sábado, 4 de julho de 2015

EDUCAÇÃO: Garanhuns pode perder polo da Universidade Aberta do Brasil

A própria Prefeitura de Garanhuns está reconhecendo a dificuldade de segurar o polo da UAB - Universidade Aberta do Brasil, instituição do Governo Federal, ligada ao Ministério da Educação. No convênio entre as partes, cabe ao município oferecer a infraestrutura, com prédio e despesas usuais, além de pessoal administrativo, enquanto que a UAB oferece, sem custo, os cursos superiores.

E o motivo para colocar o convênio em risco é incrível: Não tem lugar apropriado na cidade para receber a UAB. Um prédio ou casa em condições de funcionamento para esta estrutura exigida pela entidade federal.

Representantes da UAB estarão em Garanhuns nos próximos dias.

Vejam a nota enviada pela Comunicação da Prefeitura de Garanhuns:




Prefeitura enfrenta dificuldades para manter o polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB)

O que vem atrapalhando é a falta de uma sede que possa atender às exigências da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, informa que o polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) Garanhuns é um convênio da Prefeitura, firmado ainda na gestão passada, que tem como intuito a manutenção de aluguel de espaço para o funcionamento, despesas com energia, água, material de limpeza e disponibilidade de pessoal administrativo. Esse convênio vem sendo cumprindo pelo poder público, porém a Prefeitura se depara com a dificuldade de encontrar um prédio adequado conforme às exigências da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), para um funcionamento perfeito.

A UAB que já funcionou no casarão, onde hoje está o Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns (IHGG), atualmente funciona no prédio que antes abrigava a Creche Santa Clara, que chegou a receber uma reforma, mas o mesmo ainda não atende ao solicitado pela CAPES. E o proprietário não permite mais nenhuma intervenção para adequação no prédio.

A Secretaria de Educação chegou a procurar outros prédios adequados e, inclusive, solicitou a todos os que trabalham na UAB que contribuíssem com o poder público na procura por um local de acordo com as exigências da CAPES, mas o lugar ainda não foi encontrado.

Vale ressaltar que a Educação Municipal tem responsabilidade com a Educação Básica até o 9º ano e não com o Ensino Superior e que a maioria dos estudantes beneficiados são de cidades vizinhas. Porém o Governo Municipal vem se empenhando na busca por uma solução pela permanência do polo da UAB em Garanhuns por oportunizar a jovens a qualificação acadêmica de Ensino Superior.

Assessoria de Imprensa
Gabinete do Prefeito
Prefeitura de Garanhuns

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.