sábado, 28 de março de 2015

Mais uma árvore é derrubada em Garanhuns



Por necessidade ou inadvertidamente, a verdade é que Garanhuns sofreu um processo de desarborização nos últimos dois anos. A princípio, todo o quarteirão de eucaliptos do Casarão dos Lundgren, em plena Av. Rui Barbosa. Depois no Parque Euclides Dourado, que viu dezenas de árvores no chão. 

Ruas do bairro de heliópolis também perderam exemplares do verde. O bairro mais arborizado da cidade está nu.

Uma árvore na Rua Nilo Peçanha foi derrubada para dar passagem a um trio elétrico.

E daí por diante, parece que os exemplos "oficiais" acabaram incentivando a motosserra e o machado de vadiarem na cidade. Constantemente tem um caso de derrubada por aí. Parece que não se tem controle.

A foto acima está no facebook do amigo Wagner Marques, que diz: "Criminosamente, mais uma árvore é derrubada em Garanhuns. Desta vez, foi uma das poucas que sombreavam a rua Ismael Tinô e Silva, no bairro da Boa Vista. Uma pena." - O ex-blogueiro cobra dos meios de comunicação de intercederem para evitar que esta situação continue acontecendo.

Depois de mais de dois anos da atual administração, finalmente foi criada a Secretaria de Meio Ambiente, depois de retrocessos na área, com ameaças às nascentes e o declínio da cidade verde que sempre tivemos. Antes tarde do que nunca.

Garanhuns precisa ver o exemplo que vem sendo dado por Recife, que está fazendo um inventário das árvores das ruas e praças em dez bairros da cidade. A intenção é mapear todo o município. O levantamento começou em fevereiro e faz o diagnóstico completo da planta (condições, espécie, altura, se está doente ou não, etc).

As informações comporão um plano arborístico municipal, inclusive para manutenção da vegetação.

Garanhuns precisa fazer isto, enquanto é tempo!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.