sábado, 13 de dezembro de 2014

A grande iniciativa do ExpoFlores em Garanhuns



Um amigo comentou comigo um dia desses de que a estratégia de atração de investimentos para Garanhuns estava equivocada. Empresas como Casas Bahia, Americanas e Assaí, para ficar só nestes, comemorados como avanços econômico e social pela geração de empregos, na verdade retira dinheiro, muito dinheiro, de circulação da região, enviando para outras regiões do país. Não é que se vá recusar os investimentos, mas a cidade precisa focar naquilo que enriquece a região e oferece emprego mais especializado, que pague melhores salários.

Concluindo sua tese, ele disse que: "Região que se desenvolve e prospera é a que produz!".

Se você concorda com o nosso amigo pensador, vamos então fazer uma rápida análise no que já nos destacamos produzindo, em épocas em que Garanhuns se colocava com um dos principais PIB´s do estado; Leite e Café, principalmente.

Nossa bacia leiteira ainda é considerada uma das maiores do Nordeste, mais por conta da região que produz, e nossas indústrias que beneficiam. Mas estamos muito longe do que fomos no passado e do nosso potencial.

Quanto ao café, lembro que tinha uma propaganda nacional na televisão com o ator Rogério Froes (das antigas) que anunciava estar em Garanhuns, nas fazendas que cultivavam os grãos para o Café Cirol Royal. Vejam a importância. Infelizmente nossa agricultura sofreu um processo de inanição. Ainda hoje nossos agricultores reclamam maior apoio.

E nem vamos falar ainda das águas, que estavam em todos os lugares do estado!

Não chegamos a ser uma potência mundial em produção de flores, mas tínhamos a cultura e o respeito, que também foi ficando pelo caminho, sob o risco de perder o título de Cidade das Flores.

Hoje em dia, está em voga investir no terceiro setor, criando mecanismos que apoiem a iniciativa privada, principalmente dos microempresários.

É aí que entra a importância do Festival ExpoFlores, que Garanhuns realiza pela primeira vez. Além da venda, o evento busca estimular que os produtores voltem a investir no cultivo, além de agregar valor com as empresas voltadas para o setor.

Sob qualquer aspecto, a análise será positiva. Tomara que esta perspetiva impulsione outras áreas abandonadas de nossa economia produtiva.

FORA BOLSONARO: Estupro não é questão de merecimento, é CRIME HEDIONDO!



"Eu falei que não estuprava você porque você não merece. Fica aqui para ouvir, Maria do Rosário”. A frase repetida nesta semana pelo deputado Jair Bolsonaro (Partido Progressita – PP – Rio de Janeiro), desta vez em pronunciamento oficial na Câmara dos Deputados, gerou indignação e manifestações de repúdio por parte de diversos setores da política e da sociedade, considerado um grave episódio de violação aos direitos humanos das mulheres. 

Estupro não é ‘castigo’ ou questão de ‘merecimento’, é crime hediondo. Segundo a oitava edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o número total de casos registrados em 2013 chegou a 50.320, uma média de quase seis a cada hora, um a cada 10 minutos. Porém, esse número pode ser ainda maior, uma vez que, segundo o documento, pesquisas internacionais indicam que apenas 35% das vítimas de estupro costumam denunciar o crime à Polícia. 

A menção ao estupro como prática possível em plena atividade parlamentar fere o juramento de posse que Jair Bolsonaro fez ao assumir o mandato, uma vez que todo detentor de cargo público é obrigado a atuar de acordo com o ordenamento jurídico do país e os acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário, que coíbem, inclusive, a apologia a crimes hediondos, como lembra a juíza do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo Kenarik Boujikian. 

"Ele não pode abusar, ir além dos limites que a Constituição estabelece. Nesse sentido, não é razoável um deputado achar que pode ferir a Constituição”, reforça a magistrada. "É inaceitável. Ele não tem estatura para ser um parlamentar brasileiro”, complementa a magistrada. 

