no ano de 1960, com a família Notaro. Nesse período, a cidade foi considerada o maior produtor de cravos do Brasil. Posteriormente, foram introduzidos gladíolos, copos de leite e as rosas, já na década de 1970. No final dos anos 90 e início dos anos 2000 foram produzidos crisântemos, gipsófilas e rosas. Atualmente, a produção está bastante reduzida, devido a inúmeros fatores, entre eles: a concorrência da produção de flores de outros municípios de Pernambuco e de outros estados e o baixo nível tecnológico dos produtores.

SECOM GARANHUNS

Minas Gerais abre concurso para 13 mil vagas. Uma é sua?



Milhares de oportunidades na área da educação em Minas Gerais. Interessa?!

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE MG) publicou edital de concurso com 13.454 vagas para os níveis médio/técnico e superior. As inscrições devem ser feitas de 10 de dezembro a 11 de janeiro de 2015 pelo site do IBFC. As provas serão realizadas no dia 8 de março.

As vagas estão distribuídas entre os cargos de Assistente Técnico de Educação Básica, sendo 90 vagas para Auxiliar de Secretaria; 1.107 vagas para o cargo de Especialista em Educação Básica (nas áreas de Orientação Educacional e Supervisão Pedagógica) e 12.257 vagas para o cargo de Professor de Educação Básica (Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Artes, Biologia/Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Espanhol e Inglês, Língua Portuguesa , Matemática, Química e Sociologia).



RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.