sábado, 25 de julho de 2015

IGOR CARDOSO: Belo livro sobre Fernand Jouteux resgata quadro de uma história emocionante e incrível em Garanhuns

Igor Cardoso lança seu primeiro livro
EM TEMPO:
Igor apresenta palestra sobre o assunto, nesta quarta-feira (28), no Instituto Histórico de Garanhuns, dentro da programação do FIG

AGORA, DAQUI PRA BAIXO, MATÉRIA PUBLICADA ORIGINALMENTE EM 25/07/2015

Meus prezados familiares e amigos: 

É com enorme alegria que lhes informo que acabo de autorizar, na editora, a impressão de meu primeiro livro sobre temática garanhuense - FERNAND JOUTEUX: O MAESTRO DE CHAPÉU DE COURO E SUA "BELA ALIANÇA" COM GARANHUNS.

Trata-se da incrível história real desse grande maestro francês que, radicado em sua Fazenda "Bela Aliança", na zona rural de Garanhuns, compôs uma ópera inspirada em "Os Sertões", de Euclides da Cunha, e, na tentativa de montá-la, cruzou com Lampião, com o Padre Cícero, com Presidentes da República e até com o Rei da Bélgica. 

O lançamento ocorrerá no Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns - IHGG, no sábado, dia 25 de julho, às 19h, dentro da programação oficial do Instituto para o 25º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) (imagem anexa). Aos que forem a Garanhuns, nossa sede - o Casarão de Souto Filho - está localizada defronte ao Centro Cultural (antiga Estação Ferroviária), a poucos passos da Praça Mestre Dominguinhos (antiga Guadalajara).

Este ainda não é o convite oficial - que está sendo preparado pela editora -, mas, conforme prometido, já vou repassando para vocês as informações relativas ao evento. Será um prazer dividir, com todos os que puderem comparecer, as emoções deste dia, decerto um dos mais importantes de minha vida.

O livro tem prefácio de Dominique Dreyfus, da Universidade Sorbonne, de Paris, e autora do melhor ensaio já escrito sobre a vida e a obra de Luiz Gonzaga; apresentação de Marcílio Lins Reinaux, artista plástico e escritor premiado, imortal da Academia de Letras de Garanhuns; e orelha de Luzinette Laporte, escritora também consagrada, merecedora de diversos elogios e prêmios por parte da Academia Pernambucana de Letras. Os três garanhuenses - de nascimento ou de coração; os três de ancestralidade francesa, como o maestro Fernand Jouteux.

Orelha do Livro
Luzinette Laporte de Carvalho: Parabéns a Garanhuns por ter um filho digno da altitude e da grandeza da cidade. Que Garanhuns, ao ler O Maestro de Chapéu de Couro – e sua “Bela Aliança” com Garanhuns, reencontre-se com sua vocação pela cultura. Como está declarado em sua bandeira: AD ALTIORA TENDERE! (Tender às Alturas!)

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.