Quebra de decoro parlamentar 

O deputado poderá ser alvo de processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, uma vez que quatro partidos – PT [Partido dos Trabalhadores], PCdoB [Partido Comunista do Brasil], PSB [Partido Socialista Brasileiro] e PSOL [Partido Socialismo e Liberdade] – já solicitaram a cassação de seu mandato.

ADITAL.COM

EM PERNAMBUCO, o futuro já começou!!. FOTOS.



Estar entre os cinco melhores estados para viver, trabalhar, empreender e prosperar. A meta acima resume a visão de futuro prospectada para Pernambuco para os próximos 20 anos, através do Projeto Pernambuco 2035 - Plano Estratégico de Desenvolvimento de Longo Prazo. O documento final do projeto foi apresentado nesta sexta-feira (12/12), no auditório do Banco Central do Brasil, no Centro do Recife, com a presença do governador João Lyra Neto. O projeto completo já está disponível no site www.seplag.pe.gov.br, na página do Pernambuco 2035.

Lançado em junho de 2013 e concluído neste mês, o documento final conta com uma carteira que congrega 47 projetos com metas a serem alcançadas até o ano de 2035. O projeto foi dividido em cinco eixos estratégicos (Educação e Conhecimento, Instituições de Qualidade, Prosperidade, Coesão Social e Qualidade de Vida), com 14 áreas de resultado, garantindo a melhoria na qualidade de vida dos pernambucanos pela promoção do desenvolvimento econômico. O Pernambuco 2035 é uma parceria do Governo do Estado com o Movimento Brasil Competitivo, com trabalhos técnicos do Consórcio Pernambuco do Amanhã, responsável pela elaboração do Plano Estratégico, com acompanhamento do Instituto de Gestão, da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco. 

Em discurso para uma plateia formada por secretários estaduais, gestores do setor público e da iniciativa privada, além de colaboradores do projeto, o governador João Lyra Neto destacou que o documento é um patrimônio não apenas do Governo de Pernambuco, mas do povo pernambucano. "Fico muito feliz em entregar esse projeto à sociedade, encerrando um ciclo que foi iniciado por Eduardo Campos em 2007, para que ela possa permanentemente aperfeiçoá-lo e ampliá-lo", disse Lyra Neto. O chefe do Executivo estadual também ressaltou a "extrema importância" do documento, ao lembrar que o Brasil sempre careceu de um planejamento estratégico de médio e longo prazo.


Entre os resultados previstos pelo projeto Pernambuco 2035, no eixo Educação e Conhecimento, por exemplo, está o aumento do nível de escolaridade e a melhoria na qualidade da educação em Pernambuco através da ampliação do ensino em tempo integral. Já na área de Qualidade de Vida, o projeto prevê um aumento de 11 anos na expectativa de vida dos pernambucanos. Nos eixos social e de prosperidade, o documento prospecta como meta, respectivamente, que 94 em cada 100 pernambucanos viverão acima da linha de pobreza e que o Estado será três vezes mais rico do que é hoje.

Responsável pelo detalhamento do projeto, o secretário estadual de Planejamento e Gestão, Frederico Amâncio, destacou como o objetivo será alcançado. "O projeto tem metas para serem alcançadas a cada ciclo de cinco anos, de forma que a gente possa acompanhar o alcance das metas e a implantação desse conjunto de projetos ao longo do tempo. Não são projetos para dar resultados em apenas 20 anos, mas sim ao longo de 20 anos, de forma que, em 2035, o Estado esteja em um patamar ainda melhor de qualidade de vida para população pernambucana", afirmou.

Líder técnico do Consórcio Brasil Competitivo, Sérgio Buarque, sublinhou o engajamento da equipe de gestores públicos pernambucanos para o cumprimento das metas traçadas no planejamento do estado e destacou a celeridade com a qual Pernambuco avança. "Foi o Estado que mais avançou no conjunto de 64 indicadores entre todos da Federação, incluindo o Distrito Federal. Constatei que Pernambuco não é só imagem, mas um caso de sucesso", elogiou Buarque.

