terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Festival de Inverno de Garanhuns terá intercâmbio de gestão com outros grandes festivais nordestinos



Secretários e gestores de cultura de quatro estados estiveram reunidos, neste sábado, 29, para o 1º Encontro de Gestores de Cultura da Região Nordeste. A principal pauta da reunião, que contou com representantes do Ministério da Cultura (Minc), Janaína Rocha, e do Fundo Nacional de Artes (Funarte), Reinaldo Freire, foi o desenvolvimento de ações que incentivem o intercâmbio entre as produções culturais dos estados.

Um das principais ações definidas na reunião foi em relação a criação do projeto e do selo “Conexão Nordeste”, que será utilizado por todos os estados, nos projetos de intercâmbio que receberem incentivo público. O selo será lançado no dia 08 de janeiro do próximo ano, durante a programação do Encontro Cultural de Laranjeiras, em Sergipe.

Gestores de Cultura reunidos
Além do projeto “Conexão Nordeste”, foi elaborada uma agenda de intercâmbio para alguns dos eventos dos primeiros meses de 2016. Entre os confirmados estão o Festival Sergipano de Artes Cênicas e o Encontro Nordestino de Cultura, ambos de Sergipe, o Festival de Inverno de Garanhuns, de Pernambuco e a Mostra Nordeste de Audiovisual. Esta deverá acontecer simultaneamente nos diversos estados, com intercambio de filmes, produtores e diretores.

A reunião contou ainda com a participação dos secretários de Estado da Cultura da Paraíba, Lau Siqueira, e de Sergipe, Elber Batalha, além de representantes do Rio Grande do Norte e de Pernambuco. Esta semana, os gestores irão apresentar a proposta no Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, que acontece em Brasília.

“Acreditamos que estes diálogos entre os gestores de cultura são extremamente produtivos para o fortalecimento e consolidação de uma política cultural para a nossa Região. Juntos, os estados ganham força e através do intercâmbio ampliam, não só o incentivo e a visibilidade da cena artística local, como também promovem ao público, acesso a produções culturais de diferentes estados”, afirmou Elber Batalha. 

Fonte: Ascom Secult

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.