VENINA: Funcionária que denunciou corrupção foi perseguida e afastada na Petrobras



O escândalo de corrupção na Petrobras ganhou mais um capítulo decisivo nesta sexta-feira. A geóloga Venina Velosa da Fonseca, funcionária de carreira da maior estatal brasileira desde 1990, perdeu seu emprego na tentativa de avisar a atual diretoria da empresa sobre os ilícitos investigados pela Operação Lava Jato, revelou reportagem do jornal Valor Econômico.

Rica em detalhes, a matéria dá conta de que Venina informou, desde 2008 até este ano, vários diretores da empresa, entre eles a atual presidenta da companhia, Graça Foster, e seu antecessor, José Sérgio Gabrielli, sobre suspeitas de malfeitos na diretoria de Abastecimento, então dirigida por Paulo Roberto Costa, preso na operação da Polícia Federal.

E o que ganhou a funcionária por tentar proteger a empresa que até outro dia era motivo de orgulho para seus funcionários? Antes de ser afastada, no mês passado, após auditorias internas na estatal, a ex-gerente da Petrobras foi enviada para o escritório da petroleira em Cingapura, em 2010, onde teria sido instruída a não trabalhar e aconselhada a fazer um curso de especialização.

Meses depois, Venina enviou uma mensagem para Graça Foster dizendo que “do imenso orgulho que eu tinha pela minha empresa passei a sentir vergonha”. (Do El País -Rodolfo Borges)

Leia matéria na íntegra clicando aí: E-mails internos de ex-gerente da Petrobras implodem estatal

Blog do Magno

Paulo Câmara anuncia novos secretários de Pernambuco


Ennio foi um dos primeiro nomes anunciados
O futuro governador de Pernambuco anunciou a sua equipe de secretários nesta segunda-feira, 15 de dezembro, em entrevista coletiva, no Recife Praia Hotel, Bairro de Boa Viagem, na capital.

Alguns nomes já eram conhecidos, como o Secretário de Imprensa, Ennio Bennging, mas a grande maioria foi surpresa para muita gente, como José Iran Costa, na saúde, e Fred Amâncio, na Educação.

Quatro deputados federais e um estadual foram convocados para a equipe!

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A LISTA COMPLETA.

Humberto defende cassação de Bolsonaro‏

Foi com indignação que o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), recebeu o que classificou de "declaração criminosa" feita pelo deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) contra a ex-ministra dos Direitos Humanos, a também deputada federal Maria do Rosário (PT-RS). Na última terça-feira, da tribuna do plenário da Câmara, Bolsonaro disse a Maria do Rosário que não a estupraria porque ela "não merece ser estuprada".

O senador petista deu total respaldo à ação do PT, do PCdoB, do PSol e do PSB, que representaram no Conselho de Ética da Câmara pedindo a cassação do mandato de Bolsonaro por quebra de decoro parlamentar. "As indignidades pronunciadas por Jair Bolsonaro foram de uma violência atroz contra todas as mulheres e contra a própria sociedade brasileiras. São inaceitáveis", disse o senador.

Humberto defendeu, ainda, que Bolsonaro deve responder também no Supremo Tribunal Federal pelo crime de injúria e por incitação ao crime, uma vez que as declarações deixam claro que o deputado entende que a um homem cabe o direito de escolher se uma mulher merece ser estuprada ou não.

"O Congresso Nacional não pode mais dar abrigo a esse tipo de atitude odiosa. É impossível que esse tipo de prática, que o deputado Bolsonaro já exerceu em várias ocasiões, continue a se repetir dentro do parlamento", concluiu o líder do PT no Senado. A revolta contra as declarações do deputado gerou uma onda de protesto nas redes sociais em favor da cassação do parlamentar, sempre acompanhada da hashtag #NenhumaMulherMereceSerEstuprada.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.